Cartões de Natal Coloridos: Arte e Magia com Cores

Desenvolvida por: Simone… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes visuais

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental irão explorar a magia das cores enquanto criam cartões de Natal personalizados. A atividade é dividida em duas aulas: na primeira, os alunos aprenderão sobre a teoria das cores, especialmente a mistura de cores primárias para formar cores secundárias. Eles serão incentivados a planejar o design de seus cartões, explorando elementos de arte visual como ponto, linha e forma. A segunda aula será dedicada à aplicação prática desses conceitos. Usando técnicas de pintura, os alunos criarão seus cartões, aplicando suas ideias e experimentações com cor. No final, os cartões serão trocados entre os alunos, promovendo a apreciação pela diversidade das criações artísticas de cada um, estimulando a expressão individual e o respeito pelas diferentes interpretações artísticas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos a compreensão prática da teoria das cores e dos elementos das artes visuais. Enquanto criam e elaboram seus cartões de Natal, os alunos desenvolvem a habilidade de planejamento visual, aprendendo a importância do processo de design. A atividade também promove habilidades sociais essenciais, como o respeito às criações alheias e a capacidade de trabalhar em equipe, ao realizar trocas de cartões. Ao final das aulas, espera-se que cada aluno seja capaz de experimentar e reconhecer distintas nuances de cores e como elas interagem entre si, além de aplicar princípios básicos de arte em suas criações.

  • Compreender a teoria das cores e a mistura de cores para criar novas tonalidades.
  • Explorar os elementos da arte visual, como ponto, linha e forma.
  • Desenvolver habilidades de planejamento visual e design criativo.
  • Fomentar habilidades sociais por meio de troca e apreciação de cartões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abarca a teoria das cores, incluindo a identificação de cores primárias, secundárias e suas misturas. Alunos explorarão conceitos de artes visuais, como ponto, linha e forma, elementos fundamentais para a criação artística. A atividade também introduz técnicas básicas de pintura e planejamento visual, capacitando os alunos a elaborarem seus próprios projetos artísticos. No decorrer da atividade, haverá um enfoque especial em fomentar a criatividade e o pensamento crítico, à medida que os alunos decidem como aplicar os conceitos aprendidos em suas criações pessoais.

  • Teoria das cores: cores primárias e secundárias.
  • Elementos de arte visual: ponto, linha e forma.
  • Técnicas básicas de pintura.
  • Planejamento visual e criatividade.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade busca integrar aprendizado teórico e prático de forma coesa. Iniciando com a explanação sobre a teoria das cores, os alunos são incentivados a engajarem-se ativamente, realizando experimentações e aplicando o conhecimento de maneira prática. A troca de cartões ao final visa não apenas a apreciação artística, mas também o estímulo às habilidades sociais e críticas. Apesar da ausência de metodologias ativas específicas, a prática estimula a autonomia e o protagonismo dos alunos, conferindo-lhes a liberdade de decisão sobre suas criações e incentivando a criatividade individual.

  • Integração de teoria e prática.
  • Experimentação e aplicação prática.
  • Autonomia e protagonismo estudantil.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em duas aulas de 60 minutos cada, organizadas para promover um equilíbrio entre o aprendizado teórico e a aplicação prática. Na primeira aula, o foco está na introdução à teoria das cores e planejamento dos cartões de Natal, com atenção detalhada aos conceitos de ponto, linha e forma. Na segunda aula, os alunos aplicam técnicas de pintura, finalizando suas criações artísticas e efetuando a troca de cartões entre eles. Essa estrutura é projetada para fornecer aos alunos um tempo adequado para internalizar o conhecimento e aplicá-lo de forma criativa.

  • Aula 1: Introdução à teoria das cores e planejamento dos cartões.
  • Momento 1: Introdução à Teoria das Cores (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando o conceito de cores primárias (vermelho, azul e amarelo) e como, ao serem misturadas, formam cores secundárias (laranja, verde e roxo). Utilize exemplos visuais usando cartões coloridos para facilitar o entendimento. É importante que você destaque como essa teoria será aplicada na criação dos cartões de Natal. Valide a compreensão dos alunos fazendo perguntas orais rápidas, como 'Que cor você acha que resulta da mistura de azul com amarelo?'.

    Momento 2: Exploração dos Elementos de Arte Visual (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente os elementos de arte visual que serão utilizados: ponto, linha e forma. Permita que os alunos façam rascunhos de elementos em suas folhas de papel, experimentando diferentes traços e formas. Observe se todos estão participando e incentive a exploração livre nesses desenhos iniciais. A cada etapa, convide alguns alunos a mostrar seus desenhos e a explicar o que perceberam ou gostaram em seus próprios trabalhos ou dos colegas.

    Momento 3: Planejamento do Design dos Cartões (Estimativa: 20 minutos)
    Solicite que os alunos, utilizando lápis e papel, criem rascunhos de seus cartões de Natal. Oriente-os a pensar sobre as cores que usarão, os elementos de arte que pretendem incorporar e algum tema específico que desejem transmitir. Proporcione feedbacks individuais durante o planejamento, destacando ideias criativas e sugerindo melhorias. Avalie o entendimento deles observando a correlação entre a teoria ensinada e o planejamento feito.

    Momento 4: Discussão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em círculo e permita um espaço para discussão sobre o que foi aprendido. Questione-os sobre as descobertas mais fascinantes que tiveram durante a aula ou desafios que encontraram. Faça um resumo dos principais conceitos, garantindo que todos tenham absorvido a informação essencial para a próxima aula. Encoraje os alunos a fazerem anotações sobre o que aprenderam e a compartilhar algumas ideias coletivamente.

  • Aula 2: Aplicação de técnicas de pintura e troca de cartões.
  • Momento 1: Revisão e Preparação do Material (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente os conceitos de cores primárias e secundárias, e os elementos de arte visual apresentados na aula anterior. Pergunte aos alunos o que eles lembram e permita que compartilhem suas descobertas. Organize os materiais de pintura, como tintas, pincéis, cartolina e paletas para a mistura de cores. Assegure-se de que todos os alunos tenham acesso aos materiais necessários para começar a atividade. Oriente os alunos a usarem aventais ou roupas que possam sujar.

    Momento 2: Demonstração de Técnicas de Pintura (Estimativa: 15 minutos)
    Mostre aos alunos algumas técnicas básicas de pintura, como a aplicação uniforme da tinta, técnicas de mistura e como criar efeitos interessantes com as cores. Faça demonstrações, explicando cada etapa, e permita que os alunos façam perguntas. Encoraje-os a experimentar e não ter medo de errar, pois este é um momento de aprendizagem e descoberta.

    Momento 3: Confecção dos Cartões (Estimativa: 25 minutos)
    Instrua os alunos a começarem a criar seus cartões de Natal usando as técnicas de pintura demonstradas. Dê feedbacks individuais enquanto circula pela sala, incentivando o uso criativo das cores e a aplicação dos elementos de arte visual discutidos. Observe se os alunos estão confortáveis e aproveitando o processo criativo. Reforce a importância da expressão pessoal e criativa em suas obras.

    Momento 4: Troca e Apreciação dos Cartões (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma troca de cartões entre os alunos e crie um espaço de apreciação. Instrua os alunos a falarem brevemente sobre suas criações e a explicarem suas escolhas artísticas, destacando as cores e técnicas que utilizaram. Encoraje comentários positivos e sugestões construtivas, promovendo um ambiente de respeito e apreciação pelas diversas criações. Finalize a aula consolidando os aprendizados sobre cores, técnicas de pintura e apreciação artística.

Avaliação

A avaliação da atividade será diversificada para atender as diferentes formas de expressão dos alunos. O principal objetivo é verificar o entendimento da teoria das cores e a aplicação dos elementos artísticos no design dos cartões. Entre os critérios de avaliação, destacam-se a criatividade, o uso adequado das cores e a aplicação de conceitos de arte visual. Um exemplo prático na avaliação pode ser a necessidade de cada aluno apresentar seu cartão à turma, explicando a escolha das cores e o design usado. Além disso, o feedback formativo será privilegiado, de modo a permitir que os alunos recebam críticas construtivas sobre suas criações, visando o aprimoramento contínuo. Todo feedback será dado com atenção ao desenvolvimento das habilidades sociais, como respeito e apreciação pelo trabalho criativo dos outros.

  • Objetivo: Avaliar a compreensão e aplicação da teoria das cores e elementos artísticos.
  • Critérios de Avaliação: Criatividade, uso de cores e aplicação de conceitos visuais.
  • Exemplo Prático: Apresentação do cartão, com explicação das escolhas artísticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos didáticos para esta atividade estão focados no uso de materiais tradicionais de arte, garantindo que todos os alunos tenham acesso igualitário aos meios necessários para suas criações. Essa escolha se alinha com o objetivo de permitir uma experiência prática e tátil, sem a interferência de ferramentas digitais. Materiais como tintas, pincéis, cartolina e paletas serão disponibilizados, incentivando o uso sustentável e a consciência ambiental na seleção e utilização dos mesmos. A ênfase recai sobre a exploração livre de técnicas artísticas, garantindo a autonomia dos alunos em suas escolhas e criações.

  • Tintas e pincéis.
  • Cartolina e papéis diversos.
  • Paletas para mistura de cores.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que os professores enfrentam muitos desafios diários e a inclusão é uma prioridade, mas não deve ser onerosa. Asseguraremos que todos os alunos se sintam acolhidos e valorizados através de estratégias simples e eficazes. Durante as atividades, adaptaremos as orientações de maneira mais clara para garantir a compreensão de todos. A organização do ambiente pode incluir mesas dispostas de forma que facilitem a comunicação e a interação entre os alunos, promovendo um espaço inclusivo e harmonioso. Sem a necessidade de recursos digitais, a atenção estará voltada para a presença e participação de cada aluno, ajustando as abordagens conforme necessário para garantir que ninguém seja deixado para trás. Continuamente monitore o engajamento dos alunos e ajuste as estratégias para manter a inclusão e o progresso de todos.

  • Adaptação de instruções para melhor compreensão.
  • Organização do espaço para facilitar a comunicação.
  • Monitoramento contínuo do engajamento dos alunos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo