Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo

Desenvolvida por: Odimil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Ecossistemas e Sustentabilidade

A atividade 'Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo' tem o propósito de promover a compreensão dos estudantes sobre o funcionamento dos ecossistemas fechados. Inicialmente, a proposta é introduzir os conceitos fundamentais de ecossistema, abordando aspectos como ciclos de matéria e energia, e as interdependências entre os diferentes componentes do sistema. Posteriormente, os alunos, organizados em grupos, planejarão e executarão o design de seus próprios terrários. Esta prática envolve a montagem dos terrários, escolha de plantas apropriadas e monitoramento das condições de desenvolvimento e manutenção das mesmas. Ao término, espera-se que os alunos apresentem uma reflexão crítica sobre a conservação da matéria e energia dentro dos ecossistemas, assim como sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais. Esse processo permitirá uma aprendizagem significativa, relacionando biologia com práticas sustentáveis, além de possibilitar a construção de uma visão integrada das ciências naturais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem centram-se em proporcionar aos alunos condições de explorar, na prática, os conceitos de ecossistema, sustentabilidade e ciclo da matéria e energia. Almeja-se que, por meio da construção e observação dos terrários, os estudantes desenvolvam a capacidade de análise crítica sobre o funcionamento ecossistêmico e suas implicações ambientais. Tais conhecimentos são vitais para a formação de jovens conscientes, capazes de avaliar e intervir positivamente nos ecossistemas ao seu redor. Ademais, busca-se desenvolver habilidades de organização e trabalho em equipe, alinhadas ao potencial de compartilhar responsabilidades e aprimorar a comunicação crítica e o respeito às opiniões divergentes. O aprendizado ativa a reflexão crítica sobre ações sustentáveis e o respeito às formas de vida, importantes no contexto atual de desafios ambientais.

  • Compreender o funcionamento de ecossistemas fechados através da construção de terrários.
  • Desenvolver habilidades de análise crítica sobre a conservação de matéria e energia em ecossistemas.
  • Promover o uso consciente e sustentável de recursos naturais.
  • Trabalhar de forma colaborativa em equipes, aprimorando comunicação e organização.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT101: Analisar e representar, com ou sem o uso de dispositivos e de aplicativos digitais específicos, as transformações e conservações em sistemas que envolvam quantidade de matéria, de energia e de movimento para realizar previsões sobre seus comportamentos em situações cotidianas e em processos produtivos que priorizem o desenvolvimento sustentável, o uso consciente dos recursos naturais e a preservação da vida em todas as suas formas.
  • EM13CNT203: Avaliar e prever efeitos de intervenções nos ecossistemas, e seus impactos nos seres vivos e no corpo humano, com base nos mecanismos de manutenção da vida, nos ciclos da matéria e nas transformações e transferências de energia, utilizando representações e simulações sobre tais fatores, com ou sem o uso de dispositivos e aplicativos digitais (como softwares de simulação e de realidade virtual, entre outros).
  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo' aborda inicialmente a introdução aos conceitos de ecossistema, enfatizando seus componentes bióticos e abióticos e relações tróficas. Na sequência, os estudantes irão aprender sobre os ciclos de matéria (como o ciclo do carbono e da água) e energia dentro dos ecossistemas fechados, interpretando a autossuficiência e equilíbrio desses sistemas. Essas noções são fundamentais para a compreensão da importância de práticas de gestão sustentável e preservação ambiental. Além disso, envolvem-se conhecimentos práticos sobre a construção de terrários, desde a seleção de materiais adequados e plantas, até o manejo e observação do desenvolvimento das plantas ao longo do tempo. O conteúdo visa conectar a teoria com a prática, permitindo que os alunos vejam em primeira mão a conservação de energia e matéria.

  • Conceitos de ecossistema: componentes bióticos e abióticos.
  • Ciclos de matéria e energia nos ecossistemas.
  • Práticas de sustentabilidade e conservação ambiental.
  • Construção e manutenção de terrários.

Metodologia

A metodologia adotada na atividade 'Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo' é alicerçada em práticas colaborativas e experimentais, que visam engajar os alunos em um processo de aprendizagem ativa e experiencial. Inicialmente, é oferecida uma explanação sobre os conceitos teóricos essenciais para a atividade. Em seguida, os estudantes, organizados em grupos, serão incentivados a planejar e executar a montagem de seus terrários, num ambiente que fomente a autonomia e o espírito investigativo. A observação sistemática e o registro das mudanças ao longo do tempo conduzem à reflexão crítica e à síntese do conhecimento adquirido. Essas práticas estimulam a aprendizagem significativa e a consolidação do entendimento sobre ecossistemas, além de incentivar o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas.

  • Explanação teórica sobre ecossistemas.
  • Trabalho colaborativo em grupos para construção e observação dos terrários.
  • Registros sistemáticos e discussão crítica sobre o desenvolvimento dos ecossistemas fechados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo' está estruturado para acontecer em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais de ecossistemas, ciclos de matéria e energia, e à tarefa de construir seus terrários. Os grupos irão planejar o design de seus terrários, selecionando materiais e plantas adequados, e se organizarão para realizar a montagem. Na segunda aula, os alunos montarão seus terrários sob supervisão, aprendendo com as dificuldades e ajustes necessários. Aos poucos, serão feitos monitoramentos do desenvolvimento das plantas e debates críticos que permitirão reflexões sobre as observações realizadas. Essa divisão visa consolidar a teoria aplicada à prática, favorecendo a compreensão integral dos conceitos abordados.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos de ecossistema e planejamento do terrário.
  • Momento 1: Introdução aos Conceitos de Ecossistema (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula explicando o que é um ecossistema, destacando seus componentes bióticos e abióticos. Utilize exemplos do cotidiano para facilitar a compreensão dos alunos. Permita que os alunos façam perguntas para esclarecer dúvidas. Incentive discussões sobre como os seres vivos e os elementos não vivos interagem dentro de um ecossistema. Observe o nível de compreensão dos alunos por meio de perguntas como: 'Como as plantas e os animais dependem uns dos outros?'

    Momento 2: Ciclos de Matéria e Energia (Estimativa: 15 minutos)
    Explique brevemente os ciclos de matéria e energia nos ecossistemas, com foco no ciclo da água, carbono e nitrogênio. Utilize cartazes ou desenhos no quadro para ilustrar os ciclos, assegurando que todos os alunos consigam visualizar claramente. Permita que os alunos compartilhem suas percepções sobre a importância desses ciclos. Avalie a compreensão por meio de perguntas orientadoras: 'Por que a reciclagem de matéria é importante para o ecossistema?'

    Momento 3: Planejamento do Terrário (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a planejar o design de seus próprios terrários. Divida a turma em pequenos grupos, fornecendo a cada grupo um caderno para anotações e registro das ideias. Instrua-os a considerar a escolha das plantas, estrutura do solo e camada de drenagem. Circule entre os grupos para ajudar com ideias e orientar o planejamento. Avalie os planos solicitando que cada grupo compartilhe um esboço ou uma proposta verbal da montagem dos terrários. Incentive-os a considerar como seu mini ecossistema representará os ciclos de matéria e energia discutidos anteriormente.

  • Aula 2: Montagem prática dos terrários e observação inicial.
  • Momento 1: Preparação dos Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula organizando os materiais necessários para a montagem dos terrários. Informe aos alunos sobre os itens disponíveis, como recipientes transparentes, terra, cascalho, carvão ativado e plantas. Dê instruções claras sobre a quantidade e o jeito de manusear cada material, e demonstre como montar as camadas do terrário. É importante que você circule pela sala, verificando se os grupos têm tudo o que precisam e esclarecendo dúvidas iniciais. Verifique se todos compreenderam as instruções para a montagem.

    Momento 2: Montagem dos Terrários (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem a construção dos terrários. Cada grupo deve seguir o planejamento elaborado na aula anterior. Estimule que os alunos primeiro coloquem a camada de drenagem, seguida pelo carvão ativado e depois pela terra. Permita que façam ajustes conforme necessário e que discutam entre si sobre as melhores escolhas para o design do terrário. Circule pela sala, oferecendo feedback e sugestões específicas quando necessário. Pergunte aos alunos sobre as suas escolhas e incentive-os a justificar as decisões tomadas. Assegure-se de que todos os alunos da equipe sejam ativos na construção do terrário.

    Momento 3: Observação e Registro Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Após a montagem, peça que os alunos realizem uma primeira observação sistemática do seus terrários. Instrua-os a fazer anotações no caderno de observações, focando em detalhes como a aparência geral, a posição das plantas e outras particularidades que notem. Incentive uma breve discussão em grupo sobre o que esperam monitorar nas próximas semanas. É importante que os alunos comecem a relacionar seu mini ecossistema com os conceitos de ciclos de matéria e energia. Reforce a importância de registros precisos para futuras avaliações.

    Momento 4: Limpeza e Organização (Estimativa: 5 minutos)
    Dedique os minutos finais para que os alunos limpem suas áreas de trabalho e organizem os materiais que não foram utilizados. Instrua-os a guardar seus terrários em um local seguro onde possam ser facilmente acessados para observações futuras. Avalie se o ambiente está limpo e se todos contribuíram para organização.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem da atividade, são propostas variadas metodologias adaptáveis ao perfil da turma. Uma das abordagens é a avaliação continuada por meio de observação direta da participação dos alunos durante todo o processo de aprendizagem, desde o planejamento até a execução dos terrários. Aqui, o objetivo é avaliar o engajamento, a colaboração em grupo e a capacidade de integração de conceitos teóricos na prática. Os critérios incluem a tomada de decisões, a criatividade e a responsabilidade demonstradas no processo. Outra possibilidade é a elaboração de um relatório final pelos estudantes, no qual devem apresentar suas observações sobre os terrários, identificando os processos ecológicos observados e refletindo sobre o funcionamento dos ecossistemas fechados. Os critérios de avaliação para este relatório incluem a clareza e coerência na apresentação das ideias, a correta utilização dos conceitos ecológicos e a capacidade de reflexão crítica. Exemplos práticos incluem a análise de cada terrário, a apresentação de hipóteses e explicações sobre os fenômenos observados, e a discussão em grupo sobre as práticas sustentáveis utilizadas durante a atividade. Métodos inclusivos são aplicados, oferecendo adaptações quando necessário para garantir que todos os alunos possam se expressar e ser avaliados de forma justa.

  • Observação contínua da participação e engajamento dos alunos.
  • Elaboração e apresentação de um relatório final crítico e analítico sobre os terrários.

Materiais e ferramentas:

A atividade exige uma variedade de materiais e recursos, cuidadosamente selecionados para maximizar a aprendizagem sem onerar o orçamento escolar. Para a construção dos terrários, são necessários recipientes transparentes como vidros ou potes plásticos, terra, cascalho e carvão ativado para a base dos terrários, além de pequenas plantas adequadas para ambientes fechados, como musgos e suculentas. Essas plantas podem ser de fácil acesso nas proximidades ou disponíveis em pequenos viveiros locais a um custo reduzido. Materiais de anotação, como cadernos ou fichas para registro do desenvolvimento das plantas, são também essenciais, possibilitando um acompanhamento estruturado das atividades. Ainda, tábuas e cartolinas podem ser usadas para apresentações visuais ou painéis, quando necessário. Os recursos foram planejados para enriquecer a experiência de aprendizagem e facilitar a conexão entre teoria e prática de maneira acessível e inclusiva.

  • Recipientes transparentes para terrários.
  • Materiais orgânicos como terra, cascalho e carvão ativado.
  • Pequenas plantas para ambientes fechados.
  • Cadernos para anotações e registros de observações.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a sobrecarga que muitos professores enfrentam e, por isso, estamos empenhados em fornecer estratégias que possam ser facilmente implementadas para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos durante a atividade 'Ecosistema em Ação: Criando um Terrário Vivo'. Para alunos com TDAH, sugerimos estruturas visuais claras e organização do ambiente de forma que minimize distrações e otimize o foco. É importante desenvolver uma sequência clara das etapas da atividade, oferecendo lembretes visuais do cronograma. Incentive pausas regulares e mantenha um canal aberto de comunicação para poder intervir de forma positiva quando perceber perda de atenção ou desorganização. Utilize sinais de alerta como agitamento ou dispersão e, caso necessário, ajustes no cronograma e tarefas podem ser oferecidos para atender a essas necessidades. O professor deverá observar e apoiar, oferecendo feedback positivo e orientações específicas sobre comportamento e desempenho e, quando conveniente, comunicar antecipadamente com a família sobre o andamento, progressos e desafios do aluno. Disponibilizar tutoria adicional também pode ser uma prática benéfica. Inspiramos um ambiente inclusivo, onde todos os alunos são valorizados e incentivados a participar ativamente, utilizando suas habilidades e pontos fortes para contribuir no aprendizado coletivo.

  • Estruturas visuais claras para alunos com TDAH.
  • Organização do ambiente para minimizar distrações.
  • Oferecer lembretes visuais e pausas regulares durante a atividade.

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