Nesta atividade, os alunos irão explorar o conceito de estações do ano e como elas afetam a vida das plantas e animais. Através de um vídeo curto, os estudantes compreenderão as características de cada estação e como estas influenciam os seres vivos. Após essa introdução, os alunos serão organizados em pequenos grupos para criar um mural que represente as estações, discutindo como cada uma impacta a vida ao seu redor. Esta tarefa visa promover habilidades sociais, como trabalho em equipe e empatia, além de alinhar-se à habilidade EF02CI04 da BNCC, que destaca a importância de descrever as características de plantas e animais em relação ao ambiente em que vivem, e EF02CI05, que incentiva a investigação da importância da água e da luz para a vida das plantas. A atividade é uma oportunidade para os alunos desenvolverem não apenas o conhecimento científico, mas também competências emocionais e sociais, por meio do trabalho colaborativo e reflexão sobre o impacto das estações em nosso cotidiano.
A atividade tem como objetivo principal proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente sobre as estações do ano e seus efeitos na natureza. Ao integrar conhecimento teórico com atividades práticas, a proposta visa tornar o aprendizado significativo e conectado ao cotidiano dos alunos. Ao final da atividade, espera-se que os estudantes consigam identificar e descrever as principais características de cada estação, além de reconhecer os efeitos dessas variações sazonais em plantas e animais. O trabalho em grupo visa desenvolver habilidades sociais e emocionais, como colaboração, respeito mútuo e empatia, essenciais para a vida em sociedade.
O conteúdo programático desta aula inclui a introdução ao conceito de estações do ano, destacando suas características e a forma como impactam o ciclo de vida de plantas e animais. Este contexto é explorado através de abordagens práticas e interativas, permitindo aos alunos envolver-se ativamente no processo de aprendizagem. A atividade alinha-se aos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o meio ambiente e busca aprofundar essa compreensão por meio da investigação e da descoberta, propiciando um ensino contextualizado e significativo.
A metodologia aplicada nesta atividade baseia-se no uso de aprendizagem ativa, com foco especial na sala de aula invertida, em que os alunos primeiramente recebem informações teóricas por meio de um vídeo, estimulando uma preparação prévia. Em classe, o foco é a aplicação prática e a discussão em grupos, facilitando o entendimento profundo e a retenção do aprendizado. Essa metodologia promove a motivação e o engajamento dos alunos, ao mesmo tempo em que desenvolve suas capacidades socioemocionais com ênfase na empatia e cooperação.
O planejamento da aula está dividido em uma única sessão de 60 minutos focada na metodologia de sala de aula invertida, maximizando o tempo dedicado à prática e ao envolvimento dos alunos. O vídeo introdutório é destinado ao estudo prévio, permitindo que o tempo na escola seja utilizado para atividades práticas, troca de ideias e construção coletiva do conhecimento. Essa abordagem potencializa o aprendizado ativo e a participação significativa dos estudantes no processo pedagógico.
Momento 1: Discussão Introdutória sobre o Vídeo (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula pedindo aos alunos que compartilhem suas impressões sobre o vídeo educativo assistido previamente. É importante que você guie a discussão com perguntas abertas, como: 'O que vocês acharam mais interessante sobre as estações do ano?' ou 'Como o vídeo mostrou que as estações afetam as plantas e os animais?'. Observe se todos os alunos estão participando e incentive aqueles mais tímidos a contribuírem.
Momento 2: Formação de Grupos e Planejamento do Mural (Estimativa: 15 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e explique que eles irão criar um mural representando as estações do ano. Dê orientações claras sobre as expectativas e critérios de sucesso. Permita que os alunos planejem, juntos, como organizarão suas ideias, divida as responsabilidades e defina quais materiais precisarão. Sugira intervenções para assegurar que todos os estudantes estejam participando ativamente e tomando decisões em conjunto. Avalie a colaboração e envolvimento dos alunos durante o planejamento.
Momento 3: Criação do Mural (Estimativa: 20 minutos)
Forneça os materiais de papelaria e permita que os grupos comecem a criação do mural. Durante esta atividade, circule pela sala e ofereça apoio e feedback construtivo. Observe se existem oportunidades para integrar conhecimentos sobre como as estações influenciam a vida animal e vegetal nas representações dos estudantes. Avalie a criatividade e a capacidade de conectar o conhecimento discutido no vídeo ao trabalho prático.
Momento 4: Apresentação e Debate dos Murais (Estimativa: 10 minutos)
Peça que cada grupo apresente seu mural para a turma, destacando como cada estação do ano foi representada. Promova um breve debate após as apresentações, levantando questões sobre semelhanças e diferenças entre os murais e a importância das estações no cotidiano. Avalie a compreensão dos alunos sobre o tema e a habilidade de comunicar suas ideias.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Ainda que a turma não possua alunos com condições específicas, adote práticas inclusivas gerais, como garantir que todos tenham tempo adequado para se expressar durante a discussão, oferecer ajuda na organização dos grupos, e distribuir materiais de forma equitativa. Utilize recursos visuais e auditivos adicionais para suportar diferentes estilos de aprendizagem e esteja sempre disponível para sanar dúvidas ou necessidades específicas que possam surgir. Motive empatia e gentileza entre os colegas, estimulando um ambiente acolhedor e cooperativo.
O processo avaliativo será diversificado, incluindo observações diretas da participação dos alunos em grupos, autoavaliação e reflexão sobre os conteúdos trabalhados. Os principais objetivos da avaliação são garantir que os alunos consigam descrever e relacionar as características das estações com os efeitos da natureza, além de avaliar suas habilidades sociais desenvolvidas durante a atividade colaborativa. Os critérios de avaliação incluem a capacidade de trabalhar em equipe, a qualidade das contribuições no mural e a expressão de reflexão crítica sobre o tema. Exemplo prático é a avaliação de cada grupo pelo professor, observando o envolvimento e a colaboração dos alunos, oferecendo feedback tanto formativo quanto construtivo. As adaptações poderão incluir ajustes baseados em observações de necessidades específicas dos alunos.
Para a realização da atividade, serão utilizados recursos variados que incentivam a prática e o engajamento dos alunos. Esses incluem um vídeo educativo para introdução ao tema, materiais para a construção do mural como papel, canetas coloridas, revistas para recorte, entre outros elementos que permitam a criação visual. Além disso, utilizar o espaço da sala como um ambiente de aprendizagem interativa é fundamental, assim como o uso de tecnologias básicas para reprodução do vídeo e pesquisa adicional que possam surgir na discussão.
Sabemos da dedicação que você, professor, já deposita no seu trabalho e nas inúmeras tarefas diárias. No entanto, incluir práticas de inclusão e acessibilidade é fundamental para garantir uma educação equitativa. Recomenda-se considerar estratégias como o uso de legendas no vídeo para alunos que tenham dificuldades auditivas, além da organização de grupos heterogêneos que promovam a interação e apoio mútuo entre os alunos. Ítens adicionais, como lupas ou materiais com fonte ampliada, podem beneficiar estudantes com dificuldades visuais, garantindo que todos tenham iguais oportunidades de participação e aprendizagem.
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