Desvendando Mitos e Verdades sobre a Atividade Física

Desenvolvida por: Gustav… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Compreensão e importância da atividade física para a saúde

Esta atividade busca desmistificar crenças equivocadas acerca de exercícios físicos e sua relação com a saúde. Em tempos de informações desencontradas e mitos difundidos sobre práticas saudáveis, esta aula propõe envolver os alunos em uma investigação crítica e embasada sobre essas crenças. Os alunos, organizados em grupos, realizarão pesquisas sobre afirmações populares relacionadas a exercícios e saúde, analisando a veracidade dos mitos. O processo inclui pesquisa em fontes confiáveis, discussão em grupo e apresentação dos achados, culminando em um vídeo ou apresentação. A atividade visa não apenas esclarecer mitos, mas também promover o pensamento crítico, as habilidades de comunicação e a consciência sobre a importância de escolhas informadas em saúde.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta aula estão focados em fomentar nos alunos a capacidade de questionar informações populares sobre saúde, fundamentando suas conclusões em pesquisas sólidas. Pretende-se que os alunos desenvolvam o pensamento crítico e habilidades de análise para discernir entre informação verdadeira e mitológica, habituando-se a buscar dados em fontes confiáveis. Além disso, ao produzir vídeos ou apresentações, os alunos aprimorarão suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe, necessárias para abordar questões de saúde pública com precisão.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa crítica em fontes de informação sobre saúde.
  • Fomentar o discernimento crítico através da análise de mitos sobre exercícios físicos.
  • Fortalecer a comunicação e o trabalho em equipe por meio de apresentações colaborativas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG304: Formular propostas, intervir e tomar decisões que levem em conta o bem comum e os Direitos Humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global.
  • EM13LP05: Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta aula sobre mitos e verdades relativos à atividade física tem como base a análise crítica de conceitos de saúde amplamente difundidos. A proposta inclui fomentar o pensamento crítico sobre temas do cotidiano dos alunos, integrando diferentes áreas do conhecimento, como biologia, para compreender impactos fisiológicos, e ciências sociais, para refletir sobre a recepção social desses mitos. A análise de informações e dados, a produção de conteúdos midiáticos e as discussões coletivas são elementos que distendem o aprendizado para além de conceitos teóricos, inserindo a prática informada e o debate argumentativo como alicerces do aprendizado.

  • Identificação de mitos populares sobre saúde e exercícios.
  • Avaliação crítica de fontes de informações científicas.
  • Produção de conteúdos multimodais (vídeo/apresentações).

Metodologia

Para esta aula, será adotada uma metodologia baseada na aprendizagem colaborativa e na prática investigativa, onde alunos trabalharão de forma ativa e engajada em grupos. A atividade é centrada no aluno, promovendo o protagonismo estudantil através de pesquisas e discussões autônomas. Os alunos serão incentivados a buscar informações em fontes científicas confiáveis, promovendo a alfabetização científica e a autonomia. Além disso, a produção multimodal (vídeo ou apresentação) visa fortalecer a comunicação, sendo um meio eficaz de avaliar o entendimento dos conceitos trabalhados e proporcionar um espaço para a expressão e a criatividade dos alunos.

  • Aprendizagem colaborativa em grupos.
  • Pesquisa investigativa com fontes confiáveis.
  • Produção de vídeos/apresentações para compartilhamento de conclusões.

Aulas e Sequências Didáticas

A aula foi estruturada para ser realizada em um período de 60 minutos. Este tempo permitirá que os alunos se familiarizem com o tema, realizar suas pesquisas e preparem suas apresentações. A etapa inicial será destinada à introdução do tema e das metas da aula. Em seguida, os grupos se formarão e começarão a trabalhar em suas pesquisas sobre os mitos escolhidos. O restante do tempo será dedicado ao planejamento das apresentações, onde os alunos discutirão suas descobertas e esboçarão suas produções finais, que serão concluídas fora de aula se necessário.

  • Aula 1: Introdução ao tema, pesquisa em grupos sobre mitos, e planejamento de apresentações multimodais.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Formação de Grupos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando o tema 'Desvendando Mitos e Verdades sobre a Atividade Física'. Explique a importância de se basear em informações confiáveis quando se trata de saúde e atividade física. Divida os alunos em grupos de 4-5 pessoas. É importante que cada grupo tenha um líder, que será responsável por coordenar a atividade. Destaque o objetivo de pesquisar e analisar a veracidade de mitos comuns.

    Momento 2: Pesquisa em Fontes Confiáveis (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente cada grupo a escolher 2-3 mitos populares sobre atividade física e saúde. Permita que os alunos utilizem computadores ou tablets para acesso a fontes confiáveis, como sites de saúde, artigos científicos ou instituições reconhecidas. Observe se os alunos conseguem diferenciar entre fontes confiáveis e não confiáveis. Circule entre os grupos para oferecer sugestões sobre como conduzir a pesquisa de maneira crítica. Incentive-os a anotar informações relevantes para posteriormente utilizá-las em suas apresentações.

    Momento 3: Discussão e Planejamento de Apresentações (Estimativa: 25 minutos)
    Após a pesquisa, reúna os grupos para discutir os achados. Permita que cada grupo compartilhe brevemente um mito e o que descobriram sobre ele. Em seguida, oriente os alunos a planejar uma apresentação multimodal, que pode ser em formato de vídeo ou apresentação de slides. Ajude-os a decidir as funções de cada integrante, como quem será responsável pela pesquisa, desenvolvimento do material audiovisual e apresentação oral. Avalie o engajamento e a colaboração dentro de cada grupo durante a atividade. Isso também pode incluir sugestões para a estrutura do conteúdo a ser apresentado. Forneça feedback imediato para melhor direcionar o grupo em seus preparativos.

Avaliação

A avaliação será constituída por múltiplas formas de verificar o alcance dos objetivos de aprendizagem. Primeiramente, o processo avaliativo será contínuo, utilizando observações do engajamento dos alunos na pesquisa e discussão em grupos. Além disso, as produções finais em vídeo ou apresentação servirão de avaliação somativa, sendo avaliadas com base em critérios objetivos, como clareza da evidência apresentada, coerência do argumento e criatividade no formato. Como exemplo prático, os grupos serão avaliados tanto pela substância de suas descobertas quanto pela sua capacidade de comunicar essas descobertas de forma clara e envolvente para os colegas, incentivando o feedback entre os pares e o uso de autoavaliação para identificar áreas de melhoria.

  • Observação contínua de engajamento e contribuição em grupo.
  • Avaliação das produções de vídeos ou apresentações.
  • Feedback entre pares e autoavaliação dos aprendizados individuais.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta aula incluem acesso a internet para pesquisas e o uso de dispositivos digitais que permitam aos alunos criar vídeos ou apresentações multimídia. Computadores ou tablets serão fundamentais para a realização de pesquisas e para compilar as apresentações finais. É ideal que a sala de aula esteja equipada com ferramentas audiovisuais básicas, como projetores, para que os alunos possam compartilhar seus vídeos ou apresentações com a turma, promovendo um momento dinâmico e interativo de aprendizagem por meio de mídia digital.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Softwares de edição de vídeo ou apresentação.
  • Projetor e equipamentos audiovisuais para apresentação na sala de aula.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos a importância de criar espaços de aprendizagem inclusivos e respeitosos e propomos estratégias que ajudem a assegurar a acessibilidade de todos os alunos nesta atividade, minimizando a sobrecarga para o professor. Estratégias práticas incluem disponibilizar conteúdos selecionados em diferentes formatos (digital e impresso), proporcionando autonomia para alunos que possam ter dificuldade em acessar o conteúdo digital. Acolher diferentes estilos e ritmos de aprendizagem é essencial, permitindo que alunos escolham entre elaborar um vídeo ou uma apresentação estática tradicional, por exemplo, e criando oportunidades para que todos participem de acordo com suas preferências e necessidades.

  • Fornecimento de recursos em múltiplos formatos
  • Acomodação de diferentes estilos e ritmos de aprendizagem
  • Facilitação da contribuição em grupos para alunos que preferem não usar formatos digitais

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