Dança dos Sílabas

Desenvolvida por: Geysia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes visuais, Dança, Música, Teatro, Artes integradas, Formação de sílabas conhecidas, percepção auditiva

A atividade 'Dança dos Sílabas' é projetada para combinar o aprendizado de linguística com elementos artísticos através de uma abordagem lúdica e prática. Neste plano de aula, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental participarão de uma atividade divertida em que aprenderão a formar sílabas por meio de movimentos de dança. A música é usada como uma ferramenta de ritmo, enquanto passos simples de dança são associados a sílabas específicas, incentivando o reconhecimento visual, auditivo e motor dos elementos linguísticos. Esta atividade não só visa reforçar o conhecimento das sílabas em palavras conhecidas, mas também promove habilidades motoras, criatividade e colaboração entre os alunos. Trabalhando em grupos, as crianças desenvolvem suas habilidades sociais, como a capacidade de comunicação e o respeito mútuo, enquanto associam sons a movimentos, consolidando o aprendizado de uma forma inovadora e envolvente.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é que as crianças aprendam a reconhecer e formar sílabas, associando-as a palavras conhecidas, utilizando movimentos rítmicos de dança. A atividade também foca no desenvolvimento de habilidades motoras básicas, como coordenação e equilíbrio, essencial para a fase etária dos alunos de 6 e 7 anos. Além disso, reforçar a capacidade de seguir instruções sequenciais e aguçar a percepção auditiva são partes integrais da experiência de aprendizado. Tudo isso enquanto se nutre o respeito pelas opiniões e estilos dos outros, estimulando um ambiente de inclusão social e cultural dentro da sala de aula.

  • Reconhecer e formar sílabas em palavras conhecidas.
  • Desenvolver coordenação motora através de movimentos de dança.
  • Estimular a percepção auditiva e visual através da associação entre sons e imagens.
  • Promover habilidades sociais como cooperação e respeito mútuo.
  • Aprimorar a capacidade de seguir instruções sequenciais simples.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01LP01: Reconhecer letras e palavras por seu som e grafia.
  • EF01AR05: Explorar diferentes formas de expressão através das artes integradas.
  • EF01LP21: Relacionar textos orais a imagens e outras representações gráficas.
  • EF01EF07: Participar de jogos e atividades que envolvam habilidades motoras básicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático destina-se a cobrir a formação de sílabas em palavras simples, onde as crianças vão identificar e associar estruturas fonéticas a movimentos físicos específicos. Também se dá ênfase ao uso de música como ferramenta instrucional para ensinar ritmo e coordenação. Além disso, as crianças são encorajadas a trabalhar em conjunto como parte de equipes pequenas, promovendo habilidades sociais e interativas enquanto aprendem a importância da colaboração em um ambiente de sala de aula.

  • Formação de sílabas e reconhecimento de sons.
  • Movimentos básicos de dança associados a sílabas.
  • Uso de ritmo musical para ensinar coordenação.
  • Trabalho em equipe e cooperação entre alunos.
  • Expressão artística através do movimento.

Metodologia

A metodologia baseia-se em práticas de ensino que engajam os alunos por meio de experiências práticas e interação entre pares. A atividade começa com uma introdução ao conceito de sílabas, seguidas de demonstrações visuais e auditivas através de música e movimento. Os alunos são então divididos em grupos, onde cada grupo recebe um conjunto de sílabas e movimentos correspondentes. Durante a aula, os alunos praticam os movimentos enquanto dizem as sílabas em voz alta, promovendo um aprendizado multissensorial. Essa abordagem ativa garante que os alunos se mantenham engajados e participem ativamente do próprio processo de aprendizado.

  • Apresentação teórica das sílabas através de exemplos.
  • Demonstração prática de movimentos associados às sílabas.
  • Divisão em grupos para atividades cooperativas.
  • Ensino multissensorial usando música, movimento e voz.
  • Prática interativa e participativa.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, estruturada para manter o engajamento dos alunos enquanto eles aprendem conceitos básicos de linguística e dança. A aula começa com uma introdução de 10 minutos aos objetivos e conteúdo, seguida por 20 minutos de demonstrações e prática guiada. A atividade principal de dança em grupos ocupará 20 minutos, onde cada grupo executará suas apresentações. A aula será concluída com uma sessão de 10 minutos de reflexão e feedback, permitindo que as crianças compartilhem suas experiências e aprendam umas com as outras.

  • Aula 1: Apresentação dos objetivos e introdução à atividade.
  • Momento 1: Boas-vindas e Apresentação dos Objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando as crianças de forma calorosa e explique brevemente o que farão na atividade 'Dança dos Sílabas'. Incentive os alunos a ouvir atentamente para saber o que aprenderão. É importante que estabeleça as regras para a atividade de forma clara e amigável. Avalie se os alunos compreendem os objetivos perguntando-lhes o que esperam aprender.

    Momento 2: Introdução ao Conceito de Sílabas (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente aos alunos o que são sílabas, utilizando palavras simples e imagens de objetos comuns. Mostre cartazes ou cartões visuais com palavras divididas em sílabas e leia em voz alta. Permita que os alunos tentem ler as palavras em conjunto, destacando as sílabas. Observe se conseguem identificar as sílabas corretamente e ofereça ajuda se houver dúvidas.

    Momento 3: Demonstração Prática dos Movimentos de Dança (Estimativa: 20 minutos)
    Explique que cada movimento de dança corresponderá a uma sílaba e que trabalharão em grupo. Demonstre passos simples de dança associados a diferentes sílabas enquanto toca uma música animada. Convide as crianças a imitarem e inclua momentos em que possam propor movimentos. Observe a participação de cada aluno, garantindo que todos se sintam incluídos na atividade. Reforce positivamente os avanços deles.

    Momento 4: Prática Guiada em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e peça-lhes que inventem uma breve sequência de dança utilizando as sílabas praticadas. Oriente-os e permita que cada grupo demonstre suas criações para a turma. Avalie a participação dos alunos e como eles combinam os movimentos com as sílabas. Incentive o respeito e a cooperação entre os grupos, destacando a originalidade nas criações.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Caso algum estudante apresente dificuldades motoras sutis, simplifique os movimentos de dança, adaptando passos que possam ser realizados em um espaço reduzido ou enquanto sentado. Inclua diferentes tipos de músicas para engajar todos os alunos, respeitando seus ritmos e tempos individuais. Se notar que algum aluno não está acompanhando, ofereça seu auxílio de maneira individualizada, reforçando a importância do esforço e da participação com elogios. Promova um ambiente onde cada criança sinta-se valorizada e encorajada a participar da sua maneira.

  • Demonstração prática e prática guiada em grupo.
  • Momento 1: Revisão Rápida das Sílabas e Movimentos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente as sílabas e movimentos já aprendidos. Use os cartões visuais para que os alunos identifiquem sílabas em palavras conhecidas. Depois, demonstre novamente os movimentos de dança associados a cada sílaba. Permita que os alunos pratiquem juntos, observando se entendem a correspondência entre sílabas e movimentos. Reforce positivamente seu entendimento e participação.

    Momento 2: Demonstração Prática para o Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Demonstre uma sequência curta de dança combinando várias sílabas, enquanto toca uma música animada. Explique cada passo lentamente, garantindo que todos os alunos possam acompanhar. É importante que todos os alunos se sintam confiantes para replicar a sequência. Permita espaço para perguntas e corrija gentilmente movimentos se necessário.

    Momento 3: Prática Guiada Individual (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que pratiquem individualmente a sequência de dança demonstrada. Caminhe pela sala e ofereça feedback individual. Observe se algum estudante precisa de ajuda extra e intervenha para oferecer orientações e reforço positivo. A avaliação deve se concentrar na fluidez e precisão dos movimentos, bem como no engajamento dos alunos.

    Momento 4: Criação de Sequência de Dança em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça a cada grupo que crie uma sequência de dança usando as sílabas práticas. Cada grupo deverá apresentar sua criação para a turma. Oriente os grupos, garantindo que todos os membros participem de forma igualitária. Avalie a capacidade de colaboração e criatividade durante as apresentações.

    Momento 5: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma sessão de reflexão com os alunos sobre o que gostaram e o que aprenderam com a atividade. Incentive-os a compartilhar suas experiências e a dar feedback construtivo uns aos outros. É importante que os alunos se sintam ouvidos e reconhecidos. Aproveite para reforçar o aprendizado dos conceitos de sílabas e a importância do trabalho em equipe.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Adapte os movimentos conforme necessário. Para alunos que possam ter dificuldades motoras, simplifique os passos e ofereça apoio verbal ou visual adicional. Utilize músicas de diferentes estilos e ritmos para engajar todos os alunos. Observe se algum aluno está tendo dificuldades em acompanhar e ofereça assistência individual de forma encorajadora. Crie um ambiente acolhedor onde todos os alunos se sintam valorizados e tenham a liberdade de participar no seu próprio ritmo.

  • Execução em grupo das danças associadas a sílabas.
  • Momento 1: Preparação para a Execução das Danças (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula fazendo uma breve revisão dos passos de dança e sílabas que os alunos já aprenderam. Reforce a importância da associação entre música, movimento e as sílabas praticadas. É importante que os alunos se sintam confortáveis com os movimentos antes de passarem à execução. Organize os alunos em um círculo para um rápido aquecimento para garantir que estejam fisicamente preparados. Observe se todos estão participando e se lembrando dos movimentos corretamente, oferecendo encorajamento positivo para aqueles que possam ter alguma hesitação.

    Momento 2: Prática em Grupo das Sílabas (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos menores e peça que cada grupo escolha uma música entre as disponíveis para a aula. Instrua-os a criar uma sequência de dança usando as sílabas e movimentos aprendidos. Permita que os alunos discutam e planejem brevemente sua performance. Incentive a criatividade, orientando os grupos com sugestões quando necessário. Esse momento deve ser monitorado de perto para garantir que todos os alunos participem ativamente do processo de criação e execução. Avalie não apenas os movimentos, mas também a colaboração e interação entre os alunos.

    Momento 3: Apresentação das Sequências de Dança (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua criação para a turma. Explique que a apresentação deve manter o foco na troca de sílabas, ritmo e na execução dos passos de dança. Observe a confiança e o engajamento dos alunos durante as apresentações, além da capacidade de sincronização do grupo. Após cada apresentação, faça comentários positivos e sugestões construtivas, incentivando os alunos a refletirem sobre suas performances e a dos colegas. O feedback deve focar nas conquistas e no que pode ser melhorado.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conduza uma reflexão com a turma sobre as apresentações. Peça para que compartilhem o que gostaram no trabalho em grupo e novos aprendizados sobre as sílabas e movimentos. Incentive que compartilhem sugestões sobre como tornar a atividade ainda mais divertida e desafiadora. Termine reforçando a importância da arte como forma de expressão e aprenda com a vivência coletiva. Avalie a capacidade dos alunos em identificar explicitamente pelo menos uma coisa que gostaram de realizar e uma coisa que aprenderam ou que gostariam de melhorar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com necessidades motoras especiais, simplifique os passos de dança se necessário, permitindo movimentos que sejam confortáveis com base em suas capacidades físicas. Forneça apoio verbal e visual contínuo utilizando gestos ou cartazes que ilustrem os passos de dança e as sílabas. Encoraje todos os alunos a ajudarem seus colegas, promovendo um ambiente de apoio e solidariedade. Através de atividades de cooperação entre amigos, os estudantes desenvolvem não apenas habilidades em dança e linguística, mas também empatia e compreensão das diferenças de cada um.

  • Sessão de reflexão e feedback.
  • Momento 1: Abertura e Definição da Sessão de Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a sessão acolhendo os alunos e explicando que a atividade de hoje é focada na reflexão sobre as aulas passadas e o feedback entre os colegas. É importante que estabeleça um ambiente seguro e acolhedor, onde eles possam expressar suas opiniões livremente. Incentive os alunos a pensarem sobre o que mais gostaram, quais dificuldades encontraram e como se sentiram durante a 'Dança dos Sílabas'. Pergunte se alguém gostaria de compartilhar imediatamente algum pensamento, mas assegure que todos terão a oportunidade de participar.

    Momento 2: Reflexão Pessoal Guiada (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua folhas de papel ou cadernos e peça aos alunos que escrevam ou desenhem suas impressões pessoais sobre a atividade. Orientações para o professor incluem incentivar as crianças a pensar sobre o que aprenderam, o que foi divertido, e como se sentiram ao trabalhar em equipe. Durante este momento, observe se todos estão envolvidos e forneça suporte para aqueles que têm dificuldade em começar ou querem discutir em voz alta. Reforce positivamente qualquer esforço feito para completar esta atividade, oferecendo palavras de encorajamento.

    Momento 3: Troca de Feedback em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os alunos a se dividirem em pares para compartilhar suas reflexões. Promova um ambiente de escuta ativa, onde um aluno fala enquanto o outro escuta e depois trocam. É importante que o professor circule pela sala, observando as interações e oferecendo assistência, caso necessário. Pode ser útil intervir para sugerir perguntas ou mediar o diálogo, se os alunos apresentarem dificuldades de comunicação. Durante esse momento, avalie como os alunos lidam com a troca de informações e se conseguem expressar suas opiniões de forma respeitosa e gentil.

    Momento 4: Compartilhamento Coletivo e Debate (Estimativa: 15 minutos)
    Realize uma rodada de discussão coletiva, encorajando alunos que queiram compartilhar reflexões e insights de suas duplas com toda a classe. Proponha perguntas guias como: 'O que você mais gostou durante a atividade?' ou 'Qual foi o maior desafio que você superou?'. Valorize cada contribuição, destacando a importância do respeito mútuo e da escuta ativa. Observe a participação de cada aluno, motivando os mais tímidos a partilhar seus pensamentos. Este momento também pode ser utilizado para relacionar as impressões com os objetivos inicialmente traçados.

    Momento 5: Conclusão e Síntese das Aprendizagens (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a sessão sintetizando os principais pontos discutidos e os sentimentos expressos pelos alunos. Reforce o que foi conquistado ao longo da atividade 'Dança dos Sílabas', tanto em termos de habilidades linguísticas quanto sociais e motoras. Elogie o envolvimento da turma e sua capacidade de reflexão e de dar feedback. Aproveite para agradecer a participação e incentivar a aplicação do que foi aprendido nas próximas atividades que realizarão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a participação de todos os alunos, adapte as instruções e recursos conforme necessário. Utilize desenhos ou colagens para os alunos que possam ter dificuldades em escrever suas reflexões. Ofereça auxílio visual e verbal adicional para aqueles que precisam de apoio durante as discussões e reflexões em grupo. Incentive diferentes formas de expressão, garantindo que cada aluno contribua de acordo com suas capacidades e interesses. Certifique-se de que todos se sintam valorizados por suas contribuições, independentemente da forma como escolham participar.

Avaliação

A avaliação seguirá uma abordagem formativa, centrada em observar a participação ativa e o progresso de cada aluno durante a atividade. O objetivo é avaliar como os alunos aplicam o conhecimento de sílabas na prática através do movimento e da música. Critérios incluem a capacidade de identificar e formar corretamente sílabas, participação envolvida na execução dos movimentos, e demonstração de habilidades sociais durante a atividade em grupo. O feedback será contínuo e orientado a promover a confiança e o desenvolvimento, ajustando o ensino às necessidades individuais para assegurar que todos os alunos alcancem o progresso desejado.

  • Participação ativa e engajamento dos alunos.
  • Correção na formação e identificação de sílabas.
  • Integridade e fluidez dos movimentos.
  • Colaboração e habilidades sociais demonstradas.
  • Recepção e aplicação do feedback formativo.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários incluem uma seleção diversificada de músicas apropriadas para a idade, peças simples de vestuário que facilitem os movimentos, e cartões visuais com sílabas para auxílio visual. Além disso, são necessários espaços seguros e amplos para a movimentação dos alunos. Esses recursos foram escolhidos para oferecer uma experiência de aprendizado inclusiva e acessível, permitindo que todas as crianças participem ativamente e se sintam parte do processo de aprendizado. O foco é na simplicidade e eficácia, garantindo que o professor e os alunos possam utilizar os materiais sem complicações adicionais.

  • Seleção de música animada e apropriada para a idade.
  • Cartões visuais com sílabas impressas.
  • Espaço amplo para movimentação da dança.
  • Roupas confortáveis e adequadas para movimentação.
  • Instrumentos musicais simples (opcional).

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho docente envolve muitas responsabilidades e que a inclusão é uma prioridade essencial. Portanto, é fundamental promovermos estratégias de inclusão e acessibilidade que sejam práticas e não sobrecarreguem o professor. Embora a turma não apresente condições específicas, recomenda-se o uso de instruções claras e repetitivas para garantir que todos entendam a atividade. A atividade poderá ser adaptada para atender diferentes estilos de aprendizagem, como combinar estímulos visuais, auditivos e táteis de maneira a contemplar diversas inteligências. É essencial também promover um ambiente onde a diversidade seja celebrada, incentivando a empatia e o respeito mútuo entre todos os participantes.

  • Uso de instruções claras e repetitivas.
  • Adaptação para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de empatia e respeito mútuo.
  • Celebração da diversidade cultural e de talentos individuais.
  • Monitoramento contínuo para ajustes necessários.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo