O Circo de Papel

Desenvolvida por: Debora… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Circo

A atividade 'O Circo de Papel' tem o propósito de introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental ao universo criativo e lúdico do circo, explorando elementos artísticos e culturais. Os alunos aprenderão sobre diferentes personagens do circo, como palhaços, malabaristas e equilibristas, que estimulam a imaginação e o desenvolvimento artístico. Por meio do desenho, recorte e montagem de cenários e personagens em papel, a atividade busca enriquecer suas habilidades motoras finas e destrezas artísticas. Além disso, a colaboração em equipe na montagem do cenário e a apresentação final para os colegas cultivam habilidades sociais, como a comunicação, trabalho em equipe e o respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade tem como objetivo proporcionar aos alunos uma experiência criativa que envolva a arte e o lúdico do tema 'circo'. Ao longo dessa prática, os estudantes poderão explorar cores, formas e expressões através da construção de personagens e cenários. Almeja-se desenvolver a coordenação motora fina por meio do recorte e colagem, além de trabalhar a criatividade individual e coletiva, incentivando a imaginação. Outro objetivo é promover o aprendizado através do compartilhar e do respeito às ideias dos colegas, desenvolvendo habilidades socioemocionais como empatia e paciência ao esperar a vez durante as atividades e apresentações.

  • Desenvolver habilidades motoras finas através de atividades criativas de recorte e colagem.
  • Estimular a criatividade e a imaginação por meio da criação de personagens e cenários circenses.
  • Promover a socialização e o trabalho em equipe ao colaborar na montagem do cenário.
  • Fomentar habilidades socioemocionais, como empatia e respeito aos colegas durante a apresentação das criações.
  • Incentivar o reconhecimento e a valorização das diversidades culturais e artísticas, presentes nos temas circenses.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR03: Experimentar e explorar diferentes formas de expressão visual e artística, desenvolvendo apreciação pelas linguagens da arte.
  • EF15AR18: Produzir trabalhos de arte, em diferentes linguagens, a partir de temas de interesse, com uso de materiais variados.
  • EF15AR20: Compartilhar ideias e processos criativos com o grupo, desenvolvendo a escuta e o respeito.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a exploração dos elementos artísticos característicos do circo, focando no reconhecimento de seus personagens e elementos visuais. Os alunos terão a oportunidade de aprender sobre o simbolismo e a estética do circo, abordando cores, expressões e formações típicas de seus personagens. O conteúdo é orientado para que os alunos não apenas entendam a representação destes personagens, mas também participem ativamente na criação dos seus próprios, estimulando assim a expressão individual. Os conceitos de colaboração e compartilhamento também são abordados, ajudando os alunos a trabalhar coletivamente em um projeto artístico, respeitando as perspectivas dos colegas.

  • Introdução aos elementos visuais e personagens do circo.
  • Desenho e recorte de personagens circenses.
  • Montagem de cenários utilizando materiais recicláveis.
  • Discussão sobre a diversidade das expressões artísticas no circo.
  • Apresentação e apreciação das criações entre os colegas.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade envolve um enfoque prático com base em projetos onde os alunos têm a oportunidade de criar e expressar-se artisticamente. A atividade é composta por momentos de aprendizado em grupo e práticas individuais, equilibrando o ensino direto sobre a temática com a exploração criativa dos alunos. Serão utilizados métodos como a construção colaborativa para promover a interação social e o respeito mútuo, além de momentos de partilha ao final das atividades para reflexão sobre os processos criativos. Também são utilizadas estratégias para trabalhar a empatia e o diálogo, fundamentais para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Enfoque em aprendizagem ativa por meio de projetos.
  • Uso de materiais recicláveis para a promoção da sustentabilidade.
  • Trabalho em grupo para desenvolver habilidades sociais.
  • Discussões sobre a diversidade cultural e artística.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está organizado em 5 aulas, cada uma com 30 minutos de duração, permitindo um progresso gradual através dos temas relacionados ao circo. As aulas são estruturadas para introduzir, desenvolver e consolidar o aprendizado de forma sequencial, começando com uma introdução às temáticas do circo e avançando para atividades práticas de construção e apresentação. O planejamento das aulas considera pausas estratégicas para revisão e discussão, garantindo assim um espaço para questionamentos e reflexões. Essa estrutura não apenas facilita o acompanhamento do ritmo de aprendizagem dos alunos, mas também oferece opções para que os professores ajustem o foco em áreas onde os estudantes possam necessitar de mais apoio.

