Desvendando o Mundo do Frango de Corte

Desenvolvida por: Élvio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Biologia
Temática: Zoologia dos vertebrados

Nesta atividade, os alunos se dividirão em grupos para criar um protocolo de manejo do frango de corte. Cada grupo será responsável por uma fase do ciclo de vida do frango: incubação, cria, recria e abate. Eles deverão pesquisar normas de biossegurança, alimentação e bem-estar animal para elaborar um documento robusto, que será apresentado em classe, promovendo discussão e análise crítica sobre a viabilidade dos protocolos propostos.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula visam promover o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais alinhadas ao perfil dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Os alunos trabalharão colaborativamente em grupos para compreender e aplicar conceitos de biossegurança e bem-estar animal no manejo de frangos de corte. A atividade exigirá que os alunos interpretem informações científicas e normativas, produzam um documento coerente e apresentem suas conclusões à turma. Essa abordagem busca não apenas integrar conhecimentos técnicos e científicos, mas também incentivar a discussão ética e a análise crítica dos impactos sociais e ambientais das práticas estudadas.

  • Interpretar informações técnicas e científicas sobre o manejo de frangos de corte.
  • Desenvolver um protocolo de manejo que considere biossegurança e bem-estar animal.
  • Apresentar e discutir criticamente os protocolos elaborados, considerando suas implicações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT303: Interpretar textos de divulgação científica que tratem de temáticas das Ciências da Natureza, disponíveis em diferentes mídias, considerando a apresentação dos dados, tanto na forma de textos como em equações, gráficos e/ou tabelas, a consistência dos argumentos e a coerência das conclusões, visando construir estratégias de seleção de fontes confiáveis de informações.
  • EM13CNT304: Analisar e debater situações controversas sobre a aplicação de conhecimentos da área de Ciências da Natureza (tais como tecnologias do DNA, tratamentos com células-tronco, neurotecnologias, produção de tecnologias de defesa, estratégias de controle de pragas, entre outros), com base em argumentos consistentes, legais, éticos e responsáveis, distinguindo diferentes pontos de vista.
  • EM13CNT309: Analisar questões socioambientais, políticas e econômicas relativas à dependência do mundo atual em relação aos recursos não renováveis e discutir a necessidade de introdução de alternativas e novas tecnologias energéticas e de materiais, comparando diferentes tipos de motores e processos de produção de novos materiais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula irá abranger aspectos específicos da zoologia dos vertebrados, com ênfase no manejo do frango de corte. Serão abordados temas como as fases do ciclo de vida do frango, normas de biossegurança, práticas de alimentação adequadas, bem-estar animal, e análise de práticas ambientais e sociais relacionadas à avicultura. Este conteúdo se relaciona de forma interdisciplinar com áreas como ética no uso de animais, sustentabilidade e economia, permitindo uma compreensão mais ampla e crítica do tema.

  • Ciclo de vida do frango de corte: incubação, cria, recria e abate.
  • Normas de biossegurança e bem-estar animal.
  • Práticas de alimentação e manejo sustentável.
  • Análise crítica de impactos socioambientais e econômicos da avicultura.

Metodologia

A metodologia utilizada nesta atividade será baseada em metodologias ativas, onde os alunos participam de uma atividade prática mão-na-massa. Eles deverão pesquisar, planejar e executar a criação de um protocolo de manejo do frango de corte, o que promove um engajamento profundo com o conteúdo. Durante o processo, serão desenvolvidas habilidades de comunicação, colaboração e crítica, uma vez que os alunos se envolverão em discussões e apresentações. O uso de ferramentas tecnológicas para pesquisa e elaboração dos documentos será incentivado, promovendo a inserção dos alunos no ambiente digital de maneira ética.

  • Divisão dos alunos em grupos para criação de protocolos de manejo.
  • Realização de pesquisas sobre normas biossegurança e bem-estar animal.
  • Uso de metodologias ativas para engajar os alunos em atividades práticas e debates.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será realizado ao longo de uma aula de 40 minutos. A aula será dividida em etapas de planejamento, execução e apresentação, visando uma gestão eficaz do tempo e o alcance dos objetivos de aprendizagem. Inicialmente, os alunos se organizarão em grupos, cada um responsável por uma fase do ciclo de vida do frango de corte. Na sequência, serão realizadas pesquisas e planejamento do protocolo, culminando com a apresentação e discussão dos resultados, promovendo reflexões práticas e teóricas.

  • Aula 1: Planejamento, pesquisa e criação dos protocolos de manejo; apresentação e discussão dos resultados com os colegas.
  • Momento 1: Introdução e divisão de grupos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando brevemente o objetivo da atividade. Divida os alunos em grupos, cada um responsável por uma fase do ciclo de vida do frango: incubação, cria, recria e abate. É importante que todos entendam seus papéis.

    Momento 2: Pesquisa e planejamento dos protocolos (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a usar computadores para pesquisar normas de biossegurança, alimentação e bem-estar animal. Circule pela sala para responder dúvidas e motivar os alunos. Sugira que definam os principais pontos a serem incluídos em seus protocolos. É importante que os alunos registrem suas pesquisas para posterior referência.

    Momento 3: Criação dos protocolos de manejo (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os grupos a começar a elaboração de seus protocolos de manejo. Cada grupo deve produzir um documento preliminar considerando as informações coletadas. Ofereça suporte, ajudando-os a organizar as informações de maneira clara e lógica. Observe se os grupos estão cooperando e distribuindo as tarefas de forma equitativa.

    Momento 4: Apresentação e discussão dos protocolos (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que cada grupo apresente suas ideias ao restante da classe. Promova uma discussão crítica sobre a viabilidade dos protocolos, incentivando a participação de todos os alunos. Avalie a clareza das apresentações e a capacidade argumentativa dos alunos. Utilize este momento para reforçar pontos importantes sobre ética e sustentabilidade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja alunos com condições específicas identificadas, é importante prever possíveis necessidades. Garanta que o acesso à tecnologia seja viável para todos. Ofereça apoio adicional para aqueles que possam ter dificuldades em interpretação de texto ou apresentação oral. Fique atento a sinais de hesitação e incentive a participação de alunos mais tímidos. Estimule o uso de recursos visuais nas apresentações para beneficiar diferentes estilos de aprendizagem.

Avaliação

A avaliação desta atividade será diversa e focada na participação ativa dos alunos e na qualidade dos protocolos apresentados. Três métodos principais serão utilizados: 1. Apresentação oral dos protocolos: Serão avaliados o conteúdo, a clareza e a capacidade de argumentação dos alunos. O objetivo é avaliar a interpretação de normas e a aplicação crítica em um contexto real. 2. Análise crítica escrita: Cada aluno deve produzir uma análise crítica sobre a viabilidade de seu protocolo, considerando aspectos éticos e práticos. O objetivo aqui é refletir sobre a aplicabilidade e ética das propostas apresentadas. 3. Avaliação por pares: Os alunos também avaliarão os protocolos dos demais grupos, promovendo um ambiente de reflexão crítica e feedback construtivo. Estas avaliações permitirão adaptações para incluir alunos com diferentes necessidades, mediante ajustes nos critérios ou na forma de apresentação.

  • Apresentação oral: Avaliar a clareza, conteúdo e capacidade argumentativa.
  • Análise crítica escrita: Reflexão sobre viabilidade e ética dos protocolos.
  • Avaliação por pares: Feedback e reflexão crítica sobre os protocolos apresentados.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluirão ferramentas digitais para pesquisa e apresentação, como computadores com acesso à internet e programas de edição de texto e apresentação. Além disso, textos técnicos, artigos de normas de biossegurança e bem-estar animal, compilados em recursos online, serão fornecidos para consulta dos alunos. Esses recursos visam não apenas informar, mas também contextualizar os alunos quanto à atualidade e às aplicações práticas dos conteúdos abordados. A variedade de recursos busca promover o protagonismo do estudante através da pesquisa e do uso de plataformas tecnológicas no aprendizado.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Programas de edição de texto e apresentações.
  • Textos técnicos e artigos sobre normas de biossegurança.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos da sobrecarga de trabalho e tarefas diárias dos professores, então é importante que as estratégias de inclusão sejam práticas e não onerem seus esforços. Para esta atividade, recomendamos que todos os materiais digitais sejam adaptáveis, como a opção de aumentar o tamanho da fonte ou utilizar ferramentas de leitura de texto para aqueles que preferem formatos auditivos. As atividades em grupo podem ser ajustadas para garantir que todos os alunos participem de acordo com suas habilidades e interesses, permitindo flexibilidade nas funções desempenhadas. Além disso, a criação de uma atmosfera de apoio entre colegas para incentivo mútuo pode ser uma poderosa ferramenta de inclusão.

  • Ajuste no tamanho da fonte e uso de ferramentas de leitura de texto.
  • Flexibilidade nas funções durante atividades em grupo.
  • Promoção de apoio mútuo entre alunos para incentivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

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