Construindo e Aprendendo com Nossa Horta Escolar

Desenvolvida por: Flavio… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Sustentabilidade e Ecossistemas

Nesta atividade prática e interativa, 'Construindo e Aprendendo com Nossa Horta Escolar', os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental têm a oportunidade única de aplicar conceitos de ciência no mundo real enquanto contribuem para a construção e manutenção de uma horta escolar. Este projeto envolve diversas etapas, começando com a pesquisa sobre tipos de plantas que se adaptam ao clima e solo locais, passando por aprendizados sobre compostagem e métodos de cultivo sustentáveis, até o trabalho físico de cuidar da horta. Este processo permitirá que os estudantes compreendam na prática os ciclos de matéria e energia nos ecossistemas e o papel vital da tecnologia na agricultura. Ao participar ativamente do planejamento, execução, e manutenção da horta, os alunos serão capazes de observar e experimentar diretamente o crescimento das plantas, investigar diferentes tipos de solo e práticas para um uso eficiente da água, promovendo uma compreensão mais profunda dos conceitos científicos e da importância da sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade visa proporcionar aos estudantes uma compreensão prática e integrada dos processos naturais e do impacto humano nos ecossistemas, enfatizando a importância da sustentabilidade. Os alunos aprenderão sobre biodiversidade, ciclos de matéria e energia, compostagem, e práticas agrícolas sustentáveis, desenvolvendo habilidades críticas de pesquisa, planejamento e ação. Além disso, o projeto busca aumentar a conscientização sobre a importância da tecnologia e inovação na resolução de problemas ambientais e na promoção de práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis.

  • Compreender a relação entre os seres vivos e seu ambiente.
  • Identificar e aplicar métodos sustentáveis de cultivo.
  • Analisar a importância dos ciclos de matéria e energia nos ecossistemas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, planejamento e execução de projetos.
  • Avaliar o papel da tecnologia na agricultura e sustentabilidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará conceitos fundamentais de ecologia e sustentabilidade, explorando as interações entre seres vivos e o meio ambiente, a importância dos ciclos de matéria e energia, e a compreensão dos sistemas de compostagem como forma de reciclagem de resíduos orgânicos. Adicionalmente, os alunos serão introduzidos às práticas de agricultura sustentável, com ênfase na seleção de plantas adequadas ao clima e solo locais, uso eficiente da água, e a contribuição da tecnologia para práticas agrícolas modernas e sustentáveis.

  • Ecologia e interação entre seres vivos e ambiente.
  • Ciclos de matéria e energia nos ecossistemas.
  • Compostagem e reciclagem de resíduos orgânicos.
  • Práticas de agricultura sustentável.
  • Contribuição da tecnologia na agricultura sustentável.

Metodologia

Para a realização desta atividade, adotaremos metodologias ativas, incluindo Saída de Campo e Atividade 'Mão-na-massa', que permitirão aos alunos explorar, planejar e agir diretamente na construção e manutenção da horta escolar. Através destas metodologias, os alunos realizarão pesquisas em grupo sobre plantas adequadas ao ambiente local, prepararão o solo, plantarão, e cuidarão da horta, enquanto aprendem sobre compostagem e sustentabilidade. Esta abordagem prática é projetada para facilitar a aplicação de conceitos científicos em um contexto real, promovendo uma aprendizagem significativa e engajadora.

  • Saída de Campo para observação e análise do ambiente escolar.
  • Pesquisas em grupo sobre tipos de plantas e técnicas de cultivo.
  • Atividades práticas de preparo do solo, plantio, e manutenção da horta.
  • Implementação de um sistema de compostagem.
  • Uso de ferramentas tecnológicas para monitoramento e manutenção da horta.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade tem uma carga horária total de 2 horas, que será dividida em duas sessões de aula. Na primeira aula, dedicaremos tempo à pesquisa e planejamento das plantas e estruturas necessárias para a horta. A sessão seguinte será reservada para o trabalho físico de preparo do solo e plantio.

  • Aula 1: Pesquisa e planejamento da horta (1 hora)
  • Aula 2: Preparo do solo e plantio (1 hora)

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em uma combinação de participação ativa, colaboração em equipe, contribuição para as tarefas de pesquisa e planejamento, e engajamento nas atividades práticas de construção e manutenção da horta. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de aplicar os conceitos científicos aprendidos na análise do crescimento das plantas, uso de compostagem e práticas de cultivo sustentável. Além disso, serão avaliadas as reflexões dos alunos sobre o impacto de suas ações no ecossistema local e a importância da tecnologia na agricultura sustentável.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade será necessário um conjunto de recursos físicos e digitais. Entre os recursos físicos, estão incluídos ferramentas de jardinagem, sementes, substrato e material para compostagem. No aspecto digital, poderão ser utilizados aplicativos móveis e softwares para pesquisa, monitoramento do crescimento das plantas, e análise de dados ambientais. O acesso a literatura especializada, tanto impressa quanto digital, também será essencial para suportar as pesquisas dos alunos.

  • Ferramentas de jardinagem (pás, enxadas, regadores)
  • Sementes de plantas adequadas ao clima e solo locais
  • Substrato e material para compostagem
  • Aplicativos móveis e software de monitoramento de plantas
  • Literatura especializada para pesquisa

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo