Descobrindo as Crenças pelo Mundo

Desenvolvida por: Gislai… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ensino Religioso
Temática: Crenças religiosas e filosofias de vida

Nesta atividade intitulada 'Descobrindo as Crenças pelo Mundo', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de explorar a diversidade religiosa global através da pesquisa e compartilhamento de diferentes crenças. A atividade consiste em dividir a turma em duplas para que cada uma possa investigar uma religião específica, como Cristianismo, Budismo ou Hinduísmo, utilizando computadores e a internet. O principal objetivo é que os alunos identifiquem e compreendam os principais ensinamentos, celebrações e símbolos de cada religião escolhida. O desenvolvimento dessa atividade permitirá que os alunos elaborem um entendimento mais amplo sobre a diversidade cultural e religiosa, submetendo suas descobertas a uma apresentação prática para toda a classe. Esse compartilhamento promoverá a discussão e o respeito pela diversidade, facilitando uma apreciação pela interculturalidade e enriquecendo o entendimento das filosofias de vida de outros povos. Além disso, a atividade visa desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe, ao incentivar a colaboração entre os alunos. O objetivo final é fomentar uma visão mais empática e crítica sobre a realidade multicultural que os cerca, alinhando-se aos propósitos educacionais de respeito e inclusão das diferenças.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem da atividade incluem a compreensão e valorização das diversas crenças religiosas ao redor do mundo, o desenvolvimento do pensamento crítico e a capacidade de articular ideias por meio de apresentações orais. Os estudantes serão encorajados a utilizar suas habilidades de pesquisa para gather informações relevantes e apresentá-las de forma coesa à turma. Este domínio cognitivo se alinha com a capacidade de resolver problemas e comunicar suas ideias de maneira eficaz. A atividade também visa melhorar a compreensão dos alunos sobre como as diferentes religiões se relacionam com questões sociais e morais no contexto global. Dessa forma, os conteúdos propostos estimulam uma educação integral, desenvolvendo não apenas aspectos acadêmicos, mas também sociais e emocionais entre os estudantes.

  • Compreender e valorizar a diversidade religiosa mundial.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e pensamento crítico.
  • Articular ideias através de apresentações orais eficazes.
  • Relacionar elementos religiosos com questões sociais e morais.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06ER06: Identificar, em fontes diversas, como as cosmovisões, crenças e filosofias de vida influenciam o modo de viver das pessoas em diversas culturas.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade se estrutura em torno da exploração de diferentes sistemas religiosos, seus ensinamentos, ritos e símbolos. Isso inclui o estudo das festividades mais significativas de cada crença, os princípios éticos subjacentes e a influência dessas tradições na vida cotidiana dos povos que as praticam. A ênfase será dada à capacidade de os alunos relacionarem a informação adquirida com questões práticas do mundo atual, compreendendo as implicações sociais, culturais e espirituais das religiões. A atividade permitirá uma reflexão contextualizada sobre como as crenças religiosas influenciam o comportamento social e processos históricos. Ademais, os alunos serão estimulados a refletir sobre a interculturalidade e a importância da aceitação e respeito mútuo em sociedades globalizadas.

  • Estudo de diferentes religiões e suas características principais.
  • Exploração de símbolos e celebrações religiosas.
  • Análise de festividades e seus significados.
  • Reflexão sobre a influência social das religiões.

Metodologia

A metodologia desta atividade combina a pesquisa ativa com práticas colaborativas, onde os alunos são incentivados a assumir um papel protagonista em seu processo de aprendizagem. Explorando fontes variadas, os estudantes usarão competências digitais para recolher, analisar e compartilhar informações. A abordagem colaborativa estimula o debate e a troca de opiniões, reforçando habilidades sociais importantes como o respeito e a empatia. Ao pesquisarem sobre diferentes crenças religiosas, os alunos poderão desenvolver sua capacidade de pensar criticamente, questionar preconceitos e valorizar a diversidade cultural. A utilização de recursos tecnológicos enriquece o processo educativo, permitindo uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, alinhada com as competências da BNCC.

  • Metodologia de pesquisa ativa e colaborativa.
  • Uso de competências digitais para coleta e análise de dados.
  • Estimulação de debates e trocas de opiniões.
  • Fomento do pensamento crítico e valorização da diversidade.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será conduzida em uma aula de 60 minutos, onde os alunos iniciarão compreendendo os objetivos propostos e formando as duplas de pesquisa. Os primeiros 20 minutos serão dedicados à definição das religiões que serão investigadas e ao planejamento de como cada dupla vai abordar a pesquisa e apresentação. Nos 30 minutos seguintes, as duplas conduzirão sua pesquisa, utilizando computadores e materiais disponíveis. A aula será finalizada com 10 minutos de discussão em grupo, onde compartilharão brevemente seus achados e reflexões, preparando-se para uma apresentação detalhada em uma próxima ocasião. Este cronograma prevê participação ativa dos alunos e promoção da autonomia na construção do conhecimento.

  • Aula 1: Introdução à atividade e formação de duplas, planejamento inicial e pesquisa sobre as religiões selecionadas. Discussão em grupo sobre achados preliminares.
  • Momento 1: Introdução à Atividade e Formação de Duplas (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula apresentando a atividade chamada 'Descobrindo as Crenças pelo Mundo'. Explique o objetivo principal de explorar a diversidade religiosa global e diga aos alunos que trabalharão em duplas. Permita que os próprios alunos escolham seus pares, incentivando mix de diferentes habilidades entre eles. Explique que cada dupla escolherá uma religião para pesquisar. Observe se todos compreendem o objetivo e o processo.

    Momento 2: Planejamento Inicial (Estimativa: 15 minutos)
    Peça que cada dupla escolha uma religião para pesquisar. Ofereça uma lista de sugestões como Cristianismo, Budismo e Hinduísmo, mas deixe espaço para outros interesses. Oriente os alunos a planejar suas pesquisas, discutindo sobre o que investigar: ensinamentos, celebrações e símbolos. Ensine como utilizar palavras-chave para busca online e como selecionar fontes confiáveis. É importante que as duplas compartilhem com você suas escolhas para evitar duplicidade de temas.

    Momento 3: Pesquisa sobre as Religiões Selecionadas (Estimativa: 20 minutos)
    Oriente as duplas a utilizarem os computadores com acesso à internet para iniciar suas pesquisas. Circule pela sala para ajudar grupo por grupo, fornecendo apoio técnico e fazendo perguntas para guiar a investigação: 'Que símbolo dessa religião foi mais surpreendente para vocês?' ou 'Como é comemorada uma das principais festividades dessa religião?'. Observe se os alunos estão integrando as informações corretamente e se precisam de mais direcionamento ou recursos.

    Momento 4: Discussão em Grupo sobre Achados Preliminares (Estimativa: 15 minutos)
    Reúna a turma e peça que cada dupla compartilhe um ou dois insights interessantes obtidos durante a pesquisa. Estimule uma discussão saudável e respeitosa, onde as diferenças sejam celebradas. Promova perguntas entre os alunos e faça ligações entre as religiões pesquisadas e contextos sociais ou morais contemporâneos. Finalize com um resumo dos pontos principais discutidos. É importante que todos os alunos participem, mesmo que de forma breve.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para os alunos com deficiência visual, garanta que os computadores estejam equipados com softwares de leitura de tela e ofereça materiais impressos em Braille. Os alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1) podem se beneficiar de instruções claras e antecipadas sobre o que esperar em cada momento da aula. Considere criar um cronograma visível na sala para aumentar a previsibilidade da atividade. Além disso, incentive os pares de alunos a dividirem as tarefas para que todos possam colaborar de alguma forma e sinta-se à vontade para encorajar a ajuda mútua entre os colegas de maneira que respeite suas particularidades.

Avaliação

A avaliação da atividade se concentrará na análise do processo de pesquisa e apresentação realizada pelos alunos. Objetivos como compreensão da diversidade religiosa, habilidade de síntese e comunicação clara serão avaliados. Os critérios incluem clareza da apresentação, profundidade da pesquisa e capacidade de articular conhecimentos adquiridos. Exemplo prático: ao finalizar a atividade, os alunos apresentarão suas descobertas de forma oral, seguidas de uma sessão de perguntas, onde serão fornecidos feedbacks detalhados sobre seu desempenho e sugestões de aprimoramento. Serão oferecidos critérios adaptativos para alunos com necessidades específicas, como audiodescrição para alunos com deficiência visual.

  • Avaliação baseada em apresentação oral clara e coesa.
  • Análise da profundidade e clareza das pesquisas realizadas.
  • Uso de feedback formativo para melhoria contínua.
  • Adaptação dos critérios para necessidades específicas.

Materiais e ferramentas:

Na realização desta atividade, são essenciais recursos que favoreçam a participação ativa e colaborativa dos alunos. Além de computadores com acesso à internet, serão úteis materiais táteis e audiovisuais, especialmente adaptados para alunos com deficiência visual, como materiais em Braille e software de voz. Mapas, gráficos e tabelas também serão empregados para ajudar na visualização das informações adquiridas e promovem a compreensão dos dados de maneira visual e didática. Os recursos tecnológicos envolvem o uso ético e seguro das redes, educando os alunos sobre privacidade e segurança online, enquanto desenvolvem competências digitais essenciais para o século XXI.

  • Computadores com acesso à internet.
  • Materiais em Braille e software de voz para acessibilidade.
  • Mapas, gráficos e tabelas explicativos.
  • Recursos audiovisuais adaptativos.

Inclusão e acessibilidade

Sabemos que o trabalho dos professores é desafiador e sobrecarregado, mas é crucial garantir a inclusão e acessibilidade para todos os alunos. As estratégias propostas são simples e eficazes, visando a integração de todos em sala de aula. Para alunos com deficiência visual, recomenda-se a utilização de materiais em Braille e softwares de leitura de tela, assim como a manutenção de um ambiente físico organizado e livre de obstáculos. Para alunos com transtorno do espectro autista, sugerimos o uso de horários consistentes e instruções visuais claras, promovendo um ambiente acolhedor e estável. Antenções especiais às dinâmicas sensoriais durante as atividades práticas são essenciais, além de oferecer momentos de pausa e estratégias de gerenciamento de ansiedade, como fones de ouvido canceladores de ruído, se necessário. Recomenda-se o estabelecimento de comunicação contínua com as famílias, garantindo que as adaptações sejam adequadas e ampliadas conforme as necessidades individuais revelem.

  • Uso de materiais em Braille e software de voz.
  • Ambiente físico livre de obstáculos.
  • Instruções visuais claras para alunos com TEA.
  • Comunicação contínua com as famílias para apoio individualizado.

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