Crie, Movimente e Dance!

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes visuais e Dança

A atividade Crie, Movimente e Dance! propõe uma experiência prática e criativa em que os alunos do 6º ano desenvolverão performances baseadas em temas escolhidos por eles, utilizando uma variedade de ritmos e estilos de dança. O propósito da atividade é incentivar a expressão artística individual e coletiva, aprimorando habilidades de cooperação e apresentação. Ao explorar coreografias e composições, os alunos fortalecerão sua expressão corporal, ao mesmo tempo em que utilizam mídias digitais para registrar e compartilhar suas criações. A atividade é uma oportunidade para os alunos ampliarem seu repertório artístico, analisando performances de diferentes épocas e culturas, e compreendendo a arte como um meio de comunicação e expressão cultural. Ao final do projeto, os alunos serão capazes de apreciar a diversidade artística e reconhecer a dança como uma prática inclusiva e significativa em diferentes contextos sociais.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula tem como objetivos de aprendizagem desenvolver nos alunos habilidades significativas no campo das artes, permitindo que eles experimentem e criem de forma colaborativa. Os alunos serão incentivados a explorar as diferentes formas de expressão artística, compreendendo a importância dessas expressões na cultura e na sociedade. A atividade visa estimular a criatividade e a capacidade de trabalhar em grupo, ressaltando a importância da cooperação e do respeito mútuo. Além disso, a utilização de tecnologias digitais possibilita aos alunos uma experiência rica e contextualizada, onde podem documentar e avaliar suas performances, ao mesmo tempo em que refletem sobre suas aprendizagens.

  • Explorar diferentes estilos e ritmos de dança, desenvolvendo a expressão corporal.
  • Utilizar mídias digitais para registrar e avaliar processos criativos.
  • Promover o trabalho colaborativo entre os alunos, valorizando a diversidade de ideias e expressões.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR05: Experimentar e analisar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia, performance etc.).
  • EF69AR06: Desenvolver processos de criação em artes visuais, com base em temas ou interesses artísticos, de modo individual, coletivo e colaborativo, fazendo uso de materiais, instrumentos e recursos convencionais, alternativos e digitais.
  • EF69AR09: Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros e estrangeiros de diferentes épocas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade Crie, Movimente e Dance! está embasado na prática e na análise de diferentes estilos e ritmos de dança, proporcionando um mergulho enriquecedor na diversidade cultural. Os alunos irão explorar a história da dança, suas variações ao longo do tempo e em diferentes culturas, bem como os conceitos de expressão corporal e linguagem artística. A atividade incluirá a utilização de ferramentas de mídias digitais para o registro das criações dos alunos, favorecendo a análise crítica e construtiva das próprias performances e da de seus colegas. A abordagem sistêmica e integradora do plano busca desenvolver nos estudantes uma compreensão ampla e contextualizada da dança como uma forma de arte multidimensional.

  • História dos estilos de dança e sua evolução.
  • Expressão corporal como linguagem artística.
  • Utilização de mídias digitais no registro e análise de performances.

Metodologia

A metodologia adotada contempla práticas colaborativas e de aprendizagem ativa, focando no engajamento dos alunos por meio de atividades práticas e digitais. A exploração de diferentes estilos de dança permitirá a cada aluno expressar sua individualidade, ao mesmo tempo em que participa de um processo coletivo, promovendo a construção do conhecimento de forma coletiva e crítica. Ao integrar tecnologias digitais no registro e análise das performances, os alunos serão estimulados a desenvolver habilidades técnicas e criativas, refletindo criticamente sobre suas experiências artísticas. Esta abordagem metodológica promove o protagonismo dos estudantes e fortalece a aprendizagem significativa.

  • Práticas colaborativas e exploratórias de estilos de dança.
  • Registro e análise de performances através de tecnologias digitais.
  • Reflexão crítica e coletiva sobre processos criativos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade Crie, Movimente e Dance! é distribuído ao longo de cinco aulas de 50 minutos cada uma, possibilitando um desenvolvimento progressivo e estruturado das competências propostas. A primeira aula será introdutória, abordando o conceito e a história dos diferentes estilos de dança. Nas aulas subsequentes, os alunos serão incentivados a formar grupos e iniciar suas criações, utilizando diferentes ritmos e estilos. As últimas duas aulas serão dedicadas à apresentação e registro das performances, bem como à reflexão coletiva sobre os processos criativos. O cronograma foi desenhado para permitir uma progressão natural e orgânica da atividade, favorecendo o aprofundamento e a contextualização dos aprendizados ao longo das aulas.

  • Aula 1: Introdução aos estilos de dança e expressão corporal.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância da dança na cultura e sua diversidade de estilos. Explique o objetivo da atividade Crie, Movimente e Dance!\

  • Aula 2: Início da criação em grupos com variedade de ritmos.
  • Momento 1: Formação dos Grupos e Escolha dos Ritmos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos formem grupos de 4 a 5 integrantes. Oriente os grupos a discutirem e escolherem um ritmo de dança a ser explorado, considerando a diversidade disponível entre opções como salsa, hip hop, balé, ou outros estilos que sejam do interesse dos alunos. É importante que cada grupo escolha algo que todos possam participar ativamente. Circule pela sala, garantindo que todos os alunos se envolvam na decisão grupal.

    Momento 2: Exploração do Ritmo Escolhido (Estimativa: 15 minutos)
    Uma vez que os grupos tenham escolhido seus ritmos, permita que utilizem seus dispositivos móveis ou outros recursos digitais para buscar referências visuais e auditivas sobre o estilo de dança selecionado. Eles podem assistir a vídeos, pesquisar informações online ou consultar materiais que você tenha fornecido. Enfatize a importância de observar movimentos, ritmo e energia característicos do estilo. Esteja disponível para orientações e esclareça quaisquer dúvidas que surjam.

    Momento 3: Primeiro Rascunho da Coreografia (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua cada grupo a começar a esboçar uma sequência de movimentos que represente o ritmo escolhido. Explique que este é um primeiro rascunho, sem necessidade de ser perfeito. Permita que explorem suas ideias, promovendo que cada membro do grupo sugira movimentos que possam ser incorporados à coreografia. Observe se todos os integrantes estão participando ativamente e intervene, se necessário, para facilitar a inclusão das ideias de todos. Faça observações positivas e sugestivas para incentivar a criatividade dos alunos.

    Momento 4: Partilha e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Convoque os grupos para uma breve apresentação de suas criações preliminares. Cada grupo demonstra um segmento de sua coreografia para os demais. Peça que os alunos forneçam feedback de forma respeitosa e construtiva sobre o que foi visto, destacando aspectos positivos e sugestões de melhorias. Explique que este momento de partilha é essencial para que todos ampliem seu repertório e percepções sobre diferentes formas de expressão artística. O professor deve garantir que todos os alunos tenham a oportunidade tanto de apresentar quanto de comentar.

  • Aula 3: Desenvolvimento das coreografias e uso de mídias digitais.
  • Momento 1: Aquecimento Criativo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com um breve aquecimento físico para preparar os alunos para a prática de dança. Proponha atividades lúdicas como jogos de imitações de movimentos e sequência de passos básicos de diferentes estilos, fomentando a criatividade. É importante que todos participem e se sintam confortáveis.

    Momento 2: Refinamento das Coreografias (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os grupos a revisarem e refinarem suas coreografias criadas anteriormente. Incentive os alunos a analisarem criticamente seus movimentos, ajustando o que for necessário para melhorar a fluência e o impacto visual da performance. Permita que os alunos discutam entre si e forneçam sugestões uns aos outros. O professor deve circular entre os grupos, oferecendo orientações e incentivando o envolvimento de todos os integrantes.

    Momento 3: Gravação das Coreografias (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a utilizarem mídias digitais para gravar suas performances. Instrua sobre a melhor forma de captar o movimento, a importância do enquadramento e como revisar o material gravado. É importante que todos os membros do grupo participem tanto na execução quanto na gravação e revisão. Este momento não apenas reforça a expressão corporal, mas também habilidades tecnológicas para análise de suas performances.

    Momento 4: Comentários Coletivos e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna todos os alunos para compartilharem as gravações. Estimule comentários construtivos, destacando o que mais gostaram em cada apresentação e sugerindo melhorias. É essencial criar um ambiente de respeito e apoio, onde todos se sintam à vontade para expressar suas opiniões e aprender com as dos outros.

  • Aula 4: Apresentação das performances e registro das criações.
  • Momento 1: Preparação para Apresentação (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os alunos a se organizarem em seus grupos para uma última revisão de suas coreografias. É importante que cada grupo faça uma breve prática antes da apresentação final. Ajude a estabelecer um ambiente de respeito e foco, garantindo que todos tenham espaço adequado para se prepararem. Explique que este momento é para que eles possam ajustar detalhes finais e alinhar o grupo. Lembre-os das técnicas de expressão corporal e confiança no momento da apresentação.

    Momento 2: Apresentação das Performances (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos grupos que apresentem suas coreografias para a turma. Oriente que cada apresentação tenha um tempo estimado de 3 a 4 minutos. Garanta que todos os grupos se sintam seguros e apoiados durante a execução. Apoie o uso de mídias digitais caso queiram incluir algum tipo de trilha sonora ou iluminação criativa. Após cada apresentação, promova um breve aplauso e reconhecimento do esforço dos colegas. É essencial que você observe o engajamento e a participação de todos os membros dos grupos durante as apresentações.

    Momento 3: Registro das Criações (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a utilizarem seus dispositivos para gravar as apresentações, desde que tenham permissão para isso. Caso contrário, promova que eles escrevam uma breve descrição sobre seu processo criativo, incluindo sonhos e desafios enfrentados na criação. Explique a importância de documentar essa fase para o aprendizado contínuo e para referência futura. Permita que os alunos conversem sobre o que foi aprendido durante todo o processo de criação e registro.

    Momento 4: Avaliação e Reflexão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Após as apresentações, conduza uma reflexão coletiva sobre o que cada grupo aprendeu durante a atividade. Incentive um debate aberto e receptivo sobre o que fez sucesso, os desafios encontrados e como foram superados. Garanta que cada aluno tenha a oportunidade de expressar suas opiniões e reconhecer as conquistas dos colegas. Peça aos alunos que façam uma autoavaliação refletindo sobre sua participação e sobre o trabalho em grupo. Este momento é crucial para o desenvolvimento da crítica construtiva e para aumentar o repertório cultural dos alunos.

  • Aula 5: Reflexão coletiva e análise crítica dos processos criativos.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização da Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando os alunos sobre as etapas e atividades que realizaram no projeto Crie, Movimente e Dance!. Explique que o foco desta aula é a reflexão e a análise crítica do processo criativo. Permita que os alunos compartilhem rapidamente suas impressões gerais sobre a experiência e incentivem comentários sobre os aprendizados e desafios enfrentados ao longo das atividades.

    Momento 2: Análise Crítica Individual (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a se debruçarem sobre seus portfólios digitais ou registros escritos do processo criativo. Solicite que façam uma análise individual, anotando pontos como: o que mais gostaram no processo, quais foram os maiores desafios, e que competências ou habilidades sentiram que desenvolveram. Incentive que eles sejam honestos e reflexivos em suas avaliações pessoais.

    Momento 3: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Organize grupos menores e peça que compartilhem suas análises individuais uns com os outros. É importante que cada aluno tenha a oportunidade de falar e ser ouvido. Oriente-os a discutir as diferenças encontradas em suas experiências, entendendo diferentes pontos de vista e estratégias adotadas. Permita que comentem sobre como os feedbacks dados e recebidos ao longo do projeto impactaram suas criações.

    Momento 4: Reflexão Coletiva e Conclusão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna a turma novamente e conduza uma reflexão coletiva. Destaque os principais temas das discussões anteriores e pergunte aos alunos como eles percebem a importância da dança e da expressão artística em suas vidas e na sociedade. Incentive sugestões sobre como poderiam aplicar o que aprenderam em futuros projetos artísticos ou em outras esferas de suas vidas. Conclua lembrando-os de que a crítica é uma parte fundamental do crescimento artístico e pessoal. Agradeça a todos pelo empenho e participação no projeto.

Avaliação

A avaliação da atividade Crie, Movimente e Dance! será multifacetada para captar as diversas dimensões do aprendizado dos alunos. A avaliação formativa ocorrerá durante todo o processo, com o professor observando a participação e engajamento dos alunos nas atividades em grupo. Serão utilizados portfólios digitais onde os alunos registrarão seus avanços e reflexões. A avaliação somativa ocorrerá através da apresentação das performances finais, considerando critérios de criatividade, cooperação, expressão corporal e uso das tecnologias digitais. O feedback construtivo será fornecido individualmente, incentivando a reflexão e autocrítica. Para alunos que necessitem de atenção especial, adaptações nos critérios de avaliação serão feitas, garantindo a equidade e inclusão, com foco no progresso pessoal e social.

  • Avaliação formativa com observação de engajamento.
  • Uso de portfólios digitais para registro das reflexões.
  • Apresentação final das performances com critérios específicos.
  • Feedback individual e construtivo aos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais para a realização da atividade incluem uma diversidade de ferramentas que enriquecem a aprendizagem dos alunos. O uso de mídias digitais, como aplicativos de edição de vídeo, permitirá que os alunos registrem e editem suas performances, promovendo o desenvolvimento de competências tecnológicas. Além disso, materiais didáticos sobre a história da dança e diferentes estilos serão utilizados para subsidiar a compreensão teórica. O ambiente escolar será adaptado para garantir que os alunos tenham espaço e liberdade para desenvolver suas ideias e coreografias. Essa variedade de recursos visa proporcionar uma experiência de aprendizado rica, garantindo que todos os alunos sejam capazes de participar de forma plena e engajada.

  • Mídias digitais para registro e edição de performances.
  • Materiais teóricos sobre história e estilos de dança.
  • Espaço adequado para prática de danças e ensaios.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho do professor é intenso e desafiador, mas é essencial garantir que todos os alunos tenham oportunidades igualitárias de acesso à educação de qualidade. Mesmo que esta turma específica não possua alunos com deficiências ou condições, é sempre importante promover um ambiente inclusivo e acessível. Sugere-se a utilização de abordagens de ensino que considerem as diferentes necessidades e ritmos de aprendizagem, garantindo a participação de todos. As atividades devem ser adaptadas de forma a não onerar o tempo ou os recursos do professor, utilizando materiais e métodos que sejam acessíveis e inclusivos. Dessa forma, todos os alunos poderão desenvolver suas habilidades artísticas e tecnológicas de forma equitativa, promovendo um ambiente de aprendizado acolhedor e respeitoso.

  • Estratégias de ensino diferenciadas para ritmos diversos de aprendizagem.
  • Utilização de materiais e métodos acessíveis, sem onerar recursos.
  • Promoção de um ambiente de aula inclusivo e respeitoso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo