Reporters in Action!

Developed by: Ademils… (with assistance from Profy technology)
Knowledge Area/Subjects: [Language Arts]
Theme: [Reading and Comprehension of News Articles]

A atividade 'Repórteres em Ação!' é construída para aprimorar as habilidades dos alunos do 5º ano em compreensão de leitura e expressão por meio da interação com um artigo jornalístico. Com alunos na faixa etária de 10 a 11 anos, a atividade proporciona a exploração de uma notícia curta selecionada, com discussões sobre suas principais ideias e detalhes durante uma sessão de aula interativa e dinâmica. Essa abordagem visa fomentar o pensamento crítico e melhorar a compreensão de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trabalhando em grupos, os alunos irão reescrever o artigo com suas próprias palavras, promovendo a criatividade e habilidades de colaboração, além de facilitar a compreensão do conteúdo jornalístico e desenvolver a capacidade de interpretar a informação construtivamente.

A conclusão da atividade inclui apresentações em grupo, objetivando aumentar as habilidades de fala em público e permitindo que os alunos analisem criticamente as apresentações dos colegas, integrando habilidades como argumentação e avaliação crítica. A integração dessas atividades alinha-se aos objetivos educacionais de melhorar a alfabetização e o desenvolvimento socioemocional, enfatizando empatia, responsabilidade e trabalho em equipe. Por meio dessa abordagem estruturada, os alunos se envolvem profundamente com o conteúdo, praticam a síntese e compartilham perspectivas, preparando-se para interpretações textuais mais complexas.

Learning Objectives

The learning objectives of this lesson plan are founded on the principles of developing strong literacy skills and promoting effective communication among 5th-grade students. Students will be encouraged to actively participate in activities that hone their critical thinking and ability to decode complex texts, as per the guidelines of the BNCC. One of the key objectives is to improve students' abilities to identify and elaborate on key ideas and details from a text. Additionally, they will practice rewriting information, which involves skills related to synthesis and creativity. Through group work and presentations, students will also gain an understanding of how collaboration and communication can enhance learning. This will simultaneously encourage them to become more responsible, as they navigate tasks that require time management and respect for diverse ideas within a classroom setting. Furthermore, public speaking opportunities are embedded to build self-confidence and articulation skills. By the end of the lesson, it is expected that students will have developed a more nuanced understanding of how to approach reading material critically, express themselves clearly, and understand the importance of context in communication.

  • [Identify main ideas and supporting details in a tex

Lesson Content

The syllabus of 'Reporters in Action!' focuses on key competencies relating to reading, comprehension, and communication as outlined by the BNCC. Emphasizing literacy, students will explore how to dissect a news article by identifying core ideas and supporting information, reflecting their development in comprehension and critical analysis. The syllabus also integrates creative expression as students are tasked with rewriting content, activating creative problem-solving and syntactic skills. Moreover, it emphasizes socio-emotional skills by encouraging teamwork and public speaking, fostering an environment of respect and collaboration. This comprehensive approach ensures students engage actively, promoting an understanding of the utilitarian role of journalism and media literacy in today's context.

  • [Reading and comprehending journalistic text

Methodology

Esta aula utiliza uma variedade de métodos pedagógicos para alcançar seus objetivos, integrando discussões interativas, trabalho em grupo e apresentações públicas. A metodologia incentiva uma abordagem centrada no aluno, onde os estudantes se envolvem ativamente com o material e entre si. Ao dividir a turma em grupos, os alunos praticam a colaboração, que é crucial para a aprendizagem social e alinhada às metodologias de aprendizagem ativa. A sessão inicial de leitura seguida de discussão facilita a aprendizagem entre pares e o pensamento crítico, à medida que os alunos interpretam e questionam o texto. Incentivar os alunos a reescrever o artigo estimula a criatividade e as habilidades de compreensão. A apresentação final desenvolve a capacidade de falar em público e oferece uma oportunidade para feedback dos colegas, um componente fundamental nas práticas de aprendizado reflexivo. Esta abordagem estruturada, que enfatiza a participação e a interação, apoia estilos de aprendizagem diversos e promove um ambiente de sala de aula envolvente.

  • [Interactive class discussion

Schedule

A atividade 'Repórteres em Ação!' será realizada em uma sessão única de 60 minutos, utilizando a metodologia de Aula Expositiva. Essa abordagem permite que os alunos se envolvam integralmente em cada etapa da atividade. No início, a aula abordará uma breve exposição sobre jornalismo e a relevância das notícias na sociedade, seguida por uma leitura orientada do artigo selecionado. A seguir, em grupos, os alunos irão trabalhar na reescrita do artigo com suas próprias palavras, promovendo a colaboração e a criatividade. A aula culmina com apresentações em grupo, onde os alunos terão a oportunidade de praticar a expressão oral e receber feedback dos colegas. Esse formato de aula visa manter o interesse e a participação dos alunos, assegurando que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados de maneira eficiente dentro do tempo previsto.

  • [Introduction and reading of the news article - 15 minute
  • Momento 1: Introdução ao tema 'Repórteres em Ação!' (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos de forma calorosa. Explique brevemente que eles trabalharão com um artigo de notícia, destacando a importância do jornalismo na sociedade. Estimule-os a compartilhar histórias de notícias que já ouviram. Observe se os alunos demonstram interesse e curiosidade.

    Momento 2: Leitura Silenciosa do Artigo (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua cópias do artigo de notícia selecionado para cada aluno. Oriente-os a realizar uma leitura silenciosa e a sublinhar ou destacar ideias principais e detalhes importantes. Caminhe pela sala, ajudando com vocabulário ou conceitos difíceis. Permita que tomem notas e, ao fim da leitura, incentive-os a compartilhar brevemente o que acharam mais interessante.

    Momento 3: Discussão Interativa em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos e atribua a cada grupo uma seção do artigo para discutir. Oriente-os a identificar as ideias principais, detalhes de apoio e qualquer vocabulário novo. Facilite as discussões passeando pela sala e incentivando todos a participar. Peça aos grupos que preparem um resumo conciso de suas seções.

    Momento 4: Compartilhamento e Conclusão dos Achados (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a classe e peça que cada grupo compartilhe suas conclusões. Permita sessões curtas de perguntas e respostas após cada apresentação. Ofereça feedback, ressaltando os pontos positivos das apresentações. Conclua resumindo os principais aprendizados e fazendo a ligação com o objetivo de melhorar a compreensão de leitura e a expressão oral.

Assessment

A avaliação da atividade 'Repórteres em Ação!' utiliza múltiplos métodos para medir efetivamente o aprendizado dos alunos. O objetivo principal é avaliar o quão bem os alunos conseguem identificar as ideias principais e os detalhes de um texto, ao mesmo tempo em que demonstram criatividade e colaboração. A avaliação pode ser realizada por meio de apresentações orais, nas quais as habilidades de comunicação e expressão dos alunos são observadas e avaliadas de acordo com critérios definidos, como clareza, coerência e engajamento. Além disso, os artigos reescritos servem como uma avaliação escrita, onde são avaliadas as habilidades de escrita, criatividade e compreensão. A avaliação entre pares durante as apresentações estimula a aprendizagem reflexiva e proporciona oportunidades de feedback construtivo. Esses métodos são adaptáveis às diversas necessidades dos alunos e promovem uma abordagem inclusiva, permitindo modificações, se necessário, para garantir equidade e acesso à aprendizagem para todos os alunos.

  • [Oral presentation assessmen

Materials and tools:

Os materiais e recursos necessários para a atividade 'Repórteres em Ação!' incluem materiais de leitura autênticos, como um artigo de notícia selecionado, que servirá como o texto central para as tarefas de discussão e reescrita. Ferramentas digitais, como projetores ou tablets, podem enriquecer as discussões interativas e apresentações. Materiais de escrita são essenciais para o exercício de reescrita, permitindo um engajamento prático dos alunos. O acesso à internet pode ser útil para pesquisas adicionais ou exemplos, embora não seja indispensável. Além disso, um formulário de feedback estruturado ajuda a orientar as avaliações entre pares e apoia o processo de reflexão. Esses recursos são escolhidos para promover um ambiente de aprendizagem eficaz que encoraje a interação e atenda às diversas necessidades de aprendizagem.

  • [Selected news articl

Inclusion and Accessibility

Reconhecemos os desafios que os professores enfrentam em relação à carga de trabalho e ao estresse, mas é essencial garantir que todos os alunos possam participar plenamente e se sintam incluídos. Embora a atividade atual não exija adaptações para deficiências, ela foi concebida para ser acessível por natureza. O trabalho em grupo promove a interação entre os colegas e oferece oportunidades para assistência personalizada. Os materiais selecionados são simples e podem ser acessados por alunos em diversos níveis de leitura, assegurando a inclusão. Recomendamos que os professores utilizem quaisquer tecnologias assistivas disponíveis para apoiar o aprendizado, como fornecer versões digitais dos artigos para os alunos que possam se beneficiar dessas ferramentas. Essas estratégias asseguram que o ambiente de aprendizagem permaneça acolhedor, equitativo e responsivo a quaisquer necessidades emergentes, facilitando o sucesso de todos os alunos, para que se sintam valorizados.

  • [Peer interaction in group wor

All lesson plans are created and reviewed by teachers like you, with the help of Artificial Intelligence

Create your own lesson plan
You still have 1 lesson plans to read this month
Create your free account
and have free access to more than 30.000 lesson plans without cost