Bonecos da Diversidade

Desenvolvida por: Adrian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Respeito às diversidades étnico-raciais

A atividade Bonecos da Diversidade foi idealizada para ensinar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a importância do respeito às diversidades étnico-raciais, enquanto desenvolvem habilidades motoras finas, criatividade e empatia. Os alunos criarão bonecos de papel representando diferentes etnias e culturas mundiais. Para isso, utilizarão papéis coloridos, tesouras e cola, construindo bonecos com características distintas, vestimentas típicas e acessórios. Essa prática permitirá que cada aluno explore uma cultura específica e, ao final, compartilhe com a turma uma curiosidade sobre a etnia escolhida. Os resultados desta atividade vão além da criação artística visual: através da manipulação dos materiais, as crianças desenvolvem coordenação motora, enquanto a seleção de etnias e culturas serve para integrar aspectos do ensino de ciências sociais, promovendo o respeito e a compreensão multicultural entre os alunos. Além disso, a apresentação dos bonecos e das curiosidades culturais permitirá aos alunos praticarem habilidades de comunicação e expressão verbal, essenciais para o desenvolvimento cognitivo-socioemocional. A prática da atividade foi pensada para não requerer o uso de recursos digitais em momento algum, o que incentiva a imaginação criativa através de formas mais tradicionais de atividade pedagógica, enriquecendo a experiência com um toque tangível e real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade Bonecos da Diversidade estão alinhados com o desenvolvimento integral dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental, promovendo tanto habilidades cognitivas quanto socioemocionais. A atividade visa incentivar o reconhecimento de diferentes culturas e etnias, estimulando a empatia e o respeito às diversidades. Outro objetivo essencial é o desenvolvimento das habilidades motoras finas através do manuseio de materiais como papel, tesoura e cola. Essa atividade também proporciona um espaço para que os alunos possam expressar suas ideias e comunicar-se de maneira eficiente, ao apresentarem suas criações e curiosidades culturais aos colegas. Além disso, os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre as informações culturais que pesquisam e a compartilhar percepções pessoais e coletivas, promovendo o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e expressão oral em um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Promover o respeito e a empatia pelas diversidades culturais e étnicas.
  • Desenvolver habilidades motoras finas e a coordenação motora.
  • Estimular a criatividade e a expressão artística através da criação de bonecos.
  • Fomentar a comunicação oral ao compartilhar curiosidades culturais.
  • Incentivar a pesquisa e o pensamento crítico acerca das diferentes culturas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01EF03: Explorar danças, brincadeiras e jogos típicos de diferentes grupos sociais e gênero.
  • EF12AR05: Explorar colagens, dobraduras e esculturas de formas diferentes, bem como materiais convencionais e não convencionais.
  • EF15AR03: Identificar e apreciar formas de expressão em seu próprio cotidiano, no seu meio social e em diferentes culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Bonecos da Diversidade é cuidadosamente estruturado para proporcionar uma experiência de aprendizado abrangente. Primeiramente, os alunos serão introduzidos aos conceitos de diversidade cultural e étnica, incentivando a compreensão e a valorização de diferentes tradições, vestimentas e características físicas ao redor do mundo. Em seguida, a ênfase será colocada no desenvolvimento das habilidades motoras finas e na coordenação motora, ao manusear materiais como papéis coloridos, tesouras e cola, favorecendo a criatividade e a confiança dos alunos nesse processo de criação artística. Por fim, o foco será dar aos alunos a oportunidade de praticar suas habilidades de comunicação, apresentando suas obras e curiosidades sobre a etnia escolhida, ajudando-os a descobrir maneiras eficazes de expressar pensamentos e informações de forma clara e coesa. Essa integração de elementos práticos e teóricos ajudará os alunos a relacionar suas experiências em sala de aula com contextos culturais mais amplos.

  • Conhecimento sobre diferentes culturas e etnias.
  • Desenvolvimento de habilidades motoras finas.
  • Exploração do uso de materiais tradicionais nas artes.
  • Prática de comunicação e expressão oral.
  • Valorização do respeito e da empatia intercultural.

Metodologia

Para a implementação da atividade Bonecos da Diversidade\

  • Utilização de metodologia prática e centrada no aluno.
  • Atividade sem uso de recursos digitais, focando em habilidades motoras.
  • Suporte contínuo do professor para orientar e facilitar.
  • Incentivo ao protagonismo estudantil durante as etapas criativas.
  • Ambiente inclusivo e respeitoso para compartilhamento de criações.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade Bonecos da Diversidade está planejado para ser ministrado em uma única aula de 60 minutos. Essa aula será dividida em etapas bem definidas para assegurar que todos os alunos disponham de tempo suficiente para completar suas criações e apresentar suas descobertas culturais. Nos primeiros 10 minutos, a introdução da atividade e a apresentação do propósito educativo darão o pontapé inicial às crianças. Em seguida, a realização da atividade prática utilizará intensivamente os próximos 40 minutos, nos quais os alunos criarão seus bonecos e prepararão suas apresentações sobre as etnias escolhidas. Os últimos 10 minutos serão reservados para apresentações orais em que cada aluno compartilhará suas curiosidades culturais e suas criações com a turma. Esse cronograma otimiza o tempo, respeitando os tempos de concentração e interação típicos dessa faixa etária, promovendo um envolvimento contínuo das crianças ao longo da atividade.

  • Aula 1: Introdução ao tema e propósito da atividade (10 minutos), atividade prática de criação dos bonecos e preparo das apresentações (40 minutos), apresentação das criações e curiosidades culturais (10 minutos).
  • Momento 1: Introdução ao tema e propósito da atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula acolhendo os alunos e estabelecendo um clima positivo e receptivo. Explique o objetivo da atividade, destacando a importância de respeitar as diversidades culturais e étnicas. Utilize exemplos simples e tangíveis para ilustrar a diversidade, como mostrar imagens de pessoas de diferentes partes do mundo. Pergunte aos alunos se conhecem alguma cultura diferente e permita que compartilhem brevemente suas ideias ou experiências. Encoraje a curiosidade e o interesse pelo tema. Isto ajudará a preparar o contexto da atividade prática que se seguirá.

    Momento 2: Atividade prática de criação dos bonecos (Estimativa: 40 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos colaborativos e distribua os materiais necessários: papéis coloridos, tesouras com ponta arredondada e cola. Instrua os alunos a escolherem uma cultura ou etnia diferente para criar seus bonecos, utilizando as imagens impressas como referência. Permaneça disponível para apoio e incentivo, auxiliando nas dúvidas e garantindo que todos compreendam a atividade. Enquanto caminhar pela sala, observe a interação entre alunos e ofereça sugestões para melhorar suas criações. Incentive os alunos a pensarem em características distintivas de cada culture, como vestimentas típicas e acessórios, promovendo a criatividade. Oriente para que cada grupo prepare uma curiosidade cultural sobre a etnia escolhida, que será apresentada posteriormente.

    Momento 3: Apresentação das criações e curiosidades culturais (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma em um círculo para facilitar o compartilhamento das criações. Peça a cada grupo que mostre seus bonecos e compartilhe a curiosidade cultural que pesquisaram. É importante que o professor elogie o esforço de cada grupo e incentive o respeito pelas diversidades apresentadas. Use este tempo para corrigir suavemente qualquer informação errônea e incentivar a participação de todos, mesmo aqueles que possam ser mais tímidos. Conclua a aula destacando como essas diferenças enriquecem nossa sociedade e reforçando a importância de valorizar a diversidade. Avalie a participação dos alunos por meio de observação direta, percebendo o envolvimento durante as apresentações e a criação dos bonecos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão e acessibilidade, distribua materiais de fácil manuseio e adapte as ferramentas, como tesouras com tamanho adequado, para alunos que tenham dificuldades motoras. Posicione-se de maneira acessível para que todos os alunos se sintam confortáveis em pedir ajuda. Se necessário, ofereça apoio individualizado para aqueles que precisarem de auxílio na coordenação da atividade prática. Permita que alunos menos comunicativos ou tímidos compartilhem suas curiosidades através de desenhos ou outras formas não verbais. Lembre-se de que, ao criar um ambiente inclusivo, você está incentivando a participação de todos em sua individualidade e respeitando seus ritmos de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação da atividade Bonecos da Diversidade adotará abordagens variadas para garantir um feedback abrangente e construtivo. O objetivo principal da avaliação será verificar se os alunos compreenderam e internalizaram as questões de diversidade cultural e habilidades artísticas desenvolvidas durante a atividade. Os critérios de avaliação incluirão a criatividade demonstrada na confecção dos bonecos, a coesão e clareza nas apresentações e a empatia expressa na abordagem da diversidade cultural. As especificidades dos critérios podem ser adaptadas para atender a necessidades individuais. Metodologias avaliativas práticas incluem a observação direta, onde o professor tomará notas durante o processo de criação, destacando o engajamento dos alunos e suas interações. Em seguida, feedback oral será dado durante as apresentações, encorajando reflexões sobre as escolhas feitas e oferecendo sugestões construtivas. Outra metodologia é a autoavaliação, onde as crianças refletirão sobre suas criações e aprendizados, ajudando a desenvolver autocrítica e responsabilidade. Essas avaliações garantem não apenas a verificação de cumprimento dos objetivos de aprendizagem, mas também apoiam o desenvolvimento contínuo e inclusivo das crianças.

  • Observação direta durante o processo de criação.
  • Feedback oral durante as apresentações.
  • Autoavaliação das criações e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos planejados para a realização da atividade Bonecos da Diversidade são cuidadosamente escolhidos para facilitar o aprendizado das crianças e promover um ambiente de criação seguro e acessível. Materiais comuns, como papéis coloridos, tesouras de ponta arredondada e cola, serão utilizados durante todo o processo, garantindo o desenvolvimento motor dos alunos enquanto eles cortam, colam e constroem seus bonecos. Além disso, o uso de imagens impressas de diferentes etnias e vestimentas culturais contribuirá para dar referências visuais aos estudantes, integrando informações culturais relevantes. Durante toda a atividade, o ambiente de aprendizagem será otimizado para ser seguro, com mesas dispostas de forma a permitir a fácil circulação dos alunos e incentivar a interação e colaboração entre eles. Essa variedade de recursos recolocará a arte e cultura como catalisadores de criatividade e inovação no processo de aprendizado dos alunos.

  • Papéis coloridos.
  • Tesouras de ponta arredondada.
  • Cola.
  • Imagens impressas de etnias e vestimentas.
  • Mesas dispostas de forma colaborativa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho dos professores é árduo e desafiador, mas acreditamos que a promoção de ambientes inclusivos e acessíveis é essencial para o aprendizado colaborativo e eficaz de todos os alunos. Na atividade Bonecos da Diversidade\

  • Disposição de mesas para fácil circulação.
  • Promoção de trabalho em pares ou grupos.
  • Variedade de materiais e abordagens visuais.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo