Caixa dos Sentimentos

Desenvolvida por: Liz Em… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e alteridades, Manifestações religiosas

A atividade 'Caixa dos Sentimentos' tem o propósito de auxiliar as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental a reconhecer e expressar seus sentimentos de maneira lúdica e criativa. Nesta atividade, os alunos trazem um objeto ou símbolo que represente um sentimento ou lembrança especial pessoal e colocam em uma 'caixa mágica'. Em uma roda de debate, cada criança terá a oportunidade de compartilhar com os colegas o significado do elemento escolhido. Essa dinâmica não apenas os ajuda na identificação e expressão dos próprios sentimentos, mas também fortalece sua empatia ao ouvir e acolher as emoções dos outros. Promove-se assim um ambiente de respeito, apoio mútuo e reconhecimento das individualidades, alinhando-se às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esta atividade também introduz aos alunos a possibilidade de perceberem diferentes maneiras de manifestação de sentimentos e como essas expressões são válidas e importantes no convívio social.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade 'Caixa dos Sentimentos' focam no desenvolvimento emocional e social dos alunos, permitindo que eles identifiquem e acolham seus próprios sentimentos e os dos colegas, estabelecendo um ambiente de respeito e compreensão mútua. O exercício encoraja a expressão verbal e o respeito pelas diferenças individuais, à medida que cada estudante compartilha uma parte de sua identidade emocional através de um objeto pessoal. Além disso, mentem-se as diretrizes da BNCC, que promovem o trabalho das emoções básicas e interações sociais, fundamentais na formação integral do aluno.

  • Reconhecer e expressar seus próprios sentimentos
  • Desenvolver empatia ao acolher os sentimentos dos colegas
  • Fortalecer o respeito e apoio mútuo dentro do grupo
  • Promover a identificação e a valorização das individualidades

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.
  • EF01ER06: Identificar as diferentes formas pelas quais as pessoas manifestam sentimentos, ideias, memórias, gostos e crenças em diferentes espaços.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático do 'Caixa dos Sentimentos' está estruturado para atender as necessidades emocionais e sociais das crianças, alinhando-se ao Ensino Religioso de forma a explorar identidades e alteridades. A atividade permite aos alunos vivenciar e compreender a manifestação dos sentimentos num espaço de segurança e aceitação. Ele incorpora práticas reflexivas sobre as memórias pessoais dos alunos e fomenta a partilha de experiências e conhecimentos. A roda de debate, central na atividade, é uma ferramenta poderosa para a exploração das diversas manifestações emocionais e seu impacto social, ensinando os alunos a respeitar e valorizar diferentes perspectivas.

  • Identificação e expressão de sentimentos pessoais
  • Valorização e respeito pela diversidade emocional
  • Partilha e acolhimento das experiências dos colegas
  • Reconhecimento das diferentes manifestações culturais e emocionais

Metodologia

A atividade utiliza uma metodologia que integra aspectos práticos e reflexivos, criando um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo. A 'Caixa dos Sentimentos' é central para incentivar a participação ativa dos alunos, ao mesmo tempo que promove a autoexpressão e o desenvolvimento da empatia através do compartilhamento em roda de debate. As metodologias adotadas focam na criança como protagonista do seu aprendizado, garantindo espaço para expressão pessoal e acolhimento das vozes individuais. Esta abordagem facilita o desenvolvimento das competências socioemocionais de maneira prática e aplicada, em que cada aluno pode se ver no outro e entender as diversas formas de sentimento e manifestação cultural e religiosa.

  • Utilização da 'Caixa dos Sentimentos' como recurso central
  • Debate em roda para partilha de narrativas pessoais
  • Fomento à autoexpressão através de objetos pessoais
  • Desenvolvimento da empatia por meio da escuta ativa

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade está estruturado para ser realizado em uma aula de 60 minutos, dividida em momentos que promovem a interação e reflexão dos alunos. A aula inicia com a introdução à 'Caixa dos Sentimentos' e explicação sobre sua intenção. Em seguida, cada aluno participa ativamente ao colocar seu objeto na caixa e, em roda de debate, compartilham o significado do mesmo. O tempo final da aula é destinado à reflexão coletiva, permitindo a todos vivenciarem e compreenderem a diversidade de sentimentos expressos. Essa estrutura de tempo possibilita que os alunos desenvolvam suas habilidades de forma profunda sem pressa, respeitando o ritmo de participação infantil.

  • Aula 1: Introdução à 'Caixa dos Sentimentos', colocação de objetos na caixa e roda de debate para discussão dos significados
  • Momento 1: Boas-vindas e introdução à atividade (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando brevemente o propósito da atividade 'Caixa dos Sentimentos'. Explique que cada um trouxe um objeto que representa um sentimento especial e que todos terão a oportunidade de compartilhar isso com os colegas. Certifique-se de que todos os alunos entendam as instruções e possam seguir a atividade.

    Momento 2: Preparação e colocação de objetos na caixa (Estimativa: 15 minutos)
    Distribua a 'Caixa dos Sentimentos' e peça que, um a um, coloquem seus objetos dentro da caixa. Durante esse momento, observe as reações e sentimentos expressos pelos alunos. Incentive as crianças a explicar brevemente a relação do objeto com o sentimento, mas sem revelar tudo para manter a expectativa para o debate.

    Momento 3: Roda de debate e partilha de sentimentos (Estimativa: 30 minutos)
    Organize os alunos em círculo e retire os objetos da caixa um a um. Convide cada aluno a explicar o significado do seu objeto e que sentimento ele simboliza. É importante que você, como professor, promova o respeito e a empatia, incentivando aplausos e comentários positivos após cada apresentação. Fique atento para intervir se necessário, ajudando alunos mais tímidos ou redirecionando a conversa para o respeito e apoio mútuo.

    Momento 4: Conclusão e Reflexão (Estimativa: 5 minutos)
    Finaliza a atividade com uma breve conversa sobre o que aprenderam. Pergunte aos alunos como foi a experiência de ouvir os sentimentos dos colegas e compartilhar os próprios. Reforce a importância do respeito e da empatia.

    Em termos de avaliação, observe cuidadosamente a participação das crianças, sua disposição para compartilhar e ouvir ativamente, além da capacidade de expressar sentimentos de maneira clara.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Mesmo sem alunos identificados com condições ou deficiências específicas, é essencial fomentar um ambiente inclusivo para todos. Assegure-se de que alunos mais tímidos sejam apoiados por você e seus colegas durante a partilha. Ofereça ajuda extra para aqueles que possam ter dificuldades em verbalizar seus sentimentos, talvez incentivando a desenhar ou escrever em vez de falar. Opte por um local tranquilo e ajustável ao espaço, para que todos se sintam confortáveis e ouvidos. Considere adaptar as atividades para utilizarem tanto imagens quanto relatos verbais, ampliando as formas de expressão.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Caixa dos Sentimentos' é multifacetada, contemplando avaliações formativas e somativas para garantir que os objetivos de aprendizagem sejam atingidos. A avaliação formativa ocorre durante a roda de debate, onde observa-se a participação dos alunos, sua capacidade de expressar sentimentos e ouvir o outro, permitindo feedback imediato e contínuo. Os critérios de avaliação incluem a clareza na comunicação dos sentimentos, a habilidade de ouvir com atenção e a demonstração de empatia e respeito. Um exemplo prático de aplicação seria a observação de como os alunos reagem às histórias dos outros, oferecendo apoio ou questionamentos construtivos, e como integram essas experiências às suas próprias narrativas. A avaliação baseada na observação do processo possibilita adaptações no momento e identifica necessidades específicas de desenvolvimento. Feedbacks escritos ou orais podem ser utilizados para reforçar comportamentos positivos e desenvolver áreas identificadas como carentes de atenção, tudo isso num ambiente de aprendizado seguro e empático.

  • Observação das interações e participação durante a roda de debate
  • Feedback formativo durante e após a atividade
  • Avaliação da capacidade de expressar e acolher sentimentos
  • Identificação de empatia e respeito entre os alunos

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade foram cuidadosamente selecionados para serem acessíveis e de baixo custo, sem comprometer a qualidade do aprendizado. A 'Caixa dos Sentimentos' pode ser confeccionada com materiais recicláveis, promovendo a sustentabilidade e criatividade. Materiais complementares, como objetos pessoais trazidos pelos alunos, constroem uma conexão direta com suas vivências e tornam a atividade mais significativa. Recursos visuais ou auditivos podem ser utilizados para tornar a dinâmica mais inclusiva, dependendo das necessidades da turma. Esses materiais garantem que a atividade seja engajante e participativa, reforçando o propósito pedagógico sem necessidade de grandes investimentos.

  • Caixa para a 'Caixa dos Sentimentos' (pode ser decorada pela turma)
  • Objetos ou símbolos significativos trazidos pelos alunos
  • Materiais visuais (ex.: cartões ou desenhos)
  • Recursos auditivos de músicas tranquilas para ambientação

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que a rotina do professor é composta por diversas responsabilidades. Oferecer um ambiente inclusivo que acolha a diversidade sem onerar o docente é nosso objetivo. Para garantir a inclusão e acessibilidade de todos os alunos, é importante fazer adaptações que considerem as individualidades e promovam a participação ativa dos estudantes sem necessidades específicas no momento. Adaptar a 'Caixa dos Sentimentos' de acordo com os interesses e contextos culturais dos alunos pode ser uma forma valiosa de engajá-los e respeitar sua diversidade. Também pode-se considerar a utilização de linguagem clara e discrições visuais ou auditivas, se necessário, para os momentos de debate. Recursos visuais, como imagens ilustrando sentimentos, ajudam a reforçar a compreensão e expressão das emoções apresentadas. É essencial que o professor esteja atento à dinâmica de interação entre os alunos, intercedendo quando preciso para reformular a prática pedagógica em benefício de todos e zelando pela segurança e pelo respeito mútuo em sala de aula.

  • Adaptação de recursos da 'Caixa dos Sentimentos' conforme o contexto cultural dos alunos
  • Uso de linguagens visuais para complementação de explicações
  • Uso de discrições auditivas em atividades que o requeiram
  • Observação e ajustes na interação entre alunos para garantir segurança e respeito

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