Jogos Tradicionais: Descobertas e Conexões Culturais

Desenvolvida por: Aline … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos, Esportes, Ginásticas

Nesta atividade, os alunos mergulharão no mundo encantado dos jogos populares de sua comunidade em quatro aulas. Através de brincadeiras como amarelinha, pique-esconde e pula corda, as crianças desenvolverão habilidades motoras e sociais. Incentivar a prática desses jogos proporciona uma apreciação da cultura local, possibilitando aos alunos uma conexão com suas próprias raízes e com as histórias que permeiam esses jogos. As atividades são projetadas para estimular a colaboração e o respeito às regras sociais, além de desenvolver competências motoras essenciais. No final, os alunos irão expressar suas vivências e aprendizados por meio da produção de desenhos e textos curtos, que serão apresentados à turma. Esse processo não apenas valoriza a cultura comunitária, mas também promove a integração social, a autoestima e a criatividade. A iniciativa visa ainda despertar um senso de pertencimento e orgulho cultural nos alunos, oferecendo um espaço seguro para exploração e descoberta.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem estão centrados em desenvolver nos alunos a capacidade de reconhecer e valorizar os jogos populares como expressão cultural. Eles aprenderão a explicar as regras e o funcionamento dos jogos em múltiplas linguagens, enriquecendo suas habilidades comunicativas e cognitivas. As atividades estão alinhadas para incentivar o desenvolvimento motor dos alunos através da prática de jogos que promovem coordenação, equilíbrio e agilidade. Além disso, busca-se que os alunos exercitem o trabalho em grupo e o protagonismo, sentimentos de pertencimento à comunidade e respeito pela diversidade cultural proporcionada por cada jogo aprendido.

  • Reconhecer e valorizar jogos populares como expressão cultural.
  • Desenvolver habilidades motoras e sociais através de brincadeiras.
  • Fomentar o trabalho em grupo e protagonismo por meio das atividades.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF12EF02: Explicar, por meio de múltiplas linguagens (corporal, visual, oral e escrita), as brincadeiras e os jogos populares do contexto comunitário e regional, reconhecendo e valorizando a importância desses jogos e brincadeiras para suas culturas de origem.
  • EF12EF04: Colaborar na proposição e na produção de alternativas para a prática, em outros momentos e espaços, de brincadeiras e jogos e demais práticas corporais tematizadas na escola, produzindo textos (orais, escritos, audiovisuais) para divulgá-las na escola e na comunidade.
  • EF12EF05: Experimentar e fruir, prezando pelo trabalho coletivo e pelo protagonismo, a prática de esportes de marca e de precisão, identificando os elementos comuns a esses esportes.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático foca na exploração e entendimento profundo dos jogos populares dentro do contexto local e regional. Por meio da prática e observação, as crianças desenvolverão uma compreensão sobre a origem dos jogos, as regras básicas e seu significado cultural. O programa inclui não apenas brincadeiras tradicionais como amarelinha, pique-esconde e pula corda, mas também incentiva a criação de novas variações a partir das preferências dos alunos. Isso promove uma abordagem ativa, onde os alunos participam na adaptação e criação de jogos, valorizando a criatividade e a expressão pessoal, além de garantir que o conhecimento sobre os jogos populares seja transferido e adaptado através das gerações.

  • Exploração dos jogos populares locais e regionais.
  • Prática e adaptação de brincadeiras tradicionais.
  • Criação e variação de jogos baseados nos interesses dos alunos.

Metodologia

A metodologia aplicada está centrada em metodologias ativas, especialmente a Aprendizagem Baseada em Jogos. A intenção é que os alunos não apenas recebam informações, mas participem ativamente do processo de aprendizagem através da experimentação e do engajamento direto com jogos populares. Através dessa abordagem, o aluno estabelece uma conexão entre o conhecimento teórico e prático, exercitando não só habilidades físicas, mas também cognitivas e sociais. Estas metodologias incentivam a autonomia, promovendo a confiança e o protagonismo, conforme eles exploram novos modos de interação social e de aprendizado. Ao longo das aulas, os alunos são encorajados a refletir sobre suas experiências, permitindo ajustes e discussões que enriquecem a compreensão geral.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Engajamento prático com jogos populares.
  • Reflexão e discussão coletiva sobre experiências de aprendizado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das aulas é projetado para encorajar uma progressão gradual do aprendizado. Cada uma das quatro aulas de 60 minutos está estruturada para introduzir e reforçar diferentes aspectos dos jogos populares, permitindo um aumento sequencial no desafio e na complexidade. Com foco exclusivo na Aprendizagem Baseada em Jogos, o cronograma combina a demonstração prática e a participação ativa, começando com introduções simples e avançando para atividades mais colaborativas e criativas. Este design dinâmico e flexível visa maximizar o engajamento e a aprendizagem enquanto garante que todos os alunos possam participar de forma significativa.

  • Aula 1: Introdução aos jogos populares e suas regras básicas.
  • Momento 1: Abertura e Contextualização (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema dos jogos populares. Explique brevemente o objetivo das atividades. Engaje os alunos com perguntas sobre quais jogos populares eles conhecem ou praticam, incentivando que compartilhem suas experiências.

    Momento 2: Apresentação dos Jogos Populares (Estimativa: 15 minutos)
    Explique as regras básicas de alguns jogos populares, como amarelinha, pique-esconde e pula corda. Use demonstrações visuais e, se possível, demonstre fisicamente as regras básicas. Pergunte se alguém gostaria de demonstrar o que já sabe sobre esses jogos.

    Momento 3: Prática Guiada (Estimativa: 25 minutos)
    Organize os alunos em pequenos grupos e permita que pratiquem os jogos. Circule pela área, observando e oferecendo feedback. Ajude os alunos a resolverem dúvidas sobre regras e incentiva a cooperação entre eles.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e conduza uma discussão sobre o que aprenderam. Pergunte sobre os sentimentos enquanto jogavam e como foi colaborar com os amigos. Encerre a aula com um resumo e elogios pelo esforço e participação.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não tenha alunos com condições específicas, é importante estar preparado para adaptar as atividades para atender a diferentes estilos de aprendizado e níveis de habilidade. Permita que os alunos escolham participar em diferentes papéis nos jogos, como coordenador de regras ou árbitro, para diversificar as experiências. Esteja atento a sinais de que algum aluno pode precisar de uma explicação ou apoio extra, e ofereça opções visuais e verbais como suporte adicional.

  • Aula 2: Prática dos jogos e iniciativas de colaboração em equipe.
  • Momento 1: Revisão e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando as regras dos jogos populares apresentados anteriormente. Pergunte aos alunos se há alguma dúvida remanescente. É importante que todos se sintam confortáveis com as regras antes de iniciar as atividades práticas. Permita que os alunos façam perguntas e demonstrem o que lembram das regras.

    Momento 2: Organização de Times e Instruções de Colaboração (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em times, garantindo uma variedade de habilidades em cada grupo para promover a colaboração. Explique a importância do trabalho em equipe e como as habilidades de cada um podem contribuir para o sucesso coletivo. Destaque que o foco é na cooperação, não apenas na vitória.

    Momento 3: Prática dos Jogos e Colaboração em Equipe (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que os times participem dos jogos como amarelinha, pique-esconde e pula corda. Circule entre os grupos para observar e oferecer feedback positivo. Incentive os alunos a resolverem juntos os desafios encontrados durante os jogos. Se necessário, intervenha para sugerir estratégias de colaboração ou para esclarecer dúvidas sobre as regras.

    Momento 4: Reflexão em Grupo (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e conduza uma discussão sobre como foi trabalhar em equipe. Pergunte sobre as estratégias de colaboração que funcionaram bem e quais dificuldades surgiram. É importante que todos tenham a oportunidade de compartilhar suas experiências e aprendizados. Conclua a reflexão destacando a importância do trabalho em grupo e elogiando o esforço e a cooperação dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Esteja atento para proporcionar oportunidades iguais de participação para todos os alunos. Permita que cada aluno escolha um papel que se sinta confortável ao jogar, como marcador de pontos, coordenador ou jogador ativo. Use instruções visuais para apoiar alunos que podem ter dificuldade em seguir instruções verbais. Incentive o apoio entre pares, onde alunos que compreendem melhor as regras ajudem aqueles que têm dificuldades. Certifique-se de que todos os jogos são praticados em um ambiente seguro e que os alunos podem pedir ajuda sempre que necessitarem. Lembre-se, valorizar pequenos progressos e oferecer feedback positivo são essenciais para promover engajamento e autoestima.

  • Aula 3: Adaptação e criação de variações de brincadeiras.
  • Momento 1: Revisão e Inspiração (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula revisando rapidamente as brincadeiras aprendidas nas aulas anteriores. Pergunte aos alunos quais jogos foram seus favoritos e por quê. Incentive-os a pensar em novas formas de jogar, perguntando se já imaginaram o que aconteceria se as regras fossem diferentes. É importante que todos se sintam à vontade para compartilhar suas ideias, então ofereça um espaço seguro e acolhedor para a expressão livre dos alunos.

    Momento 2: Criação de Regras e Adaptações (Estimativa: 20 minutos)
    Divida os alunos em pequenos grupos e oriente-os a escolher um dos jogos populares já praticados. Desafie os grupos a modificar uma regra ou elemento do jogo escolhido, incentivando a criatividade e inovação. Forneça exemplos práticos, como usar objetos diferentes para marcar a amarelinha ou introduzir um novo papel no pique-esconde. Circule pela sala, oferecendo sugestões e auxiliando onde houver dificuldades. É importante que cada grupo justifique sua escolha e que as novas regras sejam claras e compreensíveis.

    Momento 3: Apresentação e Teste das Novas Brincadeiras (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que cada grupo apresente e explique sua nova versão do jogo. Após as apresentações, selecione algumas das variações para que toda a turma possa experimentar. Durante o teste, observe o engajamento dos alunos e sua capacidade de seguir as novas regras. Incentive o feedback positivo e construtivo entre os grupos. É essencial que os alunos pratiquem o respeito e a apreciação pelas ideias dos outros.

    Momento 4: Reflexão e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna todos os alunos em um círculo para uma discussão final sobre as experiências da aula. Pergunte quais variações eles mais gostaram e por quê. Encoraje os alunos a refletirem sobre o que aprenderam sobre criação e adaptação de jogos. Este momento também pode ser usado para discutir a importância de trabalhar em equipe e ouvir as contribuições dos colegas. Conclua destacando o protagonismo e a criatividade de todos, fornecendo feedback positivo.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para assegurar que todos os alunos se sintam incluídos, ofereça diversas formas de participação nas atividades, como roteiros desenhados ou organizadores visuais para ajudar na explicação das regras. Permita o uso de materiais sensoriais ou adaptativos, se disponíveis, para alunos que possam se beneficiar de suporte adicional. Encoraje a colaboração entre pares, pedindo aos alunos para ajudar aqueles que podem ter dificuldades. A flexibilidade é chave; permita adaptações conforme a necessidade para garantir que todos os alunos possam engajar-se plenamente nas atividades propostas.

  • Aula 4: Reflexão, discussão e apresentação de experiências e aprendizado.
  • Momento 1: Abertura e Recapitulação (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula reunindo os alunos em um círculo. Explique que essa aula será uma oportunidade para refletir sobre as atividades passadas e compartilhar experiências. Faça uma breve recapitulação das brincadeiras e atividades realizadas nas aulas anteriores. Pergunte quais foram suas partes favoritas e incentive-os a lembrar de momentos específicos. É importante que os alunos sintam-se à vontade para compartilhar, portanto promova um ambiente seguro e acolhedor.

    Momento 2: Discussão em Duplas (Estimativa: 15 minutos)
    Peça aos alunos que formem duplas e discutam entre si suas experiências durante os jogos. Oriente-os a falar sobre o que aprenderam, quais foram os desafios, e como se sentiram ao trabalhar em equipe. Circule entre as duplas para ouvir as trocas e fazer perguntas que aprofundem a reflexão. Observe se os alunos estão engajados na discussão e incentive aqueles que possam estar hesitantes.

    Momento 3: Apresentação de Desenhos e Textos (Estimativa: 20 minutos)
    Entregue folhas de papel e materiais de desenho para os alunos. Instrua-os a criar desenhos ou escrever textos curtos que representem algo memorável que viveram durante as aulas de jogos populares. Depois que terminarem, permita que cada aluno apresente seu trabalho para a turma. É um momento de valorização das ideias e expressões individuais, então incentive o respeito e a apreciação pelas diferentes formas de expressão.

    Momento 4: Reflexão Coletiva e Encerramento (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna toda a turma em círculo novamente para uma discussão final sobre o que aprenderam ao longo das aulas. Pergunte sobre os aspectos culturais dos jogos e como entender e valorizar as tradições pode ser importante. Peça que reflitam sobre o valor do trabalho em equipe e do respeito às diferenças. Elogie a participação e empenho de todos e finalize a aula incentivando os alunos a continuarem explorando e valorizando as brincadeiras em sua vida cotidiana.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, ofereça alternativas de participação, como usar desenhos ao invés de texto para aqueles que tenham dificuldade em escrever. Permita que os alunos que precisem de apoio adicional formem parcerias com colegas para colaboração. Use recursos visuais e exemplos concretos para facilitar a compreensão, e esteja sempre disponível para apoiar aqueles que podem precisar de assistência extra. Mantenha o foco em uma abordagem positiva, celebrando pequenos progressos e garantindo que todos os alunos sintam seu valor e contribuição na aula.

Avaliação

A avaliação nesta atividade se dará por meio de múltiplas formas, adaptadas às habilidades desenvolvidas durante as aulas. Primeiramente, será empregado um método de avaliação formativa contínua, onde o professor observará o engajamento e a participação ativa dos alunos durante os jogos, capturando o progresso nas habilidades motoras e sociais. Objetiva-se identificar como os alunos interagem entre si, manejam as regras dos jogos e se adaptam a novas brincadeiras propostas. O critério de avaliação se baseará em indicadores como cooperação em equipe, criatividade na adaptação de jogos e demonstração de compreensão cultural. Em complemento, serão realizadas apresentações finais onde os alunos compartilham suas produções artísticas (desenhos e textos), diante da turma, proporcionando uma oportunidade para avaliação somativa. Este método permite ao professor ajustar os critérios de avaliação para garantir equidade, dando suporte individual quando necessário, e utilizando feedbacks construtivos que reconhecem e estimulam o desenvolvimento contínuo das competências dos alunos.

  • Observação formativa contínua durante os jogos.
  • Participação e engajamento nas atividades propostas.
  • Apresentação de desenhos e textos narrando experiências e aprendizados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, uma variedade de recursos será essencial para enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Estes incluem materiais básicos como giz para desenhar a amarelinha, cordas para pular, e espaços amplos que permitam o movimento livre, como quadras ou pátios escolares. Também é relevante o uso de folhas de papel e materiais de desenho para as apresentações artísticas ao final. Ferramentas como cartazes ou quadros podem ser utilizados para introduzir e revisar as regras dos jogos, enquanto recursos audiovisuais podem ser explorados para mostrar exemplos de jogos em outras culturas. Ao integrar esses materiais de forma inovadora, pretende-se proporcionar um ambiente de aprendizagem dinâmico e envolvente, estimulando os alunos a interagir ativamente com os conteúdos programáticos.

  • Materiais básicos como giz e cordas.
  • Espaços amplos para atividades práticas.
  • Folhas de papel e materiais de desenho para produções artísticas.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que o planejamento cuidadoso de estratégias de inclusão e acessibilidade é vital para assegurar uma educação equitativa para todos os alunos, respeitando suas individualidades e ritmos de aprendizagem. Embora a turma não apresente condições ou deficiências específicas, é importante adotar práticas inclusivas que garantam o acesso universal à atividade proposta. Assim, as aulas podem ser adaptadas para fomentar a maior participação possível, utilizando uma linguagem clara e acessível, e promovendo a interação entre os alunos, reforçando a empatia e a inclusão. A avaliação desses processos pode ser contínua, permitindo ajustes e personalização conforme necessário. Monitorar e ajustar essas estratégias garante que todos os alunos compreendam e participem das atividades propostas, independentes de suas habilidades prévias.

  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Promoção de interação empática e inclusiva entre os alunos.
  • Ajustes contínuos para garantir compreensão e participação equitativas.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo