Exploradores do Planeta Terra!

Desenvolvida por: Allane… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências
Temática: Camadas da Terra

A atividade proposta visa levar os alunos a uma jornada educativa pelas diferentes camadas da Terra: crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno. Durante as aulas, os alunos irão desenvolver um entendimento detalhado das características de cada camada através de discussões em grupo e vídeos educativos. Este plano foi elaborado para ancorar o aprendizado nos pilares da BNCC, promovendo tanto o conhecimento técnico sobre a geologia quanto habilidades sociais por meio da colaboração e do respeito em atividades de grupo. O ponto culminante será a criação de um modelo tridimensional do planeta Terra usando massinha de modelar. Cada camada será representada por cores diferentes, permitindo que os alunos visualizem e compreendam melhor as proporções e características únicas de cada camada. Esta atividade é projetada para envolver a cognição e a criatividade dos alunos, contextualizando o conhecimento científico dentro de um exercício prático que reflete a vida real.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são cuidadosamente elaborados para promover um entendimento aprofundado dos conceitos geológicos relacionados às camadas da Terra. Almejamos que os alunos sejam capazes de identificar e descrever as características de cada camada, expandindo seu vocabulário científico enquanto desenvolvem habilidades de observação e representação. Além disso, o trabalho em grupo ao criar o modelo de massinha incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais, como colaboração, respeito e empatia, bem como a habilidade de resolver conflitos de forma autônoma e responsável. Essa combinação de objetivos assegura um aprendizado significativo e duradouro, alinhado com as diretrizes da BNCC para fomentar tanto o domínio intelectual quanto a formação pessoal dos estudantes.

  • Identificar e descrever características das diferentes camadas da Terra.
  • Desenvolver vocabulário científico relacionado à geologia.
  • Aplicar criatividade e habilidades manuais na construção de modelos tridimensionais.
  • Fomentar colaboração e respeito em trabalhos em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.).
  • EF06CI11: Identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula se concentra na geologia estrutural da Terra, abordando desde a compreensão das camadas internas (crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno) até suas características e funções. Além disso, o conteúdo contempla a prática de identificar e classificar diferentes materiais com base em suas propriedades físicas e químicas através da modelagem prática. Esta abordagem não apenas reforça o conhecimento dos alunos sobre a constituição do planeta, mas também incentiva a aplicação prática do conhecimento através do uso de massinhas de modelar para simbolizar cada camada terrestre. Este conteúdo é estruturado para fornecer uma compreensão integrada e prática da geologia, promovendo simultaneamente competências cognitivas e sociais através de atividades de discussão e colaboração.

  • Geologia estrutural da Terra: crosta, manto, núcleo externo e interno.
  • Classificação de materiais e suas propriedades.
  • Modelagem prática de camadas terrestres.

Metodologia

A metodologia adotada para esta atividade tem como base a integração de instruções expositivas com metodologias práticas. Aulas são divididas entre explicações teóricas sobre as características das camadas terrestres e atividades práticas de discussão e construção de modelos. O uso de vídeos educacionais proporciona um enfoque multimodal, enriquecendo a compreensão sensorial dos alunos. Este plano de aula também incentiva o protagonismo estudantil ao permitir que os alunos explorem de forma autoguiada e em colaboração a criação dos modelos. A prática de discussão e demonstração fornece um ambiente em que os alunos podem questionar, refletir e construir seu próprio entendimento, fomentando o engajamento e a aprendizagem ativa.

  • Instruções teóricas e expositivas.
  • Atividades práticas de modelagem.
  • Discussões em grupo.
  • Visualizações multimodais com vídeos educativos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é planejado com cinco aulas de 50 minutos cada, permitindo uma distribuição equilibrada entre teoria e prática. A primeira aula introduz os conceitos, seguidos por aulas práticas que aprofundam o entendimento e integram a criatividade dos alunos. A última aula é planejada para revisão e compartilhamento dos modelos criados, promovendo a reflexão e uma discussão sobre os aprendizados obtidos ao longo do processo. Ao longo do cronograma, o ensino é projetado para ser cumulativo, com atividades que se complementam e reforçam continuamente o aprendizado dos alunos de forma interativa e engajadora.

  • Aula 1: Introdução às camadas da Terra, conceito de geologia estrutural.
  • Momento 1: Abertura e Conexão Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula recepcionando os alunos e introduzindo o tema. Pergunte o que sabem sobre a Terra e incentivem-nos a compartilhar ideias sobre suas camadas. É importante que você crie um ambiente de escuta ativa, demonstrando interesse genuíno pelas contribuições dos alunos. Registre no quadro as ideias-chave mencionadas para servir de ponto de partida para as aulas seguintes. É uma ótima oportunidade para que os alunos se sintam confiantes em contribuir. Ao final, explique brevemente o conceito de geologia estrutural e como as camadas da Terra são organizadas.

    Momento 2: Exposição Teórica (Estimativa: 20 minutos)
    Explique detalhadamente as camadas da Terra: crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno. Utilize imagens ou uma apresentação digital para que os alunos possam visualizar as camadas. Engaje os alunos ao perguntar questões direcionadas, como Qual acham que é a camada mais fina?. Permita que respondam e justifiquem suas respostas. Observe se conseguem contextualizar o conhecimento científico na estrutura do planeta. Anote dúvidas significativas que surgirem e tranquilize os alunos ao passar confiança de que serão abordadas em atividades futuras.

    Momento 3: Interação em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua uma breve atividade escrita em que eles precisarão discutir e resumir em frases simples as características de cada camada. Instrua que utilizem seus próprios exemplos para entender melhor o conceito. Fomente a colaboração e reforce a importância do respeito às opiniões dos colegas. Circule pela sala, observe as discussões e interfira quando necessário para corrigir informações errôneas ou esclarecer ambiguidades. É importante que todos participem e se expressem.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos novamente e peça que compartilhem as descobertas que fizeram durante a discussão em grupo. Faça uma rápida recapitulação dos pontos principais abordados. Incentive-os a refletir sobre a importância das camadas da Terra para o nosso dia a dia. Finalize a aula apontando para o que virá nas próximas aulas, gerando expectativa positiva e engajamento contínuo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere a utilização de recursos visuais ampliados ou audiodescrição caso haja alunos com necessidades visuais. Para alunos com dificuldade de concentração, mantenha as instruções claras e divididas em etapas menores, permitindo intervalos curtos entre as atividades quando necessário. Promova um ambiente inclusivo, acolhedor, e encoraje o respeito durante todas as interações. Traga objetos táteis para representar as camadas da Terra, como camadas de tecido ou bolas de várias texturas e cores, para facilitar a compreensão tátil dos conceitos discutidos.

  • Aula 2: Características da crosta e manto, discussão em grupo.
  • Momento 1: Revisão e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente os conceitos básicos abordados na aula anterior sobre as camadas da Terra. Pergunte aos alunos o que eles recordam e incentive respostas voluntárias. Introduza o foco do dia: características da crosta e do manto. Utilize mapas e globos para contextualizar visualmente as camadas que serão abordadas. Certifique-se de que os alunos compreendam o objetivo da aula.

    Momento 2: Exposição Teórica sobre a Crosta (Estimativa: 10 minutos)
    Explique detalhadamente as características da crosta terrestre, sua composição e importância. Utilize imagens, gráficos ou até amostras de diferentes tipos de rochas caso tenha disponível. Faça perguntas direcionadas para verificar o entendimento, como O que acontece na crosta que influencia nossa vida cotidiana?. Permita um breve tempo para perguntas ou dúvidas e esclareça pontos importantes.

    Momento 3: Exposição Teórica sobre o Manto (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente informações sobre o manto, suas camadas superiores e inferior, composição química, e comportamento físico. Utilize animações ou GIFs visuais, se possível, para ilustrar o movimento do manto e como isso relaciona-se com placas tectônicas. Novamente, promova a participação ativa dos alunos perguntando como os movimentos do manto podem afetar a crosta. Anote dúvidas para futuras discussões.

    Momento 4: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em grupos pequenos e instrua-os a discutir a influência e a interação entre a crosta e o manto. Distribua uma tarefa curta onde eles precisam identificar procedimentos ou fenômenos naturais influenciados por estas camadas. Garanta que todos os alunos possam participar e contribua devolvendo suas observações à classe. Circule entre os grupos oferecendo apoio e ajustando o clareza das explicações quando necessário. Anote insights significativos compartilhados pelos grupos.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna a turma e discuta brevemente as descobertas mais interessantes de cada grupo. Faça uma síntese dos principais conceitos abordados, reforçando os pontos que surgiram durante as discussões. Encoraje os alunos a refletirem sobre a relação entre o conhecimento geológico e o cotidiano. Anuncie o tema da próxima aula para criar engajamento contínuo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize materiais visuais ampliados ou legendas em vídeos, caso necessário, para auxiliar qualquer aluno que tenha dificuldade em enxergar de longe. Para alunos com dificuldades de concentração, mantenha-se atento a sinais de cansaço e proporcione pausas breves, incentivando seu envolvimento por meio de perguntas diretas e apoio. Garanta que a divisão dos grupos leve em consideração a necessidade de incluir alunos de diferentes habilidades para promover uma aprendizagem colaborativa.

  • Aula 3: Características do núcleo externo e interno, sessões de vídeo.
  • Momento 1: Revisão e Introdução ao Núcleo (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando as características da crosta e do manto discutidas anteriormente. Destaque a importância da transição para o estudo do núcleo da Terra. Pergunte o que os alunos sabem sobre o núcleo externo e interno, incentivando a participação ativa. É importante que você contextualize a relevância do núcleo para acontecimentos terrestres como o magnetismo. Utilize perguntas para engajar, como 'Como vocês acham que o núcleo pode afetar nossas vidas?'. Estimule respostas voluntárias e ouça atentamente as contribuições.

    Momento 2: Exposição Teórica sobre o Núcleo Externo (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente as características do núcleo externo, enfatizando sua composição líquida e o papel que desempenha no campo magnético da Terra. Utilize gráficos ou animações que ilustrem o movimento do núcleo externo. Faça perguntas diretas para verificar a compreensão, como 'Quais elementos podem estar presentes no núcleo externo?'. Permita tempo para perguntas dos alunos e esclareça possíveis dúvidas.

    Momento 3: Exposição Teórica sobre o Núcleo Interno (Estimativa: 10 minutos)
    Explique as características do núcleo interno, mencionando sua composição sólida e seu papel na estrutura da Terra. Utilize imagens ou vídeos que mostrem como o núcleo interno difere do núcleo externo. Pergunte aos alunos quais aspectos eles acham mais interessantes sobre o núcleo interno, promovendo participação e interesse. Responda dúvidas e corrija possíveis equívocos.

    Momento 4: Sessão de Vídeo Educativo (Estimativa: 15 minutos)
    Projete um vídeo educativo que reforce os conceitos abordados sobre o núcleo externo e interno. É importante que o vídeo seja interativo, gerando pausas para discussão de pontos-chave. Instrua os alunos a anotarem informações que considerem importantes ou dúvidas que possam surgir. Após o vídeo, abra espaço para discutir as impressões dos alunos, incentivando a troca de ideias.

    Momento 5: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com uma recapitulação dos principais pontos discutidos sobre o núcleo externo e interno. Peça aos alunos que compartilhem algo novo que aprenderam e como isso se relaciona com o entendimento geral da Terra. Reforce a importância da interação entre crosta, manto e núcleo para o funcionamento do planeta. Finalize incentivando os alunos a explorar mais sobre estes temas fora da sala de aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize legendas durante a sessão de vídeo para atender alunos com dificuldades auditivas. Para aqueles com dificuldades de concentração, mantenha a atenção redirecionando perguntas e promovendo pausas ativas, permitindo que eles participem e se mantenham engajados. Ofereça materiais ampliados ou auxílio auditivo conforme necessário, garantindo que todos os alunos tenham acesso igual aos conteúdos discutidos. Promova ambiente de aprendizagem colaborativo, acolhendo contribuições diversas sem qualquer discriminação.

  • Aula 4: Construção prática dos modelos de massinha.
  • Momento 1: Introdução e Planejamento do Modelo (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente a atividade aos alunos, explicando que irão construir modelos tridimensionais da Terra utilizando massinha de modelar. Reforce a importância de cada camada ser representada por cores diferentes. Discuta sobre as proporções relativas de cada camada antes de iniciar a prática, permitindo que os alunos planejem, em papel, um esboço dos modelos que irão criar. Observe se conseguem identificar corretamente as características de cada camada e orientar a escolha das cores correspondentes.

    Momento 2: Distribuição de Materiais e Organização (Estimativa: 5 minutos)
    Distribua as massinhas e outros materiais necessários, como bases para os modelos, canetas e papéis para rótulos. Divida os alunos em grupos com tarefas bem definidas para otimizar o tempo. Explique que todos devem participar igualmente, colaborando para concluir o modelo de forma coesa. Garanta que os alunos compreendam o uso dos materiais e mantenham um ambiente organizado.

    Momento 3: Construção do Modelo (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a iniciarem a construção das camadas, começando pelo núcleo, com base nas proporções discutidas anteriormente. Instrua-os a moldar e sobrepor cada camada gradualmente. Circule pela sala para fornecer feedback, fazer perguntas para verificar compreensão e proporcionar suporte conforme necessário. Permita que os alunos ajustem seus modelos baseados nas observações e sugestões dadas. Incentive o uso de vocabulário científico enquanto discutem e constroem os modelos.

    Momento 4: Apresentação e Ajustes Finais (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo apresente seu modelo para a turma, explicando as características de cada camada e as cores escolhidas. Avalie a precisão e a criatividade nas apresentações e ofereça feedback construtivo. Permita um tempo para fazer ajustes finais nos modelos com base no feedback coletivo. Encoraje os alunos a refletirem sobre o que aprenderam e a relação da atividade prática com o conhecimento teórico.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize linguagem clara e passos simplificados para garantir que todos possam acompanhar as instruções. Para alunos que necessitem de auxílio, ofereça suporte individualizado ou permita que trabalhem em pares. Considere usar materiais de textura variada para estimular alunos com necessidades sensoriais. Envolva todos os alunos nas discussões, garantindo que diversas vozes sejam ouvidas e valorize as diferentes formas de contribuição de cada um. Encoraje o respeito e a colaboração, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo.

  • Aula 5: Apresentação e discussão dos modelos concluídos.
  • Momento 1: Preparação para Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando a importância de cada grupo apresentar seu modelo tridimensional da Terra. Organize a sala de modo que todos possam visualizar cada apresentação e combine a ordem das apresentações com os grupos. Reforce a importância de respeitar o tempo de fala dos colegas e incentive a atenção e o respeito por todas as apresentações.

    Momento 2: Apresentações dos Modelos (Estimativa: 25 minutos)
    Cada grupo deve ter cerca de 5 minutos para apresentar seu modelo. Durante as apresentações, peça que os estudantes expliquem as características de cada camada, as cores escolhidas e os desafios encontrados. Observe a clareza das explanações e a utilização do vocabulário científico. Estimule a participação ativa dos alunos permitindo perguntas ao final de cada apresentação. Avalie a compreensão dos alunos a partir das questões formuladas e as respostas dadas.

    Momento 3: Discussão Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Após todas as apresentações, inicie uma discussão com toda a turma sobre os pontos em comum e as diferenças entre os modelos. Questione quais aspectos foram mais desafiadores e por quê. Encoraje reflexões sobre o que aprenderam com o modelo prático e como isso se aplica ao entendimento geral da geologia da Terra. Use essa discussão como uma oportunidade para revisar conceitos e avaliar a assimilação do conteúdo.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua o momento revisando os principais conceitos destacados nas apresentações e na discussão. Ofereça feedback positivo às apresentações e reforço para os pontos de melhoria. Estimule os alunos a refletirem sobre suas contribuições ao grupo e o que poderiam ter feito de diferente. Finalize manifestando a relevância do aprendizado colaborativo e contextualizado.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Crie um ambiente inclusivo incentivando todos os alunos a participarem, destacando a importância de cada contribuição. Para alunos mais tímidos ou com dificuldade de fala em público, permita que papéis menos expositivos, como a etapa de responder perguntas ou apresentar os modelos sob outro formato, possam ser realizados em dupla ou comparsa. Ajuste o espaço físico para facilitar a mobilidade para todos, promovendo que todos os alunos consigam visualizar os modelos durante as apresentações. Considere o uso de materiais visuais ampliados ou suporte auditivo conforme necessário. Encoraje o respeito e a valorização das diferentes habilidades e perspectivas, criando um ambiente em que os alunos se sintam seguros para partilhar suas ideias.

Avaliação

O plano de avaliação diversificado está alinhado com os objetivos de aprendizagem, utilizando uma combinação de métodos que garantem um entendimento holístico do progresso dos alunos. Faremos uso de avaliações formativas contínuas que incluem observações durante as atividades práticas e participações nas discussões. Os modelos criados serão avaliados com base na precisão e criatividade, incentivando a autonomia dos alunos na aplicação prática do conhecimento. Feedbacks serão dados continuamente para apoiar o crescimento e aprendizagem. Adaptações são previstas para ajustes individualizados nas atividades de alunos que apresentem dificuldade, mantendo a equidade no processo educativo. As avaliações se concentram na clareza da apresentação, compreensão dos conceitos discutidos e na capacidade dos alunos em trabalhar colaborativamente.

  • Observações durante atividades práticas.
  • Avaliação da criatividade e precisão dos modelos.
  • Participação nas discussões em grupo.
  • Feedbacks contínuos e apoio individualizado.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade são escolhidos de forma a enriquecer a experiência de ensino-aprendizagem e apoiar os alunos em seus objetivos educacionais. Utilizaremos materiais acessíveis como massinhas de diversas cores para a construção dos modelos, além de vídeos educativos que proporcionarão uma complementaridade visual às explicações teóricas. Recursos de papelaria básica também serão fundamentais para anotações e esboços preliminares dos modelos. A escolha desses materiais é feita para assegurar que todos os alunos tenham acesso igualitário sem onerar excessivamente o professor ou a escola, promovendo a criatividade e integração dos alunos no processo educativo.

  • Massinhas de modelar de diversas cores.
  • Vídeos educativos.
  • Materiais de papelaria básica (papel, canetas, lápis).

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos as demandas diárias do professor e a importância de promover um ambiente inclusivo e acessível para todos os alunos. Assim, propomos estratégias que, sem grandes custos ou exigências de tempo adicional, podem garantir a participação inclusiva de cada estudante. Adaptar a linguagem usada nos vídeos para torná-los mais compreensíveis e fornecer roteiros escritos pode auxiliar todos os alunos a acompanharem as aulas adequadamente. Oferecer momentos de apoio individual para alunos que necessitem de atenção adicional também é recomendado. Criar um ambiente de sala acolhedor, onde respeito e empatia são incentivados, ajuda a garantir que todos sintam-se valorizados e apoiados.

  • Adaptação dos vídeos com roteiros escritos.
  • Momento de suporte individualizado.
  • Criação de um ambiente inclusivo e empático na sala de aula.

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