Bailarinos do Movimento

Desenvolvida por: Ronald… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas, Danças

A atividade intitulada 'Bailarinos do Movimento' convida os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a explorar diversas partes do corpo humano por meio da dança e expressão corporal. Utilizando músicas de diferentes ritmos e estilos, cada aluno será motivado a criar movimentos que representem diferentes partes do corpo, promovendo não apenas a expressão criativa, mas também uma maior conscientização corporal. Durante as aulas, serão utilizados jogos que abordam a diversidade cultural por meio da dança, com o objetivo de valorizar as diferenças na maneira de se movimentar de cada aluno, incentivando assim a inclusão e a interação social, além de promover respeito e compreensão entre os alunos, enquanto exploram movimentos individuais e coletivos ao ritmo da música. Esta atividade não fará uso de recursos digitais, fomentando a imaginação e a interação direta entre os alunos.

Objetivos de Aprendizagem

Os Objetivos de Aprendizagem da atividade 'Bailarinos do Movimento' estão diretamente ligados à promoção da consciência corporal e do desenvolvimento das habilidades motoras e rítmicas dos alunos. Além disso, busca-se promover o respeito às diferenças individuais e diversidade cultural, incentivando a expressão pessoal por meio da dança. Através da exploração de diversas sonoridades, os alunos serão encorajados a experimentar a fluidez do movimento, compartilhando essas experiências com seus pares. Esta abordagem fortalece não apenas a motricidade, mas também as habilidades sociais e emocionais, visto que promove a empatia e o trabalho colaborativo. O estímulo criativo proporcionado por essa atividades amplia a capacidade de comunicação não verbal, essencial nesta etapa de desenvolvimento. A busca de um ambiente inclusivo e de acolhimento é um pilar deste plano de aula, refletindo diretamente nos objetivos pedagógicos da iniciativa.

  • Promover a consciência corporal através da dança.
  • Estimular a expressão criativa e o movimento.
  • Valorização da diversidade cultural em contextos dançantes.
  • Desenvolver habilidades motoras e ritmicas.
  • Encorajar o respeito e a colaboração entre os alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF01: Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF03: Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático da atividade 'Bailarinos do Movimento' inclui uma variedade de elementos que visam integrar os componentes da educação física com o desenvolvimento global dos alunos. Primeiramente, o foco na expressão corporal proporciona aos alunos a oportunidade de explorar e conhecer melhor o seu corpo, compreendendo suas possibilidades e limitações de movimento. As aulas abordarão conceitos básicos de ritmo e coordenação através de músicas de diferentes estilos, facilitando a conexão entre sons, movimentos e emoções. A diversidade cultural ganhará destaque na medida em que os alunos são introduzidos a diferentes formas de dança, promovendo o reconhecimento e a valorização de culturas diversas. Além disso, elementos lúdicos serão incorporados para reforçar a aprendizagem, permitindo que os alunos participem de jogos que promovam a integração e colaboração entre os colegas, fortalecendo o espírito de grupo e o trabalho em equipe.

  • Expressão corporal e consciência do corpo.
  • Movimentos rítmicos ao som de diferentes músicas.
  • Reconhecimento e valorização de culturas através da dança.
  • Desenvolvimento de coordenação motora e habilidades sociais.
  • Jogos integrativos que promovem a cooperação.

Metodologia

As metodologias aplicadas na atividade 'Bailarinos do Movimento' são centradas na aprendizagem ativa e colaborativa, utilizando essencialmente a Aprendizagem Baseada em Jogos. Essa escolha metodológica atende à necessidade de engajamento e participação ativa dos alunos em todas as etapas das aulas. Durante as primeiras aulas, os jogos serão utilizados para introduzir as partes do corpo, suas funções e estimular movimentos livres, permitindo que os alunos explorem seus próprios estilos de dança. Nas aulas subsequentes, a introdução da roda de debate e das atividades mão-na-massa intensifica a interação social e a colaboração, proporcionando momentos para que os alunos expressem suas percepções e emoções. Tais metodologias não apenas engajam cognitivamente os alunos, mas também se alinham com o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais, essenciais para o aprendizado nesta fase.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Exploração livre e criativa dos movimentos.
  • Interação social através de rodas de debate.
  • Atividades mão-na-massa para construção coletiva de conhecimento.
  • Valorizar a expressão pessoal e em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma de aulas para a atividade 'Bailarinos do Movimento' foi cuidadosamente planejado para conduzir os alunos em uma jornada progressiva de descoberta e expressão corporal. Ao longo de cinco aulas de 50 minutos, o processo inicia-se com uma introdução aos movimentos básicos em resposta a músicas variadas, seguindo para o desenvolvimento de habilidades motoras e rítmicas através de jogos. A terceira aula integra discussões em grupo, permitindo reflexões sobre as experiências vividas e culturas abordadas. Nos encontros seguintes, os alunos participarão de atividades práticas, onde poderão aplicar criativamente os conceitos estudados, concluindo com a troca de experiências em uma roda de debate final. Este desenho de cronograma é essencial para garantir o engajamento contínuo e promover a diversidade de abordagens educacionais, assegurando que os alunos usufruam ao máximo da aprendizagem prática e interativa oferecida.

  • Aula 1: Introdução aos movimentos básicos e exploração de ritmos.
  • Momento 1: Aquecimento Musical (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve explicação sobre o que os alunos irão aprender. Utilize músicas gravadas em CDs para introduzir diferentes ritmos aos alunos. Convide-os a caminhar livremente pelo espaço enquanto ouvem a música. Oriente os alunos a variar a velocidade dos passos conforme o ritmo da música muda, utilizando esse momento para aquecer os corpos e introduzir a noção de ritmo. É importante que o professor utilize expressões corporais para incentivar a participação ativa dos alunos.

    Momento 2: Descobrindo Movimentos (Estimativa: 15 minutos)
    Incentive os alunos a se posicionarem em um círculo grande. Com uma música de fundo, sugira que explorem diferentes movimentos que podem fazer com diversas partes do corpo, como braços, pernas e tronco. Permita que explorem livremente, mas ofereça exemplos práticos e mostre como mover essas partes de diferentes formas. Observe se os alunos estão confortáveis em explorar movimentos novos e ofereça suporte quando necessário. Neste momento, é importante observar a expressão criativa e a vontade de experimentar novos movimentos.

    Momento 3: Jogo de Ritmos (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos. Entregue às crianças instrumentos de percussão simples, como pandeiros ou tambores pequenos. Cada grupo deve criar um pequeno ritmo e uma sequência de movimentos para acompanhá-lo. Permita que cada grupo se apresente para os outros. O professor deve fomentar a criatividade e garantir que todos os alunos possam participar, incentivando os mais tímidos. Avalie a capacidade dos alunos em seguir o ritmo e coordenar seus movimentos com o grupo.

    Momento 4: Encerramento com Desfile de Movimentos (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos novamente em um círculo e peça para que apresentem um movimento ou uma sequência de movimentos que mais gostaram de realizar durante a aula. Permita que escolham a música que desejam ouvir durante sua apresentação. Este momento serve para reforçar a confiança e valorizar a expressão individual dos alunos. O professor deve ser encorajador, aplaudindo e agradecendo a todos pelo esforço. A avaliação neste momento deve ser positiva e construtiva, destacando a participação e empenho de cada aluno.

  • Aula 2: Desenvolvimento de habilidades motoras e participação em jogos.
  • Momento 1: Aquecimento com Jogo de Imitar (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando que a atividade de hoje será focada no desenvolvimento de habilidades motoras através de jogos. Comece com uma brincadeira de 'imitar o professor'. Demonstre movimentos simples, como pular numa perna só, girar ou tocar os pés. É importante que o professor incentive a participação de todos e faça os movimentos de forma clara. Observe a coordenação motora dos alunos e ofereça suporte àqueles que demonstram dificuldade em acompanhar.

    Momento 2: Circuito Motor (Estimativa: 20 minutos)
    Organize um circuito com estações de atividades motoras ao redor do espaço, tais como pular corda, saltar entre cones, rastejar sob objetos e manter equilíbrio em uma linha traçada no chão. Divida os alunos em grupos pequenos e oriente cada grupo a começar por uma estação. Rotacione os grupos a cada 5 minutos. Durante a atividade, é importante que você observe a execução dos movimentos e ofereça dicas para melhorar o desempenho dos alunos, além de garantir que todos passem por todas as estações.

    Momento 3: Jogo de Equipes com Bola (Estimativa: 15 minutos)
    Forme duas equipes e explique as regras de um jogo simples com bola, onde o objetivo é passar a bola para os colegas sem deixá-la cair, até que todos da equipe toquem na bola. Se a bola cair, a equipe deve começar novamente. Este jogo ajuda a desenvolver a coordenação e o trabalho em equipe. É importante que você supervisione e incentive a participação de todos, fazendo intervenções para ajustar a dinâmica se necessário. Avalie a capacidade de cooperação e a participação ativa durante o jogo.

    Momento 4: Relaxamento e Conclusão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos em círculo para um alongamento e relaxamento, proporcionando um momento de desaceleração dos movimentos. Peça que compartilhem qual foi a atividade que mais gostaram e fale sobre o que aprenderam. Este é um momento para reforçar a confiança e incentivar a reflexão sobre as experiências vividas. A avaliação deve ser focada no engajamento e reflexão sobre as atividades do dia.

  • Aula 3: Integração de rodas de debate para discussões culturais.
  • Momento 1: Aquecimento Cultural (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma atividade de aquecimento que envolva música de diferentes culturas. Escolha três ou quatro músicas representativas e peça aos alunos que caminhem ao redor do espaço de acordo com o ritmo de cada música. Explique a origem de cada música e sua importância cultural antes de tocá-las. É importante que você descreva os passos ou gestos que podem ser associados a cada ritmo cultural, utilizando expressões corporais para facilitar a compreensão. Isso ajudará a despertar o interesse dos alunos e prepará-los para a discussão cultural.

    Momento 2: Roda de Debate sobre Movimentos Culturais (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo e inicie uma roda de debate sobre a diversidade dos movimentos culturais que foram explorados. Faça perguntas abertas como 'Qual música vocês mais gostaram?' ou 'Como vocês acham que essas danças são diferentes das que conhecemos?'. Durante o debate, incentive os alunos a expressarem suas opiniões e experiências pessoais. É importante que você modere a discussão, garantindo que cada criança tenha a oportunidade de falar. Permita que compartilhem histórias pessoais ou memórias relacionadas aos estilos de dança que foram apresentados.

    Momento 3: Atividade de Criação Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Após a discussão, peça aos alunos para se dividirem em pequenos grupos e criarem uma sequência de movimentos inspirada nas músicas e danças que discutiram na roda. Os alunos devem trabalhar juntos para criar algo que represente a diversidade cultural apreciada na aula. Ofereça apoio e sugestões para aqueles grupos que estão com dificuldades criativas. Este é um ótimo momento para avaliar a cooperação, a criatividade e a capacidade de integração dos alunos em atividades coletivas. Incentive a experimentação e a expressão pessoal.

    Momento 4: Apresentação e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e permita que cada grupo apresente a sequência de movimentos que criaram. Após as apresentações, reserve alguns minutos para uma reflexão conjunta sobre o aprendido na aula. Pergunte o que foi mais desafiador ou divertido e o que poderiam melhorar. Ofereça feedback positivo e destaque a participação e o esforço de cada grupo. Este é um momento de encorajamento e valorização das diferenças, além de reforçar o aprendizado coletivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão de todos os alunos, atente-se às diferentes necessidades de cada criança. Observe se algum aluno estiver hesitante em participar e faça intervenções positivas para incentivá-los. Modifique as atividades para serem acessíveis, por exemplo, permitindo variações nos movimentos que respeitem as habilidades físicas e emocionais de cada aluno. Utilize comunicação acessível e motivacional, garantindo que as orientações estejam claras e ao alcance de todos. Crie um ambiente seguro onde as crianças sintam-se confortáveis para se expressar e participar sem receios.

  • Aula 4: Atividades práticas mão-na-massa com aplicação de conceitos.
  • Momento 1: Construção de Movimentos com Materiais de Apoio (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula explicando que os alunos utilizarão materiais variados para criar movimentos inspirados nas aulas anteriores. Disponibilize fitas de cetim, lenços, e círculos de plástico. Oriente os alunos a explorarem como esses materiais podem ser integrados aos movimentos seu corpo. Observe a participação ativa dos alunos e incentive a criatividade. Avalie a capacidade de inovação ao ver como cada aluno integra os materiais nas danças que cria.

    Momento 2: Atividade em Duplas: Criando uma Mini-Coreografia (Estimativa: 20 minutos)
    Peça aos alunos para formarem duplas e, juntos, desenvolverem uma mini-coreografia utilizando os materiais. Estimule que cada dupla escolha um material e uma música previamente trabalhada em aulas anteriores. Use este momento para observar a colaboração e comunicação entre os alunos. Ofereça sugestões e suporte onde houver mais dificuldade, e promova uma troca de ideias entre as duplas para ajudar com novas inspirações. Avalie a capacidade de cooperação e cumprimento de tarefa em conjunto.

    Momento 3: Apresentações e Feedback Construtivo (Estimativa: 15 minutos)
    Permita que cada dupla apresente sua coreografia para o restante da turma. Após cada apresentação, incentive os alunos espectadores a darem feedback construtivo, sempre ressaltando aspectos positivos e fazendo sugestões respeitosas para melhorias. É importante que o professor modele a forma como deseja que o feedback seja dado, demonstrando respeito e apoio mútuo. Avalie a capacidade dos alunos de se expressarem em público e de receberem e darem feedback.

    Momento 4: Reflexão e Compartilhamento (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo para discutir o processo de criação e o que aprenderam nesta atividade. Incentive-os a compartilhar o que sentiram que foi desafiante ou gratificante em trabalhar com seus pares. Use este tempo para reforçar a importância da cooperação e da valorização da criatividade. Avalie o engajamento dos alunos nas discussões finais e a capacidade de auto-reflexão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que os materiais estejam acessíveis a todos os estudantes e ofereça variações nos desafios de movimento que respeitam as capacidades individuais de cada criança. Evite materiais pequenos que possam ser difíceis de manipular para algumas crianças. Crie um ambiente positivo onde se sinta seguro ao propor experimentações e expressões únicas sem julgamentos. Reforce a cooperação ao focalizar nas qualidades individuais e no suporte mútuo, promovendo um ambiente de inclusão.

  • Aula 5: Conclusão com roda de debate e apresentação das experiências.
  • Momento 1: Revisão e Exploração Inicial (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula relembrando brevemente os principais conceitos das aulas anteriores, especialmente os relacionados à diversidade cultural e a importância da cooperação. Pergunte aos alunos o que eles mais gostaram de aprender e o que acham mais importante sobre o que discutiram e realizaram nas aulas anteriores. Use exemplos das aulas anteriores para facilitar a recordação e para os alunos se sentirem confortáveis em compartilhar suas opiniões e memórias.

    Momento 2: Roda de Debate Final (Estimativa: 20 minutos)
    Organize os alunos em um grande círculo para uma última roda de debate sobre suas experiências e aprendizados ao longo das aulas. Faça perguntas para guiar a discussão, como 'O que vocês aprenderam sobre seus colegas durante as atividades?', 'Como vocês se sentiram ao experimentar danças de diferentes culturas?' e 'Qual foi o maior desafio que vocês enfrentaram?'. Garanta que todos tenham a chance de falar ao moderar a discussão de forma inclusiva e incentivadora. Durante o debate, observe se os alunos conseguem articular suas experiências e demonstração de compreensão dos conceitos trabalhados.

    Momento 3: Criação de um Cartaz Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Após a roda de debate, divida a turma em pequenos grupos e forneça materiais de papelaria como cartolina, canetas e adesivos. Instrua cada grupo a criar uma parte de um cartaz coletivo que destacará os principais conceitos e aprendizados discutidos. O cartaz pode incluir desenhos, palavras ou frases significativas. Acompanhe o processo nos grupos, oferecendo sugestões e garantindo que todos participem. Este momento permite avaliar a capacidade dos alunos em trabalhar em equipe e sintetizar o que aprenderam de forma visual.

    Momento 4: Apresentação e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo deve apresentar seu segmento do cartaz coletivo para a turma, explicando as escolhas feitas na criação. Após as apresentações, junte todas as partes para formar um único cartaz e fixe-o em um local visível na sala de aula como lembrança e para reforçar a valorização das experiências. Finalize a aula agradecendo a participação de todos e destacando as colaborações que mais se destacaram durante o curso das atividades. Ofereça feedback positivo, concentrando-se no crescimento dos alunos ao longo das aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Apesar de não haver alunos com necessidades específicas, é importante que mantenha um ambiente acolhedor e promova a participação de todos, incentivando alunos mais tímidos e respeitando o tempo de fala de cada um. Durante o debate, permita que os alunos compartilhem suas percepções de diferentes modos, como por meio de desenhos ou expressões corporais, caso sintam-se mais confortáveis dessa maneira. Reforce a dinâmica de apoio e respeito mútuo entre os alunos, garantindo que cada manifestação seja ouvida e valorizada. Além disso, use frases e exemplificações de fácil compreensão para que todos acompanhem sem dificuldades.

Avaliação

Para avaliar os objetivos de aprendizagem na atividade 'Bailarinos do Movimento', serão adotadas metodologias avaliativas diversas, buscando contemplar tanto aspectos cognitivos quanto emocionais e sociais. Primeiramente, a observação contínua fornecerá uma visão aprofundada do desenvolvimento motor e do nível de engajamento dos alunos. Será possível entender como cada aluno interage com os demais e como expressa sua criatividade através dos movimentos. Além disso, o diário de reflexões, onde os alunos poderão registrar suas percepções e aprendizados sobre cada aula, servirá como uma ferramenta valiosa para captar o progresso emocional e cultural. Estas avaliações serão formativas, focando em fornecer feedback contínuo e construtivo, ajudando a orientar o desenvolvimento individual ao longo do período de ensino. Com a consciência de que cada aluno possui características únicas, as adaptações poderão ser realizadas conforme necessário, proporcionando uma avaliação equitativa e inclusiva.

  • Observação contínua do desenvolvimento motor e social.
  • Diário de reflexões sobre experiências e aprendizados.
  • Feedback construtivo contínuo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e materiais selecionados para a atividade 'Bailarinos do Movimento' têm como objetivo fomentar um ambiente rico em estímulos, que promova a integração e o aprendizado dos alunos. Instrumentos musicais variados como tambores pequenos, chocalhos e outros instrumentos de percussão proporcionarão diversidade sonora necessária para o desenvolvimento das atividades rítmicas. Materiais simples de rotina escolar, como folhas de sulfite e lápis de cor, serão utilizados para os registros nos diários de aula. Também, o espaço físico, cuidadosamente adaptado para facilitar os movimentos e as dinâmicas de grupo, será utilizado de forma a promover a segurança e liberdade de expressão individual dos alunos. O uso de músicas gravadas em CDs ou dispositivos sem conexão à internet garantirá que, mesmo sem recursos digitais, os alunos tenham uma imersão completa nos ritmos e estilos explorados durante as aulas.

  • Instrumentos musicais de percussão para atividades rítmicas.
  • Material escolar básico para diários de aula.
  • Espaço físico adaptado para segurança e expressão corporal.
  • Músicas gravadas em CDs.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as demandas e sobrecarga que os professores enfrentam diariamente, por isso, é essencial garantir a inclusão e acessibilidade de forma prática e eficiente. Na atividade 'Bailarinos do Movimento', ainda que não haja alunos com condições ou deficiências específicas nesta turma, o plano de aula contempla estratégias inclusivas que beneficiam a todos. A adaptação dos conteúdos não requer recursos financeiros adicionais, visto que enfatiza atividades físicas que respeitam o ritmo individual das crianças. O estímulo à interação e ao respeito mútuo durante as atividades visa criar um ambiente acolhedor e seguro para todos. Os professores são incentivados a promover um espaço onde os alunos sintam-se confortáveis para expressar suas emoções e limitações, colaborando e aprendendo uns com os outros. Sinais de dificuldades ou desafios durante as atividades devem ser observados e reportados aos pais ou responsáveis, permitindo um acompanhamento mais individualizado e ajustando prontamente qualquer metodologia necessária para resguardar o desenvolvimento positivo dos alunos.

  • Adaptação de atividades ao ritmo individual dos alunos.
  • Estímulo à interação e respeito mútuo.
  • Observação e comunicação com familiares sobre progresso.
  • Promoção de um ambiente acolhedor para expressão emocional.

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