Caça ao Tesouro Esportivo

Desenvolvida por: Josue … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e Jogos

Nesta atividade denominada 'Caça ao Tesouro Esportivo', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração através de uma busca por pistas espalhadas pela escola. Cada pista encontrada desencadeará um desafio esportivo que deverá ser superado em grupo. Exemplos desses desafios incluem completar um mini circuito de obstáculos ou lançar uma bola em um alvo específico. A proposta visa não apenas integrar o componente físico, mas também colaborar para o entendimento prático de conceitos teóricos, como geometria básica ao utilizar ângulos em arremessos e estatísticas simples ao calcular o sucesso em suas tentativas. A atividade é integrada e proporciona uma aprendizagem significativa ao relacionar o movimento corporal com a solução de problemas em um ambiente real, estimulando igualmente a conexão entre os conteúdos escolares e a vivência do aluno.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade proposta tem como objetivo principal desenvolver nos alunos a capacidade de trabalhar de forma colaborativa, promovendo a coesão do grupo e a interação entre os colegas além das já estabelecidas em sala de aula. Além disso, busca-se a melhora da coordenação motora, através de desafios que envolvam habilidades físicas específicas, e o fortalecimento da autodisciplina ao seguir pistas e organizar tempos. Outro ponto central é estimular o pensamento crítico e a resolução rápida de problemas por meio de decisões que devem ser tomadas em equipe, proporcionando o exercício da autonomia e protagonismo dos alunos em um contexto dinâmico e prático, tudo isso potencializado pelo contexto esportivo.

  • Desenvolver a habilidade de trabalho em equipe.
  • Promover a integração e a colaboração entre os estudantes.
  • Estimular a coordenação motora e a autodisciplina.
  • Fomentar o pensamento crítico e resolução de problemas em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06EF01: Realizar práticas corporais em ambientes externos respeitando parâmetros de segurança e colaborando com colegas.
  • EF06EF04: Participar de atividades lúdicas e esportivas organizadas por grupos, demonstrando habilidades de liderança e cooperação.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático deste plano de aula abrange a promoção do entendimento e aplicação prática das habilidades motoras por meio de jogos e brincadeiras. Os alunos serão envolvidos em desafios que requerem a coordenação dos movimentos físicos alinhados a decisões estratégicas em grupo, integrando assim competências cognitivas essenciais ao nível escolar dos participantes. O conteúdo está ancorado nas práticas lúdicas como vetor de desenvolvimento integral, englobando aspectos físicos, sociais e emocionais, permitindo que os alunos relacionem conceitos de geometria básica e estatística acumulada em suas experiências esportivas e no cotidiano.

  • Compreensão de dinâmica de grupo e trabalho em equipe.
  • Coordenação motora através de atividades práticas.
  • Integração entre habilidades físicas e mentais.
  • Aplicação de conceitos geométricos e estatísticos básicos.

Metodologia

Para este plano de aula, será adotada uma metodologia ativa de Sala de Aula Invertida na qual os alunos irão previamente investigar sobre as regras e histórias de jogos e brincadeiras, relacionando com os conceitos que serão vivenciados. Durante a atividade, a sala de aula convencional será transformada em um ambiente prático e experimental, em que os alunos serão protagonistas de seu processo de aprendizado. A aula focará na experiência física e corpórea como espaço fundamental de aprendizagem e alicerce para explorarem e extrapolarem conceitos teóricos previamente estudados, promovendo discussões e reflexões críticas sobre os papéis desempenhados dentro do contexto coletivo das tarefas.

  • Sala de Aula Invertida para introdução teórica prévia.
  • Aprendizagem baseada na experiência prática e experimentação.
  • Discussão e reflexão crítica sobre o aprendizado alcançado.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade 'Caça ao Tesouro Esportivo' está estruturado para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Considerando o caráter dinâmico da prática, a aula começa com um breve aquecimento e explicação das instruções (10 minutos), seguido pelo desenvolvimento das atividades de caça ao tesouro (30 minutos), finalizando com uma discussão reflexiva sobre a experiência e o aprendizado acumulado (10 minutos). Este planejamento busca otimizar o tempo de aula, garantir que todos os alunos possam participar de todos os desafios completiamente e conter pausas adequadas para garantir a segurança e integridade física dos alunos durante as atividades propostas.

  • Aula 1: Apresentação e aquecimento (10 minutos), Atividade de caça ao tesouro esportivo (30 minutos), Discussão reflexiva (10 minutos)
  • Momento 1: Apresentação e Aquecimento (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade 'Caça ao Tesouro Esportivo'. Explique aos alunos a importância do trabalho em equipe e como a atividade ajudará a desenvolver suas habilidades de cooperação e coordenação motora. Utilize um breve aquecimento físico, como alongamentos ou uma rápida corrida no local, para preparar o corpo dos alunos para os desafios esportivos. É importante que você observe se todos compreendem as instruções e participam do aquecimento.

    Momento 2: Atividade de Caça ao Tesouro Esportivo (Estimativa: 30 minutos)
    Divida a turma em pequenos grupos e distribua as primeiras pistas. Explique que cada pista levará a um desafio esportivo. Oriente cada grupo a seguir as pistas em ordem e superar os desafios propostos. Durante a atividade, mova-se entre os grupos para oferecer apoio e manter a motivação. É fundamental que observe se todos estão contribuindo com ideias e planeje soluções em conjunto. Sugira intervenções se perceber que um grupo está tendo dificuldades para cooperar ou resolver desafios.

    Momento 3: Discussão Reflexiva (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula reunindo todos os grupos para discutirem suas experiências. Pergunte sobre os desafios encontrados e as estratégias utilizadas para superá-los. É essencial que os alunos reflitam sobre a importância do trabalho em equipe e como os conceitos teóricos foram aplicados na prática. Avalie a participação e o engajamento de cada aluno durante a discussão, incentivando o pensamento crítico.

Avaliação

A avaliação se dará de forma contínua e por meio de observação direta. Serão considerados aspectos como a cooperação entre os membros do grupo, a participação ativa nas atividades, o comprometimento com as regras estabelecidas e a capacidade de resolução de problemas em equipe. A avaliação incluirá feedbacks formativos e construtivos para cada grupo. Os objetivos são avaliar a capacidade de interação e colaboração, a aplicação prática dos conteúdos e a reflexão após a atividade. Adaptações de critério serão feitas para alunos com necessidades especiais, como foco mais individual na observação para alunos com TDAH para avaliar a concentração e para alunos com dificuldades de socialização, a evolução em integrar grupos participativamente.

  • Observação direta e contínua do aluno durante a atividade.
  • Feedback formativo sobre cooperação e engajamento.
  • Adaptações específicas para necessidades especiais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários incluem materiais esportivos básicos como bolas, cones e cordas para os circuitos, além de pistas impressas ou materiais audiovisuais que auxiliem na transmissão dos desafios. Para garantir a acessibilidade, recomenda-se que as pistas estejam disponíveis em diversos formatos, sejam auditivos, textuais ou visuais, permitindo que os alunos com diferentes necessidades acessem o conteúdo de maneira adequada e sem barreiras. O uso de dispositivos móveis pode ser considerado para registrar a atividade, fornecendo uma oportunidade para integrar tecnologia de forma segura e responsável.

  • Materiais esportivos básicos (bolas, cones, cordas).
  • Pistas em formatos variados (impresso, áudio, visual).
  • Dispositivos móveis para registro da atividade.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o professor enfrenta diversos desafios e estamos aqui para oferecer sugestões práticas que possam facilitar o planejamento inclusivo. Para os alunos com TDAH, é recomendável introduzir atividades variadas e intercaladas com pequenos intervalos para evitar distrações e hiperatividade. Fornecer instruções claras e em uma sequência visível ou auditível pode ajudar alunos com TEA a acompanhar os eventos sem problemas. Para aqueles com dificuldades de socialização, promover a criação de grupos heterogêneos previamente planejados pode facilitar a interação e inclusão. Essas estratégias visam assegurar que todos os alunos possam participar ativamente e igualmente, garantindo que o aprendizado e a diversão sejam acessíveis a todos.

  • Introdução de intervalos estratégicos para alunos com TDAH.
  • Uso de instruções visíveis/auditivas para alunos com TEA.
  • Criação de grupos heterogêneos para socialização inclusiva.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo