Gravura e Sociedade: Narrativas Visuais

Desenvolvida por: Jadils… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Artes
Temática: Técnicas de gravura e serigrafia

Nesta aula, estudantes de 17 a 18 anos do 3º ano do Ensino Médio irão explorar o poder da gravura para expressar opiniões sobre temas sociais contemporâneos. O propósito é utilizar a arte como veículo de comunicação e reflexão crítica, incentivando a análise de discursos e ideologias presentes em manifestações artísticas. Inicialmente, alunos refletirão sobre como a gravura foi historicamente utilizada para abordar questões sociais. Em seguida, terão a oportunidade de desenvolver suas próprias obras, seja através da xilogravura ou serigrafia. A produção dessas gravuras práticas busca desafiar os alunos a comunicar suas perspectivas pessoais de maneira visual e impactante, combinando técnica artística com análise contextual. Ao inspirar a percepção crítica e reflexiva, a atividade não apenas reforça o entendimento dos alunos sobre a interseção da arte com sociedade, mas também desenvolve habilidades de comunicação, criatividade e empatia. A aula é uma oportunidade para integrar diferentes áreas do conhecimento, como história, política e artes, promovendo uma abordagem interdisciplinar e conectando os estudantes com contextos e desafios do mundo contemporâneo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula são amplamente focados em desenvolver a capacidade dos alunos para articular suas opiniões e compreensões do mundo através da arte. Isso incluirá a habilidade de usar a gravura como meio de expressão, bem como a capacidade de analisar criticamente discursos visuais. Além disso, busca-se promover nos estudantes a competência para relacionar conteúdos artísticos com questões reais e contemporâneas, integrando conhecimentos de diferentes disciplinas, como História, Artes e Ciências Sociais. A aula visa empoderar os alunos para que eles próprios se transformem em agentes de comunicação visual, utilizando suas produções para refletir e questionar ideologias, sempre respeitando a diversidade de perspectivas em um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo.

  • Utilizar a gravura como ferramenta de expressão artística e crítica.
  • Analisar criticamente discursos e ideologias presentes em manifestações artísticas.
  • Relacionar conteúdos artísticos e históricos com desafios contemporâneos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG201: Utilizar as diversas linguagens (artísticas, corporais e verbais) em diferentes contextos, valorizando-as como fenômeno social, cultural, histórico, variável, heterogêneo e sensível aos contextos de uso.
  • EM13LGG202: Analisar interesses, relações de poder e perspectivas de mundo nos discursos das diversas práticas de linguagem (artísticas, corporais e verbais), compreendendo criticamente o modo como circulam, constituem-se e (re)produzem significação e ideologias.
  • EM13LGG203: Analisar os diálogos e os processos de disputa por legitimidade nas práticas de linguagem e em suas produções (artísticas, corporais e verbais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula está estruturado em torno do estudo e prática de técnicas de gravura, como xilogravura e serigrafia, aplicadas à expressão de temas sociais. A escolha das técnicas de xilogravura e serigrafia não é apenas uma preferência estética, mas também um meio de conexão com tradições artísticas que historicamente desempenharam papéis importantes na crítica social. Os alunos estudarão a história e evolução dessas técnicas, compreendendo seu papel nas mudanças sociais e políticas ao longo dos séculos. Além disso, o conteúdo inclui a análise de obras de artistas contemporâneos e históricos que usaram a gravura para expressar críticas e posições políticas, proporcionando exemplos práticos e inspiradores para os estudantes desenvolverem suas próprias ideias e projetos artísticos. Esse estudo teórico se alinha com exercícios práticos, oferecendo uma abordagem holística que conecta teoria à prática.

  • História e técnicas de xilogravura.
  • História e técnicas de serigrafia.
  • Análise de obras de arte engajadas socialmente.

Metodologia

A metodologia desta aula é centrada na prática artística e reflexão, promovendo um ambiente colaborativo e integrativo. A aula terá início com uma palestra introdutória e análise de obras, onde os alunos serão expostos a exemplos históricos e contemporâneos de gravuras sociais. Seguirá com uma discussão orientada sobre os temas observados, estimulando o debate de ideias. A parte prática do encontro desafiará os alunos a desenvolverem seus próprios esboços e obras, usufruindo do suporte técnico do professor para explorar diferentes técnicas de gravura. Este formato visa não somente o desenvolvimento técnico, mas também a interação crítica entre colegas, favorecendo a formação de uma consciência histórica e social. Finalmente, a apresentação e discussão dos trabalhos finalizados serão fundamentais para a troca de feedback construtivo e desenvolvimento de um olhar crítico.

  • Palestra introdutória com análise de obras de arte.
  • Discussão participativa sobre exemplos históricos e contemporâneos.
  • Prática de técnicas de xilogravura e serigrafia.
  • Feedback coletivo e discussão sobre as obras finalizadas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da aula está organizado de maneira a proporcionar uma experiência completa e profunda em apenas uma sessão de 60 minutos. Inicialmente, os primeiros 15 minutos serão dedicados a uma introdução teórica e análise guiada de obras, estabelecendo o contexto da atividade. Nos próximos 20 minutos, será promovida uma discussão entre os alunos sobre os temas sociais representados nas obras de arte analisadas e suas impressões sobre o poder das gravuras. Os 20 minutos seguintes serão destinados à prática artística, onde os alunos criarão seus esboços e iniciarão a produção de suas próprias gravuras, com suporte técnico do professor. No restante do tempo, 5 minutos, as obras serão apresentadas e comentários serão trocados, permitindo feedback imediato sobre seus trabalhos. Esta organização não somente maximiza o tempo disponível, mas também garante que todas as fases da aprendizagem sejam abrangidas na sessão.

  • Aula 1: Introdução teórica e análise de obras (15 min), discussão participativa (20 min), prática e criação de gravuras (20 min), apresentação e feedback (5 min).
  • Momento 1: Introdução Teórica e Análise de Obras (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema da gravura como expressão artística e crítica. Mostre exemplos históricos e contemporâneos de obras que utilizam a técnica de xilogravura e serigrafia para expor problemas sociais. É importante que você contextualize as obras dentro dos movimentos sociais a que pertencem. Permita que os alunos façam perguntas sobre as obras e suas significações. Observe se os alunos estão engajados e se compreendem o impacto das gravuras na sociedade. Avalie o entendimento através de perguntas rápidas sobre os temas observados nas obras.

    Momento 2: Discussão Participativa (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e oriente-os a discutir as ideologias e discursos encontrados nas obras analisadas. Estimule os alunos a partilharem suas perspectivas sobre como essas obras se conectam com questões sociais contemporâneas. Intervenha sempre que necessário para manter o foco e traga exemplos adicionais se os grupos precisarem de mais contexto. Após a discussão, cada grupo deve compartilhar brevemente suas conclusões com a turma. Avalie a capacidade dos alunos de conectar o conteúdo artístico com questões contemporâneas através das conclusões apresentadas.

    Momento 3: Prática e Criação de Gravuras (Estimativa: 20 minutos)
    Forneça os materiais necessários (blocos de madeira ou telas de serigrafia, tintas, pincéis, etc.) e instrua os alunos a iniciarem a criação de suas próprias gravuras. Oriente sobre as técnicas básicas de xilogravura e serigrafia. É importante que você dê espaço para liberdade criativa, mas também acompanhe de perto, oferecendo feedback imediato para aqueles que precisam de ajuda com a técnica ou com o desenvolvimento conceitual da obra. Avalie os alunos pelo uso adequado das técnicas e pelo conteúdo expressivo das gravuras.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Peça a todos que coloquem suas gravuras em uma exposição improvisada na sala. Permita que os alunos caminhem e observem as obras dos colegas, promovendo um espaço aberto para comentários positivos e construtivos. Convide alguns alunos a explicarem suas obras e a escolha dos temas. É importante permitir que eles justifiquem suas escolhas artísticas. Avalie a capacidade de articulação e de justificar escolhas artísticas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere adaptar as atividades práticas para incluir alunos que possam ter dificuldades motoras, fornecendo ferramentas adaptadas ou permitindo o uso de tecnologias de design digital como alternativa à xilogravura manual. Incentive a colaboração em duplas, possibilitando que alunos com mais habilidade motora ajudem aqueles que encontram dificuldades. Para apoiar alunos que possam ter dificuldade em expressar suas ideias verbalmente, ofereça a opção de apresentar suas justificativas por escrito ou por meio de gravações em áudio. Lembre-se sempre de valorizar a diversidade de pensamento e expressão e promova um ambiente de respeito e apoio mútuo.

Avaliação

Para a avaliação, serão utilizados métodos e instrumentos que contemplem a expressão artística, a crítica visual e a reflexão temática. Um dos objetivos é avaliar a capacidade dos alunos de articular seus pensamentos e sentimentos sobre temas sociais de maneira visual. Os critérios de avaliação incluirão a originalidade e profundidade dos conceitos abordados nas gravuras, o domínio técnico das técnicas de xilogravura e serigrafia, e a capacidade de expressar criticamente suas ideias através da arte. Para exemplificar, os alunos poderão apresentar suas obras finalizadas e justificar suas escolhas temáticas e técnicas em uma breve apresentação oral, que permitirá ao professor avaliar as competências de comunicação. Além disso, o feedback recebido dos colegas durante a apresentação será considerado como parte do processo avaliativo, estimulando um ciclo formativo de críticas construtivas. É fundamental que a avaliação inclua adaptações para necessidades específicas dos alunos, utilizando feedback contínuo para apoiar o crescimento artístico e crítico de cada estudante.

  • Originalidade e profundidade conceitual das gravuras.
  • Domínio técnico das técnicas de xilogravura e serigrafia.
  • Capacidade de articulação e justificativa das escolhas artísticas em apresentação oral.
  • Recebimento e integração de feedback dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade incluem uma variedade de ferramentas artísticas tradicionais e digitais. Para a prática de xilogravura e serigrafia, serão necessários blocos de madeira ou telas de serigrafia, tintas apropriadas, rolos de entintamento, espátulas e pincéis. Além disso, o uso de recursos digitais será incentivado para a pesquisa de referências artísticas e para auxiliar na elaboração dos esboços. Recursos audiovisuais são essenciais para a apresentação de exemplos de obras e análises, estimulando a discussões e reflexões. Não menos importante, um espaço adequado que possa acomodar práticas artísticas ficará à disposição, permitindo que grupos de alunos trabalhem simultaneamente em suas produções. Essa combinação diversificada de recursos visuais, táteis e digitais visa enriquecer a experiência de aprendizagem, tornando a prática não só educativa, mas também envolvente e inspiradora.

  • Blocos de madeira ou telas de serigrafia.
  • Tintas, pincéis, rolos de entintamento e espátulas.
  • Computadores com acesso à internet para pesquisa de referências.
  • Recursos audiovisuais para análise e discussão.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga de trabalho e excessos aos quais os docentes estão sujeitos, mas é crucial abordarmos a inclusão e acessibilidade para garantir que a aprendizagem seja equitativa e representativa para todos. Neste contexto, embora a turma não apresente alunos com condições ou deficiências específicas, forneceremos um ambiente de aprendizagem permeável às necessidades individuais. Recomenda-se a disposição dos espaços de trabalho para facilitar a circulação de todos, e adaptações de recursos apresentando diferentes formatos, como vídeos ou materiais audiovisuais para análises teóricas. Tecnologias digitais ajudam a apoiar o ensino por meio da personalização dos conteúdos e acesso a materiais diferenciados. Estratégias de comunicação inclusiva, como discussões em grupos pequenos, são valiosas para que todos participem eficazmente. No entanto, deve-se estar atento a qualquer sinal de necessidade particular emergente, garantindo suporte individualizado quando necessário.

  • Espaços de trabalho com circulação facilitada.
  • Recursos em diferentes formatos (visuais, táteis, digitais).
  • Tecnologias digitais para personalização do ensino e acesso a materiais variados.
  • Discussões em grupos pequenos para participação inclusiva.
  • Monitoramento de necessidades específicas e suporte individualizado.

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