Jardim das Cores: Plantando e Explorando Zin­nias

Desenvolvida por: Ana Ma… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências - Matéria e Energia, Vida e Evolução, Terra e Universo
Temática: Ciclo de Vida das Plantas

Nesta atividade, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental serão engajados em uma experiência prática e colaborativa que objetiva explorar o ciclo de vida das plantas, com foco na zinnia. Os alunos serão divididos em grupos e responsáveis por criar um pequeno jardim de zinnias, desde o planejamento até a discussão de sua importância ecológica e econômica. O projeto se alinha com competências da BNCC ao abordar aspectos científicos e sociais do estudo das angiospermas, promovendo o desenvolvimento de habilidades práticas em botânica. Nas primeiras etapas, eles desenharão o layout do jardim de acordo com as condições necessárias para o crescimento saudável dessas plantas. Em seguida, realizarão o plantio e se ocuparão dos cuidados diários com as mudas. Uma saída de campo permitirá que observem jardins comunitários e como diferentes plantas são cultivadas em contextos reais. Nas aulas finais, participarão de jogos educativos para reforçar o conhecimento adquirido e de uma roda de debate sobre a importância das angiospermas, integrando conceitos de biologia, geografia e ecologia. Esta abordagem interdisciplinar busca fortalecer a compreensão científica, o pensamento crítico e a responsabilidade ecológica entre os estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo primário da atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão prática do ciclo de vida das plantas, destacando a zinnia como exemplo concreto. Através desta experiência prática, os alunos desenvolverão habilidades na observação e estudo das interações ecológicas das angiospermas, além de correlacioná-las ao meio ambiente. Em linha com a BNCC, os estudantes serão incentivados a articular conhecimentos científicos com o cotidiano, discutindo as funções vitais e a importância das plantas na manutenção dos ecossistemas. Promovendo a educação científica em conjunto com a educação socioemocional, a atividade busca também fomentar habilidades críticas e sociais através do trabalho em grupo e debates. Os alunos aprenderão a argumentar com base em dados observados, a trabalhar de maneira colaborativa e a refletir sobre a importância da biodiversidade e da preservação ambiental.

  • Compreender o ciclo de vida das angiospermas.
  • Articular conhecimentos sobre flora e fauna em relação a ecossistemas.
  • Desenvolver habilidades de observação e métodos científicos.
  • Promover habilidades de argumentação através de debates.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a reflexão crítica social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF07CI07: Caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade está centrado no estudo das angiospermas, com ênfase na floricultura, ecossistemas e a importância das plantas no contexto ambiental e econômico. No decorrer da atividade, os estudantes irão abordar temas essenciais como fotossíntese, ciclo de vida das plantas e interação das plantas com o meio ambiente. O estudo dos ecossistemas permitirá que os alunos explorem a relação entre biodiversidade e os serviços ecossistêmicos, ampliando a compreensão dos alunos sobre a dependência humana de habitats saudáveis. O conteúdo está alinhado à proposta da BNCC para o desenvolvimento de uma educação científica que leva em consideração a sustentabilidade, contribuindo assim para o desenvolvimento de uma consciência ambiental crítica e integrada.

  • Estudo das angiospermas e seu ciclo de vida.
  • Compreensão dos processos da fotossíntese e crescimento vegetal.
  • Análise dos ecossistemas brasileiros.
  • Identificação dos serviços ecossistêmicos.

Metodologia

As metodologias adotadas na atividade são orientadas por princípios de aprendizagem significativa e centradas em experiências práticas. A Aprendizagem Baseada em Projetos guiará as primeiras etapas, incentivando os alunos a planejar e implementar um jardim de zinnias, criando um vínculo com o aprendizado aplicado. Na aula prática de plantio, eles irão se engajar em atividades mão-na-massa, fundamentais para o aprendizado kinestésico e empírico. A saída de campo irá expor os alunos a contextos reais, permitindo a observação direta dos conceitos estudados. O uso de jogos educativos na quarta aula visa solidificar os conceitos de forma lúdica, facilitando a retenção de informações e promovendo habilidades sociais como cooperação e competição saudável. Por fim, a roda de debate proporcionará um espaço para o desenvolvimento da capacidade de argumentação e o respeito às diversas opiniões, elementos-chave para a formação socioemocional.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos para planejamento do jardim.
  • Atividades Mão-na-massa durante o plantio.
  • Observação direta em saída de campo.
  • Jogos educativos para reforço de conceitos.
  • Debate para desenvolvimento da argumentação.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para otimizar o aprendizado ao longo de cinco aulas de 50 minutos cada, distribuídas ao longo de duas semanas. A sequência inicia com a discussão e definição do projeto do jardim, onde os alunos exploram e registram as condições ideais para o cultivo das zinnias. Na aula seguinte, os alunos se dedicam ao plantio, aplicando conhecimentos teóricos em práticas. A aula prática seguinte é a saída de campo, permitindo aos alunos observar diferentes tipos de jardins e as condições ambientais que influenciam o crescimento das plantas. Durante a quarta aula, os jogos educativos facilitam a revisão dos conceitos aprendidos de forma lúdica. A última aula culmina em um debate, onde os alunos discutem a importância das angiospermas nos ecossistemas e na vida cotidiana, explorando suas aplicações e refletindo sobre a conservação ambiental.

  • Aula 1: Introdução e planejamento do projeto de jardinagem.
  • Momento 1: Apresentação do Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando o projeto 'Jardim das Cores: Plantando e Explorando Zin­nias'. Explique brevemente os objetivos e a relevância do estudo das zinnias no contexto científico e social. Permita que os alunos façam perguntas iniciais para esclarecer o propósito do projeto. É importante que você destaque como o projeto será conduzido ao longo das aulas, enfatizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos.

    Momento 2: Divisão e Organização dos Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos de 3 a 4 alunos, conforme a variedade de projetos que precisam ser gerenciados. Explique os papéis que cada membro pode ter dentro do grupo e permita que os alunos escolham seus papéis ou use um sorteio para a decisão. Observe se a dinâmica de grupo está sendo aceita e incentive a participação de todos nas decisões.

    Momento 3: Planejamento do Layout do Jardim (Estimativa: 20 minutos)
    Instrua cada grupo a começar o planejamento do layout do jardim de zinnias. Forneça papel e lápis para desenho e encoraje os alunos a considerar luz solar, espaço e recursos necessários para o crescimento saudável das plantas. Auxilie os grupos que encontram dificuldades e ofereça sugestões para melhorar o design estratégico do jardim. Verifique se os alunos estão aplicando conhecimentos prévios de geografia e biologia na criação dos esboços.

    Momento 4: Discussão e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo compartilhe seu planejamento com a turma. Facilite uma breve discussão onde os grupos possam dar feedback construtivo uns aos outros, promovendo habilidades de argumentação. Avalie a capacidade de integrar sugestões e de argumentar sobre escolhas feitas no planejamento. Reforce a importância do feedback e da colaboração.

  • Aula 2: Plantio e cuidado das zinnias.
  • Momento 1: Preparação para o Plantio (Estimativa: 10 minutos)
    Instrua os alunos a organizarem os materiais necessários para o plantio: sementes de zinnia, solo, vasos e ferramentas de jardinagem. Explique brevemente como cada material será utilizado e a diferença entre as ferramentas. É importante que os alunos compreendam a sequência das etapas. Observe se todos os grupos dispõem de recursos adequados e intervenha, se necessário, para apoiar uma organização eficaz.

    Momento 2: Instruções de Plantio (Estimativa: 10 minutos)
    Demonstre como as sementes devem ser plantadas corretamente nos vasos. Mostre a profundidade e espaçamento adequados entre as sementes. Permita que cada grupo realize perguntas para garantir compreensão. Avalie a capacidade dos alunos para seguir as instruções precisas, observando se há necessidade de repetição ou ajuste da explicação.

    Momento 3: Plantio Prático (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que os alunos realizem o plantio de forma prática. Circulando entre os grupos, observe e ofereça feedback em tempo real para assegurar que todos estão executando corretamente. Sugira adaptações para aqueles que encontrarem dificuldades. Reforce a importância do trabalho colaborativo e da responsabilidade individual nos cuidados com as plantas.

