Dança das Emoções

Desenvolvida por: Jonas … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Danças e expressões corporais

A atividade 'Dança das Emoções' permite que os alunos compreendam e expressem diversas emoções através da dança e da expressão corporal. Utilizando uma playlist de músicas que evocam sentimentos como alegria, tristeza, raiva e amor, os alunos formarão grupos para criar e apresentar pequenas coreografias. Durante a atividade, discutirão em suas equipes sobre como a música e o movimento corporal podem expressar emoções de maneira única e impactante. Esse exercício visa não apenas a exploração das emoções, mas também o desenvolvimento da empatia, do trabalho em equipe e da capacidade de comunicação não verbal entre os participantes. Adicionalmente, oferece uma oportunidade de os alunos experimentarem o poder da música e do movimento como formas de expressão artística e pessoal.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam proporcionar uma compreensão significativa das emoções e sua manifestação por meio da dança, ao mesmo tempo em que promovem habilidades sociais e colaborativas. Ao explorar diferentes estados emocionais e a expressão corporal, os alunos não apenas desenvolvem consciência crítica sobre as variações emocionais, mas também aprimoram suas habilidades de cooperação em grupos, a comunicação interpessoal e a aceitação de perspectivas variadas. Além disso, o envolvimento criativo com a música e a dança aumenta a capacidade de empatia dos alunos, enquanto o trabalho coletivo os encoraja a contribuir ativamente para o sucesso grupal. Estas experiências são fundamentais para o crescimento social e emocional dos alunos, preparando-os para interações respeitosas e significativas tanto no contexto escolar quanto na vida fora da escola.

  • Compreender e expressar diferentes emoções através da dança.
  • Desenvolver empatia e comunicação não verbal eficaz.
  • Trabalhar colaborativamente para criar coreografias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF15AR22: Experimentar, fruir e criar expressões artísticas.
  • EF89EF09: Experienciar, registrar e valorizar práticas corporais diversificadas como formas de expressão, interação social e construção cultural e identitária.

Conteúdo Programático

Dentro do conteúdo programático, a atividade 'Dança das Emoções' visa integrar expressões culturais através da dança, abrangendo tanto a prática corporal quanto a análise crítica do uso da música para expressar emoções. A dança é abordada não apenas como um movimento físico, mas como uma linguagem que comunica uma vasta gama de emoções e estados internos. A atividade considerará essa perspectiva, destacando a importância da intencionalidade no movimento e na escolha musical. Através das discussões em grupo e da prática de coreografias, os alunos serão incentivados a explorar como as diferentes culturas utilizam a dança para expressar suas emoções e identificar diferenças e semelhanças na articulação das expressões corporais.

  • Expressão de emoções através da dança.
  • Impacto da música sobre o movimento.
  • Criação de coreografias coletivas.

Metodologia

A metodologia adotada na 'Dança das Emoções' enfatiza o aprendizado ativo e experiencial, proporcionando aos alunos um ambiente onde a colaboração e a criatividade são destacadas. Ao invés de um ensino passivo, os alunos participam da construção de suas próprias experiências de aprendizado por meio da criação de coreografias, que englobam tanto a expressão de emoções vibrantes quanto sutis. A metodologia de trabalho em grupos visa desenvolver skills interpessoais, ao passo que as discussões oferecem um fórum para troca de ideias e feedbacks, promovendo o pensamento crítico. Adicionalmente, a utilização de música adequada e variada facilita a exploração dos diversos estados emocionais e suas expressões através do movimento.

  • Trabalho em grupo para construção de coreografias.
  • Discussões em grupo sobre a expressão de emoções.
  • Utilização de música diversificada para estimular diferentes emoções.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade é dividido de maneira a maximizar o engajamento e o tempo eficiente para cada etapa. Com uma única aula de 60 minutos, cada minuto é otimizado para assegurar que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados. A aula começa com uma explicação do professor sobre a importância da expressão emocional na dança. Depois, os alunos são divididos em grupos para discutirem suas interpretações das músicas e iniciarem a criação das coreografias. No restante do tempo, as coreografias são apresentadas por cada grupo, seguidas de um momento de feedback onde todos têm a oportunidade de compartilhar suas percepções e aprendizagens.

  • Aula 1: Introdução ao tema e criação de coreografias.
  • Momento 1: Introdução ao Tema (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula com uma breve apresentação sobre a importância da expressão corporal e da dança na comunicação de emoções. Explique que durante a aula os alunos irão explorar diferentes emoções através de coreografias. É importante que os alunos entendam que essa atividade visa desenvolver a empatia, a comunicação não verbal e o trabalho em equipe. Permita que façam perguntas para garantir a compreensão do objetivo da atividade.

    Momento 2: Apresentação das Emoções e Músicas (Estimativa: 10 minutos)
    Apresente uma playlist de músicas que evocam diferentes sentimentos, como alegria, tristeza, raiva e amor. Explique brevemente quais emoções cada música pretende transmitir. Permita que os alunos escutem trechos das músicas e discutam suas impressões iniciais. Observe se eles conseguem identificar as emoções correspondentes às músicas apresentadas. Essa atividade pode ser uma introdução para que sintam o impacto da música sobre o movimento.

    Momento 3: Formação de Grupos e Discussão (Estimativa: 10 minutos)
    Divida os alunos em grupos diversos, misturando diferentes habilidades e condições. Oriente cada grupo a escolher uma música da playlist e discutir como eles podem expressar a emoção associada através da dança. Sugira que anotem ideias e façam um esboço da coreografia. É importante que o professor circule entre os grupos, oferecendo apoio e incentivando uma discussão onde todos possam expressar suas ideias.

    Momento 4: Criação de Coreografias (Estimativa: 20 minutos)
    Incentive os grupos a começar a desenvolver suas coreografias, utilizando o espaço disponível. Permita que cada grupo experimente os movimentos e peças que discutiram anteriormente. Observe a interação no grupo e sugira ajustes na coreografia conforme necessário, focando na clareza da expressão da emoção escolhida. Essa é a etapa onde a criatividade dos alunos se destaca, permitindo que experimentem livremente.

    Momento 5: Apresentação Parcial e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo apresenta uma amostra do que desenvolveu até o momento. O intuito é que compartilhem o trabalho e recebam feedbacks tanto do professor quanto dos colegas, enfatizando a expressão emocional e a colaboração no grupo. Oriente-os a darem feedbacks construtivos e a refletirem sobre os recebidos. A avaliação é formativa, com foco na participação e na criatividade demonstrada.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), promova um ambiente seguro e previsível anunciando o cronograma da aula antecipadamente e usando sinalizações visuais. Incentive a participação em pequenos grupos e adapte as demandas sociais às suas necessidades. Para estudantes com dificuldades motoras, forneça alternativas que respeitem suas limitações, como uso de movimentos com os quais estejam confortáveis. Considere também incluir músicas e danças que sejam culturalmente acessíveis aos alunos com limitações socioeconômicas e forneça contextos alternativos para participação, como criar ideias que podem ser interpretadas por outros. Envolva todos os alunos de maneira empática e procure recursos de apoio e adaptação disponíveis na escola para facilitar a inclusão.

Avaliação

A avaliação da 'Dança das Emoções' oferece uma abordagem diversificada e adaptável às necessidades dos alunos. Os professores podem utilizar dinâmicas observacionais para avaliar a criatividade e expressão dos alunos no momento da apresentação das coreografias. Participação ativa nos grupos e capacidade de trabalhar em equipe também são critérios avaliados. Utilizando feedback formativo, os professores podem fornecer sugestões e reconhecer pontos fortes, promovendo um aprendizado contínuo. Para alunos com necessidades específicas, os métodos avaliativos são ajustados para assegurar uma avaliação justa e inclusiva, considerando o esforço individual e o crescimento pessoal de cada estudante.

  • Observação da expressão corporal e criatividade.
  • Participação e colaboração em grupo.
  • Feedback formativo e adaptativo.

Materiais e ferramentas:

Os recursos e ferramentas disponíveis para a 'Dança das Emoções' garantem um ambiente de aprendizado enriquecedor e envolvente. Utilizando uma seleção curada e acessível de músicas que evocam emoções diferentes, os alunos são expostos a uma gama sonora diversificada que amplia suas percepções emocionais. Espaços amplos e seguros são fundamentais para a prática das coreografias, de modo a garantir liberdade de movimento e expressão. Adicionalmente, incentivar a utilização de dispositivos simples, como notebooks ou celulares para acessar músicas, permite maior flexibilidade e autonomia para os alunos, evitando grandes custos e tornando a atividade pragmática e acessível.

  • Playlist variada de músicas.
  • Espaço amplo para apresentações.
  • Dispositivos de som ou acesso à internet para música.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecendo as demandas complexas que a inclusão impõe aos educadores, a atividade está estruturada para promover acessibilidade de forma prática e eficiente. Para alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1), um ambiente estruturado com rotinas claras e prévias explicações é essencial. Alunos com dificuldades motoras podem se concentrar em movimentos simples ou utilizar a expressão facial como alternativa. Aqueles com participação limitada por fatores socioeconômicos são incentivados a participar, reduzindo assimetrias no acesso a recursos tecnológicos por meio do compartilhamento de dispositivos. Estratégias focadas em promover a cooperação e solidariedade entre os pares são enfatizadas, transformando a sala de aula em um espaço acolhedor e inclusivo.

  • Ambiente estruturado para alunos com autismo.
  • Adaptações motoras como foco em expressão facial.
  • Equalização do acesso a recursos tecnológicos.

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