Jardim das Emoções

Desenvolvida por: Vaness… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e alteridades, amizade

Nesta atividade, os alunos irão plantar sementes em pequenos vasos, simbolizando o cultivo de emoções e relacionamentos. Cada aluno deve associar uma semente a uma emoção positiva, favorecendo uma reflexão sobre a importância dessas emoções na amizade e convivência. Os alunos discutem em grupo a relevância de acolher e compreender sentimentos diversos, valorizando a diversidade emocional da turma. Essa tarefa permite que as crianças aprendam a identificar e validar seus próprios sentimentos e os de seus colegas, promovendo um respeito maior pelas diferenças emocionais e incentivando interações respeitosas e compassivas. A atividade se fundamenta na premissa de que o entendimento e a valorização das emoções são essenciais para a formação de laços positivos e significativos, impactando diretamente no modo como os alunos se relacionam uns com os outros e com o mundo ao seu redor.

Objetivos de Aprendizagem

O plano de aula é cuidadosamente estruturado para promover o desenvolvimento emocional e social dos alunos. Ao permitir que os alunos plantem sementes, discutam e reflitam sobre as emoções, o plano visa facilitar a identificação e aceitação das próprias emoções e as dos outros. O principal objetivo é fomentar um ambiente respeitoso e inclusivo, onde as crianças se sintam à vontade para expressar suas emoções e cultivar relações saudáveis. Essa abordagem fortalece a capacidade dos alunos de reconhecer e respeitar a diversidade emocional, crucial para a convivência harmoniosa em ambientes diversos.

  • Associar emoções positivas às sementes plantadas.
  • Refletir sobre a importância das emoções na amizade e convivência.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER01: Identificar e acolher as semelhanças e diferenças entre o eu, o outro e o nós.
  • EF01ER04: Valorizar a diversidade de formas de vida.
  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade envolve aspectos centrais do desenvolvimento emocional relacionados ao reconhecimento e aceitação de emoções em si e nos outros. Os alunos aprenderão a relacionar suas experiências emocionais com atividades práticas, como o plantio de sementes, que funcionam como metáfora para o crescimento pessoal e relacional. Enfatiza-se a importância de compartilhar e respeitar emoções alheias, fortalecendo valores humanos universais como respeito, empatia e cooperação. A abordagem prática e simbólica ajuda os alunos a internalizar conceitos essenciais de identidade e alteridade, indispensáveis no desenvolvimento moral e social das crianças.

  • Reconhecimento e aceitação de emoções.
  • Relação entre emoções e crescimento pessoal.
  • Valores de respeito, empatia e cooperação.

Metodologia

A metodologia adotada conecta atividades práticas com reflexões emocionais, promovendo a aprendizagem através do fazer e do sentir. Os alunos participam ativamente no plantio das sementes, atividade que simboliza o cuidado com as emoções. Ao refletirem sobre as sementes como emoções que devem ser nutridas, os alunos aprofundam o entendimento sobre a importância da empatia e cooperação. A condução da atividade em grupo reforça a interação social e a troca de experiências, essenciais no desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais. Excluindo o uso de tecnologias, o foco está na interação humana e no contato direto com o meio ambiente, estimulando uma vivência sensorial e afetiva.

  • Atividade prática de plantio de sementes.
  • Discussões em grupo sobre emoções e relacionamento.
  • Promoção da empatia e cooperação através de atividades simbólicas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma única aula de 60 minutos, organizada de forma a otimizar tanto o tempo destinado às atividades práticas quanto à discussão reflexiva. Os primeiros minutos são dedicados à introdução e explicação da atividade. Em seguida, ocorre o plantio das sementes, permitindo que cada aluno escolha a emoção a associar, seguido por um momento de reflexão em grupo sobre o significado dessas emoções na convivência e amizade. Encerramos a aula com uma reflexão compartilhada, potencializando a integração dos conteúdos emocionais abordados com práticas de respeito e acolhimento mútuo.

  • Aula 1: Introdução, plantio de sementes e discussão sobre emoções e convivência.
  • Momento 1: Introdução ao Jardim das Emoções (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula convidando os alunos a se sentarem em círculo. Explique que vão iniciar uma atividade chamada Jardim das Emoções. Pergunte às crianças se sabem o que é uma emoção e solicite alguns exemplos. É importante que você incentive a participação de todos, elogiando contribuições.

    Momento 2: Plantio das Sementes (Estimativa: 25 minutos)
    Distribua pequenos vasos, terra e sementes para cada aluno. Explique que cada semente representará uma emoção positiva. Oriente-os a pensar em uma emoção, como alegria, amizade ou generosidade, e associar a semente que estão plantando a essa emoção. Instrua-os a colocar a terra nos vasos e, em seguida, a semente, cuidando de cada etapa do processo com calma. Enquanto ajudam uns aos outros e partilham suprimentos, estimule o uso de palavras gentis. Observe se as crianças conseguem associar uma emoção à semente e faça perguntas para validar sua compreensão.

    Momento 3: Discussão sobre Emoções e Convivência (Estimativa: 15 minutos)
    Forme pequenos grupos e peça aos alunos que compartilhem as emoções que escolheram e por quê. Estimule discussão sobre a importância dessas emoções para conviver bem com os outros. Facilite a discussão, incentivando comentários respeitosos e mostrando como ouvir é parte essencial das interações em grupo. Se necessário, intervenha em momentos de desacordo, mostrando maneiras de resolver conflitos. Avalie a participação de cada um considerando a capacidade de expressar emoções e escutar o outro.

    Momento 4: Encerramento e Reflexão (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que façam um desenho de sua emoção escolhida para colar no vaso. Dê-lhes papéis e lápis de cor ou giz de cera. Ao final, convide-os a compartilhar seus desenhos com a turma, promovendo um momento de valorização das diferenças e criatividade. Essa será uma boa oportunidade para refletir sobre a aula e reforçar a importância de cuidar não só das plantas, mas também dos sentimentos e amizades.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Embora a turma não apresente necessidades específicas, esteja sempre atento(a) a alunos que possam ter dificuldades para participar de discussões em grupo. Permita que, se preferirem, esses alunos compartilhem suas ideias primeiro com o professor antes de apresentá-las ao grupo. Mantenha sempre um tom acolhedor e motivador, garantindo que todos se sintam à vontade para participar. Considere ajustar as atividades para ritmos diferentes de aprendizado, oferecendo mais tempo para quem precisar.

Avaliação

O processo avaliativo destacará aspectos qualitativos do desenvolvimento emocional e social dos alunos. A principal metodologia de avaliação será a observação participativa, onde o educador acompanha as interações dos alunos durante a atividade e identifica o nível de engajamento e compreensão dos conceitos. A avaliação formativa será aplicada através de perguntas reflexivas durante a discussão, observando a capacidade dos alunos de identificar emoções e associá-las a situações cotidianas. A avaliação final envolve uma produção individual onde cada aluno desenha sua emoção escolhida, explicando seu significado. Esta abordagem avalia a expressão pessoal e o entendimento dos conceitos trabalhados.

  • Observação participativa do desenvolvimento emocional.
  • Perguntas reflexivas e discussões em grupo.
  • Produção individual sobre emoção escolhida.

Materiais e ferramentas:

O planejamento dos recursos necessários prioriza materiais acessíveis e que facilitem uma aprendizagem prática significativa. Sem o uso de tecnologias, os recursos principais são físicos e tangíveis para enriquecer a experiência sensorial. Vasos, terra e sementes permitem que os alunos realizem a atividade de plantio. Além disso, papéis e lápis de cor ou giz de cera são essenciais para a expressão artística. Esses recursos são escolhidos para serem econômicos e de fácil acesso, minimizando custos e permitindo que o foco esteja no desenvolvimento emocional e relacional dos alunos.

  • Vasos pequenos.
  • Terra e sementes variadas.
  • Papéis e lápis de cor ou giz de cera.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que cada professor enfrenta muitos desafios diários, e garantir a inclusão sem sobrecarga é essencial. Para essa atividade, adaptabilidade e simplicidade são fundamentais. Mesmo sem condições específicas a serem consideradas, recomendamos a organização do ambiente de forma acessível a todos, incentivando a comunicação aberta e respeitosa entre os alunos. Incentivar a formação de duplas ou pequenos grupos heterogêneos, quando possível, pode ajudar na interação entre diferentes maneiras de expressão emocional e aprendizagem. As instruções devem ser claras e transmitidas de maneiras diversas, como orais e visuais, para facilitar o entendimento. Esta abordagem, além de inclusiva, promove um ambiente em que todos se sentem respeitados e representados.

  • Organização do ambiente acessível.
  • Comunicação aberta e em diferentes formatos.
  • Formação de grupos heterogêneos para troca de experiências.

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