Arte e Música: Pintando o Som

Desenvolvida por: Veroni… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Artes visuais e Música

A atividade de 'Arte e Música: Pintando o Som' visa integrar a percepção musical com a expressão artística em uma abordagem interdisciplinar que conecta as artes visuais com a música, incentivando os alunos a explorar suas emoções e criatividade. Durante a primeira aula, os alunos participam de uma dinâmica baseada em jogos para identificar as emoções comunicadas por diferentes gêneros musicais. Está previsto que ouçam uma variedade de músicas e discutam suas experiências e percepções emocionais como grupo. Na segunda aula, os alunos serão incentivados a criar obras de arte inspiradas nas músicas que ouviram, utilizando diferentes materiais de arte como tintas, lápis de cor e materiais recicláveis. Durante a apresentação de seus trabalhos, devem explicar a conexão criada entre imagens e sons, desenvolvendo habilidades de comunicação e argumentação. Esta atividade não apenas promove a criatividade e expressão individual, mas também encoraja a interação social e o respeito pela diversidade de sentimentos e interpretações.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal é fomentar a integração entre música e artes visuais, desenvolvendo a imaginação e capacidade de percepção dos alunos de maneira a perceberem a arte como um todo unificado. Busca também propiciar um ambiente para que os estudantes interpretem conteúdos artísticos ligados a diferentes culturas, expandindo suas concepções sobre arte. Além disso, um objetivo é estimular a sensibilidade estética e a capacidade de expressão individual por meio da criação artística e discussão crítica, ampliando suas habilidades de comunicação verbal e não-verbal. Este plano visa abordar competências da Base Nacional Comum Curricular, como a apreciação crítica das manifestações artísticas e a habilidade de comunicar e debater ideias.

  • Fomentar a integração entre música e artes visuais para ampliar a percepção artística.
  • Estimular a imaginação e a capacidade de criação individual por meio da arte.
  • Proporcionar a expressão e comunicação de emoções e sentimentos através de diferentes linguagens artísticas.
  • Desenvolver habilidades de apreciação crítica das manifestações artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF08AR07: Analisar e interpretar elementos constitutivos das produções artísticas visuais e musicais, de forma crítica e contextualizada, considerando aspectos de sua dimensão histórica, cultural, social e política.
  • EF08AR11: Criar produções artísticas visuais que integrem diferentes linguagens artísticas, combinando-as com a própria experiência e subjetividade.
  • EF08AR04: Participar ativamente de práticas culturais, respeitando e valorizando a diversidade de expressões culturais e artísticas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade contempla a apreciação e análise crítica de música e artes visuais. Com a finalidade de expandir a compreensão dos alunos sobre a relação entre essas formas de expressão, a proposta enfoca o desenvolvimento de uma linguagem estética própria mediante a combinação de música e arte visual. Os estudantes serão introduzidos a diferentes gêneros musicais, visando identificar as emoções associadas a cada um deles, e serão orientados a refletirem sobre as conexões entre som e imagem. Além disso, o conteúdo fomenta o reconhecimento e valorização da diversidade cultural expressa nessas manifestações artísticas, enfatizando a crítica e a contextualização das produções artísticas na sociedade.

  • Exploração dos diferentes gêneros e estilos musicais e suas expressões emocionais.
  • Desenvolvimento e aplicação dos elementos de arte nas produções visuais inspiradas pelas músicas.
  • Análise crítica e discussão sobre a interação entre a música e arte visual.
  • Valorização das expressões culturais e artísticas dentro de um contexto social mais amplo.

Metodologia

Para atingir os objetivos propostos, o plano de aula adota metodologias ativas e interdisciplinares que envolvem a aprendizagem baseada em problemas e em jogos. No primeiro dia, o foco está na descoberta e análise, conduzida por meio de uma dinâmica de grupo que estimula a interpretação crítica de músicas diversas. Esta abordagem de aprendizagem baseada em jogos implica no envolvimento ativo dos alunos, que deverão escutar, sentir e comunicar suas percepções. No segundo dia, as atividades mão-na-massa proporcionarão um espaço prático para que os alunos experimentem a criação artística manual relacionada diretamente ao que ouviram. Os estudantes trabalharão individualmente nas suas obras de arte, promovendo a expressão artística livre, enquanto encorajam a troca de ideias e interpretações em suas apresentações verbais.

  • Utilização de aprendizagem baseada em jogos para análise de gêneros musicais.
  • Execução de atividades práticas mão-na-massa para criar conexões entre música e arte visual.
  • Discussões em grupo para promover troca de ideias e interpretações.

Aulas e Sequências Didáticas

A organização do cronograma de aulas está centrada em duas sessões distintas, cada uma delas com duração planejada de 50 minutos para abordar propriamente os conteúdos da atividade. Na primeira aula, os alunos são introduzidos a músicas de diferentes gêneros, estabelecendo uma primeira aproximação com a atividade proposta numa abordagem exploratória conjunta. Os alunos discutem como cada estilo musical impacta emocionalmente os ouvintes, proporcionando uma reflexão coletiva. Durante a segunda aula, a turma empenhará um tempo significativo na produção das suas obras artísticas, usando materiais diversos conforme inspiração nas faixas musicais ouvidas anteriormente. Esta organização do tempo é desenhada para permitir que conceitos e aprendizagens/graus de discussão sejam desdobrados de forma respeitosa e significativa, proporcionando um espaço seguro para aprendizagem.

  • Aula 1: Introdução à atividade com escuta musical e discussão em grupo sobre as emoções transmitidas pelas músicas.
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução à atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos o objetivo da atividade, destacando a integração entre música e artes visuais. É importante que o professor acolha os alunos e introduza o conceito de que a música pode evocar diferentes emoções em cada um. Permita que os alunos compartilhem brevemente suas expectativas sobre a aula.

    Momento 2: Escuta musical (Estimativa: 20 minutos)
    Utilize equipamentos de áudio para tocar uma seleção de músicas de diferentes gêneros. Oriente os alunos a fecharem os olhos e se concentrarem nas emoções que as músicas transmitem. É importante que o professor observe se todos estão envolvidos na escuta e incentive a participação ativa. Sugira que anotem em suas fichas de apoio as emoções e imagens que cada música evoca neles.

    Momento 3: Discussão em grupo sobre as emoções (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos para que compartilhem suas percepções sobre as músicas ouvidas. Promova uma discussão sobre como diferentes estilos musicais podem gerar diferentes emoções. Oriente os grupos a escolher uma música para apresentar suas percepções ao restante da turma. Coloque-se à disposição dos alunos para ajudar na mediação das discussões.

    Momento 4: Síntese e fechamento da aula (Estimativa: 5 minutos)
    Faça uma síntese das emoções identificadas pelos grupos, destacando a diversidade de percepções e como a música é uma forma de expressão artística. Avalie a participação dos alunos nas discussões de forma informal e positiva. Ressalte a importância de compartilhar e respeitar diferentes pontos de vista durante o processo.

  • Aula 2: Criação de obras de arte baseadas nas músicas ouvidas e apresentação dos trabalhos realizados pelos alunos.
  • Momento 1: Introdução e Preparação dos Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recapitulando brevemente as discussões e emoções exploradas na aula anterior. É importante que você forneça uma visão clara sobre como os alunos irão criar suas obras de arte baseadas nas músicas ouvidas. Distribua os materiais de arte (papel, tintas, lápis de cor) a cada aluno e oriente-os sobre o uso dos materiais. Observe se todos estão organizados e prontos para começar a atividade. Reitere que a atividade promove a expressão individual e respeita diferentes interpretações artísticas.

    Momento 2: Criação das Obras de Arte (Estimativa: 25 minutos)
    Incentive os alunos a iniciar o processo criativo, lembrando-se das emoções e imagens que as músicas lhes provocaram. Permita que trabalhem de forma individual, mas também ofereça suporte personalizado conforme necessário. Caminhe pela sala para observar o progresso, ajudando aqueles que precisam de inspiração ou suporte técnico. É essencial que você crie um ambiente acolhedor e tranquilo, onde os alunos se sintam à vontade para experimentar e expressar suas ideias. Use questionamentos provocativos para estimular a reflexão dos alunos sobre sua criação. Avalie informalmente o envolvimento de cada aluno e ofereça feedback encorajador.

    Momento 3: Apresentação das Obras (Estimativa: 10 minutos)
    Organize os alunos em círculo para que cada um possa apresentar sua obra de arte. Oriente os estudantes a descreverem a relação entre suas criações e as músicas que ouviram, enfatizando suas emoções e escolhas artísticas. Pergunte a cada aluno sobre o que eles encontraram mais desafiador e satisfatório no processo criativo. Incentive outros alunos a fazer perguntas ou comentários construtivos sobre as apresentações dos colegas. Avalie a clareza e profundidade das conexões feitas pelos alunos através de suas explicações.

    Momento 4: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve reflexão em grupo sobre como a música e a arte podem se integrar e complementar. É importante que você destaque a diversidade nas expressões artísticas que foram apresentadas e como cada obra é exclusiva na sua representação emocional. Finalize a aula reforçando a importância da criatividade e respeito às diversas formas de interpretação. Avalie a participação e interesse demonstrado pelos alunos durante a sessão de fechamento.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para envolver alunos com transtorno do déficit de atenção (TDAH), forneça instruções claras e objetivas e divida as atividades em etapas menores. Permita pausas curtas, se necessário, para manter o foco. Para os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 2), crie um espaço individualizado, se possível, sem distrações excessivas, e forneça apoio visual com exemplos visuais do que se espera da atividade. Comunique-se claramente e seja flexível com o tempo. No caso de estudantes com deficiência intelectual, simplifique as instruções e ofereça assistência adicional durante as atividades artísticas. Usar frases curtas e objetos táteis pode ajudar na compreensão. Lembre-se de que cada aluno é único e adaptar as atividades de forma personalizada faz toda a diferença. Sempre valorize as tentativas de expressão e estimule um ambiente inclusivo e positivo.

Avaliação

Para avaliar o progresso e a apreensão dos alunos, adota-se uma abordagem variada de métodos, alinhada às competências e objetivos educacionais esperados. Primeiramente, a avaliação formativa acontecerá por meio de observação contínua da participação dos alunos durante as discussões em grupo e na execução de suas atividades artísticas. O progresso dos alunos será observado quanto à capacidade de traduzir sentidos emocionais em suas obras de arte. Um segundo método, mais estruturado, envolve a autoavaliação e avaliação por pares durante as apresentações das obras de arte, proporcionando feedback imediato que apoia o reconhecimento das conquistas e desafios pessoais e coletivos. Especificamente, os alunos com necessidades especiais receberão suporte adicional na definição de critérios adaptados para avaliação, garantindo um ambiente inclusivo e encorajador.

  • Observação contínua e informal da participação nas discussões em grupo.
  • Autoavaliação e avaliação por pares durante as apresentações artísticas.
  • Feedback formativo e pontual adaptado às necessidades de alunos com condições específicas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem itens básicos para a execução da prática artística e tecnologia de apoio. Compreendem materiais artísticos tradicionais como papel, tintas, lápis de cor, e itens reciclados para fomentar a sustentabilidade. Além disso, equipamentos de áudio são necessários para a reprodução das músicas em sala de aula, e o professor pode optar pelo uso de plataformas digitais de música, que oferecem uma ampla variedade de faixas para escolha. Recursos adicionais incluem fichas de apoio para auxílio no processo criativo dos alunos, fornecendo diretrizes que promovam a experimentação consciente e a interdisciplinaridade entre música e arte.

  • Equipamentos de áudio para reprodução musical.
  • Materiais artísticos variados (papel, tintas, lápis de cor).
  • Fichas de apoio para orientação no processo criativo.
  • Acesso a plataformas digitais de música.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o trabalho docente muitas vezes envolve grandes desafios, e apreciamos o esforço contínuo na busca por um ensino inclusivo e acessível. Para apoiar essa missão, propomos algumas estratégias que não apenas buscam minimizar a carga do professor, mas sobretudo assegurar o envolvimento de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas. Para alunos com TDAH, sugerimos o uso de tarefas práticas e variadas, incentivando as pausas regulares e um ambiente sem muitas distrações, a fim de favorecer o foco e a organização. Aos alunos com transtorno do espectro autista Nível 2, é fundamental fornecer instruções claras, combinadas com auxílio visual para melhor compreensão e um suporte individualizado que garanta a comunicação eficaz; recursos como pictogramas facilitam essa interação. Para estudantes com deficiência intelectual, temos recomendações específicas que incluem a adaptação das atividades com objetivos simplificados, e o uso de assistentes de tecnologia ou colegas-tutores que ajudem no desenvolvimento das tarefas. Promover a integração e aceitação no grupo adquire especial importância para evitar qualquer estigma e criar uma atmosfera de mútua ajuda e resistência a estereótipos.

  • Para TDAH: Utilização de tarefas práticas com pausas regulares e redução de distrações.
  • Para TEA Nível 2: Uso de instruções visuais claras com suporte um-a-um.
  • Para deficiência intelectual: Adaptação de atividades com suporte tecnológico e colegas-tutores.

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