A atividade tem como principal intuito despertar a atenção auditiva e a criatividade dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao explorar sons do cotidiano. Os alunos ouvirão gravações de sons comuns, como passos, latidos de cães e sons de objetos, e serão incentivados a criar uma representação gráfica para cada som. Ao trabalhar em grupos, eles construirão um mural onde poderão expressar suas interpretações de maneira visual, promovendo a análise crítica dos diferentes contextos em que os sons estão inseridos. Além de cumprir os objetivos curriculares dentro da área de Arte e Música, a atividade busca desenvolver habilidades de trabalho em equipe e empatia, uma vez que os alunos deverão colaborar e respeitar as ideias dos colegas. Com base nas diretrizes da BNCC, essa atividade está alinhada ao desenvolvimento de uma apreciação crítica da música e das habilidades de expressão e criatividade não convencionais.
Este plano de aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda dos diferentes tipos de sons presentes em seu cotidiano e como esses sons podem ser interpretados e expressados através de meios visuais. Alinhadas às diretrizes da BNCC, as atividades incentivam o reconhecimento e a apreciação dos usos diversos dos sons, enfatizando sua importância em contextos culturais variados. Ao final, espera-se que os alunos desenvolvam melhor suas habilidades de reconhecimento auditivo e expressão artística, além de aprimorar a capacidade de trabalhar em grupo e valorizar as perspectivas alheias.
O conteúdo programático foca na identificação de sons do cotidiano e na interpretação desses sons por meio de representações gráficas. A atividade está desenhada para estimular a percepção auditiva e a criatividade artística dos alunos, ao mesmo tempo que proporciona uma introdução ao conceito de expressão musical não convencional. Ademais, o plano toca em importantes aspectos de comunicação e cooperação em grupo, incentivando os alunos a discutir e registrar suas percepções de forma conjunta.
A metodologia adotada para esta atividade se apoia fortemente na Aprendizagem Baseada em Projetos, proporcionando uma experiência prática e interativa para os alunos. Esta abordagem incentiva os estudantes a explorar e se engajar ativamente, colaborando entre si para criar um produto final significativo. Ao transformar a aula em um projeto cooperativo e ao mesmo tempo individualizado, os alunos são desafiados a usar suas habilidades cognitivas e sociais de maneira integrada e prática.
A atividade será conduzida ao longo de uma aula de 60 minutos, estruturada para maximizar a participação e o envolvimento dos alunos. Durante este período, haverá tempo para a introdução da atividade, a escuta ativa dos sons, a criação de representações gráficas e a construção do mural coletivo. A estrutura da aula permitirá que todos os alunos participem ativamente e que cada etapa do processo seja significativa e enriquecedora para o aprendizado.
Momento 1: Introdução à atividade e escuta dos sons (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula apresentando aos alunos o objetivo da atividade, que é explorar e criar representações gráficas de sons do cotidiano. Explique aos alunos que eles ouvirão uma série de gravações de sons e que devem prestar atenção em como cada som é único. Em seguida, reproduza as gravações de sons comuns, como passos, latidos de cães e sons de objetos. Permita que os alunos ouçam atentamente e, se necessário, reprisem algum som. Observe se os alunos estão focados na atividade e, se necessário, incentive-os a compartilhar suas primeiras impressões sobre os sons ouvidos.
Momento 2: Discussão sobre os sons e formação dos grupos (Estimativa: 10 minutos)
Após a escuta, abra espaço para uma breve discussão em classe. Pergunte aos alunos quais sons eles identificaram, se algum som foi novo ou surpreendente, e como eles se sentiram ao ouvi-los. Estimule respostas espontâneas e respeite o tempo de cada aluno. Em seguida, organize os alunos em pequenos grupos, garantindo que cada grupo tenha diversidade de ideias e habilidades. Ofereça assistência aos alunos que possuam mais dificuldade em se integrar ao grupo.
Momento 3: Criação de representações gráficas e mural coletivo (Estimativa: 25 minutos)
Oriente os grupos a começarem a criar suas representações gráficas dos sons. Entregue papéis, lápis de cor, canetinhas e outros materiais de papelaria. Explique que cada som deve ser representado de forma que cada grupo julgue ser a melhor. Enquanto trabalham, circule entre os grupos oferecendo apoio e sugestões, se necessário. Ajude-os a refletir sobre as escolhas visuais e incentive a colaboração e troca de ideias. Após a criação das representações, auxilie os grupos na colagem dos desenhos em um papel Kraft ou cartolina para formar o mural coletivo. Certifique-se de que todos os alunos estão contribuindo de alguma forma.
Momento 4: Apresentação do mural e reflexão final (Estimativa: 10 minutos)
Conduza uma apresentação coletiva do mural, permitindo que cada grupo explique suas representações gráficas e os sons que escolheram destacar. Incentive os outros alunos a fazer perguntas ou oferecer elogios. Termine a aula com uma reflexão final sobre o que aprenderam com a atividade, o que foi divertido ou desafiador, e como a atividade pode ter mudado a forma como percebem sons no dia a dia. Observe se os alunos conseguem expressar suas ideias e reflexões de forma clara.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Se houver alunos com diferentes níveis de compreensão ou habilidades motoras, forneça modelos visuais ou exemplos de representações gráficas dos sons para que possam se inspirar. Para alunos que possam ter dificuldades auditivas, considere usar recursos visuais complementares aos sons, como vídeos que demonstrem o som sendo produzido. É importante que todos os alunos se sintam encorajados a participar à sua maneira, então celebre a diversidade de expressões e valorize todas as contribuições como parte fundamental do aprendizado colaborativo. Lembre-se de que a inclusão é um esforço coletivo e encoraje os alunos a ajudarem seus colegas nos momentos que demandem mais acessibilidade.
A avaliação da atividade será realizada por meio de diferentes técnicas para assegurar uma percepção abrangente do desenvolvimento dos alunos. Primeiramente, será empregada a observação participativa, na qual o professor acompanhará os grupos, verificando a cooperação, participação e criatividade dos alunos. A autoavaliação será também incentivada, com os alunos refletindo sobre a experiência e suas contribuições para o mural. Por fim, será realizada uma avaliação qualitativa do mural co-criado, considerando criatividade, originalidade e o modo como os sons foram representados graficamente.
Para a execução desta atividade, serão necessários materiais de fácil acesso e baixo custo, integrando arte e tecnologia de maneira prática. Desta forma, os alunos terão a oportunidade de explorar e representar os sons cotidianos de maneira criativa e pessoal, utilizando recursos que estimularão tanto a sua percepção auditiva quanto suas habilidades artísticas, contribuindo para um aprendizado alegre e intuitivo.
Sabemos que o ambiente escolar pode ser desafiador, e é essencial garantir que todos os alunos possuam acesso pleno às oportunidades de aprendizagem. Para isso, recomenda-se a aplicação de estratégias inclusivas e acessíveis que possam ser facilmente implementadas pelo professor, sem grandes custos ou demandas de tempo. Estruture o ambiente de modo que favoreça a visualização por todos, garantindo um espaço acolhedor e bem organizado. Essas práticas visam assegurar que cada aluno se sinta respeitado e capaz de contribuir e aprender de maneira significativa.
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