  • Aula 1: Introdução ao universo do circo e seus personagens.
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução ao tema do circo (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e explique que irão aprender sobre o fascinante universo do circo. Pergunte quem já foi ao circo e quais personagens eles conhecem. Use essa introdução para captar o interesse dos alunos.

    Momento 2: Apresentação visual do circo (Estimativa: 10 minutos)
    Mostre aos alunos imagens impressas de diferentes personagens circenses, como palhaços, malabaristas, e acrobatas. Descreva brevemente o papel de cada personagem no circo. Permita que as crianças comentem suas impressões sobre as figuras. É importante que você observe se todos os alunos estão envolvidos e permita que cada um compartilhe sua opinião.

    Momento 3: Discussão guiada sobre diversidade artística (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que o circo é conhecido por sua diversidade de apresentações artísticas. Pergunte o que eles acham interessante nessas apresentações e como elas são diferentes de outras formas de arte. Incentive os alunos a pensar sobre as várias formas de expressão que existem no mundo do circo. Utilize perguntas como O que vocês acham que é preciso para fazer um bom espetáculo circense?

    Momento 4: Encerramento e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Faça um resumo dos pontos principais que foram discutidos e pergunte aos alunos o que eles mais gostaram de aprender sobre o circo. Dê feedback positivo às suas contribuições e incentive-os a pensar sobre qual personagem gostariam de ser ou representar. Avalie o interesse e participação dos alunos por meio de suas respostas e entusiasmo durante a aula.

  • Aula 2: Desenho dos personagens selecionados por cada aluno.
  • Momento 1: Apresentação dos Materiais e Escolha dos Personagens (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula apresentando os materiais que serão utilizados para o desenho, como papel e lápis de cor. Explique a importância de escolher um personagem do circo para desenhar, usando as imagens mostradas na aula anterior como referência. Permita que os alunos examinem as imagens novamente e escolham seu personagem favorito. É importante que você observe se todos os alunos estão engajados na escolha do personagem e ofereça assistência àqueles que tenham dúvidas.

    Momento 2: Exploração Artística e Planejamento do Desenho (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a imaginar como será o desenho do personagem escolhido. Incentive-os a prestar atenção nos detalhes, como roupas, expressões faciais e acessórios típicos. Discuta coletivamente as características visuais de cada personagem. Permita que os alunos conversem entre si para compartilhar ideias e inspire uns aos outros. Observe se os alunos estão desenvolvendo ideias e mantenha-se disponível para auxiliar quando necessário.

    Momento 3: Execução do Desenho (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a desenhar o personagem utilizando os materiais disponíveis. Circulando pela sala, ofereça feedback positivo sobre seus trabalhos e encoraje aqueles que precisam de incentivo. É importante que o professor promova um ambiente acolhedor e estimule a expressão artística livre. Sugira que os alunos incluam detalhes e cores vibrantes para refletir a natureza lúdica do circo.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma breve sessão de reflexão, pedindo que os alunos compartilhem suas criações com um colega. Incentive o uso de feedback construtivo e destacando elementos positivos nos desenhos dos colegas. Avalie o entusiasmo e a capacidade dos alunos de oferecer e receber comentários. É importante que você observe o uso adequado do vocabulário social e ofereça suporte caso necessário.

  • Aula 3: Recorte e montagem dos personagens utilizando papel colorido.
  • Momento 1: Preparação dos Materiais e Revisão dos Desenhos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos revejam os desenhos dos personagens feitos na aula anterior. Distribua papéis coloridos e outros materiais necessários para o recorte. Explique que irão transformar seus desenhos tridimensionais em figuras de papel. É importante que você observe se todos os alunos estão com os materiais necessários e ofereça ajuda se precisar. Permita que eles expressem suas expectativas e como planejam iniciar o recorte.

    Momento 2: Instruções e Técnica de Recorte (Estimativa: 10 minutos)
    Mostre aos alunos como realizar cortes seguros e efetivos, usando exemplos de formas básicas no papel. Demonstre como aplicar segurança no uso das tesouras e a importância de seguir as linhas no recorte. Oriente-os a iniciar o recorte das diferentes partes do personagem. Sugira que troquem ideias entre si para perceber novas maneiras de abordar o que pretendem. Observe se estão utilizando técnicas corretas e dê elogio ao progresso demonstrado.

    Momento 3: Montagem dos Personagens (Estimativa: 10 minutos)
    Após o recorte, oriente os alunos na montagem das partes do personagem. Explique como usar cola de forma eficaz e segura. Incentive a criatividade ao unir as diferentes partes e como os acessórios dos personagens podem ser adicionados. Permita que trabalhem juntos para compartilhar dicas ou ideias. Ofereça feedback positivo e incentive os que estão menos confiantes no processo. Avalie a capacidade dos alunos de aplicar ideias e tornar suas criações visualmente coerentes.

    Momento 4: Exposição e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula montando uma pequena exposição com as criações feitas. Peça que cada aluno apresente seu personagem rapidamente, destacando o que mais gostou de fazer. Incentive o feedback positivo entre os colegas, observando a capacidade deles em fornecer críticas construtivas e respeito mútuo. Permita que expressem suas opiniões sobre como foi realizar a atividade. Reconheça o esforço de todos como forma de motivação e aprendizado.

  • Aula 4: Criação do cenário do circo com caixas de papelão.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento do Cenário (Estimativa: 5 minutos)
    Explique aos alunos que na aula de hoje eles irão criar um cenário de circo usando caixas de papelão. Mostre algumas imagens de circos para inspirá-los e discuta brevemente os elementos que um circo pode ter, como tendas, pistas de apresentação e arquibancadas. Permita que os alunos sugiram ideias sobre o que gostariam de incluir no cenário. Avalie o envolvimento dos alunos por meio de suas contribuições e entusiasmo em compartilhar ideias.

    Momento 2: Distribuição dos Materiais e Design Colaborativo (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e distribua caixas de papelão e materiais decorativos, como papéis coloridos e fitas. Oriente os grupos a planejarem o design do cenário, decidindo em conjunto quais elementos desejam recriar. Incentive a colaboração e peça que cada grupo faça um esboço simples do cenário que pretendem construir. Observe se todos os alunos estão participando ativamente e ofereça apoio aos grupos que precisarem de ajuda para chegar a um consenso.

    Momento 3: Construção do Cenário (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a cortar e montar as caixas de papelão de acordo com os planos discutidos. Encoraje a personalização dos cenários com cores e formas, destacando o valor da criatividade. Circulando pela sala, ofereça assistência em técnicas de construção e confira se estão tomando cuidado com a segurança ao utilizar tesouras e cola. Avalie o progresso pela capacidade dos grupos de manifestar suas ideias de maneira coesa e visualmente atraente.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Permita que cada grupo apresente sua criação para a turma. Incentive os alunos a descreverem o processo de criação e os elementos que escolheram adicionar ao cenário. Após a apresentação, peça aos colegas que façam elogios e ofereçam feedback construtivo. Avalie a participação ativa e a habilidade de comunicação através das apresentações, além da capacidade de apreciar e respeitar o trabalho dos outros.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere posicionar alunos que possam ter dificuldade em seguir as instruções do grupo em grupos que já têm uma dinâmica colaborativa estabelecida para promover a inclusão. Designe papéis dentro dos grupos que utilizem diferentes habilidades, como design, corte e decoração, para garantir que as diferentes capacidades dos alunos sejam aproveitadas. Mantenha-se atento a qualquer aluno que possa precisar de ajuda para compreender as etapas e esteja disponível para oferecer explicações adicionais ou adaptações necessárias para garantir que todos possam participar ativamente da atividade.

  • Aula 5: Apresentação das criações e feedback dos colegas.
  • Momento 1: Preparação para a Apresentação (Estimativa: 5 minutos)
    Instrua os alunos a organizarem suas criações na sala de aula, preparando-as para a apresentação. Explique a importância de apresentarem suas obras e como isso contribui para o reconhecimento do esforço criativo.

    Momento 2: Apresentação dos Personagens (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada aluno, por ordem alfabética ou outra de sua escolha, apresente seus personagens à turma. Oriente para que cada apresentação não ultrapasse 1 minuto, permitindo que falem sobre o que criaram, as escolhas de cores e os aspectos que mais gostaram de desenhar e montar. Estimule o aplauso após cada apresentação, reforçando o respeito e reconhecimento do esforço do colega.

    Momento 3: Sessão de Feedback e Apreciação (Estimativa: 10 minutos)
    Promova uma discussão guiada em que os alunos possam dar feedback positivo aos colegas, elogiando aspectos específicos dos personagens e cenários, como o uso das cores ou criatividade. Revise com os alunos como fazer comentários construtivos e respeitosos. Permita que os alunos façam perguntas sobre as criações uns dos outros e incentive um ambiente de apoio. Avalie a capacidade dos alunos de articular opiniões e dar feedback. Permita que eles falem sobre suas próprias obras e sobre as dos amigos usando linguagem clara.

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no processo de aprendizagem e desenvolvimento das competências dos alunos ao longo da atividade. Serão utilizados diários de bordo, onde os alunos registram suas impressões e o progresso, permitindo ao professor avaliar a evolução do engajamento e compreensão dos temas abordados. Observações do comportamento colaborativo durante as atividades práticas também serão consideradas, identificando como os alunos aplicam as habilidades socioemocionais no contexto de grupo. O feedback contínuo será oferecido aos alunos incentivando a autocrítica e a identificação de conquistas e áreas para desenvolvimento.

  • Registro em diários de bordo sobre o progresso e impressões dos alunos.
  • Observação do comportamento colaborativo e aplicação de habilidades sociais.
  • Feedback contínuo e individualizado sobre o desenvolvimento artístico e participação.

Materiais e ferramentas:

Para a implementação da atividade serão utilizados recursos baratos e acessíveis, como papel colorido, caixas de papelão, tesouras de ponta arredondada e cola não tóxica. Esses materiais são escolhidos pela sua segurança e adaptabilidade ao público alvo. Não haverá uso de tecnologias digitais, mantendo o foco na vivência prática e manual. Como recurso adicional, o professor pode organizar uma exposição dos trabalhos finais na sala de aula, criando um ambiente estimulante e de valorização das produções dos alunos, o que favorece o entusiasmo e participação ativa de todos.

  • Papel colorido e reciclável
  • Caixas de papelão
  • Tesouras de ponta arredondada
  • Cola segura para crianças
  • Lápis de cor e canetinhas coloridas

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos a sobrecarga dos professores e a importância de implementar estratégias de inclusão sem sobrecarregar nem gastar excessivamente. Para essa atividade, propomos ajustes pequenos, mas eficazes, para tornar o ambiente mais inclusivo. Incentivar um ambiente colaborativo onde todos possam participar ativamente é um ponto de partida. Aprender respeitando diferentes pontos de vista e estilos traz diversidade à atividade. A sala pode ser organizada de forma a promover fácil movimentação e trabalho em grupos, reforçando a inclusão e participação de todos os alunos. É essencial constantemente revisar e adaptar estratégias de ensino, garantindo que todos participem efetivamente e tenham suas necessidades atendidas.

  • Organização flexível do espaço para mobilidade dos alunos entre grupos.
  • Atividades adaptáveis ao ritmo de cada aluno, respeitando suas individualidades.
  • Encorajamento ao respeito e interação entre todos, promovendo um ambiente equitativo.
  • Diálogo contínuo com as famílias para ajustar práticas de ensino conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo