Jornada Evolutiva: Lamarck e Darwin em Foco

Desenvolvida por: Cecili… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza
Temática: Teorias Evolutivas

Esta atividade tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano em uma abordagem interativa e lúdica para a compreensão das teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão inicialmente encorajados a estudar os conceitos primordiais dessas teorias em casa, através de material didático selecionado. Em sala de aula, aplicando uma metodologia ativa, os grupos de alunos serão convidados a criar e apresentar peças teatrais ou narrativas que contrastem as visões de Lamarck e Darwin sobre evolução, focando nas principais diferenças e semelhanças. A atividade visa não apenas a fixação dos conhecimentos teóricos, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, e habilidades de apresentação. Será finalizado com uma roda de debate, estimulando o pensamento crítico e permitindo a introspecção sobre a importância dessas teorias para a compreensão da diversidade biológica no planeta.

Objetivos de Aprendizagem

Ao final desta atividade, os alunos conseguirão identificar as principais ideias e diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, além de compreender a relevância desses conceitos na explicação da diversidade biológica. Serão estimulados a desenvolver habilidades de análise crítica, colaboração e comunicação eficaz. A atividade também visa aprimorar a capacidade dos alunos de conectar teoria e prática através de métodos de ensino ativos e participativos.

  • Identificar as principais semelhanças e diferenças entre as teorias de Lamarck e Darwin
  • Compreender a importância das teorias evolutivas na explicação da diversidade biológica
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação
  • Estimular o pensamento crítico e análise de conceitos científicos
  • Aplicar conhecimentos teóricos em atividades práticas e debates

Habilidades Específicas BNCC

  • EF09CI08: Associar os gametas à transmissão das características hereditárias, estabelecendo relações entre ancestrais e descendentes.
  • EF09CI09: Discutir as ideias de Mendel sobre hereditariedade (fatores hereditários, segregação, gametas, fecundação), considerando-as para resolver problemas envolvendo a transmissão de características hereditárias em diferentes organismos.
  • EF09CI10: Comparar as ideias evolucionistas de Lamarck e Darwin apresentadas em textos científicos e históricos, identificando semelhanças e diferenças entre essas ideias e sua importância para explicar a diversidade biológica.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático focará nas teorias de Lamarck e Darwin sobre a evolução das espécies, explicando os conceitos de uso e desuso, herança dos caracteres adquiridos, seleção natural e adaptação. A atividade permitirá aos alunos visualizar a aplicação dessas teorias em contextos históricos e contemporâneos, além de discutir sua relevância para o entendimento da biodiversidade.

  • Teorias Evolucionistas de Lamarck e Darwin
  • Uso e desuso, Herança dos caracteres adquiridos
  • Seleção Natural e Adaptação
  • Relevância das teorias para a biodiversidade

Metodologia

A atividade será guiada utilizando uma combinação de metodologias ativas. Inicialmente, a Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos se familiarizem com o tema em casa. Em seguida, na classe, a Aprendizagem Baseada em Jogos, especificamente através de peças teatrais e narrativas criadas pelos alunos, facilitará a compreensão e análise das teorias. Finalmente, a roda de debate consolidará o aprendizado, permitindo a troca de ideias e aprofundamento dos conceitos.

  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação das peças teatrais ou narrativas pelos grupos de alunos. A segunda aula será dedicada à roda de debate e ao aprofundamento da discussão sobre as teorias de Lamarck e Darwin, além da reflexão sobre a atividade prática.

  • Aula 1: Apresentação das peças teatrais/narrativas pelos grupos
  • Aula 2: Roda de debate e reflexão sobre as teorias evolutivas

Avaliação

A avaliação será baseada nos seguintes critérios: criatividade e originalidade da apresentação; compreensão e articulação das ideias principais de cada teoria; habilidade de identificar semelhanças e diferenças entre as teorias; participação ativa e construtiva na roda de debate. Será valorizada a capacidade de argumentação, cooperação em equipe e aplicação de conhecimento teórico em contextos práticos. Exemplos de questionamentos para reflexão e avaliação serão fornecidos para guiar a discussão.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: Textos científicos e históricos sobre as teorias de Lamarck e Darwin para estudo prévio; espaço adequado para a apresentação das peças teatrais ou narrativas; material de escritório básico (papéis, canetas, marcadores) para elaboração dos roteiros e cenários; dispositivo para gravação ou transmissão das apresentações, caso necessário.

  • Textos científicos e históricos pré-selecionados
  • Espaço para apresentações
  • Material de escritório para criação de roteiros
  • Dispositivos para gravação/transmissão das apresentações

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo