Minha História, Minha Fé

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e alteridades, Manifestações religiosas, Parabolas

A atividade proposta, intitulada 'Minha História, Minha Fé', visa a conectar aprendizados escolares com vivências pessoais e familiares dos alunos, promovendo uma compreensão mais profunda de suas próprias identidades e das diversas manifestações religiosas. Os alunos, com idade média de 6 a 7 anos, são incentivados a dialogar com seus familiares sobre suas histórias e contextos de fé, promovendo a valorização de suas raízes culturais e religiosas. Na atividade em sala de aula, crianças realizarão a construção de um livro personalizado em formato de acordeão, utilizando materiais recicláveis e papel para ilustrar suas descobertas e suas próprias narrativas, o que estimulará não somente o desenvolvimento de habilidades manuais, como o corte, colagem e desenho, mas também de habilidades cognitivas, como a associação de imagens a palavras e a escrita de frases curtas. Por fim, a atividade promoverá o compartilhamento das experiências, incentivando o respeito e o reconhecimento da diversidade religiosa, além de trabalhar aspectos socioemocionais, como empatia e autoconhecimento.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula objetiva proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental uma experiência educativa rica e integradora, onde sejam capazes de reconhecer e valorizar suas próprias identidades, bem como as dos seus colegas, através da exploração de manifestações religiosas presentes em seu cotidiano. Alinhado às competências propostas pela BNCC, esta atividade enfatiza a acolhida e identificação de sentimentos e memórias individuais, ao mesmo tempo que promove a habilidade de relacionar seus conhecimentos com suas experiências pessoais prévias. Ao confeccionar um livro em formato de acordeão, os alunos exercitam habilidades cognitivas, como reconhecimento de símbolos e escrita de frases curtas, ao mesmo tempo que aprimoram competências socioemocionais fundamentais, como respeito, empatia e a habilidade de compartilhar e lidar com a diversidade. Além disso, a atividade fomenta a interação positiva entre os alunos e seus professores, a formação de laços sociais mais fortes na sala de aula e o desenvolvimento de competências cruciais para sua formação integral.

  • Reconhecer e valorizar identidades pessoais e religiosas.
  • Desenvolver empatia e respeito pela diversidade cultural e religiosa.
  • Aprimorar habilidades de escrita e desenho por meio da criação de livros personalizados.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF01ER05: Identificar e acolher sentimentos, lembranças, memórias e saberes de cada um.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático dessa atividade abrange temáticas centrais no Ensino Religioso, como identidades e alteridades, manifestações religiosas e parábolas. O plano visa introduzir as crianças ao reconhecimento da diversidade de crenças e práticas religiosas em sua comunidade, iniciando diálogos sobre as próprias tradições familiares e comunitárias. Ao explorar as identidades pessoais e a maneira como essas são influenciadas por experiências familiares e religiosas, os alunos são convidados a criar conexões significativas com os conteúdos abordados. Através do uso de narrativas e parábolas, os conceitos de fé e moralidade serão trabalhados de forma a estimular o pensamento crítico e a reflexão ética nas crianças, enquanto elas desenvolvem uma visão de mundo mais inclusiva e plural.

  • Identidades e alteridades.
  • Manifestações religiosas.
  • Parábolas e suas lições.

Metodologia

A metodologia empregada neste plano de aula integra técnicas inovadoras que promovem o protagonismo estudantil e o aprendizado ativo. Com o uso da metodologia de Sala de Aula Invertida, os alunos, antes de virem à escola, exploram suas próprias biografias e heranças culturais em casa junto a seus familiares, o que enriquece a atividade com experiências reais vividas fora do ambiente escolar. Paralelamente, a metodologia Mão-na-Massa incentiva os estudantes a exercerem sua criatividade e habilidades manuais ao confeccionar um livro em formato de acordeão. Essas abordagens não só possibilitam um aprendizado baseado em projetos, mas também estimulam a autonomia dos alunos, motivando-os a explorar e compartilhar suas histórias de forma colaborativa e respeitosa.

  • Sala de Aula Invertida.
  • Atividade Mão-na-Massa.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a atividade 'Minha História, Minha Fé' está planejado para ser concluído em uma única aula de 160 minutos, dividida em duas seções principais. A primeira parte da aula será dedicada à discussão em grupo e ao compartilhamento das experiências que os alunos investigaram em casa, criando um ambiente de troca e acolhimento. Em seguida, os alunos serão orientados a iniciar a construção de seus livros em formato de acordeão, concluindo com a ilustração e escrita das experiências exploradas previamente. Esta estrutura não só permite o desenvolvimento contínuo das atividades práticas, mas também oferece um tempo adequado para que todos os estudantes finalizem seus projetos e compartilhem suas criações com os colegas, favorecendo o aprendizado colaborativo.

  • Aula 1: Discussão em grupo e confecção dos livros em formato de acordeão.
  • Momento 1: Abertura e Introdução (Estimativa: 20 minutos)
    Inicie a aula com as crianças sentadas em um semicírculo. Explique que hoje elas vão criar um livro muito especial sobre suas histórias e suas crenças. Resuma brevemente o objetivo da atividade e como será o processo. Permita que compartilhem, caso se sintam à vontade, o que discutiram com suas famílias sobre suas próprias histórias e fé.

    Momento 2: Discussão em Grupo (Estimativa: 30 minutos)
    Organize a turma em pequenos grupos. Cada grupo deve discutir sobre as diferentes manifestações religiosas e como elas aparecem em suas próprias vivências. O professor deve facilitar a discussão, incentivando o respeito pelas diferentes respostas. É importante que cada criança tenha a oportunidade de falar, praticar a escuta ativa e o respeito mútuo.

    Momento 3: Planejamento do Livro (Estimativa: 20 minutos)
    Peça para que cada aluno esboce suas ideias no papel sobre o que gostariam de incluir no seu livro de acordeão. Permita que desenhem, escrevam frases curtas ou façam uma combinação das duas coisas. Auxilie aqueles que apresentarem dificuldades na tarefa de conectar suas ideias sobre identidade e fé ao que será representado no livro.

    Momento 4: Confecção do Livro - Parte 1 (Estimativa: 50 minutos)
    Distribua os materiais recicláveis, papéis, lápis de cor, etc. Oriente as crianças a começar a montar as bases dos livros em forma de acordeão, cortando e dobrando conforme o planejamento feito anteriormente. Ajude as crianças a compilarem suas ideias e incentivá-las a usar os materiais fornecidos de maneira criativa.

    Momento 5: Confecção do Livro - Parte 2 (Estimativa: 30 minutos)
    Continue a confecção dos livros. Insista na importância de lembrar de incluir elementos que reforcem o tema Minha História, Minha Fé. Observe e intervenha para ajudar as crianças a refletirem sobre suas representações, reforçando o vínculo entre as imagens criadas e suas histórias de vida.

    Momento 6: Compartilhamento e Encerramento (Estimativa: 10 minutos)
    Permita que, em uma roda, algumas crianças compartilhem espontaneamente uma página de seus livros que representam algo importante para elas. Encerre a aula reforçando os valores de respeito, empatia e apreciação pelas diferentes tradições e histórias de vida.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Minha História, Minha Fé' será diversificada e adaptativa, focando no processo e no produto final. O objetivo é avaliar a compreensão dos alunos sobre suas identidades e manifestações religiosas, além de suas habilidades sociais e de comunicação durante a atividade e a construção do livro. Serão implementados três métodos de avaliação principais: a observação contínua, onde o professor observa as interações durante a atividade prática para oferecer feedback formativo; a autoavaliação, onde os alunos refletem sobre seu próprio aprendizado e expressam o que descobriram sobre si mesmos; e a apresentação final, onde os alunos demonstram suas criações para a turma, promovendo uma autoexpressão e a construção coletiva do conhecimento. Cada método leva em conta critérios específicos, como a clareza e criatividade das expressões, o respeito ao compartilhar experiências, e a capacidade de conectar a história pessoal aos conteúdos aprendidos. Com isso, busca-se estimular uma avaliação inclusiva que valorize o crescimento contínuo e permita ajustes no processo de ensino-aprendizagem.

  • Observação contínua.
  • Autoavaliação.
  • Apresentação final dos livros.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos utilizados na atividade 'Minha História, Minha Fé' foram selecionados de modo a atender as necessidades pedagógicas e motivacionais dos alunos, além de promover a sustentabilidade através do uso de materiais recicláveis. Entre os recursos destinados à atividade estão papéis de diferentes texturas e cores para montagem dos livros, materiais recicláveis como rolos de papelão e caixas de leite lavadas para a estrutura do acordeão, além de lápis de cor, giz de cera e canetinhas para ilustração. Todos esses recursos promovem um engajamento maior dos alunos, além de estimular a criatividade e proporcionar uma experiência de aprendizado enriquecedora. Ademais, a preparação inclui a organização prévia do espaço de sala de aula para acomodar a necessidade de cada aluno ter seu espaço de criação.

  • Papéis de diferentes texturas e cores.
  • Materiais recicláveis.
  • Lápis de cor, giz de cera e canetinhas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que os professores enfrentam muitos desafios em suas rotinas diárias, mas é vital garantir que todas as crianças sejam incluídas e sinta-se representadas nas atividades propostas. Para essa atividade, mesmo que a turma não apresente deficiências específicas, é importante atentar para a inclusão de todos os alunos, respeitando suas individualidades e diversidades culturais. Recomenda-se, por exemplo, oferecer alternativas de expressões para aqueles que possam ter dificuldades com escrita através do uso de desenhos e outros símbolos. Além disso, criar um ambiente de respeito e empatia é fundamental para que todos se sintam confortáveis em compartilhar suas histórias e aprendizados pessoais. O apoio aos professores inclui a presença de materiais visuais que representem a pluralidade das manifestações religiosas e culturais, elevando a consciência de igualdade entre os alunos.

  • Uso de materiais visuais diversificados.
  • Apoio a expressões alternativas.
  • Incentivo a um ambiente seguro e respeitoso.

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