Explorando os Ritmos do Hip Hop

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Danças urbanas - Texto e atividade sobre o texto

A atividade de danças urbanas introdutórias, com foco no hip hop, visa trazer aos alunos uma compreensão robusta da história e cultura deste estilo, através de texto descritivo sobre suas origens. Os alunos deverão ler, interpretar e debater os temas centrais do texto, permitindo-lhes desenvolver habilidades críticas e de comunicação. Posteriormente, passarão a uma prática vivenciada dos movimentos básicos de dança hip hop, promovendo o engajamento físico e a aplicação do conhecimento adquirido. A atividade será realizada sem auxílio de recursos digitais, estimulando assim o foco e interação interpessoal dos alunos. Espera-se que desenvolvam uma apreciação pela diversidade cultural das danças urbanas, explorando sua expressão corporal através de exercícios práticos de comunicação e respeito à diversidade social e histórica do hip hop.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma imersão na cultura hip hop, evidenciando sua história e desenvolvimento até os dias atuais. Além de aprimorar habilidades físicas através da prática de movimentos básicos da dança hip hop, a atividade busca fomentar competências de leitura crítica, interpretação de texto e análise de contexto, habilidades importantes para a compreensão de expressões culturais como uma forma de narrativa histórica e social. Ao participarem de debates e atividades práticas, os alunos desenvolvem também competências socioemocionais e interpessoais, aprendendo a respeitar e valorizar diversas culturas e perspectivas.

  • Compreender a história e evolução do hip hop.
  • Desenvolver a habilidade de interpretação e análise crítica de textos.
  • Praticar movimentos básicos de dança hip hop.
  • Fomentar respeito e valorização da diversidade cultural.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF89EF03: Explorar diferentes modalidades de dança, entendendo suas expressões artísticas e culturais.
  • EF89EF06: Participar de processos dançantes em grupo, praticando a dança como expressão cultural e social.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático centra-se no estudo das danças urbanas, particularmente no hip hop. Os alunos explorarão a história por trás deste estilo, incentivando a análise crítica e a discussão coletiva sobre os textos lidos. A parte prática envolverá a experimentação de movimentos básicos de dança, promovendo não apenas a expressão corporal, mas também a integração social e o respeito pela diversidade. A sinergia entre teoria e prática visa instigar nos alunos a capacidade de interpretar a dança como uma narrativa cultural, capaz de transmitir valores sociais e históricos de relevância significativa ao universo juvenil atual.

  • Introdução à história e cultura do hip hop.
  • Leitura e discussão de textos relacionados ao tema.
  • Prática de movimentos básicos de hip hop.
  • Discussão e análise do papel social e histórico do hip hop.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade integrará leitura crítica, debate, experimentação prática e análise, visando estimular o autodesenvolvimento social, crítico e físico dos alunos. A abordagem começa com uma aula expositiva sobre a história do hip hop, seguida por um debate em sala de aula. A metodologia ativa se manifesta através de práticas corporais, onde os alunos executam movimentos de dança, facilitando a internalização do conteúdo através da expressão prática e corporal. A atividade finaliza com uma discussão reflexiva, onde os alunos têm a oportunidade de expressar suas experiências e entendimento sobre o tema estudado.

  • Aula expositiva sobre história do hip hop.
  • Leitura e debate em grupo.
  • Prática de movimentos de dança.
  • Discussão reflexiva em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em uma aula de 60 minutos, na qual os alunos irão participar de uma introdução teórica seguida de prática. A sessão começa com uma apresentação expositiva sobre a história do hip hop, estimulando a interpretação do texto fornecido com foco em análise crítica. A segunda etapa da aula concentra-se na prática de movimentos básicos, oferecendo aos alunos a oportunidade de vivenciar a materialização das teorias discutidas no início da sessão. A aula será concluída com uma discussão reflexiva, aproveitando a experiência prática para fomentar um entendimento mais profundo do conteúdo.

  • Aula 1: Introdução teórica e prática de hip hop
  • Momento 1: Introdução à História do Hip Hop (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando aos alunos a rica história do hip hop. Utilize cartazes ilustrativos para apoiar sua explicação sobre a origem deste movimento cultural nas décadas de 1970 e 1980, nos Estados Unidos. Destaque suas raízes como uma forma de expressão para comunidades marginalizadas. É importante que os alunos compreendam a evolução do hip hop, suas influências e sua importância cultural. Permita que façam perguntas e incentivem a troca de ideias e percepções.

    Momento 2: Leitura e Interpretação de Texto (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua aos alunos um texto descritivo sobre o hip hop, preparado antecipadamente. Peça que leiam individualmente durante cerca de 10 minutos. Após a leitura, promova um curto debate em grupo para discutir as principais ideias e reflexões, estimulando que os alunos façam conexões com a atualidade e outras manifestações culturais. Observe se todos estão participando e intervenha para direcionar ou aprofundar a discussão sempre que necessário.

    Momento 3: Aula Prática - Movimentos Básicos do Hip Hop (Estimativa: 20 minutos)
    Leve os alunos para um espaço amplo, seguro e preparado para a prática de dança. Instrua-os sobre alguns movimentos básicos de dança hip hop. Demonstre lentamente cada movimento e permita que pratiquem em pequenos grupos. É essencial que ofereça feedback contínuo, elogiando a dedicação e corrigindo suavemente quando necessário. Incentive a expressão pessoal através dos movimentos e crie um ambiente em que eles se sintam confortáveis para experimentar e se divertir.

    Momento 4: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Retorne à sala de aula e conduza uma breve discussão reflexiva sobre o que aprenderam e sentiram durante a prática. Peça que compartilhem suas percepções sobre a relação entre a teoria discutida e a prática realizada. Conclua a aula reforçando o valor do hip hop como expressão artística e cultural diversa e aceitando as diferenças. Solicite que escrevam uma breve reflexão crítica sobre a atividade para entrega na próxima aula, reforçando a importância de argumentos bem construídos e baseados em fatos.

Avaliação

A avaliação será diversificada, incorporando avaliação formativa e somativa, além de técnicas de feedback que garantem o aprendizado contínuo dos alunos. Os métodos incluem: 1. Avaliação de participação nos debates e colaboração durante a prática de dança. O objetivo é verificar o envolvimento ativo dos alunos e sua capacidade de trabalhar em grupo. 2. Aplicação de uma breve reflexão escrita sobre a experiência prática de dança e a interpretação textual. O critério de avaliação foca na capacidade de refletir criticamente sobre o aprendizado e relacionar teoria com prática. 3. Feedback formativo ao longo da atividade, auxiliando na correção de movimentos e na mediação de discussões. Exemplos práticos incluem avaliar a assiduidade dos alunos, a resiliência frente aos desafios motores na prática de dança, e o respeito à diversidade durante os debates. Essas opções de avaliação oferecem flexibilidade, facilitando ajustes aos diferentes estilos e ritmos de aprendizado de cada aluno, garantindo que todos possam avançar no processo educativo.

  • Participação em debates e atividades práticas.
  • Reflexão crítica por escrito.
  • Feedback contínuo e formativo durante a atividade.

Materiais e ferramentas:

Os recursos envolverão materiais não tecnológicos que facilitarão o aprendizado ativo dos alunos. Cartazes e diagramas ilustrativos sobre a evolução do hip hop serão usados durante a leitura e discussão. A prática de dança contará com um espaço adequado para movimento e música grabada que complementará a experiência sensorial dos alunos. Importante é garantir que o ambiente promova o conforto e a segurança dos alunos durante a atividade física, incentivando a liberdade de movimento essencial para uma compreensão prática e engajada da dança hip hop.

  • Cartazes ilustrativos sobre a história do hip hop.
  • Gravações musicais relevantes.
  • Espaço amplo e seguro para prática de dança.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos as responsabilidades diárias dos professores e reconhecemos a sobrecarga que muitas vezes enfrentam, por isso, buscamos apresentar estratégias de inclusão práticas e acessíveis. Embora a turma não apresente condições específicas, as práticas inclusivas visam atender às diversidades de aprendizado. Estratégias como a promoção de um ambiente de comunicação aberta e empática onde os alunos sintam-se à vontade para expressar dificuldades e sucessos são fundamentais. É incentivada a interação entre pares, para que alunos mais confiantes apoiem colegas em fase inicial de desenvolvimento. Materiais visuais e auditivos também estão disponíveis para tocar no aprendizado multimodal. Recomenda-se a atenção do professor a sinais de falta de engajamento, promovendo intervenções oportunas baseadas em comunicação direta e transparentes com alunos e suas famílias.

  • Promoção de um ambiente acessível e seguro.
  • Incentivo à colaboração e apoio entre pares.
  • Uso de materiais visuais e auditivos para reforçar o aprendizado.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo