Livros Visuais: Histórias Contadas com Imagens

Desenvolvida por: Misray… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes Visuais
Temática: Expressão Criativa através de Imagens

A atividade proposta visa estimular a criatividade dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio da criação de livros visuais que expressem histórias ou conceitos exclusivamente com imagens. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos diversos estilos de arte visual e deverão pesquisar e esboçar suas ideias. Esta fase inicial incentiva o pensamento crítico e a análise de diferentes formas de expressão artística, além de fortalecer as habilidades de pesquisa. Na segunda aula, os alunos efetivamente criarão suas páginas visuais usando colagens de revistas, materiais de desenho e recursos digitais, permitindo uma experiência prática de composição artística. Ao final das atividades, os alunos compartilharão suas criações, promovendo a interpretação de linguagem visual, o desenvolvimento de habilidades de apresentação e a apreciação e crítica artística entre pares. Esta atividade não só enriquece o conhecimento sobre artes visuais, mas também integra competências linguísticas e promove o desenvolvimento de habilidades socioemocionais ao incentivar a empatia e o respeito mútuo.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é desenvolver a competência de interpretar e expressar ideias e narrativas de forma visual. Os alunos aplicarão técnicas de arte visual para comunicar histórias ou conceitos sem o uso de palavras, fortalecendo a habilidade de pensar criticamente sobre as imagens e o que elas representam. A atividade apoia o desenvolvimento das habilidades de trabalho colaborativo, já que os alunos compartilham e discutem suas criações com os colegas, promovendo habilidades sociais como empatia e respeito. Também estão incluídas habilidades de apresentação, pois os alunos devem verbalizar suas intenções artísticas ao apresentar suas obras aos colegas.

  • Desenvolver a habilidade de interpretar e expressar ideias através de meios visuais.
  • Promover a apreciação crítica de formas diversas de arte visual.
  • Desenvolver competências de pesquisa através da exploração de diferentes estilos de arte.
  • Fomentar habilidades sociais através de discussões e apresentação dos trabalhos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF69AR24: Criar trabalhos artísticos experimentando formas, meios, materiais, tecnologias e diferentes linguagens.
  • EF69AR25: Apreciar obras e processos artísticos, relacionando-os com suas experiências pessoais, culturais e artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a exploração de estilos artísticos, técnicas de colagem e expressão visual, além de incentivar a relação entre arte e experiência pessoal. Os alunos aprenderão a compilar ideias e expressá-las através de imagens, favorecendo a comunicação visual e o pensamento crítico em relação às obras. A atividade também explora o uso de materiais diversos, proporcionando momentos de reflexão sobre a escolha dos meios mais adequados para transmitir uma mensagem artística eficazmente.

  • Estudo de estilos artísticos visuais.
  • Desenvolvimento de técnicas de colagem e desenho.
  • Expressão de narrativas e conceitos através de imagens.

Metodologia

A metodologia utilizada incentiva a aprendizagem prática e a exploração criativa dos alunos, sem a utilização de metodologias ativas específicas, permitindo assim que os estudantes explorem seus interesses pessoais dentro da criação artística. A abordagem inclui introdução teórica seguida de prática criativa, incentivando a experimentação com diferentes materiais e técnicas. As discussões em grupo e apresentações permitem que os alunos desenvolvam sua capacidade de reflexão crítica e habilidades interpessoais.

  • Exploração introdutória de diferentes estilos de arte visual.
  • Pesquisa individual e esboço de ideias.
  • Criação prática com materiais diversos.
  • Apresentações individuais com feedback coletivo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é projetado para cobrir duas aulas de 50 minutos. A primeira aula é dedicada à introdução teórica e pesquisa dos estilos de arte visual, permitindo que os alunos esbocem suas ideias. A segunda aula é focada na criação prática dos livros visuais e apresentações. Esta estrutura se destina a maximizar o tempo de exploração e criação, oferecendo também um espaço para feedback e apreciação mútua das obras criadas pelos alunos.

  • Aula 1: Introdução aos estilos de arte visual e esboço de ideias.
  • Momento 1: Introdução aos Estilos de Arte Visual (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos os diferentes estilos de arte visual, como impressionismo, surrealismo, cubismo, entre outros. Utilize apresentações visuais ou vídeos para contextualizar cada estilo com características principais e exemplos de obras famosas. Pergunte aos alunos sobre suas impressões e permira que compartilhem suas ideias e conhecimentos prévios. Observe se todos os alunos estão envolvidos e motivados. Utilize perguntas abertas para fomentar a participação e a curiosidade. A avaliação consiste em observar a atenção dos alunos e o envolvimento nas discussões.

    Momento 2: Pesquisa e Esboço de Ideias (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos que escolham um estilo de arte que mais lhes chamou a atenção e incentivá-los a pesquisar mais sobre ele usando os recursos disponíveis, como livros ou internet. Oriente os alunos a fazerem esboços de ideias para seus livros visuais, pensando em como poderiam expressar histórias ou conceitos sem palavras. Circula pela sala oferecendo apoio e sugestões individuais, e incentive os alunos a ajudarem uns aos outros. A avaliação aqui é baseada no esforço de pesquisa e na diversidade de ideias esboçadas.

    Momento 3: Compartilhamento de Ideias e Feedback Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Forme pequenos grupos e permita que os alunos compartilhem seus esboços e ideias com seus colegas. Instrua-os a darem feedback construtivo uns aos outros, promovendo um ambiente de respeito e colaboração. É importante que os alunos expressem suas escolhas de estilo de arte e como pensam em aplicá-las em seu próprio trabalho. O professor deve circular entre os grupos, escutando as discussões e orientando quando necessário. Avalie a participação e a qualidade das interações entre os alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar os alunos com deficiência auditiva, disponibilize apresentações visuais e guias impressos com informações sobre os estilos de arte. Se possível, tenha um intérprete de LIBRAS durante a explicação inicial. Incentive o uso de recursos visuais e imagens durante o compartilhamento de ideias e discussões em grupo. Para os alunos que enfrentam limitações socioeconômicas, forneça materiais impressos para pesquisa e esboços e assegure-se de que eles tenham acesso a recursos digitais, seja em sala ou em casa. Mantenha um ambiente acolhedor para que esses alunos se sintam confortáveis em compartilhar e colaborar.

  • Aula 2: Criação prática e apresentação dos livros visuais.
  • Momento 1: Preparação dos Materiais e Instruções (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles agora irão transformar suas ideias e esboços em páginas visuais completas. Organize os alunos em grupos e distribua os materiais necessários, como revistas para recorte, papéis de diferentes tipos, materiais de desenho e recursos digitais, se disponíveis. Reforce a importância da organização e limpeza ao usar os materiais e forneça uma rápida demonstração de técnicas de colagem e montagem. Observe se os alunos estão entendendo as instruções e promova um ambiente organizado. Avalie a atenção às instruções e cooperação na organização dos materiais.

    Momento 2: Criação Prática das Páginas Visuais (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos usem os materiais para criar suas páginas visuais, expressando suas histórias ou conceitos valendo-se somente de imagens. Circule pela sala oferendo apoio, sugestões e incentivo, destacando a criatividade e a expressão individual. Proporcione momentos para que os alunos analisem suas criações e incentivem seus colegas, promovendo o desenvolvimento das habilidades sociais. Avalie a criatividade, envolvimento e progresso dos trabalhos individuais, além da capacidade de resolução de problemas criativos.

    Momento 3: Apresentação dos Trabalhos e Feedback Coletivo (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que apresentem suas criações para a turma, destacando suas escolhas artísticas e a narrativa visual proposta. Promova um espaço onde todos possam participar oferecendo feedback construtivo e expressando apreciação pelo trabalho dos colegas. Incentive os alunos a refletirem sobre o que aprenderam durante a atividade. Avalie a capacidade de comunicação, clareza das ideias apresentadas e a receptividade ao feedback dos colegas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com deficiência auditiva, assegure-se de que todos os momentos da aula sejam acompanhados por recursos visuais, como legendas ou descrições dos processos. Se disponível, utilize um intérprete de LIBRAS. Promova a inclusão com a criação de agrupamentos de trabalho onde todos possam contribuir igualmente, independente das dificuldades. Para apoiar alunos com limitações socioeconômicas, certifique-se de que o acesso a materiais e recursos esteja garantido, possibilitando que todos possam participar plenamente da atividade. Mantenha o diálogo aberto e a motivação ao destacar a importância da diversidade de expressões artísticas e a riqueza que isso traz para o aprendizado coletivo.

Avaliação

O processo avaliativo foca na observação contínua do engajamento e desenvolvimento artístico dos alunos. A avaliação formativa é essencial, utilizando critérios como criatividade, compreensão dos estilos artísticos, capacidade de expressão visual e habilidade de crítica artística. Metodologias diversas incluem autoavaliação, onde os alunos refletem sobre seus processos criativos, e peer review, para incentivar o feedback construtivo entre pares. O objetivo é garantir que os alunos atinjam os objetivos de aprendizagem, com critérios claros como originalidade, uso adequado de técnicas de colagem e a capacidade de articular a ideia por trás de sua obra no momento da apresentação.

  • Observação contínua de engajamento e desenvolvimento.
  • Feedback formativo sobre criatividade e expressão.
  • Autoavaliação e peer review para reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, será necessário dispor de uma variedade de materiais artísticos como revistas para colagem, papel, materiais de desenho e alguns recursos digitais para pesquisa de estilos de arte. Esses recursos são escolhidos para incentivar a experimentação e um aprendizado prático, alinhados aos objetivos da atividade de promover a expressão visual e fomentar o pensamento crítico.

  • Revistas para recorte e colagem.
  • Papel e materiais de desenho.
  • Acesso a recursos digitais para pesquisa de arte visual.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos do esforço que cada professor dedica para garantir a inclusão de todos os alunos no ambiente escolar. Recomenda-se adaptar estratégias de comunicação e recursos, como oferecer intérprete de LIBRAS e materiais visuais acessíveis a alunos com deficiência auditiva. Para alunos com baixa participação por fatores socioeconômicos, recomendamos procurar por parcerias locais para fornecer materiais ou oferecer alternativas que utilizem recursos já existentes nas escolas. Essas estratégias procuram garantir um ambiente inclusivo e equitativo, onde todos os alunos possam participar efetivamente e desenvolver plenamente suas potencialidades.

  • Intérprete de LIBRAS disponível e materiais visuais complementares.
  • Parcerias para fornecimento de materiais a alunos com dificuldades financeiras.
  • Criação de um ambiente de aula seguro e acolhedor, favorecendo o engajamento de todos.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo