Brincando e Aprendendo: Handebol em Foco

Desenvolvida por: Gustav… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Iniciação aos esportes coletivos com foco no Handebol

Nesta atividade pedagógica, os alunos do 1º ano do Ensino Médio terão a oportunidade de aprender os fundamentos do Handebol de maneira lúdica e interativa. A aula será dividida em duas partes principais: uma adaptação do jogo 'Queimada' para o contexto do Handebol, facilitando a compreensão e prática dos movimentos e estratégias básicas do esporte, e uma saída para a quadra externa, onde será realizada uma aula expositiva e simulações de jogos reais. Essa abordagem visa, além do desenvolvimento técnico, fomentar o pensamento estratégico dos alunos sobre o esporte, promovendo também a socialização e o trabalho em equipe.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são projetados para integrar habilidades motoras e estratégicas, além de fomentar o trabalho em equipe e o interesse pelo esporte. Ao adaptar atividades lúdicas, buscamos conectar as experiências passadas dos alunos com novas aprendizagens técnicas, proporcionando um ambiente de prática inclusivo e participativo. O foco na estratégia visa despertar um entendimento crítico sobre as táticas do Handebol, favorecendo uma postura analítica e reflexiva nos alunos.

  • Aprender e praticar os fundamentos básicos do Handebol.
  • Desenvolver o pensamento estratégico e analítico no contexto esportivo.
  • Estimular a cooperação e a interação social através de jogos coletivos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13CNT310: Investigar e analisar os efeitos de programas de infraestrutura e demais serviços básicos (saneamento, energia elétrica, transporte, telecomunicações, cobertura vacinal, atendimento primário à saúde e produção de alimentos, entre outros) e identificar necessidades locais e/ou regionais em relação a esses serviços, a fim de avaliar e/ou promover ações que contribuam para a melhoria na qualidade de vida e nas condições de saúde da população.
  • EM13LGG501: Selecionar e utilizar movimentos corporais de forma consciente e intencional para interagir socialmente em práticas corporais, de modo a estabelecer relações construtivas, empáticas, éticas e de respeito às diferenças.
  • EM13LGG503: Vivenciar práticas corporais e significá-las em seu projeto de vida, como forma de autoconhecimento, autocuidado com o corpo e com a saúde, socialização e entretenimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade visa explorar, de forma conjunta e prática, os conceitos de movimentação, estratégia e trabalho em equipe no Handebol. Ao integrar atividades teóricas com experiências práticas, os alunos serão incentivados a explorar diferentes papéis e posicionamentos, tanto no ataque quanto na defesa, desenvolvendo assim uma visão completa do jogo. O conteúdo tem como objetivo articular teoria e prática de forma a estimular o interesse contínuo pelo esporte e o desenvolvimento das habilidades sociais e motoras dos alunos.

  • Introdução aos fundamentos do Handebol por meio do jogo.
  • Exercícios de aperfeiçoamento técnico e tático.
  • Simulação prática de situações de jogo coletivo.

Metodologia

A metodologia adotada é focada no aprendizado ativo, buscando engajar os alunos através de abordagens lúdicas e simulações práticas de jogo real. A Aprendizagem Baseada em Jogos é uma das principais estratégias, pois promove a experimentação e o desenvolvimento de habilidades em um ambiente controlado e sem pressões, favorecendo também a socialização e a inclusão de todos os participantes. A saída para a quadra representa uma oportunidade de contextualizar o aprendizado em um ambiente mais realista e desafiador, enquanto a aula expositiva visa consolidar o entendimento técnico, discutindo estratégias e a história do Handebol.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos.
  • Simulações práticas e aplicação de estratégias de Handebol.
  • Aulas expositivas para discussão teórica do Handebol.

Aulas e Sequências Didáticas

O plano de aula está estruturado em duas sessões de 50 minutos, cada uma adotando metodologias ativas distintas para maximizar o aprendizado. Na primeira aula, a ênfase recai sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos e prática ativa, utilizando uma adaptação do jogo 'Queimada' para explorar elementos do Handebol. Na segunda aula, os alunos participarão de uma saída de campo para uma quadra apropriada, acompanhada por uma aula expositiva sobre estratégias, seguidas por exercícios orientados de aplicação prática. Este cronograma busca equilibrar aprendizado teórico e prática vivencial.

  • Aula 1: Introdução ao Handebol através de 'Queimada de Handebol'.
  • Momento 1: Aquecimento Dinâmico (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com um aquecimento dinâmico. Divida os alunos em duplas e realize exercícios de movimentação baseados em deslocamentos laterais e mudanças de direção. Oriente os alunos a aquecerem todas as articulações importantes para o handebol, como ombros, joelhos e tornozelos. É importante que você observe se os alunos estão seguindo as instruções e envolvidos na atividade. Avalie o aquecimento pela participação ativa e engajamento.

    Momento 2: Explicação das Regras do 'Queimada de Handebol' (Estimativa: 10 minutos)
    Utilize este momento para explicar as regras adaptadas do jogo 'Queimada' para o 'Queimada de Handebol'. Utilize recursos audiovisuais como quadros ou gráficos para ilustrar a posição dos jogadores e as regras básicas. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem a compreensão total das regras antes de começarmos a prática. Avalie este momento pela capacidade de os alunos compreenderem e reproduzirem as regras.

    Momento 3: Jogo de 'Queimada de Handebol' (Estimativa: 25 minutos)
    Divida a turma em dois times para jogar 'Queimada de Handebol'. Explique as regras de novo brevemente e comece o jogo. Durante o jogo, observe se os alunos estão aplicando os fundamentos do handebol e cooperando com seus colegas. É importante que você intervenha, se necessário, para reforçar estratégias básicas de participação e cooperação em equipe. Avalie observando o desempenho dos alunos na execução de movimentações e alcance dos objetivos do jogo.

    Momento 4: Fechamento e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula com um momento de reflexão. Permita que os alunos compartilhem suas experiências e desafios enfrentados durante a atividade. Proponha perguntas que levem os alunos a pensar sobre o que aprenderam e como poderão aplicar isso em um contexto real. Ofereça feedback construtivo aos alunos para que possam melhorar suas habilidades nas próximas aulas. Avalie o entendimento do jogo e conceitos aplicados pela reflexão crítica durante a discussão.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para garantir que todos os alunos se sintam incluídos, considere ajustes no tamanho dos grupos ou nos parâmetros do jogo se necessário. Caso algum aluno tenha dificuldade motora, permita que participem em funções que não exigem tanto deslocamento, como observadores ou responsáveis por relatar as regras. Incentive a cooperação entre os colegas para promover um ambiente de aprendizagem inclusivo e motivador, onde cada aluno possa contribuir com seus pontos fortes para a atividade.

  • Aula 2: Saída para quadra com aula expositiva e simulação de jogos.
  • Momento 1: Aula expositiva sobre fundamentos do Handebol (Estimativa: 15 minutos)
    Comece a aula na quadra esportiva com uma breve exposição sobre os fundamentos do Handebol. Utilize materiais audiovisuais, se possível, para ilustrar posicionamentos, movimentações e regras do jogo. É importante que você explique claramente a relação entre as técnicas aprendidas e a prática em equipe. Permita que os alunos façam perguntas e incentivem um diálogo ativo para esclarecer dúvidas. Avalie este momento pela compreensão que os alunos demonstram ao discutir ou questionar aspectos do jogo.

    Momento 2: Exercícios práticos de técnica e tática (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos em exercícios práticos de passe, recepção e deslocamento. Divida-os em pequenos grupos para que todos possam participar ativamente. É essencial que observe como os grupos estão interagindo e corrija posturas ou técnicas se necessário. Incentive a cooperação e o diálogo entre os alunos para que compartilhem dicas e estratégias. A avaliação aqui será feita pela capacidade dos alunos de demonstrar habilidades técnicas básicas e de trabalhar em equipe.

    Momento 3: Simulação de jogo real (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em dois times e oriente uma partida de Handebol onde possam aplicar os princípios aprendidos. Explique rapidamente as regras e inicie a simulação. É importante que você monitore a partida, intervindo quando necessário para reforçar regras e sinalizar boas práticas de jogo coletivo. Avalie este momento observando o entendimento estratégico dos alunos durante o jogo e sua capacidade de se adaptar às dinâmicas de equipe.

    Momento 4: Reflexão e feedback (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula reservando tempo para reflexão coletiva. Permita que os alunos compartilhem suas experiências, dificuldades e aprendizados da atividade. Proponha questões direcionadoras que estimulem a análise das estratégias utilizadas e do aprendizado adquirido. Ofereça feedback construtivo em relação às habilidades técnicas e à interação em equipe. Avalie este momento pelo envolvimento dos alunos na reflexão crítica sobre seu desempenho.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Certifique-se de que todos os alunos possam participar ativamente das atividades. Caso haja alunos que apresentem limitações físicas temporárias, oriente para que desempenhem papéis como mediadores ou observadores, participando do feedback e da análise das atividades. Incentive a colaboração entre colegas para que as diferenças individuais enriqueçam a experiência do jogo, promovendo um ambiente de respeito e inclusão. Como professor, você pode apoiar criando situações em que todos tragam contribuições relevantes, respeitando ritmos e capacidades distintas.

Avaliação

A avaliação das atividades será contínua e formativa, buscando adaptar e enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. Serão utilizadas estratégias diversas como a observação direta do desempenho dos alunos, possibilitando avaliar sua capacidade de análise e execução dos fundamentos do Handebol. Feedbacks individuais e coletivos serão dados para refletirem sobre seus desempenhos. Além disso, a participação ativa e engajamento nas atividades práticas serão considerados. As avaliações também contemplarão a capacidade dos alunos de trabalhar em equipe e de propor soluções criativas durante as simulações.

  • Observação direta: Avaliação do desempenho durante as atividades práticas.
  • Participação e engajamento: Avaliar a interação e cooperação em equipe.
  • Feedback: Uso de feedbacks formativos para aprimoramento e reflexão crítica.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a condução das atividades incluem equipamentos básicos de Handebol, recursos audiovisuais para a aula expositiva e recursos da quadra disponível para a prática. Esses materiais são essenciais para proporcionar uma experiência de aprendizagem rica e contextualizada. O uso dos recursos visa não só facilitar a apresentação dos conceitos teóricos, mas também assegurar um ambiente seguro e inclusivo onde os alunos possam praticar e internalizar os fundamentos do Handebol de maneira prática.

  • Bolas de Handebol e coletes diferenciadores.
  • Quadra esportiva e recursos de áudio para instruções.
  • Materiais audiovisuais para suporte durante a aula expositiva.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o dia a dia de um professor pode ser muito desafiador, porém, é fundamental garantir que todos os alunos tenham a oportunidade de participar de atividades enriquecedoras. Embora não hajam condições ou deficiências específicas entre os alunos desta turma, é importante considerar adaptações simples e práticas para garantir inclusão e acessibilidade. Recursos como instruções claras e visuais, bem como adaptações no ritmo das atividades, podem ser implementados para atender a diferentes estilos de aprendizagem, assegurando que todos os alunos possam participar ativamente das atividades de Handebol.

  • Instruções multimodais e claras para todos os alunos.
  • Adaptação do ritmo das atividades conforme necessário.
  • Promover um ambiente de aprendizagem colaborativo e inclusivo.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo