Circuito de Desafios da Natureza

Desenvolvida por: Pedro … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos na natureza

A atividade 'Circuito de Desafios da Natureza' visa proporcionar uma experiência de aprendizado ao ar livre, onde os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental poderão explorar, interagir e brincar de forma segura em um ambiente natural. Iniciaremos com uma roda de debate sobre segurança na interação com a natureza, incentivando a reflexão sobre práticas sustentáveis. Em seguida, os alunos participarão de um circuito de desafios, realizando atividades físicas como saltar, correr e rolar. Ao concluir a atividade física, os alunos serão encorajados a criar seus próprios desafios, usando elementos do ambiente ao redor, promovendo a criatividade e colaboração. Após os desafios, ocorrerá uma nova roda de debate para que eles compartilhem experiências e discutam regras de convivência e sustentabilidade na natureza, reforçando o aprendizado colaborativo e a apreciação pelo ambiente natural.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade são apoiar os alunos na exploração prática do ambiente natural, incentivando a autonomia e a criatividade. Além de promover o exercício físico através de brincadeiras, essas atividades proporcionam a oportunidade de educar sobre práticas sustentáveis e a importância de seguir regras em um ambiente natural. O desenvolvimento social é promovido através de interações colaborativas e debates reflexivos, ajudando os estudantes a reconhecer e respeitar diferentes emoções e ideias. Esses objetivos estão alinhados às diretrizes da BNCC, evidenciando a relevância do trabalho coletivo, da convivência harmoniosa e do reconhecimento do meio ambiente como um espaço de aprendizado e diversão.

  • Promover a interação com o ambiente natural de forma segura e sustentável.
  • Desenvolver habilidades motoras através de jogos e desafios físicos.
  • Estimular a criatividade e a autonomia na elaboração de novas atividades.
  • Fomentar a colaboração e o respeito entre os pares.
  • Incentivar a reflexão sobre práticas sustentáveis e convivência no ambiente natural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
  • EF12EF06: Discutir a importância da observação das normas e das regras dos esportes de marca e de precisão para assegurar a integridade própria e as dos demais participantes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está alinhado com o desenvolvimento motor, socioemocional e a consciência ambiental dos alunos. Proporciona atividades que envolvem movimento físico, como correr e pular, adaptadas ao ambiente natural e que incentivam a curiosidade e a criatividade dos alunos ao propor novos desafios. Os debates iniciais e finais integram a educação socioemocional, promovendo a empatia e o respeito mútuo. Ao abordar o respeito pelo ambiente, a atividade reforça a importância de práticas sustentáveis e a observação de regras em diferentes contextos, essencial para o desenvolvimento de uma cidadania responsável.

  • Desenvolvimento motor e coordenação corporal.
  • Interação e colaboração em grupo.
  • Criação e adaptação de jogos e desafios.
  • Princípios de convivência e sustentabilidade.
  • Práticas de segurança no ambiente natural.

Metodologia

As metodologias aplicadas nesta atividade são baseadas em práticas interativas e colaborativas, atendendo às diretrizes educacionais e promovendo o aprendizado ativo. Inicialmente, a roda de debate inspira a troca de ideias sobre segurança e sustentabilidade, fomentando o pensamento crítico e a comunicação eficaz. Em seguida, a aprendizagem baseada em jogos desafia os alunos fisicamente e lhes concede autonomia criativa ao permitir que criem seus próprios desafios. A metodologia mão-na-massa incentiva a ação prática e aplicação do conhecimento adquirido em novas situações. Finalizando com outra roda de debate, os alunos têm a chance de refletir coletivamente sobre suas experiências e aprendizagens, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

  • Roda de debate para percepção e troca de ideias.
  • Jogos para aprendizagem ativa e desenvolvimento físico.
  • Atividades práticas para experimentação e criatividade.
  • Reflexão coletiva sobre práticas e aprendizados.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma é estruturado em quatro aulas de 60 minutos, cada uma utilizando metodologias ativas que promovem a participação dos alunos e o desenvolvimento de suas habilidades. A primeira aula é uma introdução em forma de roda de debate que prepara os alunos para a atividade prática, discutindo segurança e interações com a natureza. A segunda aula se desenvolve através de jogos que reforçam habilidades motoras de maneira lúdica e interativa. Na terceira aula, a atividade 'mão-na-massa' permitirá que os alunos criem seus próprios desafios em um ambiente seguro. Finalmente, a quarta aula conclui o circuito com uma roda de debate que incentiva reflexão crítica e avaliação da experiência vivida.

  • Aula 1: Introdução e roda de debate sobre segurança e natureza.
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução (Estimativa: 10 minutos)
    Receba os alunos com entusiasmo e explique brevemente sobre o que será discutido na aula. É importante que os alunos compreendam a importância da segurança e do respeito à natureza antes de começarem os desafios. Peça que se sentem em círculo, para facilitar a interação e o diálogo.

    Momento 2: Debate sobre segurança na interação com a natureza (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie o debate perguntando aos alunos o que eles sabem sobre a natureza e como podemos interagir com ela de maneira segura. Anote as ideias no quadro e incentive cada aluno a compartilhar sua opinião. Observe se os alunos mantêm o respeito ao escutar os colegas. É importante que o professor direcione o debate para envolver práticas seguras e o respeito ao meio ambiente.

    Momento 3: Discussão sobre práticas sustentáveis (Estimativa: 15 minutos)
    Leve os alunos a refletirem sobre como podemos cuidar do ambiente natural. Pergunte o que eles fazem em casa ou na escola para ajudar o meio ambiente. Você pode utilizar exemplos simples que sejam do cotidiano dos alunos, como economizar água ou reciclar lixo. Estimule uma discussão ativa e permita que compartilhem práticas sustentáveis que conhecem.

    Momento 4: Conclusão e reflexões finais (Estimativa: 15 minutos)
    Finalize a roda de debate resumindo as principais conclusões. Reforce a importância do que foi discutido e permita que os alunos façam um breve relato do que aprenderam. O professor pode avaliar a participação dos alunos pelo quanto contribuiram para o debate e reconhecer os que se destacaram em termos de respeito e colaboração.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir acessibilidade e inclusão, utilize recursos visuais, como imagens ou vídeos curtos, para apoiar a compreensão dos alunos que possam ter dificuldades de atenção ou linguagem. É importante que os alunos sintam-se ouvidos, portanto, incentive a participação de forma igualitária, garantindo que todos tenham seu tempo de fala. Para alunos que possam ter dificuldade em se expressar verbalmente, proponha que desenhem suas ideias ou usem cartões ilustrados para contribuir com o debate. Esteja sempre atento a sinais de desconforto ou dificuldade, prestando apoio individual quando necessário.

  • Aula 2: Participação em jogos para desenvolvimento motor.
  • Momento 1: Boas-vindas e aquecimento (Estimativa: 10 minutos)
    Receba os alunos com entusiasmo e explique que participarão de jogos que ajudam a desenvolver as habilidades motoras. Conduza um aquecimento com exercícios simples como alongamentos e movimentos de marcha no lugar para preparar o corpo para as atividades físicas, enfatizando a importância do aquecimento.

    Momento 2: Jogo de correr e pegar (Estimativa: 15 minutos)
    Organize os alunos em um espaço seguro ao ar livre. Explique as regras do tradicional jogo de pega-pega adaptado. Nomeie um aluno como pegador, e os outros devem fugir dentro da área demarcada. Quando o pegador tocar alguém, essa pessoa se tornará o novo pegador. Sugira que o pegador mude de tempo em tempo para garantir que todos participem ativamente. Avalie a capacidade dos alunos de seguir regras e de se movimentar de forma ágil.

    Momento 3: Percurso com obstáculos (Estimativa: 20 minutos)
    Crie um circuito simples com cones, bastões ou cordas, onde os alunos terão que correr, pular e rastejar. Explique e demonstre cada parte do circuito antes de permitir que os alunos iniciem. Acompanhe as execuções, incentivando aqueles que precisem de mais motivação e dando feedback positivo e corretivo. Avalie as habilidades motoras e a perseverança de cada aluno.

    Momento 4: Desafios em duplas (Estimativa: 10 minutos)
    Incentive os alunos a formarem duplas para criar pequenos desafios de coordenação motora, como lançar e pegar uma bola ou atravessar um espaço de mãos dadas superando um pequeno percurso. Passe entre as duplas, oferecendo suporte e observando como lidam com a cooperação e a comunicação entre si. Avalie a criatividade e parceria nas duplas.

    Momento 5: Relaxamento e fechamento (Estimativa: 5 minutos)
    Guie os alunos em uma atividade de relaxamento, como respirações profundas e alongamentos leves para marcar o término das atividades físicas intensas. Em seguida, faça um breve círculo de encerramento onde os alunos poderão compartilhar o que gostaram e aprenderam. Avalie o envolvimento e o entendimento dos alunos com base em suas respostas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir a inclusão, use recursos visuais para explicar as atividades, como desenhos ou cartazes coloridos. Permita que alunos com diferentes níveis de habilidade pratiquem à sua maneira e encoraje a empatia entre os alunos. Adapte a velocidade ou complexidade das atividades conforme necessário para permitir que alunos com dificuldades motoras se envolvam. Utilize sistemas de pares, onde um aluno com mais facilidade auxilia um colega que tem mais dificuldades. Certifique-se de que todos os alunos sejam ouvidos e respeitados durante a partilha final, modelando e promovendo um ambiente de aceitação e cooperação.

  • Aula 3: Atividade prática de criação de desafios.
  • Momento 1: Introdução e Inspiração (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos em um círculo ao ar livre. Explique que eles irão criar seus próprios desafios utilizando a natureza ao redor. Mostre exemplos de desafios simples que utilizem elementos naturais, como folhas, troncos e pedras. Peça que os alunos prestem atenção em como podem usar o ambiente ao seu redor de maneira criativa e segura. Permita que os alunos façam perguntas e compartilhem ideias iniciais sobre possíveis desafios. Avalie o entusiasmo e a compreensão dos alunos sobre a proposta da atividade.

    Momento 2: Exploração do Ambiente (Estimativa: 15 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e permita que explorem o ambiente ao redor sob supervisão. Oriente cada grupo a identificar elementos naturais que possam ser usados para criar um desafio. Observe se os alunos exploram de forma segura e se discutem em grupo maneiras de utilizar os elementos encontrados. Intervenha quando necessário para garantir a segurança e direcionar a criatividade. Avalie a capacidade dos alunos de trabalhar em grupo e explorar o ambiente.

    Momento 3: Criação dos Desafios (Estimativa: 20 minutos)
    Instruir cada grupo a criar um pequeno desafio, utilizando os elementos da natureza que encontraram. Sugira que pensem em como envolver habilidades motoras, como pular, correr ou equilibrar-se. Passe entre os grupos e ofereça sugestões para melhorar ou adaptar seus desafios. Garanta que as regras de segurança sejam seguidas em todos os momentos. Avalie a criatividade, a cooperação e o respeito pelas regras de segurança por parte dos alunos.

    Momento 4: Apresentação dos Desafios (Estimativa: 10 minutos)
    Peça que cada grupo apresente seu desafio para a turma. Incentive os alunos a demonstrarem como o desafio deve ser realizado e a explicar suas regras. Permita que os grupos tentem os desafios uns dos outros, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo. Este é um ótimo momento para reconhecer o esforço e a criatividade dos alunos, além de discutir melhorias e adaptações. Avalie o envolvimento e a capacidade de comunicação dos grupos.

    Momento 5: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finalize a aula com uma rápida discussão em que os alunos compartilham suas experiências e o que aprenderam sobre criatividade e trabalho em equipe. Pergunte o que mais gostaram de fazer e o que fariam diferente da próxima vez. Reforce os aprendizados sobre segurança e criatividade ao interagir com o ambiente natural. Avalie a reflexão dos alunos sobre o que aprenderam e como se desenvolveram durante a aula.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para promover a inclusão, assegure-se de que todos os alunos tenham um papel ativo dentro dos grupos, talvez designando funções que estejam alinhadas com seus interesses e habilidades. Utilize sinais visuais, como cartazes ou cartões, para explicar as atividades, beneficiando alunos que possam ter dificuldades de atenção ou compreensão verbal. Se necessário, modifique os desafios para torná-los acessíveis a todos os níveis de habilidade, permitindo que cada aluno participe à sua maneira. Seja paciente e ofereça ajuda individualmente, motivando a participação sem pressa e respeitando o ritmo de cada criança. Crie um ambiente acolhedor, onde os alunos possam expressar suas ideias livremente e se sintam valorizados por suas contribuições.

  • Aula 4: Roda de debate para reflexão e avaliação do aprendizado.
  • Momento 1: Abertura e Revisão (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos em um círculo. Explique que a aula de hoje será dedicada a compartilhar e refletir sobre o que aprenderam nas aulas anteriores. Relembre brevemente os temas discutidos e as atividades realizadas, incentivando a participação ativa. Peça que cada aluno compartilhe uma lembrança ou aprendizado que foi mais marcante para eles. Avalie o envolvimento dos alunos e sua capacidade de recordar detalhes das aulas anteriores.

    Momento 2: Reflexão e Compartilhamento de Experiências (Estimativa: 20 minutos)
    Promova uma discussão aberta em que os alunos possam falar sobre suas experiências no 'Circuito de Desafios da Natureza'. Oriente-os a falar sobre o que mais gostaram, os desafios que enfrentaram e como se sentiram ao trabalhar em equipe. É importante que o professor esteja atento às falas, incentivando aqueles que são mais tímidos e fazendo perguntas que ajudem a aprofundar as reflexões. Utilize perguntas como 'O que você aprendeu sobre o seu colega durante as atividades?' ou 'Como podemos melhorar nossa colaboração?'. Avalie o nível de reflexão e autocrítica demonstrado pelos alunos.

    Momento 3: Debate sobre Práticas Sustentáveis e Criatividade (Estimativa: 20 minutos)
    Direcione a conversa para as práticas sustentáveis que foram aplicadas durante as atividades e como a criatividade foi estimulada. Pergunte aos alunos como eles acreditam que podem incorporar essas práticas em seu dia a dia. Incentive discussões sobre como pequenas ações podem ter um grande impacto no ambiente. Exemplifique com ações que podem ser realizadas na escola, como reciclagem ou economia de água. Avalie a compreensão dos alunos sobre sustentabilidade e sua criatividade em sugerir novas ideias.

    Momento 4: Conclusão e Avaliação Coletiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a roda de debate com uma avaliação coletiva, pedindo aos alunos que compartilhem o que gostariam de aprender no futuro e quais experiências gostariam de repetir ou adaptar. Permita que os alunos façam uma autoavaliação, refletindo sobre como se sentiram e quais habilidades acreditam que melhoraram. Reforce a importância do respeito e da colaboração em todas as atividades realizadas. Avalie por meio das falas dos alunos seu entendimento e desenvolvimento ao longo das aulas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Utilize recursos visuais, como cartazes ou imagens, para reforçar as discussões e apoiar alunos que possam ter dificuldades com comunicação verbal. Crie um ambiente onde todos se sintam encorajados a participar, garantindo que cada aluno tenha seu tempo para falar. Para alunos que possam ter dificuldades em se expressar verbalmente, ofereça alternativas como o uso de desenhos ou cartões ilustrados para expressar suas ideias. Esteja atento e ofereça apoio individual quando perceber que algum aluno está em dificuldade ou com sinais de desconforto. Incentive um ambiente de aceitação mútua, onde cada opinião é valorizada e respeitada.

Avaliação

A avaliação desta atividade adotará múltiplos métodos para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados e que todos os alunos possam demonstrar suas habilidades de maneira completa e inclusiva. A avaliação formativa acontecerá de forma contínua durante as atividades, observando a participação dos alunos, sua capacidade de criar desafios e de seguir as regras estabelecidas. Critérios específicos como inovação dos desafios criados, respeito e colaboração entre pares, e a adequação das práticas à segurança e à sustentabilidade serão levados em conta. Exemplos práticos incluem: observar se os alunos propõem desafios inovadores e seguros durante a prática, interagem respeitosamente com os colegas e participam ativamente dos debates. Os professores devem fornecer feedback construtivo constantemente, destacando aspectos a serem aprimorados e reforçando comportamentos positivos. Além disso, é essencial a adaptação dos critérios para atender a alunos que necessitem de um ritmo diferenciado, sempre promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo.

  • Avaliação contínua durante atividades práticas.
  • Observação da participação e colaboração dos alunos.
  • Avaliação da criatividade e segurança dos desafios criados.
  • Feedback construtivo e adaptativo às necessidades individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade são projetados para serem acessíveis e práticos, contribuindo para um ambiente de aprendizagem envolvente ao ar livre. Os materiais incluem itens de fácil acesso que permitam a realização dos desafios, como cones, cordas e objetos naturais encontrados no ambiente, que estimulam a criatividade dos alunos e não exigem grande investimento. A inclusão de materiais audiovisuais pode enriquecer os debates, proporcionando exemplos de interações seguras e sustentáveis com a natureza. Adicionalmente, os professores são incentivados a utilizar registros em vídeo ou fotografia para documentar as atividades, permitindo que os alunos revisitem suas experiências e aprendizados ao longo do tempo. Esse recurso adicional também serve de base para reforçar o feedback oferecido.

  • Materiais encontrados na natureza para criação de desafios.
  • Cones e cordas para delimitar áreas de jogos.
  • Uso de materiais audiovisuais para exemplos e feedback.
  • Registro em vídeo ou fotografia das atividades.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o cotidiano do professor é repleto de desafios e demandas, mas é vital garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente das experiências educacionais. Para essa atividade, como não há deficiências ou condições específicas listadas para os alunos, recomendamos estratégias universais que promovem a inclusão e a acessibilidade. As atividades planejadas não dependem de materiais de custo elevado ou adaptações complexas, tornando-as inclusivas por natureza. Ao facilitar a interação entre todos os alunos e adotar uma abordagem flexível e adaptada às necessidades emergentes, criamos um ambiente acolhedor e participativo. Monitorar o progresso dos alunos através de feedback constante e ajustando as práticas conforme necessário são práticas essenciais para assegurar que nenhum aluno fique para trás.

  • Adaptação dos desafios conforme as necessidades do grupo.
  • Monitoramento e ajustes contínuos das práticas pedagógicas.
  • Incentivar a interação entre todos os alunos.
  • Utilização de feedback constante e construtivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo