Caça ao Tesouro Desconectado

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Brincadeiras e jogos, jogos eletrônicos

A 'Caça ao Tesouro Desconectado' é uma atividade planejada para estimular a participação ativa dos alunos do 7º ano, traçando paralelos entre a excitação dos jogos eletrônicos e atividades físicas. As equipes serão formadas por alunos que percorrerão diversos pontos do pátio da escola, buscando pistas que remetem a jogos eletrônicos populares. No entanto, os desafios devem ser realizados de forma colaborativa e física, incentivando o trabalho em equipe, liderança e negociação. A atividade tem como objetivo fomentar a reflexão sobre os benefícios e malefícios tanto dos jogos eletrônicos quanto das atividades físicas, promovendo uma compreensão crítica e equilibrada das experiências digitais e reais. Esse plano de aula não exigirá o uso de tecnologia digital durante a execução, mas busca integrar o conhecimento sobre jogos, a atividade física e o desenvolvimento socioemocional, tornando-se uma rica experiência interdisciplinar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo central desta atividade é fomentar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e físicas nos alunos, integrando conhecimentos advindos de diferentes contextos: a prática de atividade física e a experiência nos jogos eletrônicos. Com esta atividade, os alunos serão incentivados a aplicar estrategicamente suas competências de leitura crítica e resolução de problemas enquanto participam ativamente de exercícios físicos, promovendo seu desenvolvimento integral. O debate final permitirá que os alunos expressem opiniões, reflitam e analisem criticamente os benefícios e malefícios das diferentes formas de lazer, promovendo compreensão intercultural e respeito à diversidade de opiniões dos colegas.

  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e liderança.
  • Estimular o pensamento crítico através da reflexão sobre jogos eletrônicos e atividades físicas.
  • Fomentar a capacidade de resolver problemas de forma colaborativa.
  • Promover o exercício físico e compreensão de suas vantagens.
  • Estimular a expressão verbal e a argumentação através de debates.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF67EF01: Participar de jogos e brincadeiras, respeitando as regras e os colegas.
  • EF69EF04: Analisar criticamente o impacto dos games e da tecnologia no cotidiano.
  • EF67EF09: Incentivar a convivência democrática e respeitosa em atividades coletivas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático mergulha na intersecção entre cultura digital e atividade física, incentivando nos alunos a percepção crítica de hábitos contemporâneos. Focados na interatividade, debates, experiência corporal e reflexão, os alunos serão desafiados a compreender o equilíbrio entre virtual e físico. Por meio de brincadeiras e jogos que imitam a lógica dos games, mas que demandam esforço físico e social, os alunos participarão de um espaço de aprendizagem dinâmica. Abrir um fórum para discutir benefícios e desafios de cada ambiente é uma forma prática de conectar o que se aprende na teoria com os atos na prática.

  • Características dos jogos de caça ao tesouro e sua aplicação prática.
  • Diferenças e semelhanças entre jogos físicos e eletrônicos.
  • História e regras de jogos de equipe.
  • Benefícios e malefícios dos jogos eletrônicos e da prática de atividades físicas.
  • Técnicas de cooperação e liderança.
  • Democracia e respeito em atividades grupais.

Metodologia

A atividade consiste essencialmente de um trabalho de campo, onde são aplicadas metodologias colaborativas para permitir que os alunos aprendam de maneira ativa. Divididos em equipes, os estudantes envolver-se-ão numa busca ativa por pistas que reproduzem as dinâmicas dos jogos eletrônicos transformados em formato físico, enquanto praticam habilidades sociais e cognitivas. Essa metodologia não só engaja os alunos nas tarefas e no ato de aprender movimentando-se, como também permite o desenvolvimento de habilidades de liderança, cooperação e negociação. A atividade será coroada por debates em que as habilidades de argumentação poderão ser exercitadas, proporcionando uma aprendizagem completa e significativa.

  • Divisão dos alunos em equipes para fomentar o trabalho cooperativo.
  • Realização de uma caça ao tesouro com pistas baseadas em jogos eletrônicos.
  • Desafios físicos e colaborativos para incentivar a prática de esportes.
  • Discussão em grupo sobre a experiência, com foco em crítica e reflexão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade está desenhado para ocorrer em uma aula de 60 minutos, onde os alunos terão a oportunidade de explorar a temática proposta de maneira englobante, vivenciando múltiplas fases de atividades estruturadas e integradas. A aula única tem um planejamento que começa com a organização das equipes, desenvolve-se ao longo da realização dos desafios físicos em busca das pistas, culminando num rico espaço de troca durante o debate final em sala. Essa abordagem cíclica garante o envolvimento contínuo dos alunos, promovendo a aplicação prática do que foi vivenciado, consolidando ensino com diversão.

  • Aula 1: Início com formação de equipes para a caça ao tesouro, seguindo-se da realização das atividades guiadas no pátio da escola e, por fim, um momento de debate e reflexão final em sala de aula.
  • Momento 1: Formação de Equipes e Apresentação da Atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade Caça ao Tesouro Desconectado. Explique o objetivo principal, que é refletir sobre os benefícios dos jogos eletrônicos e atividades físicas. Divida a turma em equipes, garantindo variedade entre as habilidades dos alunos para fomentar a cooperação. Explique os métodos de formação de equipes, usando sorteios ou sistematicamente de acordo com a diversidade de habilidades. Dê instruções claras sobre como será a dinâmica da caça ao tesouro.

    Momento 2: Caça ao Tesouro no Pátio (Estimativa: 30 minutos)
    Conduza os alunos ao pátio e distribua as primeiras pistas do caça ao tesouro. Circule entre os grupos para orientá-los, fazendo perguntas que estimulem o trabalho em equipe e a liderança. É importante que encoraje os alunos a refletirem criticamente sobre os jogos eletrônicos representados nas pistas e sua aplicação prática, promovendo também a atividade física. Observe se os alunos estão interagindo bem em equipe e se todas as vozes estão sendo ouvidas. Tome notas sobre liderança e colaboração para inclusão na avaliação final.

    Momento 3: Debate e Reflexão em Sala de Aula (Estimativa: 20 minutos)
    Retorne à sala de aula e convide os alunos a partilharem suas experiências. Facilite um debate sobre os paralelos entre jogos eletrônicos e físicos, investigando suas impressões sobre os benefícios e malefícios de cada um. Permita que os alunos expressem suas opiniões de forma clara e respeitosa, incentivando o uso de argumentação. Avalie a participação individual e a clareza nas colocações críticas, proporcionando feedbacks construtivos. Finalize com uma reflexão coletiva sobre a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora não haja nenhuma condição ou deficiência específica mencionada para os alunos desta turma, é sempre importante estar preparado. Para alunos que possam ter dificuldades de socialização, nas formações de equipes, garanta que esses alunos sejam incluídos e encorajados a participar ativamente. Use de uma comunicação clara e aberta para verificar o conforto emocional de todos os participantes ao longo das atividades. Adapte atividades físicas para níveis de habilidades variadas, promovendo uma atmosfera inclusiva onde todos possam contribuir e se sentir valorizados. Mantenha um olhar atento às dinâmicas dos grupos para garantir que todos os alunos estejam sendo respeitados e incluídos no processo.

Avaliação

A avaliação dessa atividade será processual e se dará de maneira variada para perceber todas as nuances do aprendizado. Primeiramente, será considerada a participação ativa dos alunos durante as etapas da caça ao tesouro, incluindo observação direta das interações de grupo e capacidade de resolver problemas em equipe. Outro aspecto importante será a contribuição individual no debate, analisando a capacidade crítica e argumentativa demonstrada nas reflexões sobre o tema proposto. A avaliação poderá incorporar técnicas qualitativas e quantitativas, a partir da observação do engajamento dos alunos, aplicando-se feedback contínuo e formativo para fortalecer as aprendizagens.

  • Observação direta do comportamento colaborativo e liderança dos alunos durante as atividades.
  • Análise da participação individual no debate e clareza nas colocações críticas.
  • Feedback formativo ao longo da execução, oferecendo suporte para aprendizagens futuras.

Materiais e ferramentas:

Para a execução eficiente da 'Caça ao Tesouro Desconectado', serão necessários recursos que favoreçam a experiência interativa e dinâmica dos alunos, garantindo que o ambiente esteja propício para o aprendizado ativo. As pistas e objetos de jogo, que serão espalhados pelo pátio da escola, deverão ser criativos e instigantes, com base em referências plausíveis a jogos eletrônicos. Assim, despertam o interesse e envolvimento dos alunos, estimulando o engajamento nas atividades propostas. O espaço utilizado, o pátio escolar, assim como a sala, devem estar devidamente preparados para a segurança e funcionalidade das atividades planejadas.

  • Cartões e cartazes representando pistas do jogo de caça ao tesouro.
  • Materiais para demarcação de zonas e instruções no pátio escolar.
  • Ambiente seguro para realizações das atividades de caça.
  • Espaço de debate dentro da sala, onde a discussão final se estabelecerá.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos o grande comprometimento e empenho dos educadores no papel de conduzir a educação inclusiva, por isso apresentamos recomendações com a máxima simplicidade e efetividade possível, permanecendo atentos ao compromisso ético com a inclusão e diversidade. A acessibilidade pode ser potencializada através de adaptações simples no espaço físico, como garantir que o pátio e a sala de aula sejam facilmente acessíveis e seguros para todos os alunos. Em termos de interação, práticas de comunicação que incentivem a participação de todos os estudantes durante a caça e no debate final devem ser promovidas, assegurando que cada aluno se sinta valorizado e respeitado.

  • Garantir acessibilidade no espaço físico, organizando um ambiente seguro no pátio da escola.
  • Incentivar a comunicação inclusiva e o respeito às diversidades das capacidades dos alunos.
  • Promover um ambiente de debate acolhedor onde cada aluno é incentivado a compartilhar suas perspectivas.

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