Jornada pelo Mundo: Crenças e Costumes

Desenvolvida por: Caroli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Respeito as diferenças - cada um tem sua crença

A atividade proposta, intitulada 'Jornada pelo Mundo: Crenças e Costumes', visa promover uma experiência educacional rica e significativa para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos. O propósito principal é explorar, através de uma viagem imaginária, as diferentes culturas e religiões do mundo, destacando suas crenças e costumes específicos. Durante a atividade, os alunos assistirão a vídeos curtos que apresentam aspectos culturais de diversos países, seguidos de discussões guiadas para estimular a reflexão e o entendimento. A atividade prática consiste na criação de cartazes em grupos, representando os costumes aprendidos, incentivando o trabalho em equipe, a empatia e o respeito mútuo. Este plano de aula busca integrar conteúdos que reforçam os pilares da educação para a diversidade e a convivência harmoniosa, essencial para a formação cidadã dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem foram delineados para garantir o desenvolvimento integral dos estudantes, abrangendo tanto as competências cognitivas quanto as socioemocionais. Em primeiro lugar, busca-se que os alunos reconheçam e valorizem a pluralidade cultural e religiosa existente no mundo, exercitando uma postura respeitosa e empática frente às diferenças. Assim, será promovido o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento de espaços de convivência diversos e identificação dos costumes e crenças específicos de cada ambiente. A utilização de metodologias ativas, como a aprendizagem baseada em projetos, possibilita que os estudantes construam conhecimento de forma colaborativa e prática, alinhando a atividade com as diretrizes da BNCC. Dessa forma, o plano de aula está fundamentado na promoção de um aprendizado significativo, onde os alunos podem internalizar valores de convivência e respeito mútuo.

  • Reconhecer a diversidade cultural e religiosa no mundo.
  • Desenvolver empatia e respeito pelas diferenças culturais.
  • Promover a colaboração e o trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.
  • EF02ER02: Identificar costumes, crenças e formas diversas de viver em variados ambientes de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade 'Jornada pelo Mundo: Crenças e Costumes' foi estruturado para introduzir os alunos a uma compreensão multicultural integrada, abordando diferentes crenças e costumes ao redor do planeta. Ao iniciar pela apresentação de vídeos que ilustram aspectos de diversas culturas e religiões, os alunos têm a oportunidade de vivenciar experiências sensoriais e intuitivas que ampliam seu entendimento sobre a diversidade global. A etapa seguinte, que envolve a discussão grupal, é crucial para consolidar os aprendizados e promover um ambiente de troca de ideias e reflexões entre os estudantes. A prática de criar cartazes em grupos faz com que os alunos expressem, de maneira criativa, como perceberam as culturas estudadas, reforçando conceitos de identidade cultural e respeito às diferenças. Finalmente, ao apresentar seus trabalhos, eles desenvolvem habilidades de comunicação e apresentação em público.

  • Apresentação de vídeos culturais
  • Discussão sobre costumes e crenças
  • Criação de cartazes temáticos
  • Apresentação e discussão em grupo

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada no uso de metodologias ativas e no estímulo ao protagonismo estudantil, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e inclusiva. A aula expositiva inicial introduz os alunos ao tema, estimulando a curiosidade e o engajamento por meio de recursos visuais e audiovisuais. A formação de grupos para a criação dos cartazes promove cooperação e intercâmbio cultural entre os alunos, enquanto o aprendizado baseado em projetos fomenta habilidades de pesquisa e síntese de informações. Essa abordagem não só motiva os alunos a participar ativamente do processo, mas também promove um espaço seguro para expressarem suas opiniões e dúvidas, contribuindo para uma experiência educacional completa, onde a empatia e o respeito são valores fundamentais trabalhados em conjunto.

  • Uso de metodologias ativas
  • Aula expositiva
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • Trabalho em grupo

Aulas e Sequências Didáticas

Para otimizar a aprendizagem e considerar o tempo disponível, o plano de aula foi estruturado em uma única aula de 60 minutos. A aula começa com uma breve introdução ao tema, seguida pela exibição dos vídeos culturais. Em seguida, os alunos são organizados em grupos para discutir as culturas exploradas e iniciar a criação dos cartazes. A última parte da aula é dedicada à apresentação dos cartazes e discussão final, que consolida o aprendizado e permite o compartilhamento de perspectivas e experiências entre os alunos. Essa estrutura possibilita uma abordagem dinâmica ao ensino dos conteúdos propostos, mantendo os alunos engajados durante todo o processo.

  • Aula 1: Introdução, exibição de vídeos, discussão em grupo e criação de cartazes.
  • Momento 1: Introdução ao tema (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula cumprimentando os alunos e explicando que vocês embarcarão em uma 'Jornada pelo Mundo'. Explique brevemente o que serão explorados: culturas, crenças e costumes de diferentes países. Utilize o quadro branco interativo para exibir um mapa-múndi, destacando os países que serão abordados. Oriente para que eles visualizem onde cada país está no globo.

    Momento 2: Exibição de Vídeos (Estimativa: 15 minutos)
    Prossiga com a exibição de vídeos curtos, previamente selecionados, que apresentam aspectos culturais e religiosos de 3 países diferentes. Promova uma breve introdução antes de cada vídeo para situar o contexto. É importante que os vídeos sejam cativantes e adequados à faixa etária. Peça que os alunos observem atentamente para depois discutirem em grupo.

    Momento 3: Discussão em Grupo (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e oriente para que cada grupo discuta o que mais chamou a atenção nos vídeos. Forneça perguntas norteadoras, como: 'Quais costumes vocês acharam mais interessantes?' e 'O que vocês aprenderam sobre as crenças desses países?'. Circule entre os grupos, incentivando os alunos mais tímidos a participarem e, caso necessário, reajustando o foco da conversa para garantir que todos compreendam as culturas apresentadas.

    Momento 4: Criação de Cartazes (Estimativa: 15 minutos)
    Instrua os grupos a elaborar cartazes com ilustrações e/ou palavras que representem os costumes e crenças discutidos anteriormente. Forneça os materiais necessários (cartolinas, lápis de cor, canetinhas, etc.) e estimule a criatividade. Avalie a participação ativa de cada aluno e a capacidade do grupo em colaborar para construir o cartaz. {@nNo final, peça aos grupos que apresentem brevemente os cartazes para a turma.

    Momento 5: Reflexão e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Conduza uma rodada de comentários individuais, perguntando sobre o que aprenderam e como se sentiram ao conhecer culturas diferentes. Pergunte como eles acham que podem respeitar e valorizar as diferenças culturais no dia a dia. Finalize destacando a importância da diversidade e da convivência harmoniosa.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Considere adaptar a exibição dos vídeos para alunos com necessidades visuais utilizando descrições mais detalhadas dos vídeos. Para alunos com dificuldades auditivas, tanto se os vídeos não tiverem, como se houver deficiência na capacidade audiovisual, forneça legendas ou transmita as informações principais por meio de histórias complementares. Incentive a participação de todos, dando atenção especial aos alunos que tenham mais dificuldade em se expressar. Crie um ambiente acolhedor onde todos se sintam à vontade para contribuir e respeitar os diferentes ritmos de aprendizagem. Lembre-se de que sua sensibilidade é essencial no processo de inclusão, valorizando as contribuições de cada aluno.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Jornada pelo Mundo: Crenças e Costumes' será realizada através de diversos métodos avaliativos para garantir a cobertura e equidade no processo de ensino-aprendizagem. O objetivo é verificar se os alunos compreendem a diversidade cultural e são capazes de refletir sobre este tópico com empatia e respeito. Os critérios de avaliação incluem a participação ativa dos alunos, a criatividade e o trabalho em equipe durante a criação dos cartazes, e a capacidade de comunicação na apresentação final. Um exemplo prático é a elaboração de um rubrica que detalhe como a colaboração em grupo e a originalidade serão mensuradas. Adicionalmente, a avaliação formativa ocorre através do feedback contínuo oferecido durante a atividade, enquanto a somativa será aplicada através de uma auto-avaliação, onde os estudantes refletem sobre o que aprenderam e como se sentiram durante a atividade. Esta abordagem inclusiva permite a adaptação aos diferentes estilos de aprendizagem, promovendo a autoestima dos alunos e incentivando a autorregulação.

  • Participação ativa dos alunos
  • Criatividade na elaboração dos cartazes
  • Capacidade de comunicação
  • Auto-avaliação reflexiva

Materiais e ferramentas:

Para garantir a eficácia da atividade 'Jornada pelo Mundo: Crenças e Costumes', foi planejado um conjunto diversificado de recursos, capazes de engajar os alunos e enriquecer a experiência de aprendizagem. Os vídeos curtos selecionados desempenham um papel fundamental, oferecendo visões culturais variadas e estimulando discussões reflexivas entre os alunos. Além disso, materiais artísticos como cartolinas, lápis de cor, canetinhas e colagens ajudam na expressão criativa durante a elaboração dos cartazes. A sala de aula será preparada de forma acolhedora e adaptável, permitindo que os alunos se sintam confortáveis para expressar suas ideias. Para facilitar a discussão e registro dos aprendizados, serão utilizados quadros brancos interativos quando disponíveis. Esses recursos desempenham um papel essencial na promoção de uma experiência educacional significativa e em conformidade com o Objetivo de Excelência de uso de métodos e recursos didáticos proporcionado neste plano.

  • Vídeos culturais
  • Materiais artísticos (cartolinas, lápis de cor, etc.)
  • Quadro branco interativo

Inclusão e acessibilidade

Querido professor, reconhecemos a complexidade de suas responsabilidades diárias, mas é crucial garantir que nossas atividades educacionais sejam acessíveis e inclusivas a todos os alunos. Embora não haja condições ou deficiências específicas presentes nesta turma, ainda podemos adotar estratégias que promovam um ambiente respeitoso e acolhedor. Por exemplo, ao apresentar os vídeos, é importante garantir que todos os alunos possam enxergar e ouvir claramente, talvez ajustando o volume ou a disposição dos assentos na sala. Durante a criação dos cartazes, proporcionar materiais variados e adaptáveis permitirá a cada aluno expressar sua visão da melhor forma possível e garantir que todos se sintam valorizados por suas contribuições. As atividades podem ser planejadas de maneira flexível para acomodar diversos estilos de aprendizagem, assegurando a participação efetiva de todos os alunos e promovendo interações inclusivas e colaborativas.

  • Garantir visibilidade e audição adequadas dos vídeos
  • Disponibilizar materiais variados e adaptáveis
  • Planejar atividades para acomodar diversos estilos de aprendizagem

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