Jogo dos Sons e Posições

Desenvolvida por: Ester … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Música, Treino de Flauta Doce - Notas Ré, Mi

A atividade 'Jogo dos Sons e Posições' é uma prática interativa destinada a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental. Durante a atividade, os alunos participarão de um jogo musical utilizando cartões com imagens das posições das mãos e símbolos visuais para representar as notas Ré, Mi e Mi da flauta doce. Inicialmente, o professor irá demonstrar, por meio de sons e imagens, como tocar essas notas. Em seguida, as crianças serão divididas em grupos e tentarão reproduzir as notas corretamente em suas flautas doces. O propósito é aprimorar a memória das posições na flauta e a distinção dos sons das notas, ao mesmo tempo que promove a colaboração e diversão entre os alunos. A atividade fomenta habilidades sociais, como trabalho em grupo e respeito às regras, e também contribui para o desenvolvimento cognitivo relacionado ao reconhecimento e reprodução de sons.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade Jogo dos Sons e Posições centram-se no desenvolvimento das habilidades musicais básicas e sociais das crianças. Ao participar da atividade, as crianças serão capazes de identificar e reproduzir corretamente as notas musicais Ré e Mi na flauta doce, associando essas notas a suas respectivas posições e figuras. Além disso, a atividade visa melhorar as habilidades de colaboração, ao promover a interação em grupos, e as competências sociais, como seguir instruções e respeitar o tempo e o espaço dos colegas. Os alunos também exercitarão o escutado atencioso e o aprendizado visual-espacial, ferramentas essenciais na educação musical de iniciação.

  • Identificar e reproduzir corretamente as notas Ré e Mi na flauta doce.
  • Associar figuras de notas musicais às suas respectivas posições na flauta.
  • Promover a interação cooperativa entre os colegas.
  • Desenvolver habilidades de escuta e percepção auditiva.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Explorar, conhecer e reconhecer elementos constitutivos das artes de diferentes tempos e espaços, com ênfase em suas marcas e interações culturais e sociais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade foca no conhecimento inicial das notas musicais através de um instrumento prático, a flauta doce. Com um enfoque em habilidades práticas e auditivas, os alunos aprenderão as notas básicas Ré e Mi, utilizando um método visual para auxiliar a memorização das posições na flauta. Essa abordagem, além de facilitar o aprendizado das notas, contribui para a educação artística completa ao introduzir conceitos fundamentais de música de forma lúdica e envolvente. O conteúdo também abarca habilidades sociais importantes, já que a atividade é projetada para incluir interação em grupo e colaboração entre pares.

  • Familiarização com a flauta doce.
  • Notas musicais básicas: Ré e Mi.
  • Utilização de recursos visuais para memorização de posições.
  • Desenvolvimento de habilidades auditivas e sociais em música.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade Jogo dos Sons e Posições inclui a utilização de metodologias ativas que envolvem o aprendizado experiencial e lúdico. A ideia é proporcionar aos alunos uma atividade prática que os incentive a investigar, reproduzir e verificar as notas musicais utilizando a flauta doce. A estrutura da aula permite flexibilidade para que as crianças possam trabalhar em grupos e aprender umas com as outras, promovendo a cooperação. Recursos visuais e auditivos são combinados para atender diferentes estilos de aprendizado e garantir que todos os alunos possam desfrutar e absorver o conhecimento musical de maneira efetiva.

  • Exploratório: Uso de cartões visuais e auditivos para reconhecimento de notas.
  • Cooperativa: Aprendizado em grupo, incentivando a colaboração.
  • Interativa: Práticas em conjunto na execução de notas na flauta doce.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi projetado para ser executado em uma única aula de 60 minutos. Essa abordagem concentrada é eficaz para manter o engajamento dos alunos e permitir que eles absorvam as informações e habilidades de maneira mais direta e focada. Durante essa aula, os alunos iniciação vão explorar as posições de notas, observar demonstrações do professor, praticar em grupos e concluir com uma breve apresentação em equipe. O tempo é estrategicamente dividido para maximizar a prática e garantir que todos os aspectos da atividade sejam cobertos adequadamente.

  • Aula 1: Introdução e práticas com a flauta doce utilizando recursos visuais e auditivos para as notas Ré e Mi.
  • Momento 1: Introdução e Apresentação dos Recursos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula saudando os alunos e apresente brevemente a atividade do dia. Mostre aos alunos as flautas doces e os cartões com imagens das posições das mãos para as notas Ré e Mi. Explique que irão aprender a tocar duas notas na flauta e que usarão essas imagens para ajudar na memorização. Oriente-os a manusear a flauta com cuidado e respeitar o uso do material.

    Momento 2: Demonstração das Notas Ré e Mi (Estimativa: 10 minutos)
    Toque as notas Ré e Mi na flauta doce enquanto mostra os cartões correspondentes. É importante que os alunos observem como você posiciona os dedos na flauta e como soam cada uma das notas. Pergunte se há alguma dúvida e permita que os alunos façam perguntas sobre o som ou a posição dos dedos.

    Momento 3: Prática Guiada em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua as flautas doces. Instrua-os a trabalhar em conjunto, utilizando os cartões visuais para praticar as notas Ré e Mi. Observe se os alunos estão utilizando corretamente os dedos e ofereça feedback imediato e construtivo. Incentive a colaboração entre os alunos dentro do grupo.

    Momento 4: Prática Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Após a prática em grupo, dê aos alunos 5 minutos para praticar individualmente as notas Ré e Mi. Durante este momento, circule pela sala oferecendo suporte individualizado conforme necessário. Observe se cada aluno é capaz de tocar as notas corretamente e utilize essa observação como forma de avaliação.

    Momento 5: Encerramento e Avaliação Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos novamente para um encerramento. Convide alguns alunos a demonstrar o que aprenderam tocando as notas Ré e Mi em frente à turma. Peça para cada grupo compartilhar suas experiências e o que acharam desafiador ou divertido na atividade. Finalize com um elogio ao esforço e destaque o progresso coletivo. Realize uma rápida autoavaliação com os alunos perguntando o que aprenderam e onde acham que podem melhorar.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, considere implementar diferentes métodos de instrução, como instruções verbais e visuais. Utilize cartões com cores vibrantes para facilitar a visualização das posições das mãos. Permita ajustes de tempo para alunos que precisem de mais prática ou apoio adicional para fazerem perguntas ou pedirem ajuda. Reforce a importância da escuta ativa e do respeito ao ritmo de aprendizado de cada colega, fomentando um ambiente acolhedor e colaborativo.

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada em múltiplas abordagens que possibilitam a diversidade de métodos avaliativos. O objetivo é avaliar a competência dos alunos em identificar e reproduzir as notas estudadas, além das suas habilidades de cooperação. Entre os critérios de avaliação, a observação direta durante a prática destaca-se, já que permite avaliar a precisão na execução das notas e a aplicação correta das posições. A autoavaliação também será incentivada, permitindo que os alunos reflitam sobre seu próprio aprendizado e progresso, aumentando o protagonismo no aprendizado musical. Como exemplo, durante a atividade, o professor observará o desempenho dos alunos, oferecendo feedback imediato e direcionando o aprendizado a partir das necessidades percebidas. Sinalizando para a possibilidade de ajustes no futuro, a avaliação deve ser formativa e encorajadora, oferecendo feedback construtivo baseado em observações feitas durante o processo de aprendizado.

  • Observação direta do desempenho dos alunos.
  • Autoavaliação das práticas e progresso.
  • Feedback imediato e construtivo do professor.

Materiais e ferramentas:

Para a atividade Jogo dos Sons e Posições, são utilizados vários materiais e recursos que facilitam o aprendizado e tornam a experiência prática e envolvente para as crianças. Os recursos incluem a utilização de flautas doces, que são instrumentos acessíveis e adequados ao nível dos alunos. Além disso, cartões com representações visuais das notas musicais e suas respectivas posições na flauta servem para reforçar a aprendizagem visual, essencial nessa idade. O professor também pode usar recursos auditivos, como gravações das notas, para facilitar o desenvolvimento das habilidades auditivas. Estes recursos são selecionados por sua eficácia em proporcionar uma experiência de ensino prática e diversificada, além de serem acessíveis e fáceis de manusear em sala de aula.

  • Flautas doces para cada aluno.
  • Cartões com imagens das posições das mãos e notas musicais.
  • Recursos auditivos, como gravações das notas Ré e Mi.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o esforço contínuo dos professores para proporcionar um ambiente inclusivo e acessível para todos os alunos. Embora esta atividade não envolva alunos com condições ou necessidades especiais identificadas, as estratégias tendem a ser adaptáveis para atender a qualquer aluno que venha a apresentar necessidades específicas no futuro. A inclusão pode ser promovida através da utilização de materiais visuais e auditivos, permitindo que diferentes estilos de aprendizado sejam contemplados. Além disso, o ambiente de sala de aula pode ser adaptado para ser mais acessível e acolhedor, garantindo que todos os alunos participem com conforto. Formas de comunicação abertas com os pais e ajustes flexíveis para atender as necessidades individuais dos alunos também são uma prioridade para garantir a equidade e inclusão.

  • Adaptação dos materiais para múltiplos estilos de aprendizagem.
  • Ambiente de sala de aula acessível e acolhedor.
  • Comunicação aberta com pais e responsáveis.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo