Construindo a Capital do Futuro

Desenvolvida por: Isabel… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes visuais

A atividade 'Construindo a Capital do Futuro' é projetada para desafiar a criatividade dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, ao mesmo tempo que promove habilidades sociais e cognitivas alinhadas às diretrizes educacionais. Nesta atividade, os alunos serão incentivados a projetar uma versão futurista de Brasília, utilizando materiais recicláveis como papelão e garrafas plásticas. A proposta inclui o desenvolvimento de maquetes que não apenas reflictam ideias criativas, mas também conscientizem sobre sustentabilidade e urbanismo. Além disso, o projeto abre espaço para discussões sobre a função e a estética dos espaços urbanos, abordando o impacto ambiental das construções. Através dessa experiência prática, os alunos terão a oportunidade de trabalhar em conjunto, desenvolvendo habilidades de negociação e liderança, enquanto expressam suas percepções artísticas e aprendem sobre a importância de construir de modo sustentável.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal da atividade 'Construindo a Capital do Futuro' é estimular a criatividade dos alunos ao mesmo tempo que promove a consciência ambiental e o pensamento crítico sobre urbanismo sustentável. Os alunos irão explorar conceitos de design e sustentabilidade, aprendendo sobre a importância de utilizar materiais recicláveis para reduzir o impacto ambiental das suas criações. No desenvolvimento das maquetes, eles são incentivados a considerar tanto a funcionalidade quanto a estética dos espaços urbanos que idealizam. Esse processo não só aprofunda sua compreensão sobre a relação entre arte e ambiente, mas também promove habilidades de trabalho em grupo, liderança e resolução colaborativa de problemas. À medida que debatem e expõem suas ideias, os alunos também desenvolvem suas competências de comunicação e diálogo, essenciais para a troca de ideias e feedbacks construtivos entre pares.

  • Estimular a criatividade e consciência ambiental dos alunos.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em grupo e liderança.
  • Aprofundar a compreensão sobre urbanismo sustentável e uso de materiais recicláveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR02: Explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.).
  • EF15AR04: Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais.
  • EF15AR06: Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Construindo a Capital do Futuro' compreende elementos fundamentais das artes visuais, com ênfase em design e sustentabilidade. Cada aluno será exposto a conceitos como ponto, linha, forma, cor e espaço, enquanto utiliza esses elementos para configurar suas criações artísticas de maneira inovadora e consciente. A exploração das formas de expressão artística não convencionais como a escultura e a modelagem com materiais recicláveis possibilita o desenvolvimento de uma consciência crítica sobre a importância do reaproveitamento e da redução de resíduos no cotidiano. As discussões sobre o conceito de urbanismo e suas múltiplas formas de aplicação no ambiente educacional visam integrar os alunos ao contexto prático das suas regiões, permitindo assim a conexão pragmática dos conteúdos abordados às suas realidades diárias.

  • Elementos das artes visuais: ponto, linha, forma, cor, espaço.
  • Design sustentável e uso de materiais recicláveis.
  • Conceitos de urbanismo e funcionalidade dos espaços urbanos.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Construindo a Capital do Futuro' combina um modelo de ensino voltado para projetos com a facilitação guiada pelo professor, promovendo assim um ambiente de aprendizado colaborativo e dinâmico. Os alunos são incentivados a participar ativamente no processo de construção do conhecimento, experimentando, errando e aprendendo com as falhas com o apoio constante do educador. O uso prático de materiais recicláveis não só estimula a criatividade mas também associa o aprendizado ao contexto real de sustentabilidade. Debates e discussões são encorajados para que os estudantes possam compartilhar suas perspectivas, exercitando diálogo, argumentação e a valorização do ponto de vista alheio. Tais práticas fomentam um aprendizagem baseada em problemas reais, que prepara os alunos para aplicar o conhecimento em situações do dia a dia.

  • Ensino baseado em projetos.
  • Uso de materiais recicláveis e sustentáveis para o aprendizado prático.
  • Debates e discussões em sala para fortalecimento das competências comunicativas.

Aulas e Sequências Didáticas

Para a realização da atividade 'Construindo a Capital do Futuro', uma única aula de 60 minutos será suficiente para introduzir de forma abrangente os conceitos e iniciar o projeto de maquetes com os alunos. A estrutura do tempo permite que os alunos recebam instruções iniciais, discorram sobre os conceitos de design e urbanismo sustentável, e comecem a elaboração das suas criações. Durante a aula, eles terão a oportunidade de colaborar em grupos, discutir suas ideias, e começar a colocar em prática o conhecimento adquirido, o que representa um tempo bem aproveitado e garante uma experiência significativa de aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de design e sustentabilidade; início do projeto de maquetes.
  • Momento 1: Introdução aos Conceitos de Design e Sustentabilidade (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o objetivo da atividade 'Construindo a Capital do Futuro'. Explique o que são design e sustentabilidade e como eles se relacionam na criação de cidades modernas. Utilize vídeos ou imagens de prédios futuristas para inspirar os alunos. É importante que o professor faça perguntas abertas para engajar a turma e estimular o pensamento crítico. Observe se os alunos estão envolvidos e participando das discussões.

    Momento 2: Apresentação dos Materiais Recicláveis e Planejamento (Estimativa: 15 minutos)
    Mostre aos alunos os materiais recicláveis que serão utilizados na construção das maquetes, explicando sua importância para o meio ambiente. Proponha um brainstorming coletivo onde os alunos possam sugerir ideias para a construção da maquete. Permita que eles discutam entre si, incentivando a colaboração e o respeito pelas ideias dos colegas. Anote as ideias principais no quadro para que todos possam ver.

    Momento 3: Formação de Grupos e Definição de Papéis (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos, assegurando que todos os alunos têm a oportunidade de contribuir. Defina papéis dentro dos grupos, como líder, anotador e responsável pelos materiais. É importante que cada aluno saiba sua responsabilidade e como pode ajudar o grupo. Ofereça apoio aos grupos na definição dos papéis e incentive a negociação e o consenso.

    Momento 4: Início do Projeto de Maquetes (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a começarem a construção das maquetes utilizando os materiais recicláveis. Circule pela sala oferecendo suporte e encorajamento. Observe se os alunos estão utilizando os conceitos de design e sustentabilidade e intervenha, se necessário, para reforçar essas ideias. Reforce a importância do trabalho em equipe e da comunicação clara entre os membros do grupo. Ao final, peça aos alunos que compartilhem progressos e desafios encontrados.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Construindo a Capital do Futuro' será diversificada, buscando abranger diferentes aspectos do desempenho dos alunos. O principal objetivo é avaliar a capacidade criativa dos alunos, seu entendimento sobre design sustentável e a eficácia ao trabalhar em equipe. Diferentes critérios serão utilizados, como a originalidade das ideias, o uso eficaz de materiais recicláveis e a capacidade de comunicação ao apresentar os projetos. A metodologia de avaliação formativa será implementada ao longo do processo, com intervenções construtivas durante as atividades para apoiar contínuos aprimoramentos. Uma apresentação final das maquetes permitirá a demonstração prática dos conhecimentos adquiridos, com a possibilidade de avaliação entre os pares, promovendo o feedback colaborativo e o aprendizado cooperativo. Além disso, feedbacks construtivos e individualizados serão oferecidos, para apoiar os alunos em seu desenvolvimento pessoal e acadêmico.

  • Avaliação formativa contínua durante o processo criativo.
  • Presentação final das maquetes para avaliação prática dos conhecimentos.
  • Feedbacks construtivos e avaliação entre pares.

Materiais e ferramentas:

Será feita a utilização de uma variedade de materiais e recursos na atividade 'Construindo a Capital do Futuro', visando incentivar a exploração prática e sustentável dos alunos. Materiais recicláveis como papelão, garrafas plásticas, tintas atóxicas e cola serão essenciais para a confecção das maquetes, associando a prática ao discurso ambiental. Além disso, a sala de aula poderá ser organizada de forma a facilitar a movimentação dos alunos e o trabalho em grupos colaborativos. Para apoiar no entendimento do tema, recursos visuais como vídeos curtos e imagens de prédios futuristas em Brasília podem ser integrados para enriquecer o processo de aprendizado e servir como inspiração.

  • Materiais recicláveis (papelão, garrafas plásticas).
  • Tinta e cola atóxica.
  • Vídeos e imagens inspiradoras de prédios futuristas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo a ampla carga de responsabilidades dos professores, é importante proporcionar ambientes que atendam as necessidades diversas dos alunos, sem onerar ainda mais o educador. Embora a turma não possua especificidades quanto a condições ou deficiências, recomenda-se sempre adotar práticas que garantam inclusão, acessibilidade e equidade para todos. Estimular a participação ativa, com dinâmicas que engajem alunos de diferentes perfis, assegura a troca de conhecimentos e o desenvolvimento coletivo. Adicionalmente, considerar o uso de tecnologia para enriquecer e diversificar as possibilidades de apresentação e realização dos projetos permite corrigir desigualdades na experiência educacional, garantindo assim um ambiente positivo e democrático que respeite as particularidades e privilegie a diversidade.

  • Estratégias que garantam dinâmica participativa entre todos os alunos.
  • Utilização de tecnologias para diversidade na apresentação dos projetos.

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