Formas e Movimentos: Criando Esculturas

Desenvolvida por: Maiara… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Criatividade

Esta atividade tem como objetivo estimular a criatividade dos alunos do 3º ano ao criar esculturas em argila, explorando formas e movimentos. Os alunos serão incentivados a esculpir figuras que simbolizem ações ou movimentos, permitindo que simbolizem ideias em arte e desenvolvendo sua capacidade de percepção e imaginação. Após a criação, os alunos participarão de uma roda de debate para apresentar suas obras e discutir suas escolhas de forma e movimento. A atividade será encerrada com uma exposição guiada pelo professor, demonstrando como artistas diversos utilizam formas para expressar movimento, conectando a prática atual às habilidades previstas na BNCC relacionadas às artes visuais.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é desenvolver nos alunos a habilidade de simbolizar ideias abstratas por meio da arte, promovendo a criatividade e a expressão pessoal. Ela não apenas incentiva a capacidade dos estudantes de trabalhar com argila, mas também os convida a refletir sobre o que cada forma pode representar. Desenvolvendo habilidades como percepção e imaginação, a atividade também prepara os alunos para reconhecer e apreciar estilos e formas artísticas recorrentes em diversas culturas. A participação na roda de debate ajuda a desenvolver habilidades de comunicação, diálogo e respeito à diversidade de ideias, essenciais para o desenvolvimento socioemocional.

  • Simbolizar ideias em forma de arte.
  • Desenvolver a capacidade de observação e percepção.
  • Promover a expressão pessoal e a criatividade.
  • Estimular o respeito e tolerância através da roda de debate.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR01: Identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético.
  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR03: Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade envolve a exploração dos conceitos de forma e movimento dentro das artes visuais. Os alunos aprenderão a trabalhar com materiais plásticos como argila, desenvolvendo habilidades técnicas no manuseio e modelagem. Além disso, serão introduzidos aos princípios básicos que regem o movimento nas obras de arte, como equilíbrio, harmonia e fluidez. A atividade também incorpora elementos socioemocionais, incentivando a troca de ideias e o respeito mútuo durante a roda de conversa. Ao conectar teoria e prática, os estudantes conseguem compreender como artistas utilizam formas para transmitir ideias e emoções, enriquecendo seu repertório cultural e artístico.

  • Exploração de forma e movimento.
  • Uso de materiais plásticos como argila.
  • Princípios de equilíbrio e harmonia na arte.
  • Desenvolvimento de capacidade de expressão e respeito mútuo.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade se baseia nas metodologias ativas que promovem o aprendizado através da prática ('mão-na-massa'), seguido por uma roda de debate para reflexão e partilha de ideias. Durante a prática, os alunos serão incentivados a experimentar e expressar suas emoções através do manuseio de argila, enquanto a roda de conversa proporcionará um espaço seguro para que compartilhem suas criações e recebam feedback dos colegas. Complementando essas experiências, a aula expositiva fornecerá a base teórica necessária para aprimorar a compreensão dos alunos sobre como artistas utilizam formas e movimentos para transmitir significados em suas obras.

  • Atividade prática com argila.
  • Roda de debate para partilha de ideias.
  • Aula expositiva sobre formas e movimentos artísticos.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está estruturada para ser realizada em uma única aula de 60 minutos. Durante esse tempo, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas esculturas, participar de uma roda de debate e assistir uma exposição guiada pelo professor. O cronograma é projetado para garantir que cada aluno tenha tempo suficiente para explorar o processo criativo de maneira completa, ao mesmo tempo em que possibilita momentos de reflexão e discussão que enriquecem o aprendizado. Essa estrutura temporal permite uma experiência de aprendizagem integrada e contextualizada, favorecendo o engajamento e a compreensão profunda dos conceitos.

  • Aula 1: Criação de esculturas em argila, seguida de roda de debate e exposição guiada.
  • Momento 1: Introdução e Exploração das Esculturas (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema 'Formas e Movimentos: Criando Esculturas'. Explique brevemente aos alunos o que são esculturas e como artistas usam formas para expressar movimentos. Apresente algumas imagens de esculturas como referência. É importante que você demonstre entusiasmo e encoraje a curiosidade dos estudantes. Observe se os alunos conseguem identificar formas e movimentos nas imagens.

    Momento 2: Atividade Mão-na-massa - Criação de Esculturas (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua a argila para os alunos e peça que utilizem sua criatividade e imaginação para esculpir figuras que simbolizem movimentos ou ações. Permita que trabalhem individualmente, mas incentive a troca de ideias entre os colegas durante o processo. Circule pela sala, observando o progresso dos alunos e fornecendo dicas para melhorar suas técnicas de modelagem, quando necessário. Fazendo uso de perguntas abertas, ajudando-os a refletir sobre suas escolhas de forma e movimento.

    Momento 3: Roda de Debate sobre as Criações (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um círculo e peça para que compartilhem seus trabalhos, explicando o que representam. Estimule a participação, fazendo perguntas como 'O que inspirou você?' ou 'Como escolheu representar essa ação?'. Esteja atento para garantir que todos tenham oportunidade de se expressar, e incentive o respeito e a valorização das obras uns dos outros. Avalie a capacidade de comunicação e a habilidade de articular pensamentos sobre suas criações.

    Momento 4: Exposição Guiada e Conexão com Artes Visuais (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize com uma exposição guiada, conectando as produções dos alunos com as obras dos artistas mostradas no início da aula. Demonstre como os princípios de equilíbrio e harmonia foram utilizados nas esculturas dos alunos. Destaque a importância das artes visuais na expressão de ideias e movimentos. Use esse momento para reforçar os conceitos abordados e fazer um fechamento positivo da aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os estudantes, inclusive aqueles que possam apresentar alguma dificuldade específica, crie um ambiente acolhedor e adaptável. Use uma linguagem clara e acessível ao explicar as atividades. Caso algum aluno tenha necessidades especiais que exijam adaptações físicas, reorganize o espaço e disponibilize materiais adaptáveis, se possível. Considere diferentes formas de expressão para que todos possam participar efetivamente na roda de debate e exposição em um ritmo que lhes seja confortável. Reforce a importância de respeitar e valorizar as contribuições diversas dos colegas, promovendo um ambiente de apoio e colaboração.

Avaliação

Para a avaliação desta atividade, serão utilizadas abordagens formativas e somativas que permitam uma reflexão crítica e construtiva sobre o próprio trabalho e o dos colegas. Uma das técnicas será a autoavaliação, onde os alunos refletirão sobre o processo criativo e as escolhas feitas. O feedback dos colegas também será encorajado durante a roda de debate, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo e respeitoso. Além disso, a avaliação do professor incluirá observações sobre a expressão criativa e a participação durante a discussão, considerando aspectos como esforço, inovação e habilidade técnica demonstrada. O uso de diferentes métodos de avaliação garante uma visão ampla do desenvolvimento do aluno, respeitando ritmos e estilos individuais.

  • Autoavaliação dos alunos.
  • Feedback dos colegas na roda de debate.
  • Observações do professor sobre a expressão criativa e envolvimento.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem materiais como argila, espaço para modelagem, e exemplos de esculturas ou imagens de obras que utilizam movimento como principal tema. O uso de argila promove um aprendizado kinestésico, permitindo que os alunos se conectem fisicamente com o processo de criação artística. Espaços adequados para exposição e roda de debate garantem que os alunos tenham um ambiente propício para apresentar suas esculturas e discutir suas impressões. Além disso, imagens de referência servem como inspiração e contextualização histórica e cultural do uso do movimento em esculturas, enriquecendo o aprendizado e inspirando a criatividade dos alunos.

  • Argila para modelagem.
  • Espaço físico para prática e exposição.
  • Imagens de referência de esculturas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o compromisso dos professores em criar ambientes inclusivos e respeitosos. Para esta atividade, ainda que a turma não apresente necessidades específicas, algumas estratégias podem ser adotadas para garantir que todos os alunos participem de maneira equitativa. É importante proporcionar suporte durante o manuseio da argila, permitindo que cada aluno explore o material no seu próprio ritmo. Diversificar a apresentação das obras de arte com uma variedade de exemplos culturais pode fomentar a empatia e o reconhecimento da diversidade. A comunicação clara e o monitoramento do engajamento dos alunos são essenciais, assegurando que todos se sintam confortáveis e incluídos durante as atividades.

  • Suporte durante a prática de modelagem para diferentes ritmos de aprendizado.
  • Apresentação de obras de arte de diversas culturas.
  • Comunicação clara e monitoramento do engajamento dos alunos.

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