Jogo dos Animais da Selva

Desenvolvida por: Anders… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos

A atividade 'Jogo dos Animais da Selva' destina-se a alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e visa integrar brincadeiras e aprendizagem prática através da imitação e representação de animais da selva. Inicialmente, cada aluno escolhe um animal para estudar, focando em seus sons, movimentos e características. No encontro seguinte, eles participarão de uma dinâmica de imitação, fazendo movimentos e sons de seus animais para que os colegas adivinhem de qual animal se trata. Esta atividade promove conhecimentos sobre a fauna, ao mesmo tempo que desenvolve habilidades motoras, cognitivas e sociais de forma divertida. Espera-se que os alunos interajam mais com seus colegas e desenvolvam uma maior compreensão e respeito pelos demais seres vivos, além de aprimorar a confiança e a expressão pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem o desenvolvimento da expressão corporal e da criatividade, o aumento do conhecimento sobre diferentes animais e seus comportamentos, e a promoção de habilidades sociais como o trabalho em equipe e a empatia. A atividade busca engajar os alunos de forma lúdica, incentivando a troca de informações entre eles e estimulando a curiosidade sobre o mundo natural. Os alunos são orientados a reconhecer a importância da diversidade animal e a diferença entre os seres vivos, além de identificarem sons e movimentos que caracterizam cada animal estudado.

  • Desenvolver a expressão corporal e a criatividade.
  • Aumentar o conhecimento sobre diversos animais e seus comportamentos.
  • Promover habilidades sociais como o trabalho em equipe e a empatia.
  • Estimular a curiosidade sobre a fauna selvagem.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15EF04: Explorar movimentos de locomoção, manipulação e estabilidade, no contexto de jogos e brincadeiras.
  • EF69EF03: Conhecer práticas corporais de diferentes culturas e suas finalidades, promovendo a valorização da diversidade cultural.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade foi planejado para integrar componentes da educação física com o aprendizado sobre a fauna, promovendo uma abordagem diversificada e interdisciplinar. Além de fomentar a resistência física e coordenação motora através de jogos imitados, inclui um elemento de consciência ambiental. Os alunos são incentivados a explorar suas capacidades de modo que cada imitação torne-se uma experiência rica e educativa, permitindo o desenvolvimento de habilidades cognitivas e sociais.

  • Expressão corporal através de imitação.
  • Conhecimento sobre animais da selva.
  • Trabalho em equipe e interação social.

Metodologia

Para atingir os objetivos de aprendizagem, a metodologia utiliza uma combinação de abordagem lúdica e experiencial que respeita o ritmo de cada aluno. Jogos de imitação se mostraram eficazes para alunos nessa faixa etária, promovendo autoexpressão e confiança, além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor. A escolha de animais pelos próprios alunos, como parte do processo, é crucial para inserir elementos de diversão e autonomia no aprendizado, tentando conectar de forma direta e contínua o aprendizado com suas experiências pessoais.

  • Abordagem lúdica e experiencial.
  • Jogos de imitação para autoexpressão.
  • Escolha de animais pelos alunos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas é organizado em duas sessões principais de 40 minutos cada, passando por momentos de explicação, execução e reflexão. A primeira aula foca na escolha do animal e aprendizado das suas características, usando vídeos e imagens para auxiliar no ensino, enquanto a segunda aula concentra-se nas apresentações de imitação, permitindo aos alunos manifestarem sua criatividade e observação. Essa divisão permite que o aprendizado ocupe um espaço significativo na jornada escolar e promova a memória de longo prazo através da prática e repetição.

  • Aula 1: Escolha e estudo do animal por cada aluno.
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando o objetivo do projeto 'Jogo dos Animais da Selva'. Fale sobre a importância de conhecer diferentes animais e como isso ajudará na atividade de imitação. É importante que os alunos entendam que além de se divertirem, eles estarão aprendendo sobre as características, sons e habilidades únicas de cada animal. Permita que façam algumas perguntas e, se necessário, esclareça todas as dúvidas.

    Momento 2: Escolha do Animal (Estimativa: 10 minutos)
    Cada aluno deverá escolher um animal da selva para estudar. Distribua imagens impressas de diferentes animais e peça para que cada aluno escolha uma imagem que seja do seu interesse. Observe se todos conseguiram realizar a escolha e ajude aqueles que possam ter dificuldade em decidir. É importante que cada aluno escolha um animal distinto para garantir uma ampla variedade na próxima aula.

    Momento 3: Pesquisa e Descoberta (Estimativa: 15 minutos)
    Após a escolha do animal, forneça um pequeno questionário com perguntas simples sobre o animal escolhido, como: 'Onde vive?', 'O que come?', 'Quais sons faz?'. Utilize vídeos de sons e movimentos dos animais para ajudar os alunos a responderem o questionário. Permita que trabalhem em pares para discutir as informações encontradas. Oriente e auxilie os alunos enquanto eles completam seu questionário, incentivando-os a usar sua criatividade para imaginar como vão representar seu animal.

    Momento 4: Compartilhamento (Estimativa: 5 minutos)
    Convide os alunos a compartilhar uma descoberta interessante sobre seu animal com a turma. Esteja atento para garantir que todos tenham a oportunidade de participar e para que o ambiente seja acolhedor e respeitoso. Isso ajuda a fomentar a curiosidade e a expressão pessoal. Finalize agradecendo a todos pela participação e reforçando a próxima etapa da atividade.

  • Aula 2: Realização do jogo de imitação com os colegas.
  • Momento 1: Aquecimento e Revisão (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula com uma breve atividade de aquecimento. Peça aos alunos que formem um círculo grande no espaço amplo da sala. Escolha alguns animais para uma rápida revisão e imitação em conjunto, incentivando todos a participar, inclusive os mais tímidos. Este momento servirá para recordar os sons e movimentos dos animais selecionados anteriormente. Permita que os alunos se expressem livremente e encoraje aplausos ou comentários positivos sobre as imitações realizadas. Isso ajuda a estabelecer um ambiente seguro e acolhedor para as próximas atividades.

    Momento 2: Preparação para o Jogo de Imitação (Estimativa: 5 minutos)
    Explique aos alunos que, agora, cada um fará a apresentação do seu animal para que os colegas adivinhem. Reforce a importância do silêncio e atenção enquanto um colega está se apresentando. Organize os alunos em duplas ou trios, conforme necessário e possível, para que haja tempo suficiente para as apresentações de todos. Verifique se todos lembram como produzir os sons e movimentos de seus animais e passe por cada grupo para ajudar e encorajar.

    Momento 3: Realização do Jogo de Imitação (Estimativa: 20 minutos)
    Cada aluno, por vez, irá à frente da turma apresentar seu animal. Incentive o resto da turma a observar atentamente e, quando o aluno terminar sua apresentação, peça que tentem adivinhar qual animal foi imitado. Ofereça feedback positivo e encorajador após cada performance, e permita que o aluno revele o animal caso os colegas não consigam adivinhar de imediato. Se o tempo permitir, permita repetições para que todos se sintam confortáveis e a vontade.

    Momento 4: Encerramento e Avaliação (Estimativa: 5 minutos)
    Reúna os alunos novamente em círculo e conduza uma breve reflexão sobre a atividade. Pergunte o que eles aprenderam sobre si mesmos e seus colegas durante o jogo de imitação. Nota-se a apreciação de publicidade e o respeito conquistado pelos colegas do grupo. Posteriormente, incentive os alunos a dar feedback uns aos outros sobre as imitações feitas de forma respeitosa. Por fim, realize uma rápida avaliação com uma explicação verbal de cada aluno sobre o que aprenderam sobre o animal que imitaram, e qual foi a parte que mais gostaram.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Em atividades de imitação, é importante oferecer opções para todos os alunos participarem adequadamente. Para alunos que possuam dificuldades motoras, permita a escolha de animais cuja imitação possa ser feita de forma mais estática, focando mais nos sons do que nos movimentos. Para alunos que possam se sentir desconfortáveis em se apresentar à turma, permita que façam a imitação em pares ou pequenos grupos para se sentirem mais seguros. Garanta que os alunos compreendam as instruções, oferecendo material visual de apoio ou repetições individuais se necessário. Esteja sempre sensível às necessidades e preferências de cada aluno, incentivando uma atmosfera de inclusão e apoio mútuo.

Avaliação

As avaliações serão feitas com base em observações contínuas do comportamento e participação dos alunos durante a atividade, procurando identificar como eles conseguem incorporar as características dos animais estudados e interagir com os colegas. Metodologias avaliativas diversificadas serão usadas para capturar os multifacetados aspectos dessa experiência. Poderão incluir questionários simples com perguntas sobre o que aprenderam, a autoavaliação após a imitação, além de uma roda de feedback onde todos compartilham suas percepções sobre o aprendizado e a experiência grupal. Tais estratégias permitirão uma avaliação formativa e inclusiva, garantindo que aspectos sociais e cognitivos sejam beneficiados igualmente.

  • Observações contínuas do comportamento dos alunos.
  • Questionários simples sobre o aprendizado.
  • Autoavaliação após a imitação.
  • Roda de feedback com os alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem imagens impressas de diversos animais, acesso a vídeos que demonstrem sons e movimentos destes animais e um espaço amplo para que os alunos possam realizar seus jogos imitados. É importante garantir que os materiais sejam acessíveis a todos os alunos, utilizando uma linguagem visual clara e interativa que seja adequada para a faixa etária. Deste modo, será possível criar um ambiente rico em estímulos sensoriais para os alunos atingirem os objetivos propostos.

  • Imagens impressas de animais.
  • Vídeos de sons e movimentos de animais.
  • Espaço amplo para atividades de imitação.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos o desafio enfrentado pelos professores no dia a dia, e por isso buscamos soluções práticas e de baixo custo para garantir a inclusão e acessibilidade na atividade. Considerando que não há alunos com condições ou deficiências específicas na turma, é importante, mesmo assim, garantir que as atividades contemplem a diversidade de interesses e estilos de aprendizagem dos alunos. Recomenda-se a utilização de materiais visuais e auditivos claramente adaptáveis conforme as preferências de cada aluno. Além disso, formas de comunicação que incentivam o respeito e a inclusão devem ser praticadas, criando um espaço onde todos tenham voz e presença assegurada, promovendo o direito à educação de qualidade para todos no ambiente escolar.

  • Materiais visuais e auditivos adaptáveis.
  • Formas de comunicação inclusivas e respeitosas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo