Exploradores do Olimpo

Desenvolvida por: Cláudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Divindades Gregas

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental participarão de uma atividade envolvendo o estudo das divindades gregas, visando a interligação entre mitologia e aspectos culturais. Nesta atividade, intitulada 'Exploradores do Olimpo', os alunos serão divididos em pequenos grupos, cada um deles responsável por investigar uma divindade grega específica. Espera-se que cada grupo explore e destaque características essenciais, símbolos reconhecíveis e as histórias mais conhecidas de sua divindade designada. Ao final da pesquisa, os grupos apresentarão suas descobertas para o restante da turma, proporcionando um intercâmbio de conhecimentos e permitindo que os alunos desenvolvam habilidades de pesquisa e apresentação. Este tipo de atividade visa não apenas fornecer conhecimentos sobre mitologias antigas, mas também desenvolver competências de colaboração e comunicação, fundamentais para o perfil educacional do estudante desta faixa etária.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade focam em promover a pesquisa autônoma e colaborativa, ao mesmo tempo em que estimulam o interesse por culturas antigas e o pensamento crítico. Os alunos desenvolverão habilidades de investigação, colaboração, comunicação e apresentação, alinhadas aos desafios sociais e cognitivos adequados para o desenvolvimento na faixa etária do 4º ano do Ensino Fundamental. Com essa atividade, busca-se incentivar a curiosidade dos estudantes sobre mitologia e permitir que eles se familiarizem com métodos de pesquisa básica, além de se expressarem com clareza ao apresentarem suas descobertas aos colegas.

  • Realizar pesquisas em grupo sobre diferentes divindades gregas.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e apresentação.
  • Fomentar o interesse por culturas e mitologias antigas.
  • Estimular o trabalho colaborativo e a troca de ideias.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04HI03: Identificar as características marcantes das principais divindades de culturas da Antiguidade e suas narrativas mitológicas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange o estudo das divindades gregas, suas características, histórias e simbolismo cultural, inserindo esses elementos no contexto do ensino religioso. Através da pesquisa sobre estas figuras míticas, os alunos terão uma oportunidade de explorar como as histórias dessas divindades refletem valores, crenças e modos de vida das antigas civilizações gregas. Este aprendizado se propõe não apenas a informar, mas também a proporcionar uma compreensão crítica e contextualizada das narrativas religiosas e sua influência cultural histórica, promovendo a curiosidade intelectual e a empatia cultural entre os alunos.

  • Estudo das divindades gregas principais.
  • Investigação das narrativas mitológicas associadas.
  • Análise do simbolismo cultural e histórico.

Metodologia

A metodologia adotada nesta atividade privilegia o ensino colaborativo através de trabalhos em grupo, onde os alunos são convidados a pesquisar, discutir e apresentar suas conclusões acerca das divindades gregas. Esta abordagem visa promover a aprendizagem ativa, na qual os alunos atuam como protagonistas de seu processo educativo. Incentiva-se o uso de fontes diversas, como livros de histórias, enciclopédias infantis e recursos digitais adequados. As apresentações finais e os debates em sala de aula permitem que os estudantes pratiquem suas habilidades de comunicação e argumentação, essenciais para o seu desenvolvimento integral.

  • Trabalho em grupo para fomentar colaboração.
  • Pesquisa em recursos diversos e apropriados.
  • Apresentações e debates em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade prevê a sua realização em uma única aula de 60 minutos, desenhada para garantir que ocorra de modo eficiente e envolvente. O tempo será dividido em etapas: início com uma breve introdução ao tema e objetivos (10 minutos), seguida pela formação de grupos e distribuição das divindades para pesquisa (10 minutos). A pesquisa e discussão em grupos ocuparão a maior parte da aula (30 minutos), e os 10 minutos finais serão destinados à apresentação dos temas e síntese do aprendizado compartilhado. Mesmo sendo um projeto de curta duração, a estruturação cuidadosa das atividades garante a profundidade e a clareza necessárias para o alcance dos objetivos educacionais.

  • Aula 1: Introdução ao tema, formação de grupos, pesquisa e apresentações.
  • Momento 1: Introdução ao Tema e Formação de Grupos (Estimativa: 10 minutos)
    Comece a aula apresentando o tema 'Exploradores do Olimpo'. Explique brevemente o objetivo da atividade, que é investigar as divindades gregas e suas histórias. Divida a turma em grupos pequenos, assegurando diversidade entre os membros. Oriente que cada grupo será responsável por uma divindade. É importante que você explique a dinâmica do trabalho em grupo e as expectativas quanto à pesquisa e apresentações.

    Momento 2: Pesquisa Guiada sobre Divindades Gregas (Estimativa: 25 minutos)
    Permita que os alunos utilizem livros, enciclopédias infantis e recursos digitais, sob sua supervisão, para iniciar a pesquisa sobre sua divindade. Circule pela sala para oferecer suporte, respondendo a dúvidas e incentivando a colaboração. Observe se os grupos estão dividindo as tarefas de forma equitativa e intervenha, se necessário. Incentive a curiosidade e a troca de informações entre os grupos.

    Momento 3: Preparação para Apresentações (Estimativa: 15 minutos)
    Depois da pesquisa, os grupos devem organizar as informações coletadas e planejar suas apresentações. Disponibilize materiais de papelaria e oriente cada grupo a destacar aspectos essenciais, como características, símbolos e histórias famosas de suas divindades. É importante que você forneça dicas sobre como se comunicar de forma clara e cativante durante as apresentações.

    Momento 4: Apresentações Iniciais e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Convide os grupos a começarem suas apresentações. Cada grupo terá um breve período para apresentar suas descobertas para a turma. Após cada apresentação, reserve um minuto para feedback rápido, elogiando pontos fortes e sugerindo melhorias. Avalie as apresentações quanto à clareza e organização do conteúdo. Utilize uma checklist para registrar a participação e cooperação dos alunos.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Ainda que não tenhamos alunos com necessidades específicas, é crucial manter um ambiente inclusivo e acessível. Dê atenção às diferentes formas de expressão dos alunos, permitindo que utilizem cartazes, desenhos ou textos curtos para apresentar suas ideias. Estimule a cooperação, incentivando alunos mais confiantes a ajudar aqueles que podem ter dificuldades na comunicação. Durante a pesquisa, garanta que recursos estejam acessíveis, explicando novamente quaisquer instruções que não tenham sido compreendidas. Valorize a diversidade de vozes durante os feedbacks, assegurando que todos tenham a chance de contribuírem.

Avaliação

O processo de avaliação para esta atividade se concentra em métodos formativos, com feedback contínuo. O professor observará a dinâmica do grupo e a participação dos alunos, acompanhando seu envolvimento e cooperação durante a pesquisa. Também serão avaliadas a qualidade do conteúdo apresentado, clareza e organização das apresentações. Os critérios visam encorajar a reflexão crítica sobre o processo de aprendizado e o conteúdo adquirido. Exemplos de aplicação incluem o uso de um checklist para observar habilidades sociais durante a pesquisa e a realização de uma autoavaliação pelos alunos sobre suas contribuições para o grupo.

  • Observação da dinâmica de grupo e participação.
  • Avaliação da qualidade e clareza das apresentações.
  • Uso de checklist para habilidades sociais.
  • Autoavaliação do aluno.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade 'Exploradores do Olimpo' incluem materiais acessíveis e adequados para a idade, como livros ilustrados sobre mitologia grega, enciclopédias infantis, além de acesso controlado a recursos digitais para pesquisas adicionais. O uso de materiais audiovisuais complementares, como vídeos curtos sobre divindades, pode enriquecer o processo de aprendizagem e tornar o tema mais tangível. Além desses materiais, papel, canetas e cartolinas poderão ser disponibilizados para que os alunos registrem suas descobertas e preparem as apresentações, promovendo um ambiente educativo enriquecedor e interativo.

  • Livros e enciclopédias infantis.
  • Recursos digitais com supervisão.
  • Materiais de papelaria para apresentações.

Inclusão e acessibilidade

Compreendemos os desafios do dia a dia dos professores e, por isso, elaboramos estratégias práticas e acessíveis para garantir a inclusão de todos os alunos. Embora esta turma não possua nenhuma condição ou deficiência específica, as atividades foram desenhadas para assegurar que todos os alunos tenham a oportunidade de participar ativamente. As instruções serão claras e visualmente acessíveis, utilizando uma linguagem adaptada à faixa etária. A diversificação dos meios de apresentação ajuda a contemplar diferentes formas de aprendizagem, e o ambiente físico da sala será organizado para facilitar interações desobstruídas e um fluxo de trabalho inclusivo, beneficiando a todos.

  • Instruções claras e acessíveis.
  • Diversificação dos meios de apresentação.
  • Organização do ambiente físico da sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo