Caixa das Emoções

Desenvolvida por: Eduard… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades, Emoções

A atividade 'Caixa das Emoções' foi desenvolvida para alunos do 1º ano do Ensino Fundamental com o propósito de fomentar o reconhecimento e a expressão de sentimentos. Os alunos criarão suas próprias 'Caixas das Emoções', onde deverão colocar objetos que representem diferentes emoções ou sentimentos, como alegria, tristeza ou saudade. A escolha dos objetos será discutida em sala de aula, onde cada aluno explicará o sentimento associado a cada item. Esta atividade visa promover o autoconhecimento emocional, o respeito mútuo e a empatia na turma, incentivando os alunos a reconhecer suas próprias emoções e também as dos colegas, o que é essencial para um ambiente de aprendizado acolhedor. A conexão com o contexto prático e real da vivência emocional das crianças torna a atividade ainda mais relevante, preparando-as para lidar com emoções no cotidiano escolar e familiar.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se em auxiliar os alunos a identificar e nomear diferentes sentimentos, associando-os a objetos concretos. Dessa forma, eles desenvolvem habilidades de autoconhecimento e empatia, importantes para a formação integral do indivíduo. A atividade também incentiva a comunicação e o respeito entre os alunos ao compartilhar suas experiências emocionais, o que contribui para um ambiente de sala de aula mais harmonioso e acolhedor. Por meio da 'Caixa das Emoções', espera-se que os alunos atinjam um melhor entendimento sobre a diversidade de sentimentos e a importância de acolhê-los, tanto em si mesmos quanto nos outros.

  • Reconhecer e nomear diferentes sentimentos.
  • Desenvolver empatia e respeito pelas emoções dos outros.
  • Melhorar a comunicação ao expressar sentimentos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.
  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
  • EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da 'Caixa das Emoções' abrange a identificação e expressão de sentimentos, além do desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. A atividade inova ao trazer um componente prático que permite às crianças materializar seus sentimentos em objetos, facilitando o processo de reconhecimento e discussão das emoções. A abordagem promove a interação social e a construção de um ambiente escolar respeitoso e inclusivo, onde todos se sentem valorizados e compreendidos. Com esta atividade, os alunos experimentarão e compreenderão diversas formas de expressão emocional, enriquecendo seu repertório afetivo e socioemocional.

  • Identificação de sentimentos e emoções.
  • Expressão emocional através de objetos.
  • Interação social e respeito mútuo.

Metodologia

Para a 'Caixa das Emoções', usamos metodologias ativas que engajam os alunos de forma prática e sensível. A saída de campo permite que os alunos escolham objetos intuitivamente, conectando sua vivência cotidiana às emoções trabalhadas. A atividade mão-na-massa incentiva o protagonismo, já que cada aluno cria sua própria caixa, refletindo sobre seus sentimentos. A aula expositiva complementa ao introduzir teorias emocionais de forma acessível, reforçando o conhecimento teórico por meio da prática. Assim, a atividade harmoniza teoria e prática, promovendo um aprendizado significativo e integrador.

  • Saída de campo exploratória.
  • Atividade mão-na-massa criativa.
  • Aula expositiva sobre emoções.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da 'Caixa das Emoções' é desenvolvido para uma aula única de 50 minutos, cuidadosa e adequadamente estruturada para proporcionar reflexões profundas sobre emoções em um curto espaço de tempo. Iniciamos com a exploração através de uma saída de campo, onde os alunos coletarão objetos que evocam emoções. Na sequência, eles retornarão à sala de aula para a atividade mão-na-massa, construindo a 'Caixa das Emoções' com os objetos selecionados. A aula se encerra com uma sessão expositiva, em que os alunos compartilham suas escolhas e discutem os sentimentos evocados, consolidando aprendizagens sobre empatia e autoconhecimento.

  • Aula 1: Início com saída de campo onde os alunos escolhem objetos que representam emoções, seguido pela criação da 'Caixa das Emoções' e uma aula expositiva para discutir e compartilhar sentimentos.
  • Momento 1: Saída de Campo e Escolha de Objetos (Estimativa: 20 minutos)

    Comece a aula explicando que os alunos irão para uma breve saída de campo nos arredores da escola, como o jardim ou pátio, para escolher um objeto que represente um sentimento que já experienciaram, como alegria ou tristeza. Oriente que façam a escolha individualmente, mas permita que discutam suas escolhas entre si. É importante que você observe se os alunos conseguem associar os objetos coletados às suas emoções pessoais.
    Intervenção: Caso algum aluno tenha dificuldade em escolher, ajude-o oferecendo exemplos de objetos que podem simbolizar os sentimentos.
    Avaliação: Verifique se os alunos conseguem explicar a razão da escolha do objeto e o sentimento associado a ele.



    Momento 2: Atividade Mão-na-massa - Criação da 'Caixa das Emoções' (Estimativa: 15 minutos)

    De volta à sala de aula, divida os alunos em grupos de 4 a 5 integrantes e entregue caixas de papelão e materiais artísticos (tintas, papéis coloridos, adesivos) para que personalizem suas Caixinhas das Emoções. Explique que cada aluno deve decorar sua parte da caixa de acordo com as emoções representadas pelos objetos escolhidos na saída de campo. Permita que se expressem livremente com os materiais disponíveis.
    Intervenção: Incentive a colaboração entre os grupos e que compartilhem ideias de decoração que expressem diferentes emoções.
    Avaliação: Observe como os alunos trabalham em conjunto e valorizam as ideias uns dos outros ao criar a caixa.



    Momento 3: Aula Expositiva – Discussão e Compartilhamento de Sentimentos (Estimativa: 15 minutos)

    Inicie essa sessão convidando os alunos a se sentarem em círculo. Cada aluno, então, compartilha com a turma o objeto que escolheu e o que ele representa. Estimule a participação com perguntas como Como você se sentiu quando escolheu esse objeto? ou Em que situação você já sentiu essa emoção?. É importante que, nessa etapa, você promova um ambiente seguro e acolhedor, onde todos se sintam à vontade para falar.
    Intervenção: Ajude os alunos mais tímidos ou inseguros a expressarem seus sentimentos incentivando-os gentilmente e elogiando qualquer tentativa de participação.
    Avaliação: Conduza uma breve reflexão final perguntando aos alunos como foi a experiência e como eles se sentiram ouvindo as histórias dos colegas.

Avaliação

A avaliação está centrada na observação contínua e feedback interativo. A metodologia avaliativa é diversificada, começando com a observação dos alunos durante a escolha e discussão dos objetos, que informa sobre sua capacidade de identificação e associação emocional. Critérios incluem a capacidade de expressar emoções de forma clara e respeitosa e a interação no compartilhamento. Um exemplo prático é a criação de um mural de emoções onde os alunos, anonimamente ou não, expressam sentimentos e experiências alusivas a cada emoção trabalhada. O professor adapta suas estratégias para alunos com diferentes níveis de desenvolvimento emocional e utiliza feedbacks construtivos para incentivar o autodesenvolvimento, garantido por meio de conversas individuais ou pequenos grupos para refletir sobre as emoções partilhadas.

  • Observação contínua durante a atividade.
  • Feedback construtivo e individualizado.
  • Expressão em mural de emoções.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a 'Caixa das Emoções' são simples e adaptáveis, permitindo ajuste para diferentes contextos sem comprometer o orçamento escolar. Utilizam-se objetos comuns que os alunos podem coletar em sua saída de campo, aliando a criatividade ao aprendizado. Materiais básicos como papel, caixa de papelão reutilizada, lápis de cor e giz de cera tornam a prática acessível, favorecendo a participação de todos os alunos. Recursos visuais ajudam na demonstração das emoções, enquanto o uso de músicas calmas durante a atividade pode criar um ambiente acolhedor. A simplicidade dos recursos respeita a necessidade de materiais sustentáveis e fáceis de obter, promovendo ainda o ressignificar dos mesmos.

  • Objetos coletados em saída de campo.
  • Caixa de papelão e materiais de arte.
  • Cartazes ilustrativos sobre emoções.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos o desafio dos professores em manejar tempos e recursos, mas a inclusão é essencial para uma sala de aula igualitária. Para esta atividade, sugere-se a criação de um ambiente inclusivo sem custos adicionais, como assegurar que todos os alunos tenham acesso a materiais equivalentes. Estratégias simples, como a modificação da linguagem para torná-la clara e acessível para todos, são cruciais. O professor pode também adaptar a participação, oferecendo apoio individualizado para alunos que necessitem. É importante a criação de um espaço onde todos sintam-se seguros em expressar suas emoções, respeitando diferenças e acolhendo múltiplos pontos de vista, promovendo a interculturalidade e o respeito à diversidade sem onerar financeiramente.

  • Uso de linguagem clara e acessível.
  • Apoio individualizado conforme necessário.
  • Promoção de um ambiente inclusivo e seguro para a expressão emocional.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo