Crie sua Insta-Arte

Desenvolvida por: Cláudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Arte moderna, Arte contemporânea, Técnicas básicas de desenho e pintura
Temática: Instalação Artística e Direitos Humanos

Nesta atividade, os alunos serão introduzidos ao conceito de arte contemporânea com foco em instalação artística. Durante a primeira aula, usarão jogos de cartas relacionados a elementos de direitos humanos e violência para inspirar a criação individual de ideias. Na segunda aula, eles explorarão o tema estudando exemplos de instalações famosas. Finalmente, na terceira aula, alunos colaborarão para desenvolver e apresentar suas próprias instalações focando em direitos humanos e desafios atuais.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula se propõe a explorar a interseção entre arte e direitos humanos através da criação de instalações artísticas. Os objetivos de aprendizagem são desenvolver a crítica analítica e a expressão criativa dos alunos ao abordar temas contemporâneos relevantes. As aulas são desenhadas para fomentar a pesquisa, a colaboração e o pensamento crítico-reflexivo, integrando as competências artísticas com a conscientização social. Durante a atividade prática, os alunos serão desafiados a considerar as implicações éticas das obras e como influenciam a sociedade. A ênfase será colocada no desenvolvimento de uma compreensão profunda e significativa dos processos artísticos que são tanto informados quanto complicados por questões sociais e de direitos humanos, preparando os alunos para engajamentos mais sustentados em seus estudos futuros e na vida cívica.

  • Incentivar a compreensão crítica e criativa da arte contemporânea.
  • Promover a reflexão sobre questões de direitos humanos através da arte.
  • Desenvolver habilidades de colaboração em projetos artísticos coletivos.
  • Capacitar os alunos a apresentarem e discutirem suas criações artísticas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG204: Dialogar e produzir entendimento mútuo, nas diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais), com vistas ao interesse comum pautado em princípios e valores de equidade assentados na democracia e nos Direitos Humanos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a introdução dos alunos à arte contemporânea, especificamente às instalações artísticas como meio de comunicação e expressão de ideias sobre direitos humanos. Os alunos estudarão obras influentes para entender como as dimensões visuais e contextuais das instalações comunicam significados complexos e potentes. Além disso, discute a importância dos direitos humanos como tema central, permitindo aos alunos refletirem sobre questões como violência, igualdade e liberdade. A programação inclui análise crítica, brainstorming criativo e execução prática, promovendo o desenvolvimento de habilidades técnicas em arte e o fortalecimento do pensamento conceitual para criar peças de arte que dialogam diretamente com questões atuais da sociedade. Este ambiente de aprendizado incentiva o exame dos contextos históricos e sociais das obras de arte, reforçando a capacidade dos alunos de integrar conhecimentos interdisciplinares em suas práticas artísticas.

  • Introdução a conceitos de arte contemporânea e instalação.
  • Estudo de instalações artísticas famosas.
  • O estudo de instalações artísticas famosas está focado em aprofundar o conhecimento dos alunos sobre obras que marcaram a história da arte contemporânea. Iniciaremos com uma seleção cuidadosa de instalações cujos temas tenham relevância social e impacto visual, incluindo artistas renomados como Yayoi Kusama, Olafur Eliasson, e Ai Weiwei. Ao apresentar essas obras, destacaremos as características específicas que as definem como instalações artísticas e discutiremos como esses artistas utilizam espaços e materiais não-convencionais para transmitir suas mensagens. Utilizaremos imagens, vídeos e descrições detalhadas para enriquecer a compreensão dos alunos, promovendo uma análise visual e crítica.

    A abordagem pedagógica visa à promoção de um ambiente dinâmico de troca de ideias, onde os alunos são incentivados a discutir e debater a intenção do artista e o impacto social de cada instalação. Analisaremos como os elementos utilizados nessas obras, como luz, som, movimento e interação, se combinam para envolver emocionalmente o espectador. Um exemplo prático abordado será a obra The Weather Project de Olafur Eliasson, onde exploraremos como a combinação de recursos visuais e climáticos desafia a percepção do ambiente e provoca reflexões sobre a relação entre o homem e a natureza. A ideia é preparar os alunos para que, inspirados por essas referências, possam aplicá-las na criação de suas próprias instalações, com foco em direitos humanos.

  • Exploração do tema direitos humanos na arte.
  • Criação e apresentação de instalações artísticas.

Metodologia

A metodologia proposta visa fornecer experiências de aprendizagem dinâmica e engajadora através da combinação de diferentes abordagens pedagógicas. Incorporando a Aprendizagem Baseada em Jogos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos são incentivados a serem protagonistas de sua educação, promovendo um ambiente de exploração e investigação personalizadas. A aula inicial utilizará jogos de cartas para encorajar o discurso criativo sobre direitos humanos. A segunda aula adaptará a sala de aula invertida, onde os alunos pesquisam instalações icônicas fora da sala de aula e discutem suas descobertas em grupo. Por fim, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos na última aula permitirá que os alunos apliquem seus entendimentos e expandam suas habilidades criativas através da concepção e montagem de sua própria instalação. Essa abordagem multi-metodológica promove um leque amplo de habilidades, desde o pensamento crítico e a capacidade de colaborar efetivamente até a execução de ideias artísticas complexas.

  • Aula 1: Jogos de cartas para estimular a criatividade.
  • A metodologia da Aula 1, que utiliza jogos de cartas para estimular a criatividade, é estruturada para engajar os alunos ativamente com temas de direitos humanos de forma lúdica e interativa. O objetivo principal desta aula é incentivar os alunos a gerar ideias criativas para futuras instalações artísticas. Inicia-se com uma breve introdução ao conceito de arte contemporânea e instalação artística, criando um contexto para a atividade e despertando interesse nos alunos. Essa introdução deve ser sucinta, permitindo que os estudantes façam perguntas e iniciem um diálogo sobre a arte e seus possíveis impactos sociais, preparando o terreno para a utilização dos jogos de cartas.

    Após essa introdução, o professor apresenta os baralhos de cartas temáticas, explicando as regras e o objetivo dos jogos, que é fomentar a criatividade através dos temas impressos nas cartas. Divididos em grupos pequenos, os alunos jogam e discutem as ideias e imagens que emergem a partir das cartas. Durante esta dinâmica, o papel do professor é fundamental, circulando pela sala, observando participação, fazendo perguntas que incentivem a reflexão e colaboração, como Por que esse tema é importante? ou Como podemos representar isso visualmente?. Ao final da atividade, há um momento de compartilhamento onde os grupos apresentam algumas ideias surgidas durante o jogo. Isso promove a prática da comunicação e da escuta ativa, permitindo que todos os alunos se beneficiem das percepções e contribuições dos colegas.

  • Aula 2: Sala de Aula Invertida para estudo e discussão de obras.
  • A metodologia da Sala de Aula Invertida na Aula 2 tem como objetivo maximizar o tempo de discussão e análise em grupo durante as aulas presenciais. A metodologia começa com a preparação dos alunos antes da aula, onde eles recebem materiais como textos, vídeos e imagens sobre instalações artísticas famosas. Esses materiais são disponibilizados através de uma plataforma online, onde os alunos devem estudar e anotar suas impressões e dúvidas. Essa etapa pré-aula é essencial para que os alunos cheguem preparados para a discussão em sala, permitindo aprofundar seu conhecimento e desenvolver habilidades críticas e interpretativas.

    Durante a aula presencial, a metodologia é dividida em momentos estruturados para garantir uma experiência de aprendizado rica e interativa. Inicialmente, há uma breve revisão onde os alunos compartilham suas percepções do material estudado, o que ajuda o professor a identificar e corrigir possíveis dúvidas ou mal-entendidos. Em seguida, os alunos são divididos em grupos para discutir uma instalação artística previamente estudada, com enfoque em seus elementos constitutivos, mensagem e impacto social. Essa discussão promove o desenvolvimento de habilidades de comunicação e pensamento crítico, enquanto o professor circula pela sala para incentivar o debate e oferecer orientações pontuais. No final, os grupos compartilham suas conclusões com a turma, permitindo uma troca valiosa de perspectivas e enriquecendo o entendimento coletivo sobre as obras de arte analisadas.

  • Aula 3: Criação de projetos de instalação em grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas está cuidadosamente planejado para maximizar o envolvimento e o aprendizado dos alunos, oferecendo uma sequência clara e lógica nas atividades. A primeira aula de 60 minutos é dedicada à aprendizagem baseada em jogos, onde os alunos utilizarão jogos de cartas para explorar temas de direitos humanos de forma lúdica e criativa. No segundo encontro, também com duração de 60 minutos, os alunos irão experimentar a sala de aula invertida, onde, previamente, realizarão pesquisas fora da sala de aula e retornarão para discutir suas descobertas e ampliar o aprendizado coletivo. Na última aula, os alunos têm 60 minutos para participar de um processo prático de aprendizagem baseada em projetos, criando suas próprias instalações. A sequência das atividades foi pensada para ir de insights individuais a colaborações criativas, dando aos alunos a chance de aprimorar competências distintas ao longo do curso, culminando na criação de obras de arte que transparecem as discussões desenvolvidas durante as aulas.

  • Aula 1: Exploração de temas através de jogos de cartas.
  • Momento 1: Introdução ao Conceito de Arte Contemporânea (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos uma breve visão geral sobre o conceito de arte contemporânea e instalação artística. Explique que eles usarão esses conceitos para criar arte inspiradora, utilizando-se de temas de direitos humanos. Incentive perguntas e discussões breves para ativar o interesse inicial.

    Momento 2: Apresentação dos Jogos de Cartas (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente os jogos de cartas que serão utilizados na atividade. Explique a mecânica do jogo e o objetivo: gerar ideias criativas através dos temas apresentados nas cartas. É importante que os alunos compreendam que as cartas servirão como inspiração para conceituar suas futuras instalações artísticas.

    Momento 3: Dinâmica de Jogo em Grupos (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua os baralhos de cartas. Oriente que joguem e discutam as ideias que surgirem a partir das cartas. Circule entre os grupos para estimular o diálogo, fazendo perguntas como Como esse tema pode ser traduzido em uma instalação artística? ou Qual a mensagem que vocês querem transmitir?. Observe se todos os alunos estão participando e intervina se necessário, para garantir que cada ideia seja ouvida.

    Momento 4: Compartilhamento e Discussão (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada grupo compartilhe uma ou duas ideias discutidas durante o jogo. Permita que os outros grupos façam perguntas e contribuam com sugestões. Isso estimula a habilidade de comunicação e a capacidade de discutir diferentes perspectivas. Encerre ressaltando a importância das ideias discutidas para a aula seguinte onde estudarão instalações famosas e desenvolverão seus próprios projetos.

  • Aula 2: Estudo e discussão em sala de aula invertida.
  • Momento 1: Revisão Pré-Aula (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando brevemente o conteúdo estudado pelos alunos em casa, relacionado às características e exemplos de instalações artísticas famosas. Pergunte sobre as impressões e dúvidas que surgiram durante o estudo autônomo. É importante que você deixe claro que esta revisão serve para retomar conceitos e ajustar possíveis entendimentos errôneos.

    Momento 2: Discussão em Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos. Cada grupo deverá escolher uma instalação artística estudada previamente e discutir seus elementos constitutivos, mensagem e impacto. Percorra a sala observando as discussões e intervenha com perguntas que desafiem os alunos a pensarem criticamente sobre a obra e suas relações com temas de direitos humanos, como 'Qual a relação desta instalação com os direitos humanos?' ou 'Como esta obra aborda desafios contemporâneos?'.

    Momento 3: Compartilhamento de Ideias (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada grupo compartilhe suas conclusões em um formato de apresentação para a sala, destacando os pontos principais de suas discussões. Promova um diálogo aberto onde outros grupos possam fazer perguntas e oferecer suas perspectivas. Isso enriquece a análise crítica e incentiva a expressão das diversas interpretações.

    Momento 4: Reflexão e Aplicação (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a aula conduzindo uma reflexão coletiva sobre como as instalações artísticas podem ser ferramentas poderosas para abordar e refletir sobre questões de direitos humanos. Incentive os alunos a pensarem em como aplicar esses conceitos em suas futuras instalações artísticas, que serão desenvolvidas na próxima aula. Dê ênfase à importância de uma mensagem clara e ao impacto desejado nos espectadores.

  • Aula 3: Criação e apresentação das instalações artísticas.
  • Momento 1: Planejamento do Projeto em Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula dividindo os alunos nos mesmos grupos formados anteriormente. Oriente cada grupo a discutir as ideias principais que irão nortear suas instalações artísticas, baseando-se nas experiências e aprendizados das aulas anteriores. É importante que cada grupo estabeleça as funções de seus membros e definam quais materiais irão utilizar. Observe se os grupos estão colaborando e intervenha se necessário, para garantir que a visão coletiva do grupo esteja clara.

    Momento 2: Execução das Instalações Artísticas (Estimativa: 25 minutos)
    Forneça aos alunos os materiais necessários para a criação das instalações, como papéis, tintas e materiais recicláveis. Durante a execução, circule entre os grupos oferecendo apoio e sugestões, sempre incentivando a criatividade e inovação. Permita que cada grupo trabalhe de acordo com seu próprio ritmo, mas mantenha todos cientes do tempo disponível. Pergunte sobre as mensagens que desejam transmitir e como os elementos escolhidos colaboram para essa comunicação.

    Momento 3: Apresentação das Instalações (Estimativa: 15 minutos)
    Finalizada a confecção das instalações, organize para que cada grupo apresente sua obra à turma. Oriente para que as apresentações sejam claras, abordando a inspiração do grupo, os direitos humanos em foco e o impacto desejado. É importante que outros grupos façam perguntas ao final de cada apresentação, para fomentar a discussão crítica e o compartilhamento de ideias. Faça anotações sobre o envolvimento e a capacidade de comunicação dos alunos.

    Momento 4: Feedback e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula promovendo uma sessão de feedback coletivo. Cada grupo deverá refletir sobre suas experiências ao longo do projeto, destacando dificuldades superadas e oportunidades de aprendizado. Ofereça seus próprios comentários, ressaltando os pontos fortes de cada apresentação e identificando áreas de melhoria. Reforce a importância da expressão artística como uma ferramenta poderosa para a conscientização e defesa dos direitos humanos.

Avaliação

Para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados, sugere-se uma abordagem diversificada na avaliação, incluindo métodos formais e informais. Inicialmente, é importante estabelecer avaliações diagnósticas para identificar o entendimento prévio dos alunos sobre arte contemporânea e direitos humanos. A avaliação formativa ocorrerá ao longo das aulas através da observação e feedback contínuo, fornecendo oportunidades para que alunos ajustem suas abordagens conforme necessário. Para avaliação somativa, considere projetos finais em que os grupos de alunos apresentem suas instalações à turma, permitindo que a proficiência dos conceitos discutidos seja demonstrada. Critérios de avaliação devem incluir a originalidade, pertinência ao tema, execução técnica e a capacidade de comunicar conceitos e mensagens de forma eficaz. Oferecendo feedback detalhado e construtivo, se encoraja os alunos a refletirem sobre seu processo criativo e desenvolvimento coletivo. Estratégias inclusivas, como acomodações de avaliação para diversos estilos de aprendizado e feedback diferenciados, asseguram que todos os alunos possam demonstrar seu entendimento de maneira que reflita suas habilidades únicas.

  • Observação contínua durante as atividades.
  • Projetos finais apresentados e discutidos.
  • Feedback construtivo e reflexivo dos processos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a atividade são cuidadosamente selecionados para facilitar a imersão e a criatividade dos alunos, sem o uso de recursos digitais. Materiais artísticos básicos, como papel, tinta e materiais recicláveis, incentivam a expressão criativa sem dependência de tecnologia. O uso de jogos de cartas sobre direitos humanos proporciona uma forma tangível de explorar temas complexos de maneira acessível. Os exemplos de instalações artísticas são apresentados por meio de imagens e descrições impressas, permitindo que os alunos absorvam o conteúdo de maneira tradicional. Recursos suplementares, como cartolinas e canetas coloridas, também são utilizados para brainstorm e planejamento visual das instalações. A escolha desses recursos promove um espaço colaborativo, estimulando os alunos a interagirem diretamente uns com os outros e a pensarem criticamente sobre os usos como ferramentas de criação e comunicação dentro das limitações da sala de aula.

  • Papéis e tintas.
  • Materiais recicláveis.
  • Cartões temáticos de direitos humanos.
  • Os cartões temáticos de direitos humanos são ferramentas essenciais para a atividade e podem ser adquiridos em lojas de material didático especializadas, que ofereçam produtos voltados para a educação em direitos humanos e cidadania. Uma alternativa é buscar na internet por sites que vendem jogos educativos ou materiais pedagógicos, onde é possível encontrar baralhos de cartas específicas com temas de direitos humanos. Além disso, o professor pode optar por confeccionar os cartões de forma personalizada, utilizando papel resistente e imprimindo as informações pertinentes em uma gráfica local que forneça serviços de impressão de alta qualidade. Desta forma, os cartões poderão ser adaptados para atender às necessidades específicas da turma e dos conteúdos que serão abordados durante as aulas.

  • Imagens e descrições de instalações artísticas famosas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio diário dos professores em conjugar a inclusão com a carga de trabalho, mas é fundamental proporcionar um ambiente educativo para todos os alunos. Neste conjunto de aulas, embora não haja a exigência de atender alunos com deficiências específicas, estratégias inclusivas são cruciais para garantir que todos os alunos tenham experiências ricas e equitativas. Criação de grupos heterogêneos para promover a troca de diferentes perspectivas e competências é uma abordagem eficaz. A inclusão de debates que consideram diversas perspectivas culturais e sociais pode também promover um espaço acolhedor e inclusivo. A não utilização de recursos digitais é intencional para fomentar a comunicação direta e o respeito entre os alunos, oferecendo suporte adicional, como explicações orais suplementares e padronização de tarefas, se necessário. A observação atenta do professor sobre a participação e o engajamento pode ajudar a identificar quando ajustes ou suporte adicional são necessários, garantindo que cada aluno atinja seu potencial máximo, respeitando suas singularidades e ritmos de aprendizado.

  • Grupos heterogêneos para enriquecer a troca de perspectivas.
  • Debates envolvendo diversidades culturais e sociais.
  • Comunicação direta e suporte verbal adicional quando necessário.
  • Monitoramento constante para ajustes conforme necessário.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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