Nesta aula, os alunos criarão uma roda ilustrada que representa as 24 horas de um dia, com atividades típicas de cada período. Eles desenharão ou usarão recortes de revistas para mostrar atividades que acontecem de dia e à noite, como ir à escola e dormir. Em uma roda grande de cartolina, fixarão os desenhos, praticando a organização temporal e associando momentos específicos às atividades cotidianas, ajudando a entender a rotina do dia e da noite.
O objetivo principal é possibilitar que os alunos compreendam as divisões do dia e da noite, associando suas rotinas pessoais a estas divisões temporais. Ao criar uma representação visual, desenvolvem habilidades motoras ao cortar e colar, além de competências cognitivas ao estabelecer relações lógicas entre horários e atividades. A atividade também promove a autonomia e a organização pessoal e temporal dos alunos, pilares fundamentais para a gestão do tempo e do conhecimento.
O conteúdo programático terá como foco central a noção dos ciclos diários, abordando astronomicamente o conceito de rotação terrestre e suas consequências para o dia e a noite. Este conhecimento será traduzido de maneira prática e adaptada à faixa etária, através da construção de um artefato concreto e visual que representa as atividades e suas respectivas partes do dia. Dessa maneira, os alunos poderão relacionar conceitos abstratos, como a rotação da Terra, com o cotidiano mais imediato e observável.
A metodologia expositiva será a base do ensino, onde conceitos teóricos sobre o dia e a noite serão apresentados inicialmente aos alunos. Em seguida, através de atividades práticas, os alunos terão a oportunidade de aplicar esses conceitos ao construir uma roda que simboliza as 24 horas do dia. Essa experiência direta visa fomentar a aprendizagem significativa, em que o aluno não só absorve, mas vivencia o conteúdo. Finalmente, atividades em grupo serão incentivadas, promovendo o trabalho colaborativo.
O cronograma está estruturado em uma aula de 60 minutos. Durante este tempo, os alunos serão introduzidos ao tema através de uma explicação inicial sobre a rotação da Terra e a sucessão de dia e noite. Em seguida, eles irão trabalhar na construção da roda, desenhando ou selecionando imagens. A aula termina com a montagem do projeto na cartolina, permitindo que os alunos apresentem suas obras e reflitam sobre as conexões feitas.
Momento 1: Introdução ao Conceito de Dia e Noite (Estimativa: 15 minutos)
Inicie a aula com uma conversa informal para saber o que os alunos entendem sobre o dia e a noite. Explique, de forma simples, que o dia e a noite acontecem por causa da rotação da Terra. Use uma lanterna para simular o sol e uma bola para representar a Terra, demonstrando como a luz clareia um lado enquanto o outro fica escuro. É importante que observe se os alunos estão atentos e incentivá-los a perguntar. Sugestão de intervenção: pergunte qual a atividade favorita deles durante o dia e a noite.
Momento 2: Discussão em Grupo sobre Atividades do Dia e da Noite (Estimativa: 15 minutos)
Divida os alunos em pequenos grupos e entregue a cada grupo pedaços de cartolina. Peça que discutam e anotem atividades que realizam no dia e na noite. Circule entre os grupos, facilitando as discussões onde necessário. Avalie se os alunos conseguem classificar corretamente as atividades em diurnas ou noturnas. Permita que cada grupo compartilhe suas descobertas com a turma. Sugestões de intervenção: Ajude a esclarecer atividades cujas classificações os alunos podem encontrar dificuldades.
Momento 3: Construção da Roda Ilustrada (Estimativa: 25 minutos)
Distribua os materiais de arte: cartolina, revistas antigas, tesouras, cola e lápis de cor. Explique que cada aluno deverá criar uma parte da roda do dia e da noite, usando recortes de imagens ou desenhos. A roda terá 24 divisões, cada uma representando uma hora do dia com uma atividade específica. Oriente os alunos a colaborar na montagem da roda coletiva em uma cartolina grande. Avalie a participação, cooperação e organização dos alunos ao construir a roda. Observe se estão se empenhando em separar atividades diurnas e noturnas adequadamente. Sugestões de intervenção: Incentive a expressão criativa e ajude aqueles que tiverem dúvidas sobre como colar ou desenhar.
Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
Reserve os minutos finais para que os alunos compartilhem suas partes favoritas da atividade. Faça perguntas para que reflitam sobre a importância de entender os ciclos diurnos e noturnos. É importante que os alunos expressem o que aprenderam. Avaliação informal pode ser feita por meio das observações dos comentários dos alunos e de seu entusiasmo ao compartilhar.
Estratégias de inclusão e acessibilidade:
Para aumentar a inclusão e acessibilidade, é útil fornecer imagens de revista em tamanho maior para alunos que possam ter dificuldades de visão, e garantir que alunos com dificuldades de coordenação motora tenham acesso a tesouras adaptadas. Para alunos que possam ter dificuldades de atenção, considere permitir pausas breves ou propor o uso de imagens já recortadas para facilitar a participação. Lembre-se de valorizar cada contribuição e adaptar a interacção para fomentar o melhor clima de aprendizagem possível.
Para avaliar o aprendizado, serão utilizados métodos diversificados. A Observação direta permitirá avaliar o engajamento e o trabalho colaborativo dos alunos durante a atividade prática. O portfólio do projeto final, representado pela roda do dia e da noite construída, servirá como uma evidência palpável do entendimento dos conceitos e aplicação prática dos mesmos.
Os materiais utilizados incluem cartolina, revistas antigas para recorte, cola, tesouras sem ponta e lápis de cor. Esses itens foram escolhidos por serem acessíveis e promoverem a manipulação e construção ativa por parte dos alunos. Os recursos são projetados para estimular a criatividade dos alunos e permitir que eles personalizem suas rodas, aumentando o engajamento e incentivando a autoria do próprio aprendizado.
Sabemos que a tarefa do professor envolve muitos desafios, mas a inclusão não pode ser deixada de lado. Assim, recomendamos estratégias simples, como facilitar o acesso aos materiais e organizar trabalhos em duplas ou grupos pequenos para apoiar alunos que possam ter dificuldades motoras ou de entendimento. A sala pode ser organizada em um círculo ou semicírculo para facilitar a comunicação e permitir que todos participem equitativamente do processo de troca de ideias.
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