Explorando o Cubismo com Pablo Picasso

Desenvolvida por: Neucle… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte Moderna
Temática: Análise e Criação de Obras Cubistas

A atividade 'Explorando o Cubismo com Pablo Picasso' busca introduzir os alunos do 1º ano do Ensino Médio à estética cubista e sua relevância histórica e cultural. Na primeira aula, por meio de uma exposição didática, iremos abordar a vida e obra de Pablo Picasso, destacando sua influência no movimento cubista. Através da análise crítica de obras célebres, os alunos serão incentivados a compreender as técnicas e conceitos que definem o cubismo, como a fragmentação de formas e a multiplicidade de perspectivas. A segunda aula será prática e criativa: os alunos utilizarão papel, tesoura e cola para criar suas próprias composições cubistas. Cada aluno escolherá um objeto cotidiano, reinterpretando suas formas e perspectivas. A atividade culminará em uma breve exposição onde os alunos irão compartilhar suas criações e refletir sobre o processo criativo e as diferentes interpretações dos colegas.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo da atividade é permitir que os alunos compreendam e apliquem os conceitos fundamentais do cubismo, desenvolvendo suas habilidades criativas por meio da análise e produção artística. As aulas visam promover a compreensão da influência de Pablo Picasso no movimento cubista e a importância do cubismo na evolução artística do século XX. Dessa forma, os estudantes desenvolverão a capacidade de análise crítica de obras de arte, bem como habilidades de comunicação ao discutir suas interpretações artísticas. Ao elaborar suas próprias obras cubistas, os alunos exercitarão a originalidade, a criatividade e a expressão pessoal.

  • Compreender o significado e a importância do cubismo na arte moderna.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica de obras de arte.
  • Aplicar conceitos cubistas em criações artísticas próprias.
  • Promover a expressão criativa através da produção artística.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG301: Participar de processos de produção individual e colaborativa em diferentes linguagens (artísticas, corporais e verbais), levando em conta suas formas e seus funcionamentos, para produzir sentidos em diferentes contextos.
  • EM13LGG302: Posicionar-se criticamente diante de diversas visões de mundo presentes nos discursos em diferentes linguagens, levando em conta seus contextos de produção e de circulação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange aspectos teóricos e práticos da arte cubista, com ênfase na compreensão dos conceitos que caracterizam esse movimento. Inicialmente, os alunos serão introduzidos à história do cubismo e à influência de artistas como Pablo Picasso. Aspectos técnicos, como a representação de múltiplas perspectivas e a fragmentação das formas, serão discutidos. Os alunos, em seguida, aplicam tais conceitos na prática, explorando sua criatividade ao criarem obras próprias inspiradas no cubismo, culminando em uma exposição de seus trabalhos.

  • História e contexto do cubismo.
  • Pablo Picasso e sua influência artística.
  • Técnicas e conceitos do cubismo.
  • Produção de obras cubistas.
  • Discussão e exposição de trabalhos artísticos.

Metodologia

A atividade será conduzida através de metodologias ativas que incentivarão tanto a análise crítica quanto a prática experimental. A primeira aula será expositiva, onde conceitos teóricos serão apresentados através de uma exposição dialogada, permitindo que os estudantes interajam e questionem o conteúdo. Na segunda aula, será adotada a metodologia 'Mão-na-massa', em que os alunos aplicarão os conhecimentos adquiridos para criar suas composições cubistas. Essa abordagem prática favorece o aprendizado ativo e permite que os alunos expressem sua criatividade e desenvolvam habilidades artísticas.

  • Exposição dialogada sobre cubismo.
  • Análise de obras de Pablo Picasso.
  • Atividade prática 'Mão-na-massa' na criação artística.
  • Discussão e reflexão sobre produções artísticas.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula será conduzido em duas sessões de 50 minutos, aproveitando cada momento para maximizar o entendimento teórico e a criação prática dos alunos. Na primeira aula, os conceitos teóricos do cubismo e as obras de Pablo Picasso serão apresentados. Na segunda aula, a prática será o foco, permitindo que os alunos sintetizem o conhecimento teórico na produção de arte cubista própria. A criatividade individual e a contribuição em grupo serão incentivadas, por exemplo, na organização de uma exposição interna que encerrará a atividade.

  • Aula 1: Introdução ao cubismo e obras de Pablo Picasso.
  • Momento 1: Apresentação do Cubismo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução ao conceito de cubismo. Explique sua relevância na arte moderna e destaque suas principais características, como a fragmentação de formas e a multiplicidade de perspectivas. Use o quadro branco para ilustrar visualmente esses conceitos e faça perguntas aos alunos para engajá-los.

    Momento 2: Exposição sobre Pablo Picasso (Estimativa: 15 minutos)
    Aprofunde-se na vida e obra de Pablo Picasso, focando em sua influência no movimento cubista. Compartilhe anedotas de sua vida e discuta como suas experiências pessoais influenciaram sua arte. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem suas percepções sobre Picasso. Verifique o entendimento dos alunos através de perguntas rápidas e interações.

    Momento 3: Análise de Obras (Estimativa: 15 minutos)
    Selecione algumas obras célebres de Picasso e projete-as na sala (se possível, use imagens impressas, considerando a restrição de tecnologia). Peça aos alunos que observem as obras e conduza uma discussão guiada sobre as características do cubismo presente nelas. Incentive os alunos a identificarem elementos como a fragmentação e as múltiplas perspectivas. Avalie a compreensão dos alunos através de suas contribuições e insights durante a discussão.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Reserve os últimos minutos para uma reflexão coletiva sobre o que foi aprendido. Peça aos alunos que compartilhem em voz alta ou em pequenos grupos o que mais chamou sua atenção sobre o cubismo e Picasso. Encoraje-os a expressarem suas opiniões e sentimentos sobre as obras discutidas. Finalize a aula resumindo os principais pontos abordados e agradecendo a participação dos alunos.

  • Aula 2: Criação prática de arte cubista e exposição de trabalhos.
  • Momento 1: Introdução à Atividade Prática (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos que eles irão criar suas próprias obras de arte cubista, inspirados no estilo de Pablo Picasso. Dê um breve resumo das técnicas cubistas que aprenderam na aula anterior. Explique que utilizarão papel, tesoura e cola para essa criação. É importante que você motive os alunos a experimentar e expressar sua criatividade.

    Momento 2: Escolha do Objeto e Planejamento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada aluno escolha um objeto cotidiano que será o tema de sua obra cubista. Oriente-os para que pensem em como podem fragmentar e representar o objeto sob múltiplas perspectivas. Permita que discutam suas ideias com os colegas, promovendo a troca de opiniões e sugestões. Observe se os alunos estão conseguindo aplicar os conceitos aprendidos e ofereça ajuda a quem precisar.

    Momento 3: Criação das Obras (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem suas criações utilizando os materiais disponíveis: papéis coloridos, tesoura e cola. Incentive a exploração de diferentes formas, cores e texturas. Passeie pela sala para assistir ao progresso dos alunos, elogiando soluções criativas e oferecendo orientações conforme necessário. É importante que você mantenha um ambiente colaborativo, onde os alunos se sintam à vontade para pedir e oferecer ajuda. Avalie a participação e comprometimento dos alunos durante a atividade.

    Momento 4: Exposição e Discussão das Criações (Estimativa: 10 minutos)
    Organize uma breve exposição na sala de aula, onde cada aluno poderá apresentar sua obra. Incentive-os a compartilhar seus processos criativos e escolha do objeto. Conduza uma discussão guiada, onde os alunos podem fazer perguntas e oferecer feedbacks positivos. Observe se todos os alunos estão participando e valorizando as contribuições dos colegas. Conclua a aula com um resumo do que foi aprendido e agradeça o envolvimento e criatividade dos alunos.

Avaliação

A avaliação da atividade será feita através de uma combinação de métodos, permitindo uma análise abrangente do aprendizado e do desenvolvimento dos alunos. A principal forma de avaliação será a produção artística e a participação ativa dos alunos na exposição e no debate. O objetivo é avaliar tanto a compreensão dos conceitos cubistas quanto a capacidade de aplicá-los em criações próprias. Os critérios de avaliação incluem originalidade, técnica na execução, empenho na apresentação e reflexão crítica sobre as obras criadas e analisadas. A avaliação formativa ocorrerá ao longo do processo, com feedback constante, enquanto a avaliação somativa focará nas produções finais e na articulação de ideias durante a exposição. Para alunos com necessidades específicas, adaptações nos critérios avaliativos serão feitas para respeitar a individualidade e oferecer uma avaliação justa do progresso individual.

  • Produção artística original e técnica.
  • Participação na exposição e debate.
  • Reflexão crítica e discussão em grupo.
  • Adaptações para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Serão utilizados recursos simples e acessíveis, garantindo que a atividade possa ser desenvolvida sem dificuldades logísticas. Serão fornecidos papéis de diferentes cores e texturas, tesouras, cola e materiais para desenho, como lápis de cor e canetinhas. Esses recursos permitem que os alunos explorem o conceito cubista de fragmentação e múltiplas perspectivas na prática. A utilização desses materiais não digitais também fomenta a interação entre os alunos e suas habilidades motoras, sem a distração de equipamentos eletrônicos, assegurando uma experiência de aprendizado rica e engajadora.

  • Papéis de diferentes cores e texturas.
  • Tesouras e cola.
  • Materiais de desenho (lápis de cor, canetinhas).
  • Quadro branco para explanação e discussão.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos que atender às necessidades de todos os alunos pode ser desafiador, mas é fundamental garantir um ambiente inclusivo e acessível. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), proporcionaremos instruções claras e previsíveis e um feedback individualizado. Para aqueles com dificuldades de socialização, atividades em pares podem incentivar interações positivas. Alunos com limitações socioeconômicas serão apoiados com materiais fornecidos pela escola. Além disso, vamos encorajar o compartilhamento de experiências e narrativas culturais diversas, aumentando o respeito e o aprendizado entre pares enquanto prevenimos qualquer exclusão. Monitoraremos continuamente as estratégias para ajustes adequados, garantindo progresso e satisfação na aprendizagem.

  • Instruções claras e feedback individualizado para alunos autistas.
  • Atividades em pares para promover socialização.
  • Fornecimento de materiais escolares aos alunos necessitados.
  • Compartilhamento de narrativas culturais diversas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo