Dança e Emoção

Desenvolvida por: Emilia… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Danças e expressões corporais

A atividade 'Dança e Emoção' propõe aos alunos uma exploração profunda da relação entre música, movimento e emoção. Inicia-se com uma discussão sobre como os estados emocionais influenciam as expressões corporais, trazendo exemplos de situações cotidianas e artísticas. A parte prática da aula envolve os alunos em uma experiência dinâmica de dança, onde eles irão se movimentar ao som de músicas que evocam diferentes emoções, como alegria, tristeza e surpresa. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para refletir e discutir como cada música afetou suas emoções e movimentos. Cada grupo será incentivado a criar uma apresentação que conte uma história ou transmita uma emoção através da dança, proporcionando uma experiência interdisciplinar que une a arte da música com a expressão corporal. Esta atividade visa não apenas melhorar a expressão artística, mas também estimular o autoconhecimento e a empatia, ao compartilhar experiências no grupo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo de aprendizagem da atividade é proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Médio uma oportunidade de conectar música e expressão emocional através do movimento corporal. Os alunos irão desenvolver habilidades críticas, como a interpretação dos efeitos emocionais da música, e expressar esses entendimentos por meio da dança. Ao final da atividade, espera-se que eles consigam reconhecer a importância das emoções nas expressões não-verbais, e usar essa compreensão para criar performances significativas. Além disso, a atividade busca desenvolver habilidades sociais, como empatia e colaboração, ao trabalhar em grupos para criar e apresentar suas coreografias. Assim, a atividade não só contribui para o desenvolvimento físico e artístico, mas também para o emocional e social dos alunos, promovendo uma aprendizagem significativa e integrada.

  • Reconhecer a influência das emoções na expressão corporal.
  • Desenvolver a capacidade de colaboração em grupos.
  • Criar e apresentar coreografias que expressem emoções.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG102: Analisar visões de mundo, conflitos de interesse, preconceitos e ideologias presentes nos discursos veiculados nas diferentes mídias, ampliando suas possibilidades de explicação, interpretação e intervenção crítica da/na realidade.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se nas várias facetas da expressão corporal e suas conexões com a música e as emoções. Através de um módulo interativo, os alunos serão introduzidos aos fundamentos da expressão corporal e dança, explorando como diferentes estilos musicais podem influenciar movimentos e estados emocionais. O programa explorará a emoção humana em suas diversas formas, e como estas podem ser expressas e interpretadas por meio da dança. A aula permitirá que os alunos investiguem como diferentes ritmos e estilos musicais evocam respostas emocionais específicas e como essas respostas podem ser traduzidas em movimentos expressivos e significativos. Esta abordagem holística compromete-se a integrar a experiência estética da dança com a aprendizagem sócio-emocional, reforçando a importância de se comunicar além da linguagem verbal.

  • Fundamentos da expressão corporal na dança.
  • Exploração das emoções e sua conexão com a música.
  • Relação entre ritmos musicais e respostas emocionais.

Metodologia

A metodologia proposta para este plano de aula está centrada em uma abordagem experiencial e interativa, onde a dança serve como meio de análise e expressão emocional. Os alunos são incentivados a experimentar ativamente o impacto da música nos seus movimentos e emoções, facilitando uma aprendizagem prática e engajadora. Grupos colaborativos serão formados para fomentar a troca de impressões e ideias, seguindo um modelo de colaboração que encoraja a escuta ativa e o respeito mútuo. A estrutura metodológica abrange desde a reflexão em grupo sobre as emoções despertadas até a criação conjunta de uma coreografia que comunique essas emoções, alinhando-se com métodos de aprendizagem baseados em projetos. Essa abordagem permite que os alunos desenvolvam não apenas habilidades físicas e artísticas, mas também sociais e emocionais, promovendo uma compreensão mais complexa e interdisciplinar do tema.

  • Abordagem experiencial através da dança.
  • Trabalho colaborativo em grupos.
  • Aprendizagem baseado em projetos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi desenvolvido para ser realizado em uma única aula de 60 minutos. A aula inicia-se com uma introdução de 10 minutos sobre a inter-relação entre emoção e expressão corporal, utilizando exemplos e permitindo interações iniciais. Em seguida, são dedicados 20 minutos para experimentação prática, onde os alunos ouvem e dançam diversas músicas, associando-as às diferentes emoções debatidas anteriormente. Mais 15 minutos são reservados para agrupamento e discussão em pequenos grupos, onde os alunos compartilham percepções e desenvolvem uma pequena apresentação. Finalmente, os últimos 15 minutos da aula são destinados às apresentações dos grupos e uma sessão de feedback onde todos os participantes podem comentar sobre experiências e reflexões.

  • Aula 1: Apresentação teórica e prática de dança em 60 minutos.
  • Momento 1: Introdução às Emoções e Expressão Corporal (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula com uma breve introdução sobre a importância da dança na expressão das emoções. Explique aos alunos como diferentes emoções podem ser expressas através do movimento. Peça para que compartilhem situações em que perceberam emoções serem transmitidas corporalmente. É importante que cada aluno se sinta à vontade para compartilhar suas experiências.

    Momento 2: Demonstração Prática de Movimentos (Estimativa: 15 minutos)
    Apresente algumas músicas de diferentes ritmos e emoções (alegria, tristeza, surpresa). Demonstre movimentos corporais simples associados a cada tipo de emoção. Permita que os alunos observem e imitem para entender a relação entre música e movimento. Observe se estão compreendendo e ajustando adequadamente seus movimentos.

    Momento 3: Atividade em Grupos: Criando Movimentos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos menores e forneça a cada grupo uma música específica. Peça que discutam entre si quais emoções a música evoca e criem uma pequena sequência de movimentos que as expressem. Incentive o trabalho colaborativo e observe as interações. Ofereça orientação e sugestões conforme necessário. Avalie a interação em grupo e a capacidade de traduzir emoções em movimentos.

    Momento 4: Apresentação e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula pedindo que cada grupo apresente suas criações para a turma. Após cada apresentação, incentive um breve feedback do restante da turma para que possam refletir sobre suas escolhas e performances. Ofereça um feedback construtivo, destacando aspectos positivos e sugerindo melhorias. Avalie a capacidade de apresentar em público e utilizar a expressão corporal de forma eficaz.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Dança e Emoção' será conduzida com enfoque em múltiplas abordagens, permitindo um entendimento abrangente do aprendizado adquirido pelos alunos. O objetivo principal da avaliação é verificar a habilidade dos estudantes em conectar as emoções associadas às músicas com a expressão através da dança, além de sua capacidade de colaboração em grupo. Critérios como participação, criatividade na coreografia e clareza na transmissão de emoções através da dança são considerados. Entre as metodologias avaliativas, estão a observação direta durante as atividades de dança e a avaliação da apresentação final, onde os critérios são definidos coletivamente com os alunos para garantir clareza e justiça no processo. Por fim, será oferecido um feedback formativo, que possibilita um retorno construtivo sobre o desempenho individual e da equipe, incentivando o aprimoramento contínuo e as reflexões sobre a experiência e aprendizagens.

  • Prestação das apresentações de dança final.
  • Observação das atividades de discussão e preparação.
  • Feedback construtivo sobre desempenho e criatividade.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso na execução da atividade 'Dança e Emoção', é necessário o acesso a uma variedade de recursos que suportem tanto o aprendizado teórico quanto a prática de expressão corporal. Entre esses recursos estão músicas de diversos estilos e ritmos, que servirão como base para os exercícios de expressão e coreografia. Além das músicas, o uso de um espaço adequado para movimento é essencial para a prática segura e eficaz da dança. Recursos tecnológicos, como caixas de som de boa qualidade, podem ser utilizados para garantir que todos os alunos consigam ouvir e interagir com a música de forma clara. Além disso, pode-se utilizar projetores ou telas para exibir vídeos ou apresentações que ampliem o entendimento teórico sobre as relações entre música e emoções expressas corporalmente.

  • Músicas de diferentes estilos e ritmos.
  • Espaço adequado para praticar dança.
  • Caixas de som e tecnologia de projeção.

Inclusão e acessibilidade

Considerando a importância da inclusão e acessibilidade na educação, é compreensível que professores se sintam sobrecarregados com inúmeras responsabilidades. No entanto, garantir a participação equitativa de todos os alunos é essencial para uma educação de qualidade. Para a atividade 'Dança e Emoção', recomenda-se que o professor use estratégias que priorizem a participação plena de todos. O espaço deve ser acessível a todos os alunos, garantindo que aqueles com possíveis dificuldades de mobilidade possam se envolver ativamente sem barreiras. A inclusão pode ser promovida pela diversificação das músicas, respeitando diferentes gostos culturais e sensibilidades. Durante as apresentações, os alunos devem ser incentivados a respeitar e acolher as diferentes expressões de cada um, valorizando a diversidade de interpretação e movimento. Suporte individual pode ser fornecido para alunos que necessitarem de acompanhamento adicional, sempre respeitando suas individualidades e ritmos de aprendizado.

  • Adaptações no espaço para garantir a mobilidade.
  • Diversificação das músicas para incluir diferentes culturas.
  • Promoção de um ambiente de respeito e acolhimento à diversidade.

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