Caça aos Tesouros Naturais

Desenvolvida por: Ana Be… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Vida e Evolução

Esta atividade de exploração no pátio ou jardim da escola permitirá que os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental investiguem a diversidade de plantas e pequenos animais locais. O propósito é desenvolver a compreensão sobre características e adaptações dos organismos ao ambiente, através de observação direta e registro em grupo, promovendo o aprendizado colaborativo e o engajamento com o mundo natural. Após a coleta de dados, os grupos discutirão suas descobertas, relacionando-as ao tema de biodiversidade e adaptação, o que culminará em uma roda de debate onde poderão compartilhar insights e reflexões. Esta prática visa não apenas o desenvolvimento cognitivo, mas também o socioemocional, através da cooperação, empatia e responsabilidade compartilhada pelo grupo ao cuidar das espécies observadas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam no desenvolvimento da capacidade analítica dos alunos em descrever características de organismos e relacionar estas características ao ambiente em que estão inseridos. Com isso, pretende-se fortalecer a habilidade de observação crítica e científica desde a tenra idade, além de fomentar a curiosidade pelo mundo natural. O envolvimento em atividades práticas auxilia no desenvolvimento de habilidades motoras finas e amplifica a capacidade de trabalhar em equipe, dividindo responsabilidades e promovendo a empatia e a comunicação eficaz entre pares. O trabalho com a biodiversidade local instiga uma compreensão mais ampla das interações ecológicas e a importância da preservação ambiental.

  • Investigar e descrever características de plantas e animais encontrados no ambiente escolar.
  • Promover o trabalho em equipe, compartilhando responsabilidades e descobertas.
  • Desenvolver a observação crítica e relacionar organismos com seu ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02CI03: Discutir os cuidados necessários à prevenção de acidentes domésticos (objetos cortantes e inflamáveis, eletricidade, produtos de limpeza, medicamentos etc.).
  • EF02CI04: Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) que fazem parte de seu cotidiano e relacioná-las ao ambiente em que eles vivem.
  • EF02CI05: Investigar a importância da água e da luz para a manutenção da vida de plantas em geral.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula foca na relação entre organismos e seus ambientes, focando em características físicas e comportamentais das espécies. Explorar a biodiversidade local permite que os alunos conectem conceitos teóricos com a realidade ao seu redor, como adaptações fisiológicas e comportamentais, que são descritas e interpretadas através de uma abordagem científica intuitiva. A atividade permite um engajamento profundo com a matéria, energia, vida e evolução, e Terra e Universo, que se refletem não apenas no ambiente físico, mas também nas interações sociais promovidas pela dinâmica em grupo. Essa experiência prática é essencial para reforçar os conceitos cognitivos associados à ciência e fomentar uma responsabilidade ecológica nascente.

  • Características visíveis de plantas e animais: tamanho, forma, cor.
  • Interação entre organismos e adaptações ambientais.
  • Biodiversidade local e importância da conservação

Metodologia

A metodologia adotada para o desenvolvimento desta atividade é baseada na Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos participam ativamente do processo de aprendizado através da exploração prática e discussão de suas descobertas. A abordagem é inclusiva e incentiva a participação de todos os alunos mediante oportunidades de aprendizado colaborativo e mão-na-massa. Após a realização da coleta de dados, os alunos discutem e refletem sobre suas descobertas em uma roda de debate, proporcionando uma oportunidade valiosa para desenvolver suas habilidades socioemocionais, como empatia e trabalho em equipe. Tal abordagem promove o protagonismo do aluno, fornecendo-lhes a autonomia para investigar e relacionar suas descobertas com o mundo natural de maneira contextualizada e prática.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ser desenvolvida em uma única aula de 60 minutos. O cronograma planejado contempla a introdução teórica breve, seguida pela exploração prática no pátio ou jardim da escola. A intensidade da atividade prática permite que diferentes ritmos de aprendizagem sejam respeitados e valorizados. Na segunda metade do tempo, os alunos deverão organizar e registrar suas descobertas, encerrando com uma roda de debate onde compartilharão suas experiências. Esta estrutura sequencial garante que todos os aspectos do aprendizado sejam abordados dentro do tempo disponível, promovendo uma experiência completa e eficaz.

  • Aula 1: Introdução teórica, exploração prática no pátio, organização das descobertas, roda de debate e compartilhamento.
  • Momento 1: Introdução Teórica (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula contextualizando o tema explicando brevemente a importância da biodiversidade e as adaptações dos organismos ao ambiente. Pergunte aos alunos o que sabem sobre plantas e animais locais, incentivando a participação e dando espaço para que compartilhem suas ideias. Use imagens ou desenhos para ilustrar os conceitos, sendo cuidadoso para manter a atenção dos alunos. É importante que o professor faça perguntas abertas para verificar a compreensão inicial dos alunos.

    Momento 2: Exploração Prática no Pátio (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua lupas, blocos de notas e lápis. Explique que os alunos devem observar e registrar características visíveis de plantas e pequenos animais, como tamanho, forma, cor, e anotar suas descobertas. Encoraje-os a trabalhar em equipe, compartilhando o que observam. Permita que explorem livremente, mas de forma organizada e segura. Observe se os alunos estão engajados e colaborando. Ofereça apoio e intervenha quando necessário para manter o foco e a segurança dos alunos.

    Momento 3: Organização das Descobertas (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em círculo e peça que se organizem para apresentar suas descobertas. Incentive que escolham um representante para compartilhar informações de cada grupo. Oriente-os a usar a cartolina para organizarem suas anotações em um formato visual, como desenhar ou colar os registros escritos. Isso permitirá uma visualização clara e conjunta do que foi observado. Avalie a maneira como os alunos cooperam e participam significativamente na atividade em grupo.

    Momento 4: Roda de Debate e Compartilhamento (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma roda de debate onde os grupos compartilhem suas percepções sobre as adaptações dos seres vivos que observaram e a importância da conservação da biodiversidade local. Incentive uma discussão respeitosa e inclusiva, onde todos possam expressar suas opiniões. Pergunte-lhes como percebemos as adaptações na natureza e a necessidade de proteger nosso ambiente. Avalie a participação ativa e a capacidade de cada aluno articular suas ideias e ouvir os colegas. Ofereça feedback positivo, destacando a importância da contribuição de cada um.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com TDAH, forneça instruções claras e repetidas, e permita que realizem curtas pausas entre as atividades para ajudar na manutenção da atenção. Utilize sinais visuais e verbais para sinalizar mudanças de atividade. Para alunos com transtorno do espectro autista, evite mudanças bruscas na rotina e ofereça apoio na mediação das interações sociais, garantindo que tenham oportunidades estruturadas de participação. Para alunos com baixos recursos socioeconômicos, assegure-se de que todos tenham acesso igualitário aos materiais fornecidos em aula e destaque a importância do trabalho colaborativo como uma forma de apoiar uns aos outros.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de múltiplos métodos adaptativos que permitirão ao professor obter um espectro amplo e inclusivo do desempenho dos alunos. Primeiramente, haverá uma observação formativa durante o processo de exploração, onde a participação ativa e o engajamento dos alunos serão avaliados. Em segundo lugar, os registros feitos pelos alunos servirão como meio de avaliação das habilidades de descrição e análise. Finalmente, a participação na roda de debate oferece uma medida da capacidade de comunicação e de trabalho em equipe. Feedback construtivo será fornecido continuamente para encorajar o crescimento pessoal e coletivo, adaptando critérios às necessidades individuais, especialmente para aqueles com TDAH ou no espectro autista.

  • Observação durante a exploração prática.
  • Análise dos registros de campo dos alunos.
  • Participação e contribuição na roda de debate.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados nesta atividade incluem materiais simples e de baixo custo que são facilmente acessíveis e sustentáveis. Isso inclui blocos de notas para os registros, lupas para observar detalhes minuciosos e cartolinas para a apresentação dos registros finais, garantindo que as necessidades de todos os alunos sejam respeitadas sem onerar financeiramente. A escolha de ferramentas não digitais assegura que o foco permaneça na interação direta com o ambiente e os colegas. Os recursos escolhidos também têm uma abordagem prática, promovendo a inclusão e a possibilidade de adaptação às necessidades específicas dos alunos com TDAH ou no espectro autista.

  • Blocos de notas e lápis.
  • Lupas para observação detalhada.
  • Cartolinas para registro e apresentação.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos os desafios que os professores enfrentam na condução de atividades inclusivas, mas é vital garantir que todos os alunos tenham oportunidades de participação efetiva. Para alunos com TDAH, é indicado o uso de instruções claras e de baixo estímulo, além da possibilidade de conferir feedbacks frequentes. Alunos no espectro autista se beneficiarão de rotinas previsíveis e suporte extra nas atividades em grupo. Aqueles com limitações devido a fatores socioeconômicos devem ter garantido acesso a todo o material necessário e permissão para adaptações logísticas. Por exemplo, o ajuste no tamanho dos grupos pode facilitar a concentração e o foco, enquanto o reforço positivo ajuda a elevar a autoestima. Os professores devem estar atentos aos sinais de estresse e desengajamento, oferecendo suporte emocional e os recursos necessários para ajustar as estratégias de ensino às circunstâncias exclusivas de cada aluno.

  • Instruções claras e feedback frequente para alunos com TDAH.
  • Rotinas previsíveis e suporte extra para alunos com autismo.
  • Garantir acesso a recursos e materiais necessários para alunos com limitações socioeconômicas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo