Esta atividade tem como objetivo engajar os alunos do 9º ano em uma abordagem interativa e lúdica para a compreensão das teorias evolucionistas de Lamarck e Darwin. Utilizando a metodologia de Sala de Aula Invertida, os estudantes serão inicialmente encorajados a estudar os conceitos primordiais dessas teorias em casa, através de material didático selecionado. Em sala de aula, aplicando uma metodologia ativa, os grupos de alunos serão convidados a criar e apresentar peças teatrais ou narrativas que contrastem as visões de Lamarck e Darwin sobre evolução, focando nas principais diferenças e semelhanças. A atividade visa não apenas a fixação dos conhecimentos teóricos, mas também estimular o desenvolvimento de habilidades como trabalho em equipe, criatividade, e habilidades de apresentação. Será finalizado com uma roda de debate, estimulando o pensamento crítico e permitindo a introspecção sobre a importância dessas teorias para a compreensão da diversidade biológica no planeta.
Ao final desta atividade, os alunos conseguirão identificar as principais ideias e diferenças entre as teorias evolutivas de Lamarck e Darwin, além de compreender a relevância desses conceitos na explicação da diversidade biológica. Serão estimulados a desenvolver habilidades de análise crítica, colaboração e comunicação eficaz. A atividade também visa aprimorar a capacidade dos alunos de conectar teoria e prática através de métodos de ensino ativos e participativos.
O conteúdo programático focará nas teorias de Lamarck e Darwin sobre a evolução das espécies, explicando os conceitos de uso e desuso, herança dos caracteres adquiridos, seleção natural e adaptação. A atividade permitirá aos alunos visualizar a aplicação dessas teorias em contextos históricos e contemporâneos, além de discutir sua relevância para o entendimento da biodiversidade.
A atividade será guiada utilizando uma combinação de metodologias ativas. Inicialmente, a Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos se familiarizem com o tema em casa. Em seguida, na classe, a Aprendizagem Baseada em Jogos, especificamente através de peças teatrais e narrativas criadas pelos alunos, facilitará a compreensão e análise das teorias. Finalmente, a roda de debate consolidará o aprendizado, permitindo a troca de ideias e aprofundamento dos conceitos.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a apresentação das peças teatrais ou narrativas pelos grupos de alunos. A segunda aula será dedicada à roda de debate e ao aprofundamento da discussão sobre as teorias de Lamarck e Darwin, além da reflexão sobre a atividade prática.
A avaliação será baseada nos seguintes critérios: criatividade e originalidade da apresentação; compreensão e articulação das ideias principais de cada teoria; habilidade de identificar semelhanças e diferenças entre as teorias; participação ativa e construtiva na roda de debate. Será valorizada a capacidade de argumentação, cooperação em equipe e aplicação de conhecimento teórico em contextos práticos. Exemplos de questionamentos para reflexão e avaliação serão fornecidos para guiar a discussão.
Para a realização desta atividade, serão necessários os seguintes recursos: Textos científicos e históricos sobre as teorias de Lamarck e Darwin para estudo prévio; espaço adequado para a apresentação das peças teatrais ou narrativas; material de escritório básico (papéis, canetas, marcadores) para elaboração dos roteiros e cenários; dispositivo para gravação ou transmissão das apresentações, caso necessário.
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