Desvendando Mitos Esportivos

Desenvolvida por: Scheil… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Educação Física
Temática: Conhecimento de diferentes modalidades esportivas

Nesta atividade, os alunos do 3º ano do Ensino Médio trabalharão em grupos para identificar e investigar mitos associados a diferentes esportes que circulam em mídias e redes sociais. A pesquisa envolverá a análise da veracidade das informações, utilizando fontes confiáveis e verificáveis. Ao final, cada grupo apresentará suas descobertas, promovendo uma discussão crítica sobre como interpretar o conteúdo online e a importância de avaliar as fontes antes de compartilhá-las. Este exercício visa não apenas aprofundar o conhecimento dos alunos sobre esportes, mas também desenvolver suas habilidades de pensamento crítico e análise social. A atividade considerará as necessidades especiais dos alunos, incluindo aqueles com dificuldades motoras e de socialização, promovendo um ambiente inclusivo e colaborativo.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é capacitar os alunos do 3º ano do Ensino Médio a conduzir análises críticas sobre informações esportivas, aprimorando suas habilidades de pesquisa e verificação de fatos. Os alunos deverão desenvolver a capacidade de discernir entre o que é fato e mito, utilizando fontes confiáveis. Além disso, a atividade promoverá o protagonismo estudantil, com os alunos assumindo papéis ativos no processo de aprendizagem e disseminação de informações validadas. Espera-se que os alunos, ao final, sejam capazes de aplicar essas habilidades em contextos reais, tornando-os mais críticos e conscientes sobre os conteúdos que compartilham.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e verificação de informações.
  • Estimular o pensamento crítico através de discussões sobre mitos esportivos.
  • Promover o protagonismo estudantil no processo de aprendizagem.
  • Habilitar os alunos a discernir entre informações factuais e falsas.

Habilidades Específicas BNCC

  • EM13LGG101: Compreender e analisar processos de produção e circulação de discursos, nas diferentes linguagens, para fazer escolhas fundamentadas em função de interesses pessoais e coletivos.
  • EM13LGG103: Analisar o funcionamento das linguagens, para interpretar e produzir criticamente discursos em textos de diversas semioses (visuais, verbais, sonoras, gestuais).
  • EM13LP54: Criar obras autorais, em diferentes gêneros e mídias - mediante seleção e apropriação de recursos textuais e expressivos do repertório artístico -, e/ou produções derivadas (paródias, estilizações, fanfics, fanclipes etc.), como forma de dialogar crítica e/ou subjetivamente com o texto literário.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve o estudo de diferentes modalidades esportivas, com foco em compreender os mitos e verdades que as cercam. Através de uma abordagem interdisciplinar, os alunos mergulharão na análise crítica de conteúdos presentes nas mídias sociais e em outras plataformas digitais. Este estudo servirá como base para o desenvolvimento das habilidades descritas, além de facilitar conexões com a realidade contemporânea e os desafios que a circulação de desinformação apresenta. O trabalho também será fundamentado no respeito às normas e metodologias de pesquisa acadêmica.

  • Análise crítica de mitos em modalidades esportivas.
  • Habilidades de pesquisa e verificação de fatos.
  • Estudo interdisciplinar de conteúdos nas redes sociais.
  • Respeito às normas de pesquisa acadêmica.

Metodologia

As metodologias nesta atividade são centradas no uso de abordagens ativas e participativas, incentivando os alunos a serem protagonistas de seu processo de aprendizagem. A utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que os estudantes conduzam pesquisas detalhadas sobre mitos esportivos de forma colaborativa. O professor atuará como mediador, facilitando discussões e fornecendo suporte para o uso eficiente de fontes confiáveis e metodologias de verificação de informações. A atividade será organizada de modo a respeitar o ritmo de aprendizado de cada grupo, garantindo a inclusão dos alunos com necessidades específicas.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Mediação e suporte pelo professor.
  • Trabalho em grupo colaborativo.
  • Apoio ao ritmo individual de aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma está estruturado em uma única aula de 60 minutos, utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Durante esta aula, os alunos serão divididos em grupos para a realização da pesquisa sobre mitos esportivos, seguidos pela apresentação de suas descobertas e discussão coletiva. Este cronograma foi elaborado para maximizar a eficiência do tempo disponível, promovendo tanto a pesquisa quanto o diálogo crítico. A agenda também foi pensada para garantir a participação de todos os alunos, considerando as adaptações necessárias e as necessidades específicas identificadas.

  • Aula 1: Introdução aos mitos esportivos, divisão de grupos e início da pesquisa.
  • Momento 1: Introdução ao tema Desvendando Mitos Esportivos (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula apresentando a temática dos mitos esportivos. Utilize um recurso audiovisual, como um vídeo curto ou uma apresentação de slides, que destaque exemplos de mitos populares no esporte via redes sociais. Contextualize a importância de verificar informações antes de acreditar e compartilhar, estimulando o pensamento crítico. Permita que os alunos compartilhem rapidamente qualquer mito esportivo que já tenham ouvido, criando um ambiente de participação ativa.

    Momento 2: Formação dos grupos e definição de esportes para pesquisa (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos, considerando a diversidade e necessidades dos alunos para um equilíbrio nas equipes. Deixe que escolham um esporte para focar a pesquisa. Oriente para que diferentes esportes sejam escolhidos para diversificar os resultados. Explique que o objetivo é desmistificar no mínimo dois mitos relacionados ao esporte escolhido. Auxilie os grupos que tenham dificuldade na definição.

    Momento 3: Início da pesquisa sobre mitos esportivos (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os grupos a iniciarem a pesquisa utilizando os computadores ou tablets disponíveis. Destaque a importância de fontes confiáveis e demonstre como verificar a credibilidade de uma notícia ou informação. Circule entre os grupos para oferecer suporte e intervir quando necessário, ajudando na seleção de fontes e no direcionamento do foco do trabalho. Incentive os alunos a documentarem suas descobertas no formato de notas em um documento compartilhado. Observe se os grupos estão progredindo e intervém caso notem dificuldades persistentes.

    Momento 4: Discussão inicial sobre dificuldades encontradas (Estimativa: 10 minutos)
    Conclua a aula convidando os grupos a partilhar brevemente as dificuldades encontradas durante a pesquisa inicial. Este momento possibilita um diálogo aberto e colaborativo, além de fornecer ao professor dados importantes sobre o entendimento e progresso dos alunos. Tome notas das informações compartilhadas para futuras intervenções e ajustes no processo de ensino. Encoraje os alunos a refletirem sobre o que precisa ser ajustado em sua abordagem de pesquisa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Permita que alunos com dificuldades motoras usem métodos alternativos para registrar informações, como gravações de áudio ou softwares de ditado. Garanta que os grupos incluam estudantes com dificuldades de socialização em papéis que os ajudem a interagir positivamente, como o de organizador ou apresentador. Use linguagem simples e clara durante as instruções, oferecendo repetições e explicações adicionais conforme necessário. Incentive a colaboração como um meio de integrar alunos que tenham desafios sociais, criando um ambiente seguro para expressão e interação. Destaque sempre a importância do respeito às contribuições de cada um, promovendo uma cultura inclusiva e de apoio.

  • Aula 1: Apresentação dos resultados e discussão em grupo sobre as descobertas.
  • Momento 1: Revisão e Finalização das Pesquisas (Estimativa: 15 minutos)
    Inicie a aula relembrando rapidamente os objetivos do trabalho sobre mitos esportivos. Oriente os alunos a concluírem suas pesquisas e começarem a preparar suas apresentações. É importante que cada grupo revise as informações coletadas, verificando a veracidade e a clareza do que será apresentado. Indique que usem notas em um formato de apresentação que possa ser compartilhado com toda a turma, como slides ou cartazes.

    Momento 2: Apresentação dos Resultados (Estimativa: 30 minutos)
    Permita que cada grupo apresente seus resultados para a turma. Oriente para que as apresentações sejam objetivas, com duração média de 5 minutos cada, deixando espaço para perguntas ao final. É essencial que o professor circule pela sala, anotando pontos fortes de cada apresentação e áreas que necessitam de mais esclarecimento ou aprofundamento. Garanta que todos os membros do grupo participem de algum modo da apresentação, respeitando as necessidades e habilidades individuais.

    Momento 3: Discussão e Reflexão Coletiva (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma discussão em grupo baseada nas apresentações realizadas. Questione os alunos sobre o impacto dos mitos que analisaram e a importância de verificar informações, relacionando com o cotidiano e as redes sociais. Incentive a participação de todos, destacando exemplos positivos de investigação feita pelos grupos. Deixe que as questões fluam para um debate sobre a responsabilidade ética de compartilhar informações factuais. Registre insights e reflexões dos alunos, usando-os para avaliar a habilidade crítica e o nível de engajamento com os temas abordados.

Avaliação

A avaliação desta atividade adotará uma abordagem diversificada para captar diferentes aspectos do aprendizado. Primeiramente, os alunos serão avaliados pela qualidade da pesquisa e pela habilidade de identificar e desmentir mitos esportivos, promovendo um alinhamento claro com os objetivos de aprendizagem. Os critérios de avaliação incluem a habilidade de crítica e análise, a clareza na comunicação das descobertas e a utilização de fontes confiáveis. Um exemplo prático é o uso de rubricas para cada apresentação em grupo, onde o professor pode avaliar e fornecer feedback sobre o conteúdo e a forma da apresentação, garantindo a personalização dos critérios às necessidades de cada grupo, inclusive para alunos com dificuldades de socialização, com intuito de expor suas ideias de forma mais eficaz. A avaliação também incluirá feedback formativo, útil para guiar o aprendizado contínuo e para aprimorar as habilidades dos alunos em isolar fatos de ficções no conteúdo esportivo.

  • Qualidade e precisão da pesquisa.
  • Habilidade de crítica e análise.
  • Clareza na comunicação de descobertas.
  • Uso eficaz de fontes confiáveis.
  • Feedback formativo contínuo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão empregados uma série de recursos que apoiarão tanto a pesquisa quanto a apresentação dos resultados pelos alunos. Computadores ou tablets com acesso à internet serão essenciais para a busca de informações e verificação de mitos. Recursos audiovisuais, como projetores e apresentações digitais, apoiarão as apresentações. Também serão utilizados materiais de apoio, como tabelas e guias de verificação de informações. Esses recursos não só facilitam a aquisição de conhecimentos pelos alunos, mas também promovem o uso de tecnologias educacionais de forma ética e eficiente, respeitando as questões de segurança e privacidade dos dados.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Projetores e recursos audiovisuais.
  • Apresentações digitais e guias de verificação.
  • Material de apoio para pesquisa.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos que a tarefa de garantir a inclusão e acessibilidade pode ser desafiadora para os professores. No entanto, é essencial oferecer um ambiente educativo onde todos os alunos participem ativamente. Para alunos com dificuldades motoras, será sugerido o uso de tecnologia assistiva, como software de reconhecimento de voz, para facilitar a obtenção de informações e participação em apresentações. Para alunos com dificuldades de socialização, será incentivada a formação de grupos heterogêneos, estimulando interações sociais guiadas e apoiando o desenvolvimento das competências socioemocionais. Modificações no ambiente de sala de aula, como a disposição de mesas para permitir fácil circulação, também serão contempladas para facilitar o acesso. O professor deve observar sinais de alerta como a não participação do aluno nas atividades e oferecer suporte individualizado quando necessário. Tanto para os alunos com necessidades especiais quanto para seus pares, devem ser aplicadas práticas de feedback construtivo e inclusivo, para garantir oportunidades iguais de desenvolvimento.

  • Uso de tecnologia assistiva para alunos com dificuldades motoras.
  • Grupos heterogêneos para incentivar socialização.
  • Modificações no ambiente de sala de aula para acessibilidade.
  • Práticas de feedback construtivo adaptadas.

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