A atividade 'Aventura dos Sentidos' foi projetada para permitir que os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental explorem seus sentidos enquanto refletem sobre valores e emoções importantes. O propósito é conectar experiências sensoriais a valores como respeito, gratidão e empatia, promovendo discussões significativas e relacionamentos sociais saudáveis. Sem a utilização de recursos digitais, cada aluno passará por estações que representam um sentido (visão, audição, olfato, paladar e tato), onde objetos do cotidiano serão usados para estimular uma percepção mais profunda desses sentidos e como eles se relacionam com nossas atitudes diárias. Ao final, haverá uma roda de conversa para que as crianças partilhem suas descobertas e sentimentos.
O objetivo principal da atividade 'Aventura dos Sentidos' é proporcionar aos alunos uma conexão entre experiências sensoriais e as emoções e valores que vivemos diariamente. A ideia é desenvolver o autoconhecimento por meio de sensações físicas, promovendo um entendimento mais profundo das próprias emoções e atitudes. Este aprendizado irá engajar os alunos de maneira lúdica, facilitando a associação de sentidos e valores emocionais. Integrar práticas que desenvolvam a reflexão crítica e o respeito mútuo ajuda na construção de uma sociedade mais inclusiva e empática.
O conteúdo programático da atividade 'Aventura dos Sentidos' abrange o reconhecimento dos cinco sentidos do corpo humano, a identificação de emoções básicas e a associação dessas emoções a valores relevantes para a convivência social. Envolverá também a prática da discussão em grupo para promover a comunicação e o respeito às opiniões alheias. Por meio de experiências práticas, pretende-se que os alunos consigam não só compreender, mas também aplicar os conceitos de empatia e solidariedade no dia a dia.
A metodologia empregada na 'Aventura dos Sentidos' envolve a utilização de atividades práticas em estações sensoriais, onde cada estação se relaciona a um sentido diferente. As estações permitirão que os alunos explorem novas formas de perceber o mundo, refletindo sobre suas experiências. A estratégia de roda de conversa no final da atividade serve para consolidar o aprendizado, promovendo um espaço para que os alunos expressem o que sentiram e discutam as suas percepções e emoções vivenciadas. Isso fomentará um ambiente de aprendizado colaborativo e inclusivo.
A atividade está planejada para ser executada em uma aula de 60 minutos, permitindo que os alunos se engajem fisicamente e cognitivamente. A aula será iniciada com uma explicação sobre os sentidos e valores relacionados, seguida pela exploração das estações sensoriais. Ao final, haverá um tempo dedicado para a roda de conversa, garantindo que as crianças possam refletir e partilhar suas experiências, o que é crucial para consolidar o aprendizado de forma significativa e partilhada.
Momento 1: Boas-vindas e Introdução (Estimativa: 10 minutos)
Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando que hoje eles embarcarão em uma 'Aventura dos Sentidos'. Explique brevemente que irão explorar os cinco sentidos e como esses sentidos estão ligados a valores importantes, como respeito e gratidão. Use exemplos simples como 'Quando vemos alguém sorrindo, isso pode nos fazer sentir alegria e gratidão'. Permita que os alunos compartilhem o que sabem sobre os cinco sentidos e registre as respostas no quadro.
Momento 2: Estações Sensoriais (Estimativa: 30 minutos)
Divida a turma em pequenos grupos e forneça instruções claras sobre como circular pelas estações sensoriais. Explique que cada estação representa um dos sentidos: visão, som, olfato, paladar, e tato. A cada 5 minutos, toque um sino ou bata palmas para sinalizar que é hora de trocar de estação. Oriente-os a observar suas impressões e sentimentos em relação aos objetos e texturas que experimentam. Encoraje os alunos a discutirem suas impressões entre si e registre observações dos alunos ou intervenha fazendo perguntas estimulantes, como 'O que esse cheiro te faz lembrar?'. Este é um momento de exploração e descoberta.
Momento 3: Roda de Conversa e Reflexão (Estimativa: 20 minutos)
Reúna os alunos em um círculo e conduza uma roda de conversa. Peça para que compartilhem uma experiência favorita das estações e como essa experiência se relaciona com algum valor. Por exemplo, 'Sentir o aroma das flores me fez pensar em como minha mãe é carinhosa quando me dá flores'. Este é o momento de incentivar o uso da fala e o respeito às falas dos colegas. Observe o nível de engajamento dos alunos e sua capacidade de expressar sentimentos e ideias. Faça perguntas abertas, como 'Alguém quer compartilhar como sentiu gratidão hoje?'. Finalize a aula agradecendo a participação de todos.
A avaliação na 'Aventura dos Sentidos' será conduzida principalmente por observação durante as atividades nas estações e na roda de conversa subsequente. As opções de avaliação incluem observação do engajamento e participação ativa do aluno, bem como sua capacidade de expressar sentimentos e compreender a associação entre sentidos e valores. Critérios incluirão a participação na atividade, a capacidade de narrar a experiência sensorial e sua conexão com os valores. Um exemplo prático poderia ser observar como um aluno descreve o que sentiu ao tocar diferentes texturas e como ele relaciona essa experiência com uma emoção como respeito ou gratidão. O feedback formativo será fornecido contínua e construtivamente, permitindo adaptações ao estilo de aprendizagem de cada aluno, garantindo que todos os objetivos de aprendizagem sejam alcançados.
Os recursos para a 'Aventura dos Sentidos' incluem objetos do cotidiano que possam engajar os sentidos dos alunos, como tecidos de várias texturas, fragrâncias naturais, alimentos saborosos e dispositivos sonoros simples. Esses recursos são fundamentais para criar um ambiente onde a percepção sensorial possa ser aprimorada sem a necessidade de tecnologia digital, promovendo uma experiência mais concreta e prática. A diversidade de materiais ajudará os alunos a fazer conexões ricas entre o que estão percebendo e os sentimentos que desejam explorar.
Sabemos que a carga de trabalho dos professores pode ser desafiadora, mas é importante sempre buscar estratégias que permitam a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. Para esta atividade, seria benéfico garantir que todas as crianças consigam acessar as estações sensoriais. Pode-se, por exemplo, ajustar a altura ou localização de alguns materiais. É crucial estabelecer um ambiente de respeito às diferentes percepções que cada aluno pode ter, incentivando a expressão livre das emoções e experiências. Abordagens flexíveis e adaptáveis às necessidades individuais de cada aluno promoverão a equidade e o respeito à diversidade.
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