Exploradores de Templos

Desenvolvida por: Geis (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Manifestações Religiosas

Os alunos irão criar maquetes de diferentes templos religiosos utilizando materiais diversos como papel, cola e tesoura. Nesta atividade mão-na-massa, eles aprenderão sobre as características arquitetônicas de cada templo e suas funções sociais. Na segunda aula, os alunos participarão de uma roda de debate, onde cada grupo apresentará sua maquete e discutirá sobre as práticas celebrativas realizadas em cada espaço religioso, respeitando as diferenças culturais e sociais.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem deste plano de aula são criar um ambiente onde os alunos possam explorar e compreender a diversidade das manifestações religiosas através de um projeto prático de construção de maquetes. Este exercício visa incentivar o pensamento crítico sobre como diferentes culturas celebram suas tradições religiosas, enquanto também promove habilidades de construção colaborativa e debate respeitoso. A atividade serve para ampliar o conhecimento dos alunos sobre a arquitetura religiosa e suas funções sociais, beneficiando sua compreensão e respeito por várias culturas.

  • Compreender a diversidade das manifestações religiosas através de construções arquitetônicas.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe ao construir maquetes.
  • Exercitar habilidades de debate e apresentação ao discutir sobre os templos religiosos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF03ER02: Caracterizar os espaços e territórios religiosos como locais de realização das práticas celebrativas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade está centrado na investigação das manifestações religiosas através de sua arquitetura, envolvendo os alunos em um projeto prático que une a aprendizagem de características culturais e sociais. Os alunos serão expostos a conceitos sobre diversidade cultural e práticas religiosas, desenvolvendo um entendimento mais profundo sobre os aspectos sociais dos templos. Este conteúdo está alinhado aos objetivos de promover uma educação ampla e inclusiva, que incentive o respeito mútuo e o reconhecimento das diferenças.

  • Exploração das características arquitetônicas dos templos religiosos.
  • Discussão sobre as funções sociais e comunitárias dos espaços religiosos.
  • Desenvolvimento do respeito e reconhecimento pela diversidade cultural e religiosa.

Metodologia

As metodologias aplicadas neste plano de aula utilizam abordagens práticas e interativas, priorizando o envolvimento ativo dos alunos através do uso de metodologias ativas como a realização de atividades mão-na-massa e rodas de debate. Esta abordagem permite uma aplicação prática dos conhecimentos, estimulando o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de habilidades de apresentação e argumentação. Trabalhar em grupos colabora para o desenvolvimento de habilidades sociais, enquanto os debates encorajam uma análise crítica e respeito pelas diversas perspectivas culturais.

  • Atividades mão-na-massa para construção de maquetes.
  • Rodas de debate e apresentação entre grupos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma das atividades está estruturado para ocorrer em duas aulas de 60 minutos cada, acomodando um tempo razoável para desenvolvimento das tarefas propostas e culminando em um debate produtivo. A primeira aula será dedicada à construção das maquetes, permitindo aos alunos explorar diferentes materiais e técnicas enquanto trabalham em equipe. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas maquetes em uma roda de debate, discutindo as práticas celebrativas em cada templo e promovendo o respeito pela diversidade cultural.

  • Aula 1: Construção de maquetes de templos religiosos.
  • Momento 1: Introdução e Preparação (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula explicando brevemente o que são templos religiosos e suas características arquitetônicas. Explique que cada grupo irá criar uma maquete representando um templo específico. Distribua os materiais (papel, cola, tesoura e materiais recicláveis) para cada grupo. É importante que os alunos entendam o objetivo de representar as características dos templos e as diferenças entre as religiões.

    Momento 2: Planejamento da Maquete (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a discussão dentro dos grupos sobre qual templo irão representar e desenhe um esboço do que irão construir. Permita que os alunos expressem suas ideias e discutam as melhores formas de representar o templo escolhido. É importante que todos participem e que as decisões sejam tomadas em conjunto. Observe se todos os alunos estão engajados na atividade e intervenha caso algum aluno fique de fora.

    Momento 3: Construção da Maquete (Estimativa: 30 minutos)
    Oriente os alunos a começar a construção da maquete de acordo com o planejamento prévio. É importante que os papéis estejam bem definidos, como corte, montagem e colagem. Incentive o trabalho em equipe e a colaboração. Fique atento para ajudar em desafios técnicos e para garantir que todos estejam participando ativamente. Avalie a organização, cooperação e solução de problemas dentro do grupo.

    Momento 4: Finalização e Limpeza (Estimativa: 10 minutos)
    Peça aos alunos que finalizem suas maquetes e façam uma limpeza do espaço de trabalho, recolhendo sobras de materiais e guardando os instrumentos utilizados. Permita que cada grupo observe as maquetes dos outros e apresente brevemente uma característica principal do seu templo. Reforce a importância do respeito e da valorização das diferentes manifestações religiosas. Avalie a organização do grupo e o respeito ao finalizar a atividade.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições ou deficiências específicas, enfatize a importância de adaptar o ritmo conforme necessário, assegurando que todos possam acompanhar o grupo. Crie oportunidades para que alunos mais tímidos se sintam à vontade para participar. Dê um suporte mais próximo, quando necessário, para aqueles que tiverem dificuldades durante a atividade, promovendo suas habilidades e confiança.

  • Aula 2: Apresentação das maquetes e roda de debate.
  • Momento 1: Preparação para as Apresentações (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula revisando os conceitos aprendidos na aula anterior sobre templos religiosos e o objetivo das maquetes. Enfatize a importância do respeito e da escuta ativa durante as apresentações. Organize a sala de forma que todos possam ver e ouvir as apresentações. Distribua as responsabilidades dentro dos grupos, como quem irá falar e quem ficará responsável por segurar ou apontar a maquete.

    Momento 2: Apresentação das Maquetes (Estimativa: 30 minutos)
    Cada grupo deve apresentar sua maquete durante aproximadamente 5 minutos. Oriente os alunos a explicar as principais características do templo representado, destacando características arquitetônicas e funções sociais. Observe se as apresentações estão sendo claras e incentivem os alunos a fazer perguntas relevantes e respeitosas após cada apresentação para promover maior entendimento e respeito pelas diferentes manifestações religiosas. Avalie a clareza das exposições, a habilidade de argumentação e a escuta ativa dos outros alunos.

    Momento 3: Roda de Debate e Reflexão (Estimativa: 15 minutos)
    Conduza uma roda de debate em que os alunos discutem o que aprenderam com as apresentações. Motive os alunos a refletirem sobre as diferenças e semelhanças entre os templos e práticas religiosas apresentadas. Lembre os alunos da importância de respeitar opiniões diversas e que todos têm o direito de expressar sua visão. Inclua algumas questões norteadoras, como: “O que foi mais surpreendente?”, “Qual a maior semelhança entre os templos?” e “Como podemos respeitar a diversidade religiosa no nosso cotidiano?”. Avalie a habilidade dos alunos de compartilhar suas ideias com clareza e respeito.

    Momento 4: Avaliação e Encerramento (Estimativa: 5 minutos)
    Conclua a aula fazendo um fechamento do que foi discutido e aprendido. Peça para que cada grupo ou aluno destaque o que achou mais interessante ou importante na atividade. Informe aos alunos que o respeito à diversidade é um aprendizado contínuo e que eles podem contribuir ativamente para isso. Agradeça a participação de todos e informe sobre atividades futuras. Avalie o envolvimento durante toda a atividade e a capacidade de expressar conclusões pessoais.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Como não há alunos com condições ou deficiências específicas, é importante criar um ambiente onde todos os alunos se sintam à vontade para participar das apresentações e debates. Garanta que as apresentações sejam realizadas de forma que todos consigam ouvir e ver claramente. Considere ajustar o ritmo dos debates conforme necessário para que todos possam acompanhar e participar confortavelmente. Se perceber que algum aluno está relutante em participar, incentive-o gentilmente e ofereça apoio adicional se necessário. Destaque que todas as contribuições são valiosas e importantes para o sucesso coletivo da aprendizagem.

Avaliação

A avaliação da atividade será de natureza formativa e somativa. O objetivo principal da avaliação é assegurar que os alunos alcançaram os objetivos de aprendizagem estabelecidos, acompanhando sua compreensão e participação. A avaliação formativa será realizada durante a construção das maquetes, observando o trabalho em equipe e a aplicação dos conceitos discutidos. Critérios de avaliação incluirão criatividade, colaboração e precisão na representação arquitetônica. Exemplos práticos incluem a observação do processo de construção e do envolvimento no debate.

  • Observação de trabalho em equipe e participação ativa durante a construção das maquetes.
  • Análise de apresentação e participação durante o debate sobre os templos religiosos.

Materiais e ferramentas:

Os materiais e recursos necessários para esta atividade incluem itens básicos de artesanato, como papel, cola, tesoura e materiais recicláveis. Esses recursos são acessíveis e permitem que os alunos sejam criativos sem onerar o orçamento escolar. Além disso, livros e recursos educacionais sobre arquitetura religiosa podem enriquecer o processo de aprendizagem.

  • Papel, cola, tesoura e materiais recicláveis para construção de maquetes.
  • Livros sobre arquitetura e diversidade religiosa.

Inclusão e acessibilidade

Entendemos que o papel do professor é desafiador, especialmente quando se trata de inclusão e acessibilidade. Mesmo em uma turma sem necessidades específicas listadas, é importante estar atento às diversas formas de engajamento e participação. As estratégias devem incluir adaptar o ritmo das atividades conforme necessário, garantir que todos os alunos se sintam integrados e possam contribuir de maneira significativa. Caso algum sinal de necessidade especial surja durante a atividade, recomenda-se contatar a coordenação pedagógica para suporte adicional.

  • Adaptação do ritmo das atividades para diferentes estilos de aprendizagem.
  • Promoção de um ambiente de respeito e valorização da diversidade durante os debates.

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