Mapa dos Espaços de Convivência

Desenvolvida por: Julian… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Identidades e Alteridades

A atividade 'Mapa dos Espaços de Convivência' é projetada para alunos do 2º ano do Ensino Fundamental com o objetivo de explorar e representar os diferentes espaços que frequentam, como escola, casa, parque e biblioteca. Através do desenho de mapas em grupos, os alunos desenvolvem a noção de identidade e alteridade ao reconhecer e compartilhar suas experiências nesses ambientes. Durante 170 minutos, os alunos terão a oportunidade de trabalhar coletivamente, incentivar trocas de experiências, desenvolver habilidades de empatia e se familiarizar com o conceito de diversidade. Estas práticas são essenciais para a construção do seu entendimento sobre o mundo ao seu redor, além de promover um senso de comunidade e respeito às diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade estão focados em promover o reconhecimento e a valorização dos espaços de convivência, além de fomentar habilidades sociais e cognitivas através de um trabalho colaborativo. A atividade incentiva os alunos a perceberem as semelhanças e diferenças entre os ambientes frequentados, reforçando a construção de uma identidade coletiva e individual. É uma oportunidade de desenvolver habilidades de comunicação e interação social ao trabalhar em grupo, além de trazer uma compreensão geográfica básica ao representar esses espaços graficamente.

  • Reconhecer os diferentes espaços de convivência
  • Desenvolver habilidades de identificação e análise de ambientes
  • Promover a interação social e o trabalho em equipe
  • Estimular a consciência de identidade e diversidade

Habilidades Específicas BNCC

  • EF02ER01: Reconhecer os diferentes espaços de convivência.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade abrange a interpretação e representação de espaços físicos, a cooperação em ambientes escolares e a valorização dos diversos locais de interação social. Os alunos serão incentivados a mapear, comparar e descrever os espaços de seu cotidiano, o que inclui o desenvolvimento de uma consciência geográfica inicial e a prática de habilidades de comunicação ao apresentar seus projetos. Desta forma, a atividade propicia um aprendizado significativo sobre a diversidade de ambientes e a importância das diferentes culturas e interações sociais nesses espaços.

  • Interpretação de espaços físicos
  • Representação gráfica de ambientes
  • Valorização da diversidade cultural
  • Diferenças e semelhanças em espaços de convivência

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade envolve trabalho em grupo e atividades práticas de desenho e apresentação, proporcionando aos alunos uma experiência de aprendizado ativa e colaborativa. Esta abordagem facilita o desenvolvimento de competências sociais e comunicativas, bem como a autonomia e o protagonismo estudantil. Ao incentivá-los a compartilhar suas interpretações pessoais sobre os espaços de convivência, a atividade promove a construção de conhecimento de forma integrada e significativa.

  • Trabalho em grupo
  • Apresentação de projetos
  • Desenho e representação gráfica
  • Discussão e troca de experiências

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade consiste em uma aula de 170 minutos, onde os alunos serão divididos em grupos para criar e apresentar mapas de seus espaços de convivência. Essa estrutura permite que cada grupo tenha tempo adequado para discutir, planejar e executar sua representação gráfica, e posteriormente apresentar suas conclusões para a turma, incentivando a confiança e a capacidade de comunicação dos alunos.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e início do projeto de mapa
  • Momento 1: Introdução à Atividade (Estimativa: 30 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o que será feito na atividade 'Mapa dos Espaços de Convivência'. Forneça uma visão geral dos objetivos e do cronograma do projeto. Utilize exemplos simples de mapas que eles possam conhecer, como mapas de parques ou o layout da sala de aula, para conectar com o cotidiano deles. É importante que você esteja atento às perguntas e dúvidas, garantindo que todos compreendam a tarefa. Observe se todos estão engajados e dê espaço para que compartilhem suas próprias experiências iniciais sobre os espaços que frequentam.

    Momento 2: Formação de Grupos (Estimativa: 20 minutos)
    Divida a turma em grupos de 4 a 5 alunos, incentivando a diversidade de experiências e habilidades. É essencial que os grupos sejam heterogêneos para promover trocas ricas. Permita que os grupos discorram rapidamente sobre suas atividades preferidas em diferentes espaços, promovendo um momento inicial de engajamento. Ofereça auxílio caso haja dificuldades na formação dos grupos, mediando quaisquer conflitos ou dificuldades.

    Momento 3: Início do Projeto de Mapa (Estimativa: 90 minutos)
    Distribua os materiais, como papel pardo, lápis de cor e canetinhas. Oriente os alunos a iniciar a criação dos mapas com base nos espaços de convivência sugeridos, como escola, casa, parque e biblioteca. Incentive-os a discutir em grupo como cada um vê e utiliza esses espaços. É importante que acolha e valorize cada ideia proposta, promovendo a inclusão de todas as contribuições no mapa elaborado. Durante essa fase, observe o trabalho colaborativo dos grupos e ofereça feedbacks pontuais, estimulando melhorias e valorizações de ideias inovadoras. Utilize a observação direta para avaliar o engajamento e a participação dos alunos.

    Momento 4: Reflexão Coletiva (Estimativa: 30 minutos)
    Reúna os grupos para compartilhar brevemente suas criações e as experiências discutidas. Conduza uma reflexão coletiva sobre as descobertas e sentimentos ao explorarem esses espaços. Faça perguntas que estimulem a comparação entre diferentes experiências, ressaltando a diversidade. Permita o compartilhamento de aprendizagens pessoais e coletivas, promovendo um ambiente de respeito e interesse mútuo. Avalie a atividade através de registros anedóticos e incentive cada aluno a fazer uma autoavaliação sobre sua contribuição ao projeto e participação no grupo.

Avaliação

A avaliação da atividade será feita de forma continuada, com o professor observando e registrando o desenvolvimento dos alunos ao longo da atividade. Será dado valor tanto ao produto final — os mapas apresentados — quanto ao processo de criação e à interação entre os alunos. Métodos de avaliação incluirão observação direta, registros anedóticos e autoavaliação dos alunos. A autoavaliação promoverá a reflexão sobre suas contribuições e aprenderá lições sobre trabalho em grupo. Feedback construtivo será fornecido para apoiar o aprendizado contínuo e os alunos serão incentivados a refletir sobre suas experiências.

  • Observação direta
  • Registros anedóticos
  • Autoavaliação
  • Feedback formativo

Materiais e ferramentas:

Os materiais para essa atividade incluem papel pardo ou cartolina, lápis de cor, régua e outros materiais de desenho, essenciais para permitir que os alunos representem graficamente seus espaços de convivência. Adicionalmente, será necessário um espaço adequado para a execução e apresentação dos projetos, garantindo que todos os grupos tenham as condições necessárias para trabalhar confortavelmente. Esses recursos são fundamentais para proporcionar um ambiente de aprendizado dinâmico e interativo.

  • Papel pardo ou cartolina
  • Lápis de cor e canetinhas
  • Régua
  • Espaço adequado para apresentação

Inclusão e acessibilidade

Compreende-se a importância da inclusão e acessibilidade no ambiente educacional. Para esta atividade, sugere-se que o professor disponibilize materiais adaptativos, oriente-se na divisão de grupos de forma a garantir o envolvimento de todos e ajuste as orientações de acordo com as necessidades individuais. É essencial criar um ambiente onde todos se sintam seguros para expressar suas ideias. Adicionalmente, a aplicação de tecnologias simples, como tablets ou computadores para alunos que possam se beneficiar de recursos digitais, pode ser considerada para enriquecer ainda mais a experiência de aprendizagem.

  • Adaptação de materiais
  • Divisão inclusiva de grupos
  • Orientação individual
  • Uso de tecnologias assistivas simples

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