    Momento 4: Cuidados Pós-Plantio (Estimativa: 10 minutos)
    Ensine como e quando devem realizar a rega inicial das sementes e discuta a importância de cada aspecto dos cuidados pós-plantio (luz solar, água, adubação). Permita que os grupos se revezem na execução das tarefas, alternando os responsáveis. Destaque a importância de anotações regulares sobre o crescimento das plantas em seus cadernos.

    Momento 5: Reflexão e Questionamentos (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos para uma reflexão em grupo sobre a experiência de plantio. Instigue os alunos a compartilhar seus sentimentos e possíveis dificuldades enfrentadas. Facilite uma sessão de perguntas e respostas para resolver qualquer dúvida restante. Este é um momento valioso para ajustar mal-entendidos e reavaliar conceitos aprendidos.

  • Aula 3: Saída de campo para observação de jardins.
  • Momento 1: Instruções de Segurança e Propósito da Saída (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie reunindo os alunos em um local adequado antes da saída de campo. Explique as diretrizes de segurança e comportamentais que deverão ser seguidas durante a visita aos jardins. Em seguida, apresente o objetivo da saída de campo, destacando a importância da observação em contexto real dos jardins e ecossistemas. Reforce regras claras quanto ao uso de equipamentos, respeito aos locais visitados e comportamento colaborativo. Avalie a compreensão dos alunos com perguntas rápidas e peça que expliquem com suas palavras as instruções dadas.

    Momento 2: Observação Guiada nos Jardins (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza os alunos até os jardins comunitários, promovendo uma caminhada segura. Divida os alunos em grupos menores, se necessário, para facilitar a observação e garantir que todos possam ser ouvidos e participar. Oriente os alunos a focar na identificação de zinnias e outras plantas, observando suas etapas de crescimento e registrando suas percepções nos cadernos. Motive questões que incentivem a curiosidade e a análise crítica, como 'Que diferenças vocês notam entre essas plantas?' ou 'Por que acham que essa planta se desenvolve melhor aqui?'. Ofereça suporte aos alunos, respondendo dúvidas e guiando suas observações. Use seus cadernos de anotação como forma de avaliação contínua, verificando se conseguem articular observações claras e pertinentes.

    Momento 3: Discussão e Compartilhamento de Observações (Estimativa: 15 minutos)
    Após retornar do campo, reúna os alunos para uma roda de conversa. Permita que cada grupo compartilhe suas observações e impressões sobre o que viram nos jardins, focando nas características das plantas e nos serviços ecossistêmicos identificados. Incentive o diálogo entre os grupos, promovendo a troca de ideias e a construção coletiva do conhecimento. Faça intervenções para destacar pontos importantes ou corrigir eventuais equívocos conceituais. Avalie a habilidade dos alunos em comunicar suas ideias de maneira coerente e articulada, bem como sua capacidade de ouvir e integrar feedbacks dos colegas.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma breve reflexão sobre a experiência de aprendizagem no contexto externo. Peça aos alunos que considerem o que mais os surpreendeu e como a experiência contribuiu para o seu entendimento sobre o ciclo de vida das plantas e a importância das angiospermas. Reforce o sentido de responsabilidade ecológica adquirido através da experiência prática. Aproveite este momento para validar a participação dos alunos e oferecer feedback positivo que reflita seu engajamento durante a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere o ritmo e as necessidades de todos os alunos durante a saída, proporcionando pausas extras se necessário. Adeque as explicações de modo que sejam claras para todos, utilizando exemplos visuais ou objetos que possam auxiliar na compreensão de alunos que aprendem melhor por meio de recursos concretos. Incentive o trabalho em dupla, de forma que alunos com mais dificuldades possam ser apoiados por colegas ao registrar as observações. Mantenha um diálogo aberto para que qualquer aluno se sinta confortável em expressar necessidade de apoio adicional durante a visita. Isso além de assegurar acessibilidade, promove um ambiente inclusivo onde todos os estudantes se sintam valorizados.

  • Aula 4: Jogos educativos sobre conceitos de botânica.
  • Momento 1: Introdução aos Jogos Educativos (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo dos jogos educativos que será revisar e consolidar os conceitos de botânica aprendidos nas aulas anteriores de uma forma divertida e interativa. É importante que você explique as regras básicas dos jogos e como eles estarão organizados. Garanta que os alunos compreendam a importância desses jogos para fixar o aprendizado.

    Momento 2: Formação de Grupos e Escolha dos Jogos (Estimativa: 5 minutos)
    Divida os alunos em grupos de 4 a 5 participantes de modo que façam pares heterogêneos e colaborativos. Apresente as opções de jogos disponíveis, como jogo da memória com partes da planta, quiz sobre o ciclo de vida das angiospermas, e tabuleiro temático sobre fotossíntese. Permita que cada grupo escolha qual jogo quer jogar, garantindo distribuição equitativa e conforme interesses dos alunos.

    Momento 3: Instruções Detalhadas e Distribuição dos Materiais (Estimativa: 10 minutos)
    Distribua os materiais necessários para cada jogo aos grupos. Explique detalhadamente as regras específicas de cada jogo escolhido, incluindo formas de pontuação e tempo estimado para conclusão. Observe se todos os alunos têm clareza sobre as instruções, oferecendo a possibilidade de fazerem perguntas. Incentive o trabalho colaborativo e justo.

    Momento 4: Desenvolvimento dos Jogos (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos iniciem a atividade de jogos, monitorando de perto o progresso dos alunos e oferecendo suporte quando necessário. É essencial que você observe a dinâmica dos grupos e intervenha para fomentar a colaboração e resolver conflitos, se surgirem. Valorize o empenho dos alunos e forneça feedback positivo. Durante a atividade, procure avaliar a aprendizagem através da observação, verificando a aplicação dos conceitos discutidos nas aulas anteriores.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a atividade reunindo os alunos para uma discussão em que compartilharão suas experiências com os jogos. Peça a cada grupo que fale sobre o que aprenderam e como os jogos ajudaram a fixar os conceitos de botânica. Incentive a troca de feedbacks positivos e reflexões sobre o aprendizado proporcionado pela atividade. Avalie a habilidade dos alunos em verbalizar seus conhecimentos e compartilhar com os colegas de forma articulada.

  • Aula 5: Debate sobre a relevância das angiospermas.
  • Momento 1: Introdução ao Debate (Estimativa: 5 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema do debate: a relevância das angiospermas para a biodiversidade e a economia. Explique brevemente como o debate será organizado e a importância de respeitar diferentes pontos de vista. Destaque a técnica de debate que será utilizada, como o formato de turnos para que cada aluno tenha a oportunidade de se expressar.

    Momento 2: Formação dos Grupos e Distribuição dos Papeis (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos menores, cada um defendendo um ponto de vista específico – por exemplo, o impacto econômico das angiospermas, sua importância ecológica, ou o papel na medicina. Defina papéis para cada membro do grupo: debatedor principal, contra-argumentador e observador/registro. Explique as responsabilidades de cada papel e assegure que os alunos compreendam suas funções.

    Momento 3: Preparação dos Argumentos (Estimativa: 10 minutos)
    Oriente os grupos na construção de seus argumentos, fornecendo um tempo para pesquisa e discussão interna. Incentive o uso de anotações de aulas anteriores e os registros feitos durante a saída de campo para fundamentar os argumentos. Passe entre os grupos para apoiar a elaboração de ideias e fornecer sugestões sobre a estruturação dos argumentos.

    Momento 4: Realização do Debate (Estimativa: 20 minutos)
    Conduza o debate, garantindo que as regras sejam seguidas e o tempo de fala de cada aluno seja respeitado. Inicie com as apresentações iniciais dos grupos, seguidas pela troca de argumentos e o tempo para réplicas e tréplicas. Facilite a discussão, intervindo para moderar e esclarecer pontos se necessário. Avalie a habilidade dos alunos em articular ideias, responder a contra-argumentos e a qualidade das interações.

    Momento 5: Reflexão Final e Feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua reunindo a turma para uma reflexão sobre o processo do debate e o que aprenderam sobre o tema abordado. Incentive os alunos a compartilhar seus insights e experiências durante o debate. Dê feedback positivo sobre a participação e possíveis áreas de melhoria. Termine reforçando o valor do respeito e da escuta no ambiente de aprendizado colaborativo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos compreendam as regras e objetivos do debate, usando linguagem clara e exemplos ilustrativos. Estimule a participação de todos, inclusive daqueles que possam ser mais tímidos, permitindo pausas para reflexão quando necessário. Adeque as instruções para apoiar estudantes que possam precisar de mais tempo ou de ajuda para estruturar seus pensamentos. Considere diferentes formas de expressão, como debates escritos ou apresentações rápidas, para incluir alunos com diferentes habilidades de comunicação.

Avaliação

A avaliação será diversificada e apoiará tanto aspectos formativos quanto somativos, abordando o processo de aprendizagem de maneira holística. Primeiramente, os alunos serão avaliados através da observação durante as atividades práticas, atentando para a participação, colaboração e adequação às atividades planejadas. Em um segundo momento, haverá avaliações por meio de autoavaliações e feedbacks entre pares durante a roda de debates, incentivando a reflexão e a autocrítica. Finalmente, um relatório de grupo, onde cada aluno relata suas experiências e aprendizados durante o projeto, servirá para consolidar e revisar o conhecimento adquirido. As avaliações deverão ser adaptáveis, permitindo ajustes nas metas para a contemplar as diversas capacidades dos alunos. Neste sentido, o feedback formativo é essencial, proporcionando diretrizes claras para o aprimoramento contínuo.

  • Observação da participação durante atividades práticas.
  • Autoavaliações e feedbacks em debates.
  • Relatório de grupo sobre aprendizados do projeto.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade foram criteriosamente selecionados para promover a participação ativa e o engajamento dos alunos em todas as etapas do projeto. Mateirais como sementes de zinnias, ferramentas de jardinagem, água e solo são fundamentais para o plantio e cuidado das plantas, além de papel e canetas para registro e planejamento das atividades. Nas dinâmicas em sala de aula, fichas de jogos de botânica serão utilizadas para consolidar o conhecimento em uma abordagem lúdica e interativa. Durante a saída de campo, os alunos levarão cadernos de anotações para registro de observações e insights. Todos os recursos visam criar um ambiente inclusivo que convide os alunos a se envolverem ativamente e desenvolverem habilidades práticas enquanto aprendem.

  • Sementes de zinnia e ferramentas de jardinagem.
  • Água, solo e vasos para plantio.
  • Materiais para jogos educativos de botânica.
  • Cadernos de anotações para saída de campo.

Inclusão e acessibilidade

Ciente da sobrecarga que muitos professores enfrentam, é importante buscarmos estratégias que assegurem a inclusão e acessibilidade de forma prática e acessível. Embora não haja deficiências específicas nesta turma, promover um ambiente de aprendizado inclusivo é fundamental para o sucesso de todos. Flexibilidade no planejamento e execução das atividades permitirá eventualmente ajustar as exigências de acordo com as necessidades que surgirem durante o percurso educacional, garantindo que todos os alunos tenham igualdade de acesso às oportunidades de aprendizagem. É crucial promover um espaço de diálogo aberto, onde os alunos se sintam seguros para expressar suas dúvidas e preocupações. Durante a saída de campo, por exemplo, assegurar que todos tenham acesso às áreas visitadas e adaptar atividades práticas a diferentes níveis de habilidade pode fomentar um ambiente realmente inclusivo. Criar um espaço onde feedback e colaboração entre os alunos sejam incentivados, também auxiliará na construção de um ambiente de respeito e apoio mútuo.

  • Flexibilidade nas atividades para ajustar a diferentes necessidades.
  • Criação de um ambiente de diálogo aberto e inclusivo.
  • Adaptação de atividades práticas para diferentes níveis de habilidade.

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