Desfile das Tradições

Desenvolvida por: Ivana … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Práticas Celebrativas Culturais e Religiosas

A atividade Desfile das Tradições visa proporcionar aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental uma oportunidade prática de conhecer e respeitar práticas celebrativas de diferentes culturas e religiões. Em grupos, os alunos escolherão uma cerimônia ou celebração religiosa de uma cultura diversa para pesquisar. Cada grupo será responsável por confeccionar trajes e acessórios típicos da celebração escolhida. O clímax da atividade será um desfile a ser realizado na sala de aula, onde os grupos compartilharão suas pesquisas, explicando a importância dos trajes e dos símbolos utilizados na cerimônia escolhida. Essa atividade busca desenvolver habilidades analíticas, sociais e motoras dos alunos, promovendo o respeito pela diversidade cultural e religiosa enquanto exercitam a criatividade e o trabalho em equipe. A atividade está desenhada para ser inclusiva, respeitando as necessidades de aprendizagem de alunos com TDAH, transtorno do espectro autista e deficiência intelectual.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade centram-se no desenvolvimento do respeito pela diversidade cultural e religiosa, valorizando as praticas celebrativas como expressões importantes de diferentes sociedades. A atividade visa também fortalecer a habilidade dos alunos em trabalhar em equipe, planejar e executar tarefas coletivamente, promovendo a empatia, o entendimento intercultural e habilidades de comunicação. Outrossim, ao confeccionar trajes e organizar um desfile, os alunos exercitam a coordenação motora fina, a criatividade e o pensamento crítico ao contextualizar os símbolos religiosos e culturais estudados.

  • Desenvolver respeito e reconhecimento pela diversidade cultural e religiosa.
  • Fortalecer habilidades de trabalho em equipe e comunicação.
  • Exercitar criatividade e coordenação motora através da confecção de trajes.
  • Promover entendimento intercultural e empatia.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER03: Identificar e respeitar práticas celebrativas (cerimônias, orações, festividades, peregrinações, entre outras) de diferentes tradições religiosas.
  • EF03ER04: Caracterizar as práticas celebrativas como parte integrante do conjunto das manifestações religiosas de diferentes culturas e sociedades.
  • EF03ER05: Reconhecer as indumentárias (roupas, acessórios, símbolos, pinturas corporais) utilizadas em diferentes manifestações e tradições religiosas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático gira em torno da exploração das práticas celebrativas e suas indumentárias dentro de contextos culturais e religiosos diversos. A atividade permite que os alunos conheçam, identifiquem e respeitem diferentes tradições religiosas, explorando a simbologia por trás de cada celebração proposta. Durante a pesquisa e o desfile, os alunos terão a oportunidade de apresentar e discutir atos simbólicos, significados culturais e sociais das tradições estudadas, fortalecendo a aprendizagem interdisciplinar. Isso incentiva uma visão mais ampla e sensível sobre a religiosidade e cultura global, preparando-os para uma convivência pacífica e respeitosa com as diferenças.

  • Exploração de práticas celebrativas culturais e religiosas.
  • Análise de indumentárias e simbolismos.
  • Discussão sobre diversidade cultural e religiosa.

Metodologia

Esta atividade aplicará metodologias ativas centradas na Aprendizagem Baseada em Projetos, desafiando os alunos a criar produtos tangíveis a partir de suas pesquisas e interpretações culturais. A metodologia 'Mão-na-massa' será crucial para que os alunos possam explorar suas competências artísticas e criativas enquanto confeccionam trajes que representam as tradições escolhidas. Ao trabalharem em grupos, os alunos aprendem a colaborar e tomar decisões coletivas, habilidades fundamentais para o sucesso de projetos futuros. Além disso, o professor atuará como facilitador, orientando e estimulando os grupos a focarem nos objetivos de aprendizagem, ajustando a dinâmica de grupos conforme necessário para incluir todos os alunos nas atividades.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos.
  • Atividade Mão-na-massa.
  • Trabalho em equipe colaborativo.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade será dividido em uma aula de 50 minutos, buscando otimizar o tempo para que todas as etapas necessárias ocorram de forma eficaz. Na primeira parte da aula, os alunos serão divididos em grupos e orientados a escolher uma celebração ou cerimônia religiosa para pesquisa. Com a definição da escolha, passam para a etapa prática, onde criam os trajes e acessórios típicos da celebração em discussão. O professor deve gerenciar o tempo cuidadosamente para garantir que todos os grupos tenham a oportunidade de apresentar e explicar seus trabalhos criativos e pesquisas durante o desfile. O tempo limitado impõe foco e organização entre os alunos, maximizando o aprendizado.

  • Aula 1: Introdução do projeto, divisão em grupos, escolha da celebração e início da confecção dos trajes.
  • Momento 1: Introdução ao Projeto e Objetivos (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade Desfile das Tradições, explicando brevemente o propósito do projeto e os objetivos de aprendizagem relacionados ao respeito e reconhecimento pela diversidade cultural e religiosa. Utilize recursos audiovisuais, como vídeos curtos que apresentem diferentes práticas culturais e religiosas, para despertar o interesse dos alunos. É importante que os alunos compreendam a relevância da atividade. Pergunte questões estimulantes para avaliar a compreensão inicial dos alunos.

    Momento 2: Divisão em Grupos e Escolha das Celebrações (Estimativa: 15 minutos)
    Divida a turma em grupos de acordo com afinidades ou complementaridades das habilidades. Oriente os grupos a discutir e escolher uma celebração ou prática cultural/religiosa para investigar. Forneça um tempo definido para que revisem materiais disponíveis, como livros e acesso à internet, para ajudarem na escolha. Pergunte individualmente sobre as motivações das escolhas dos grupos. Após configuração dos grupos, faça uma checagem geral para garantir que todos tenham compreendido suas tarefas.

    Momento 3: Planejamento e Início da Confecção dos Trajes (Estimativa: 25 minutos)
    Oriente os alunos a planejar as tarefas necessárias para a confecção dos trajes e acessórios. Incentive-os a distribuírem funções dentro do grupo, considerando as habilidades de cada um. Distribua os materiais de artesanato e comece a confecção dos trajes. Circulando pela sala, ofereça apoio e sugestões de onde encontrar mais informações ou como melhorar as técnicas de confecção. Avalie a participação e o envolvimento de cada aluno, observando se estão colaborando de maneira eficaz.

  • Aula 2: Finalização dos trajes e preparação do desfile.
  • Momento 1: Revisão e Ajustes Finais dos Trajes (Estimativa: 15 minutos)
    Oriente os alunos a revisar o trabalho realizado até então. Peça para que os grupos observem os trajes e acessórios já confeccionados, verificando se há necessidade de ajustes ou finalizações. Circule pela sala para oferecer apoio, sugestões de melhorias e motivação. É importante que todos os membros do grupo participem ativamente, garantindo que cada aluno tenha a oportunidade de contribuir. Avalie se os alunos estão cooperando eficazmente e se compreendem as características principais dos trajes que estão confeccionando.

    Momento 2: Ensaios e Preparação para o Desfile (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente os alunos a se prepararem para o desfile. Cada grupo deve ensaiar a apresentação, definindo quem explicará as características e a importância dos trajes da celebração escolhida. Auxilie na organização do tempo de fala e na ordem do desfile. Aproveite para discutir com os alunos os pontos principais que devem ser abordados durante a apresentação, como motivo da escolha da celebração e as especificidades dos trajes. Incentive a prática de habilidades oratórias e observe se estão expressando clareza e segurança.

    Momento 3: Discussão sobre o Processo Criativo e Dificuldades (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma roda de conversa onde os alunos compartilham seus processos criativos, dificuldades enfrentadas e soluções encontradas durante a atividade. Incentive-os a falar sobre como foi trabalhar em equipe e o que aprenderam sobre as diferentes celebrações culturais e religiosas. Permita que eles façam perguntas uns aos outros e reflitam sobre a experiência como um todo. Avalie o envolvimento e o interesse dos alunos pela atividade, verificando se conseguem articular suas ideias de forma coerente.

  • Aula 3: Desfile na sala de aula com apresentações dos grupos.
  • Momento 1: Preparação e Organização para o Desfile (Estimativa: 10 minutos)
    Organize a sala para o desfile, garantindo que haja um espaço claro para a apresentação. Oriente os alunos para posicionarem-se conforme a ordem de apresentação acordada anteriormente. Verifique se todos os grupos têm seus trajes completos e confirmem quem será o porta-voz da equipe. Incentive um ambiente acolhedor e respeitoso, frisando a importância da empatia e atenção ao que cada grupo irá compartilhar. Ajuste o cronograma, se necessário, para permitir que todos participem.

    Momento 2: Apresentações dos Grupos (Estimativa: 30 minutos)
    Convide cada grupo a fazer sua apresentação. Durante a apresentação, observe e avalie a clareza da comunicação, a confiança dos alunos ao falar, e o entendimento que eles demonstram sobre a celebração escolhida. É importante que cada aluno participe de alguma maneira, seja apresentando ou apoiando seus colegas. Reforce a importância da criatividade e do esforço colocado na confecção dos trajes e acessórios. Faça intervenções para esclarecer pontos ou para oferecer feedback positivo.

    Momento 3: Reflexão Final e Feedback Coletivo (Estimativa: 10 minutos)
    Após todas as apresentações, reúna os alunos para uma roda de conversa. Estimule uma discussão sobre o que aprenderam sobre as diferentes culturas e celebrações. Inclua perguntas que levem os alunos a refletirem sobre suas impressões e sensações durante o desfile. Solicite que expressem opiniões sobre o trabalho em equipe e como as atividades puderam ensinar sobre respeito e diversidade. Dê um retorno geral sobre o evento destacando pontos positivos e sugerindo melhorias para futuras atividades.

Avaliação

A avaliação será baseada em múltiplos critérios que contemplam a diversidade de habilidades desenvolvidas na atividade. As principais abordagens de avaliação serão: Avaliação Formativa, observando o envolvimento e a colaboração dos alunos durante a execução das tarefas, incentivando um feedback contínuo; Avaliação Somativa, pela apresentação final e qualidade das pesquisas e dos trajes confeccionados, promovendo uma autoavaliação reflexiva dos alunos sobre o seu próprio desempenho; Avaliação por Rubrica, onde o professor utiliza critérios claros e compartilhados para mensurar aspectos como pesquisa, criatividade e cooperação entre os colegas. Cada metodologia de avaliação leva em consideração as necessidades específicas dos alunos com TDAH, TEA e deficiência intelectual, permitindo adaptações individualizadas que garantam a equidade no processo avaliativo.

  • Avaliação Formativa: observação e feedback contínuo durante as atividades.
  • Avaliação Somativa: apresentação final e qualidade dos trabalhos.
  • Avaliação por Rubrica: critérios claros para pesquisa, criatividade e cooperação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização efetiva da atividade incluem materiais acessíveis e que incentivem a criatividade e o aprendizado prático dos alunos. Desde papelões, tintas e tecidos para a confecção dos trajes, até recursos audiovisuais para auxiliar na pesquisa das cerimônias e celebrações, assegurando uma experiência rica e envolvente. Recursos digitais como vídeos e apresentações interativas podem ser utilizados para explorar a diversidade cultural de forma mais ampla. Todos os alunos, independentemente das suas diferentes necessidades, deverão ter acesso a esses materiais de forma adaptada e segura, reforçando a importância de oferecer múltiplos modos de interação e expressão criativa.

  • Materiais de artesanato (papéis, tintas, tecidos).
  • Recursos audiovisuais e digitais.
  • Acesso a bibliotecas online para pesquisas.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos dos desafios diários enfrentados pelos professores e buscamos apoiar oferecendo estratégias para inclusão e acessibilidade viáveis e eficazes. Para alunos com TDAH, recomenda-se o uso de listas de verificação para manter foco e organização, permitindo pausas curtas para manter a concentração. Para alunos com TEA, fornecer rotina visual e instruções claras ajudará na adaptação da atividade. Já para os alunos com deficiência intelectual, diretrizes passo a passo devem ser dadas, com maior supervisão e suporte na realização das tarefas. Estratégias de comunicação devem incluir o uso de imagens e texto simplificado, aliados a ações práticas. O ambiente deve ser organizado, claro e acessível, para promover uma interação positiva entre todos os alunos e oferecer oportunidades de aprendizado colaborativo e inclusivo.

  • TDAH: Uso de listas de verificação e pausas estruturadas.
  • TEA: Rotina visual e instruções claras.
  • Deficiência Intelectual: Diretrizes passo a passo e supervisão adicional.
  • Comunicação inclusiva: Imagens e texto simplificado.
  • Ambiente acessível e organizado.

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