Arte Brasileira Viva: Explorando Expressões e Identidades

Desenvolvida por: Nilva … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte moderna, Arte, sociedade e cultura, Introdução à história da arte, Arte medieval e renascentista, Arte e cultura visual, Elementos básicos da linguagem visual, Arte e tecnologia, Arte contemporânea, Arte brasileira
Temática: A diversidade e influência da arte brasileira através dos tempos

Esta atividade tem como propósito possibilitar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma imersão na diversidade artística do Brasil, abrangendo diferentes estilos e movimentos através dos tempos. Os alunos irão analisar como a arte brasileira se relaciona com cultura, identidade nacional e sociedade, à medida que progridem por cinco aulas planejadas para fomentar e apresentar suas descobertas. O enfoque será nas reflexões sobre como a arte atua como uma espelho e agente de influência na realidade social atual no Brasil. Os alunos realizarão pesquisas prévias, participando de atividades coletivas e apresentando suas interpretações em sala de aula, alimentando debates sobre o impacto da expressão artística na cultura brasileira.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade buscam desenvolver habilidades analíticas e críticas entre os alunos, conectando a arte com questões sociais, culturais e identitárias. Espera-se que os alunos aprimorem suas capacidades de interpretar contextos artísticos, comunicando suas descobertas de forma coerente e colaborativa. A atividade fomentará a apreciação da riqueza cultural brasileira, estimulando o aprofundamento nas questões sociais e históricas refletidas na arte, promovendo discussões significativas e interações respeitosas entre os alunos.

  • Desenvolver a análise crítica de diferentes expressões artísticas brasileiras em seus contextos históricos e sociais.
  • Aprimorar a habilidade de comunicar ideias de forma colaborativa e respeitosa.
  • Fomentar a apreciação da diversidade cultural e artística do Brasil.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13AR17: Explorar e analisar criticamente a produção artística, entendo seus contextos, meios de realização, conexões com outras áreas e impacto nos modos de vida e praticas coletivas.
  • EM13CHS601: Analisar contextos e produções culturais e suas representações na sociedade, problematizando a diversidade de valores, práticas e modos de vida em diferentes tempos e espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange uma visão abrangente e integrada das expressões artísticas brasileiras, promovendo a compreensão dos diversos estilos e movimentos, e as suas relações com a identidade e a sociedade brasileiras. Iniciaremos com a introdução e contextualização histórica da arte no Brasil, passando pelos momentos de transformação e modernização artística, até chegarmos à arte contemporânea e suas influências sociais atuais. A ideia é promover um entendimento profundo e integrado destas ligações, levando os alunos a refletirem sobre a arte como um produto e influenciador do contexto cultural e social brasileiro.

  • Introdução à história da arte no Brasil.
  • Movimentos artísticos brasileiros e suas características.
  • Influências sociais e culturais na arte brasileira.
  • Expressão e identidade na arte contemporânea brasileira.

Metodologia

A metodologia da atividade será baseada em abordagens ativas e colaborativas, com foco no engajamento dos alunos e na principal responsabilidade pelo seu processo de aprendizagem. Na segunda aula, a metodologia sala de aula invertida será aplicada, com os alunos explorando os temas de forma independente antes de as discutirem em grupo. Essa abordagem visa estimular a análise crítica e a compreensão independente, facilitando debates mais ricos e fundamentados durante as aulas presenciais. As metodologias garantirão que os alunos se sintam apoiados e engajados enquanto desenvolvem suas análises e reflexões críticas.

  • Abordagem colaborativa para estimular o engajamento estudantil.
  • Aplicação da metodologia da sala de aula invertida.
  • Discussões em grupo para desenvolver pensamento crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma define a estrutura de cinco aulas de 50 minutos, cada uma com um foco específico que evolui com o progresso dos alunos. Começando com a introdução ao tema, os alunos passarão a estudar os movimentos artísticos em aulas subsequentes, onde a sala de aula invertida será implementada. As aulas vão progredir naturalmente na complexidade dos conteúdos, culminando na apresentação dos trabalhos dos alunos e em discussões reflexivas. Este cronograma favorece a continuidade e a coerência do aprendizado, promovendo a conexão entre conteúdos e reflexões sobre a arte brasileira.

  • Aula 1: Introdução à arte brasileira e seus contextos históricos.
  • Momento 1: Abertura e Conexão com o Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema: 'Introdução à Arte Brasileira e seus Contextos Históricos'. Pergunte aos alunos o que eles sabem sobre arte brasileira. É importante que você estimule a participação inicial perguntando o que esperam aprender neste tópico. Anote as contribuições no quadro branco para referência futura.

    Momento 2: Apresentação da Linha do Tempo da Arte Brasileira (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente uma breve linha do tempo da arte brasileira, destacando os principais períodos históricos e suas características artísticas (por exemplo, Arte Colonial, Modernismo, etc.). Use recursos visuais como slides ou gráficos para tornar a apresentação mais atraente. Permita que os alunos façam perguntas e discuta brevemente como cada período pode ter sido influenciado por eventos sociais e culturais da época. Sugestões de intervenção: Se os alunos se mostrarem pouco engajados, envolva-os chamando atenção para eventos históricos relevantes que eles já conheçam e como estes influenciaram o desenvolvimento cultural e artístico.

    Momento 3: Análise de Obras Representativas (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente algumas imagens de obras de arte representativas de diferentes períodos. Divida a turma em pequenos grupos e atribua uma obra para cada grupo analisar com base em perguntas-guia (por exemplo, 'O que está acontecendo na obra?', 'Quais elementos históricos ou culturais podem ter influenciado esta obra?'). Circule pela sala, observe se todos estão participando e esclarecer dúvidas que possam surgir. Conduza depois uma discussão rápida onde cada grupo compartilha suas análises e percepções. Enfatize que não há respostas 'certas' ou 'erradas', mas, sim, interpretações variadas.

    Momento 4: Reflexão e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Finalize a aula perguntando aos alunos o que eles acharam mais interessante sobre a arte brasileira e seus contextos históricos. Peça que compartilhem insights ou novas perguntas que surgiram durante a aula. Anote essas reflexões no quadro para futuras discussões. Avaliação: Utilize as contribuições dos alunos e a capacidade de análise apresentada nos grupos como forma de avaliação formativa da compreensão deles sobre o tema.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos que possam ter dificuldades visuais, ofereça versões textuais das informações apresentadas em slides ou gráficos. Use fontes e imagens de alta qualidade e considere o uso de descrições verbais para detalhes visuais das obras de arte. Incentive a colaboração em grupos mistos, para que todos os alunos possam contribuir com suas perspectivas. Esteja disponível para apoiar os alunos individualmente, caso necessário, e crie um ambiente onde eles se sintam confortáveis para pedir ajuda. Lembre-se de que seu objetivo é garantir que todos os alunos possam acessar e participar das atividades propostas.

  • Aula 2: Exploração prévia e análise crítica através do modelo de sala de aula invertida.
  • Momento 1: Retomada e Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o que foi discutido na aula anterior sobre a arte brasileira. Introduza o modelo de sala de aula invertida explicando como os alunos deverão aprofundar seus conhecimentos em casa com materiais pré-selecionados e trazer suas análises para a aula. Pergunte aos alunos quais materiais consultaram e quais dúvidas ou insights surgiram. Anote no quadro essas contribuições, que serão usadas como base para o restante da aula.

    Momento 2: Discussão em Grupo sobre Referências Prévias (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos e atribua-lhes o papel de compartilhar suas análises e reflexões sobre os materiais estudados. Oriente que cada grupo formule pelo menos duas questões críticas que emergiram de seu estudo. Circule pela sala, observe as discussões e interceda para esclarecer dúvidas ou incentivar grupos que estejam menos participativos a se engajarem mais. Incentive os alunos a conectarem as suas conclusões com a realidade social e cultural contemporânea.

    Momento 3: Apresentação de Grupos e Discussão Geral (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas principais descobertas e perguntas críticas ao restante da turma. É importante que você crie um ambiente de respeito e colaboração, incentivando todos os alunos a contribuírem para a discussão geral. Utilize questões de sondagem para aprofundar a discussão e ajudar os alunos a articular suas ideias de maneira mais estruturada. Avalie a participação e as respostas dos grupos como parte da avaliação formativa.

    Momento 4: Reflexão Individual e Fechamento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que, individualmente, registrem em um breve parágrafo o que aprenderam e quais novas questões surgiram durante a discussão. Permita que compartilhem essas reflexões, destacando padrões ou temas recorrentes nas percepções dos alunos. Conclua a aula reafirmando a importância de como a arte reflete e influencia a sociedade. Use este momento para avaliar a compreensão individual dos alunos sobre o conteúdo trabalhado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir acessibilidade igualitária, ofereça alternativas de formatos para materiais pré-selecionados, como áudios ou vídeos com legendas, conforme necessário. Incentive a formação de grupos heterogêneos, para que todos os alunos tenham a oportunidade de aprender e ensinar uns aos outros, respeitando as diversas formas de aprendizado. Esteja atento à dinâmica dos grupos para garantir que todos os alunos estejam sendo ouvidos e participem. Ofereça apoio extra para qualquer aluno que demonstre insegurança em relação ao conteúdo, assegurando-se de que eles têm acesso total aos recursos disponíveis. Lembre-se de que o importante é promover um espaço de aprendizado inclusivo e acolhedor.

  • Aula 3: Movimentos artísticos brasileiros e suas características.
  • Momento 1: Introdução aos Movimentos Artísticos Brasileiros (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e revisando brevemente o que foi discutido na aula anterior. Introduza o tema dos movimentos artísticos brasileiros e explique a importância de conhecer suas características e contextos históricos. Use slides para mostrar uma breve visão geral dos principais movimentos, como o Barroco, o Modernismo e a Arte Contemporânea. Estimule os alunos a pensarem em como esses movimentos se conectam com eventos históricos ou culturais do Brasil.

    Momento 2: Pesquisa Guiada em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos e atribua a cada grupo um movimento artístico brasileiro específico para investigar mais detalhadamente. Forneça materiais de apoio, como pequenos textos, imagens de obras de arte e um conjunto de perguntas orientadoras (por exemplo, 'Quais são as principais características deste movimento?', 'Quais artistas se destacaram?'). Circulando pela sala, observe se todos os alunos estão engajados na atividade e ofereça orientação conforme necessário. Encoraje os grupos a discutir suas descobertas internamente e preparar uma pequena apresentação sobre seu movimento, destacando características e influências.

    Momento 3: Apresentação dos Grupos e Discussão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Convide cada grupo a apresentar suas descobertas para a turma. É importante que os alunos pratiquem respeitar o tempo de apresentação e ouvir ativamente. Incentive perguntas e comentários dos colegas após cada apresentação, enriquecendo o debate. Utilize o momento para esclarecer pontos e incorporar informações adicionais que os grupos possam não ter abordado. Avalie a capacidade dos alunos de identificar e descrever as características dos movimentos artísticos e o impacto no contexto cultural.

    Momento 4: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma breve discussão final incentivando os alunos a refletirem sobre como os movimentos artísticos discutidos durante a aula influenciam a identidade e cultura brasileiras. Peça que compartilhem insights ou novas perguntas que surgiram. Anote essas reflexões no quadro para futuras discussões. Utilize este momento para avaliar a compreensão geral dos alunos sobre os conteúdos abordados. Conclua reafirmando a importância dos movimentos artísticos para entender a cultura do Brasil.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ofereça materiais de pesquisa em diferentes formatos, como vídeos com legendas ou textos em tamanho acessível. Promova a colaboração em grupos diversos, permitindo que todos os alunos contribuam com suas habilidades únicas. Esteja atento para adaptar atividades para alunos que possam precisar de suporte adicional, assegurando que tenham tempo e recursos adequados para participar plenamente. Incentive um ambiente de acolhimento, onde todos se sintam confortáveis para expressar suas ideias.

  • Aula 4: Análise dos impactos sociais e culturais na arte brasileira.
  • Momento 1: Introdução à Análise de Impactos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula cumprimentando os alunos e introduzindo o tema do dia: 'Análise dos Impactos Sociais e Culturais na Arte Brasileira'. Apresente algumas reflexões iniciais sobre como a arte pode servir como espelho e moldador de contextos sociais e culturais. Use exemplos de casos históricos ou contemporâneos para ilustrar essas ideias. É importante que você pergunte aos alunos como eles percebem a intersecção entre arte e sociedade no contexto brasileiro, e anote as contribuições para referência.

    Momento 2: Análise de Casos de Estudo em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos, fornecendo a cada um deles um caso de estudo específico de uma obra ou movimento artístico brasileiro que tenha tido impacto social ou cultural significativo. Forneça orientações escritas e questões guia, como 'Qual o contexto social da obra?', 'Quais mudanças sociais ela expressa ou provoca?', e 'Quais reações sociais foram geradas?'. Circule pela sala para garantir que todos estão envolvidos e para ajudar em caso de dúvidas. Observe se os grupos conseguem estabelecer conexões claras entre a arte e seus contextos sociais, e forneça insights adicionais quando necessário.

    Momento 3: Apresentação dos Grupos e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Concluído o tempo alocado para os grupos trabalharem, peça que cada um apresente suas principais conclusões para a turma. Promova um ambiente de discussão colaborativa, incentivando todos os alunos a fazer perguntas e comentários. Use estas apresentações para avaliar a capacidade dos alunos de identificar impactos sociais e culturais das obras. Encoraje a análise crítica, trazendo à tona diferentes perspectivas.

    Momento 4: Reflexão Individual e Fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Peça aos alunos que dediquem um breve momento para registrar individualmente em um parágrafo suas percepções sobre as discussões e apresentem reflexões adicionais que possam ter. Permita que compartilhem algumas dessas ideias, identificando temas recorrentes ou questões que precisem de aprofundamento. Finalize a aula destacando a relevância da arte como um canal de diálogo social e cultural. Esta etapa serve para avaliar a compreensão individual dos alunos e seu engajamento com o tema.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que todos os alunos participem ativamente, forneça alternativas de formato para os materiais de estudo, como audiolivros ou vídeos com legendas. Estimule a formação de grupos diversos, onde cada estudante possa contribuir de acordo com suas habilidades e interesses. Observe atentamente para assegurar que todos os alunos estão participando das discussões e atividades, oferecendo apoio adicional quando necessário. Busque criar um ambiente onde todos se sintam confortáveis para compartilhar suas ideias, reconhecendo e valorizando diferentes perspectivas e experiências. Desta forma, garantimos que a inclusão e acessibilidade sejam práticas e sustentáveis ao longo do aprendizado.

  • Aula 5: Apresentação e discussão dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Inicio da aula cumprimentando os alunos e explicando a importância da aula de apresentação dos trabalhos desenvolvidos. Reforce a relevância do compartilhamento de conhecimentos e ideias para um aprendizado mais profundo e colaborativo. É importante que você descreva brevemente como será o formato das apresentações e o tempo reservado para cada grupo. Peça aos alunos que se organizem e preparem tecnicamente (uso de projetos, slides, etc.) enquanto aguarda a apresentação do primeiro grupo.

    Momento 2: Apresentação dos Trabalhos dos Alunos (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que o primeiro grupo comece sua apresentação. Cada grupo terá cerca de 5 minutos para apresentar seu trabalho. É importante que durante as apresentações, você encoraje os colegas a tomarem notas sobre as contribuições do grupo, propondo comentários e perguntas para a seção de discussão. Observe se todos os grupos estão respeitando o tempo estipulado e se apresentando de forma organizada. Esteja disponível para ajudar em caso de problemas técnicos. Dê feedback breve e encorajador após cada apresentação.

    Momento 3: Discussão e Avaliação (Estimativa: 10 minutos)
    Após todas as apresentações, reserve este tempo para uma discussão geral e coletiva sobre os trabalhos apresentados. Incentive perguntas e comentários respeitosos dos alunos, e oriente-os a fornecer feedback construtivo aos colegas. É importante que você destaque pontos fortes de cada apresentação e sugira áreas de melhoria, sempre mantendo uma abordagem positiva. Utilize estas interações para realizar uma avaliação formativa, observando a capacidade dos alunos de se comunicar e articular ideias claras e críticas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente, assegure-se de que os recursos audiovisuais sejam acessíveis a todos, com legendas em vídeos, se possível. Promova um ambiente em que todos se sintam confortáveis para falar, especialmente aqueles que possam ser mais tímidos ou se sentir inseguros. Ofereça apoio adicional para alunos que precisem de ajuda para organizar ou expressar suas ideias durante apresentações. Valorize as contribuições de todos os alunos, reafirmando a importância de diferentes perspectivas serem ouvidas e apreciadas.

Avaliação

A avaliação será composta por métodos diversificados que garantem o desenvolvimento das habilidades propostas. A avaliação formativa será priorizada através do feedback contínuo das tarefas apresentadas pelos alunos e o acompanhamento das interações e debates em sala de aula. A avaliação somativa será baseada na análise e apresentação crítica dos alunos sobre os estilos artísticos, conforme o tema designado, considerando critérios como clareza, relevância das fontes utilizadas, capacidade de síntese, e a profundidade da análise crítica. Feedbacks construtivos serão fornecidos para todos, visando o aprimoramento contínuo dos estudantes.

  • Avaliação formativa durante os debates e discussões.
  • Avaliação somativa baseada na apresentação crítica das pesquisas.
  • Feedback construtivo contínuo para aprimorar o aprendizado dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos da atividade incluem uma bola de tecnologias digitais, livros sobre arte, acesso a galerias virtuais, e outros materiais que facilitam a pesquisa e desenvolvimento do entendimento sobre os artefatos culturais e artísticos do Brasil. Além disso, são incentivadas as visitas online a museus de arte para um contato mais direto com os conteúdos abordados. Estes recursos são selecionados para enriquecer o programa e proporcionar oportunidades de aprendizado prático e contextualizado.

  • Tecnologias digitais para pesquisas.
  • Livros sobre arte brasileira.
  • Acesso a galerias virtuais.
  • Museus de arte online.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que a sobrecarga de trabalho pode ser um desafio constante para os professores, mas é de extrema importância buscar garantir que todos os alunos tenham oportunidades iguais de aprendizado. Para esta atividade, proponho adaptações que são simples de implementar e que não oneram financeiramente. Recomendo, por exemplo, o uso de legendas em vídeos para auxiliar alunos que possam ter dificuldade em escutar, ou a disponibilização de materiais em diferentes formatos (textual, visual e áudio) para atender às várias necessidades de aprendizagem. Incentivo também um ambiente de sala de aula acolhedor, que promove o respeito à diversidade e a empatia entre os alunos.

  • Uso de legendas em vídeos e recursos multimídia.
  • Materiais em diferentes formatos para diversos estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente de respeito e empatia na sala de aula.

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