Jornal da Saúde: Métodos Contraceptivos e ISTs

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Métodos Contraceptivos e ISTs

A atividade foi desenvolvida com o intuito de esclarecer e informar sobre a importância dos métodos contraceptivos e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Com uma abordagem didática e interativa, busca-se explorar o tema sob uma perspectiva científica, social e pessoal, proporcionando aos alunos competências necessárias para uma análise crítica e responsável. A primeira aula expositiva oferecerá um panorama geral sobre os métodos contraceptivos, sua eficácia e o papel na prevenção de ISTs. Na sequência, os alunos, organizados em pequenos grupos colaborativos, produzirão um 'jornal' audiovisual, onde incluirão entrevistas, depoimentos e elementos gráficos, de forma a englobar diferentes formas de comunicação e ampliar o entendimento do público alvo sobre o tema abordado. Por fim, a segunda aula será dedicada à apresentação dos trabalhos, possibilitando feedbacks construtivos e incentivando a interação entre os alunos através de um debate mediado. Esta atividade visa a desenvolver habilidades de pesquisa científica, comunicação eficiente e habilidades sociais como colaboração e empatia, essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar aos alunos uma compreensão ampla e crítica sobre a importância dos métodos contraceptivos e a prevenção de ISTs, além de fomentar o desenvolvimento de habilidades importantes para seu crescimento acadêmico e pessoal. A atividade incentiva a pesquisa científica, permitindo que os alunos construam conhecimentos novos e aplicáveis a suas vidas cotidianas. Promover a comunicação clara e crítica através de múltiplos meios possibilita que os alunos se tornem cidadãos mais informados e proativos em temas de saúde pública e educação sexual. A atividade integra aspectos interdisciplinares ao vincular conceitos científicos a habilidades de comunicação e arte, reforçando a conexão entre áreas de conhecimento e seu impacto social. Ademais, oportuniza o exercício do protagonismo estudantil, permitindo que os alunos tomem as rédeas da construção do conhecimento, assumam responsabilidades e proponham soluções significativas e contextualizadas.

  • Desenvolver compreensão crítica sobre métodos contraceptivos e prevenção de ISTs.
  • Fomentar habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Aprimorar habilidades de comunicação através da elaboração de um 'jornal' audiovisual.
  • Incentivar a colaboração e a empatia entre colegas através do trabalho em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT301: Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
  • EM13CNT302: Comunicar, para públicos variados, em diversos contextos, resultados de análises, pesquisas e/ou experimentos, elaborando e/ou interpretando textos, gráficos, tabelas, símbolos, códigos, sistemas de classificação e equações, por meio de diferentes linguagens, mídias, tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), de modo a participar e/ou promover debates em torno de temas científicos e/ou tecnológicos de relevância sociocultural e ambiental.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abordará os métodos contraceptivos, como preservativos, pílulas anticoncepcionais, DIU, entre outros, além de tratarem sobre sua eficácia e utilização correta. Ademais, o conteúdo abrangerá as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), discutindo suas formas de transmissão, prevenção e impacto na saúde pública. A análise crítica desses temas é fundamental para o desenvolvimento de uma cidadania consciente e responsável. Através da atividade, os alunos associarão conceitos biológicos e socioculturais, expandindo seu conhecimento científico aplicado ao cotidiano e fortalecendo a compreensão de como a biologia influencia decisões pessoais e sociais, incentivando a pesquisa e o questionamento, além de incentivar uma visão crítica e contextualizada das informações.

  • Métodos contraceptivos: tipos, eficácia e uso correto.
  • Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).
  • Impacto social e pessoal de práticas sexuais seguras.
  • Análise crítica e contextualizada da saúde reprodutiva.

Metodologia

A atividade será organizada em duas etapas principais, cada uma promovendo diferentes habilidades e conhecimentos. A primeira etapa consiste em uma aula expositiva e dialogada, na qual o professor apresentará os conceitos fundamentais sobre métodos contraceptivos e ISTs. Este formato é primordial para introduzir o tema, facilitando a compreensão inicial dos conceitos e possibilitando que os alunos comecem a elaborar perguntas e reflexões. Para a segunda etapa, será adotada uma metodologia de projeto em grupo, onde os estudantes dividirão tarefas, pesquisando e compilando informações para a produção de um 'jornal' audiovisual. Este formato permite que os alunos apliquem ativamente o conhecimento adquirido, incentivando a aprendizagem prática e colaborativa através da pesquisa, da criação de conteúdos, do uso de tecnologias digitais e da expressão oral e escrita. Ao fim, as apresentações dos grupos servirão como parte de um feedback coletivo e crítico dos conteúdos abordados.

  • Aula expositiva para introdução e esclarecimento de conceitos.
  • Trabalho em grupo para produção de jornal audiovisual.
  • Uso de tecnologias digitais para pesquisa e apresentação.
  • Apresentação e reflexão coletiva dos resultados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está programado para ser realizado em duas aulas de 50 minutos cada, permitindo que as sessões sejam devidamente aproveitadas para atingir os objetivos propostos. Na primeira aula, haverá uma abordagem introdutória através de exposição dialogada dedicada a explicar e aprofundar o conhecimento sobre os métodos contraceptivos e ISTs, promovendo um espaço para questões e reflexões iniciais. Já na segunda aula, os alunos terão o palco para apresentar o 'jornal' audiovisual produzido previamente, seguido de uma discussão mediada pelo professor, incentivando reflexões críticas e debates em grupo. Essa estrutura cronológica assegura que os estudantes não apenas recebam as informações, mas que as contextualizem e apliquem, permitindo uma revisão dinâmica e interativa do que foi aprendido.

  • Aula 1: Introdução e contextualização dos métodos contraceptivos e ISTs através de exposição dialogada.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o tema dos métodos contraceptivos e a prevenção de ISTs. Utilize uma abordagem dialogada, perguntando aos alunos sobre seus conhecimentos prévios e percepções. É importante que o professor possibilite um ambiente de diálogo respeitoso, onde os alunos se sintam confortáveis para compartilhar seus pensamentos.

    Momento 2: Aula Expositiva com Recursos Visuais (Estimativa: 20 minutos)
    Apresente os diferentes tipos de métodos contraceptivos, sua eficácia e uso correto, além da importância na prevenção das ISTs. Utilize recursos visuais como slides ou infográficos para tornar a exposição mais envolvente. Observe se os alunos estão acompanhando e estimule perguntas a qualquer momento. Faça intervenções informativas que relacionem o conteúdo com dados estatísticos atuais, reforçando a relevância do tema.

    Momento 3: Discussão em Pequenos Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e peça aos alunos que discutam algumas perguntas chave. Exemplos: Quais são os desafios na implementação do uso correto dos métodos contraceptivos? ou Quais medidas podem ser tomadas para aumentar a conscientização sobre as ISTs?. Permita que cada grupo escolha um relator para compartilhar com a turma os principais pontos discutidos. Incentive a participação igualitária de todos.

    Momento 4: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula solicitando que os alunos resumam oralmente o que aprenderam. Pergunte quais impressões mudaram e quais atitudes podem ser adotadas ou pensadas a partir dos conhecimentos adquiridos. Avalie principalmente a capacidade dos alunos de relacionar o conteúdo com questões práticas do dia a dia e suas habilidades de argumentação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir inclusão e acessibilidade, adapte os recursos visuais para que sejam amigáveis a todos os alunos, incorporando legendas descritivas e verificando se são adequados para daltônicos. Utilize fontes grandes e cores contrastantes. Durante as discussões, assegure que todos os alunos tenham espaço e tempo para se expressar, e ofereça auxílio individual para aqueles que sentirem dificuldade em seguir as atividades. Ao final, reflita sobre as contribuições de cada estudante, certificando-se de que todos se sentiram ouvidos e inclusos.

  • Aula 2: Apresentação dos jornais audiovisuais criados pelos grupos e discussão mediada pelo docente.
  • Momento 1: Preparação Inicial e Orientações (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula esclarecendo aos alunos o objetivo das apresentações dos jornais audiovisuais e como será conduzida a sessão de discussão. Reforce a importância de serem respeitosos durante os comentários e sugestões. Prepare todos os equipamentos necessários para as exibições (projetor, computador etc.) antes do início das apresentações.

    Momento 2: Apresentação dos Jornais Audiovisuais (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a ordem das apresentações dos grupos de forma a otimizar o tempo e garantir que todos possam participar. Cada grupo deve ter aproximadamente 5 minutos para apresentar. Assuma a responsabilidade de controlar o tempo das apresentações e certifique-se de que todos os grupos compreendem os critérios de avaliação que estão sendo utilizados, como clareza das informações, criatividade e adequação ao tema. Intervenha quando necessário para fornecer suporte técnico ou estimular a apresentação de maneira que todos os membros do grupo participem.

    Momento 3: Discussão e Feedback Mediado pelo Docente (Estimativa: 10 minutos)
    Após todas as apresentações, abra espaço para que a turma ofereça feedback a cada grupo. Incentive uma discussão construtiva, perguntando aos colegas quais aspectos dos jornais foram mais impactantes e quais consideram que poderiam ser melhorados. Oriente os alunos a utilizarem a crítica de forma positiva e objetiva, permitindo que cada grupo reflita com base nas sugestões recebidas.

    Momento 4: Síntese e Reflexão Final (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula direcionando os estudantes a refletirem sobre o processo de produção e apresentação do jornal audiovisual. Questione quais aprendizagens retiraram da experiência e de que forma percebem que o conhecimento adquirido pode ser aplicado em suas vidas diárias. Estimule os alunos a partilharem suas percepções pessoais e mudanças de atitude em relação ao tema.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades durante a apresentação e discussão, é importante que o professor proporcione um ambiente acolhedor e respeitoso. Utilize legendas nos vídeos apresentados pelos alunos e assegure-se de que o áudio seja claro e audível para todos. Durante a discussão e feedback, reforce a necessidade de que todos os alunos tenham a chance de falar e partilhar suas opiniões, acompanhando de perto aqueles que possam ter dificuldades para participar. Ofereça apoio individual em caso de necessidade e encoraje sempre um clima de empatia e colaboração entre os alunos.

Avaliação

A avaliação desta atividade será multifacetada, buscando capturar tanto o processo quanto o produto final. Uma abordagem formativa será promovida ainda durante a construção do projeto audiovisual, através de feedbacks contínuos e pontos de controle que orientem e melhorem o desenvolvimento das atividades em grupo. O objetivo é compreender como os estudantes estão usando os conceitos abordados e se estão conseguindo aplicar esses conhecimentos de forma prática e crítica. Os critérios de avaliação considerarão aspectos como: a estrutura e coerência do projeto, a precisão e a criatividade das informações apresentadas, e a capacidade de trabalho em grupo e expressão oral. Sendo assim, a avaliação envolverá: (1) a qualidade das pesquisas realizadas pelos alunos, avaliado por meio da precisão das informações; (2) a clareza e a criatividade na apresentação das ideias, por meio do jornal audiovisual; (3) a participação durante as apresentações e discussões, verificando a capacidade de argumentar e debater ideias. Métodos de avaliação adaptados serão utilizados para garantir inclusão, utilizando-se de rubricas detalhadas como guias mais flexíveis que levem em conta o progresso individual de cada aluno. O feedback será construtivo e voltado para o incentivo e melhoria contínua dos alunos.

  • Avaliação formativa através de feedback contínuo durante a execução da atividade.
  • Estrutura e coerência do projeto audiovisual junto à precisão e criatividade das informações.
  • 1. Objetivo da Avaliação:
    O objetivo da avaliação é verificar a capacidade dos alunos de planejar e executar um projeto audiovisual de forma estruturada e coerente. A atividade está alinhada aos objetivos de aprendizagem de desenvolver habilidades de comunicação, pesquisa e análise crítica de informações, incentivando a criatividade dentro do tema dos métodos contraceptivos e prevenção de ISTs.

    2. Critérios de Avaliação:
    Os critérios abrangem a capacidade dos alunos de estruturar corretamente o projeto audiovisual, mantendo uma linha narrativa clara e coerente. Adicionalmente, será avaliada a precisão das informações apresentadas, bem como a criatividade na abordagem do tema, incluindo a forma como os elementos audiovisuais são utilizados para engajar o público.

    3. Sistema de Pontuação:
    A escala de pontuação vai de 0 a 10, distribuindo os pontos por critério: 4 pontos para estrutura e coerência do projeto, 3 pontos para precisão das informações e 3 pontos para criatividade.

    4. Rubricas de Avaliação:

    Critério 1: Estrutura e Coerência do Projeto
    Avaliação da organização do conteúdo, lógica na progressão das ideias e clareza na narrativa.
    Pontuação:
    5 pontos: Estrutura excelente com progressão lógica das ideias, narrativa clara, concisa e coerente.
    4 pontos: Estrutura bem organizada, mas com pequenas inconsistências que não prejudicam o entendimento geral.
    3 pontos: Estrutura satisfatória, mas com algumas interrupções na lógica e clareza da narrativa.
    2 pontos: Estrutura abaixo do esperado, com falta de coerência e interrupções significativas no fluxo de ideias.
    1 ponto: Estrutura insuficiente, desorganizada e sem coerência narrativa.

    Critério 2: Precisão das Informações
    Avaliação da exatidão e relevância das informações apresentadas.
    Pontuação:
    3 pontos: Informações totalmente precisas, factuais e relevantes para o tema.
    2 pontos: Informações precisas na maioria das vezes, mas com algumas imprecisões ou irrelevâncias.
    1 ponto: Informações frequentemente imprecisas, faltando relevância ou consistência com o tema.

    Critério 3: Criatividade
    Avaliação do uso inovador e original de elementos audiovisuais para apresentar o tema de maneira cativante.
    Pontuação:
    3 pontos: Uso altamente criativo e original dos elementos audiovisuais, com uma abordagem cativante e inovadora do tema.
    2 pontos: Uso criativo dos elementos audiovisuais, mas com potencial para uma apresentação mais inovadora.
    1 ponto: Uso pouco criativo dos elementos audiovisuais, apresentando o tema de forma repetitiva ou pouco envolvente.

    5. Adaptações e Inclusão:
    Para garantir equidade, a avaliação pode ser adaptada fornecendo tempos adicionais para alunos com dificuldades específicas documentadas ou criando formas alternativas de demonstração de compreensão para aqueles que podem ter desafios cognitivos ou físicos. As rubricas são flexíveis o suficiente para acomodar diferentes formas de expressão e interpretação do conteúdo, garantindo que todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de atingir os objetivos de aprendizagem.

  • Capacidade de argumentação e debate durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais empregados na atividade foram escolhidos de forma a otimizar o engajamento e a aprendizagem dos alunos por meio de uma experiência prática e colaborativa. Equipamentos audiovisuais, como câmeras ou celulares com funcionalidade de gravação, serão empregados para a produção do 'jornal', estimulando o uso de ferramentas tecnológicas atuais e amplamente acessíveis aos alunos. Softwares de edição de vídeo ajudarão na montagem dos materiais produzidos, incentivando o aprendizado de competências tecnológicas e artísticas. Para as apresentações, o uso de projetores e laptops estará disponível para exibir o trabalho finalizado, permitindo que todos os estudantes tenham acesso aos diferentes formatos de mídia utilizados. Além disso, o ambiente escolar irá prover recursos como internet, bibliotecas e laboratórios de informática para apoiar as pesquisas e o desenvolvimento dos projetos.

  • Equipamentos audiovisuais (câmeras, celulares).
  • Softwares de edição de vídeo.
  • Projeção e equipamento de apresentação (projetores, laptops).
  • Acesso à internet e bibliotecas para pesquisa.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos das inúmeras responsabilidades e desafios enfrentados pelos professores diariamente. Não obstante, destacar estratégias de inclusão e acessibilidade é um passo crucial para assegurar um ambiente de ensino equitativo e acolhedor para todos os alunos. Neste plano, podemos implementar soluções práticas e de baixo custo para garantir a plena participação de cada estudante. Uma atenção especial será dedicada à variação dos formatos de apresentação dos materiais, incluindo textos mais simples e detalhados, gráficos, vídeos com legendas, assegurando que todos os alunos possam compreender e acessar a informação, independentemente de seus estilos de aprendizagem. Adicionalmente, no que tange à comunicação, adotar uma linguagem clara e inclusiva é essencial, assim como utilizar recursos visuais durante as explicações, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos fundamentais. Em casos de dificuldades demonstradas pelos alunos em certas atividades, será importante realizar ajustes como dividir tarefas em etapas menores, estabelecer pausas mais frequentes e oferecer suporte continuamente. Tais práticas não implicam em grandes alterações ou custos, mas são fundamentais para permitir a inclusão e a equidade no processo educativo, assegurando um espaço empático e colaborativo onde todos possam expressar suas ideias, participar ativamente e alcançar sucesso.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo