A atividade 'Roda de Sabedoria: Caminhos do Sagrado' busca instigar a percepção crítica e a empatia dos alunos do 9º ano sobre como diferentes culturas e religiões abordam os conceitos de imanência e transcendência em relação ao sagrado. Durante a atividade, os alunos serão organizados em grupos, e cada grupo escolherá uma tradição religiosa ou cultural específica para estudo. Os alunos apresentarão suas descobertas em uma roda de debate interativa, onde uma comparação reflexiva das diferentes visões será feita, destacando como estas influenciam práticas de cuidado com a vida e com o próximo. O objetivo principal é promover o respeito e a valorização da diversidade religiosa e filosófica, impulsionando um entendimento mais profundo sobre a pluralidade de pensamentos e crenças.
Os objetivos de aprendizagem são focados em promover a capacidade dos alunos de identificar, respeitar e refletir sobre as múltiplas maneiras pela qual o sagrado é percebido em diferentes culturas. Através da pesquisa e debate, os alunos irão explorar a riqueza e complexidade das tradições religiosas e filosóficas, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise crítica e, sobretudo, empatia. O processo de compartilhamento de ideias numa roda de discussão fortalece a habilidade de escuta ativa, respeitando e valorizando diferentes pontos de vista, o que é essencial para a formação de cidadãos críticos e tolerantes.
O conteúdo programático engloba a análise de diversas tradições religiosas e filosóficas, abordando aspectos de imanência e transcendência. A ênfase será dada à forma como essas concepções moldam as práticas de cuidado ao longo da vida e com os outros. Os alunos investigarão tradições escolhidas, abordando tanto os ensinamentos teóricos quanto as manifestações práticas, ampliando seu repertório cultural e argumentativo.
A metodologia adotada privilegia o protagonismo dos alunos por meio de atividades que estimulam a pesquisa autônoma e o trabalho colaborativo. A roda de debate serve como meio para a troca de conhecimentos, incentivando a produção coletiva e a construção crítica do saber. A escolha do tema por parte dos alunos alimenta o engajamento e personaliza o aprendizado, proporcionando uma experiência educativa rica e significativa.
A atividade será realizada em uma única sessão de 60 minutos, permitindo que cada grupo apresente suas descobertas e que a roda de debate seja conduzida de maneira eficiente. Tanto a divisão de grupos quanto o tempo de apresentação e discussão devem ser bem organizados para garantir que todos tenham a oportunidade de participar ativamente.
A avaliação será contínua, levando em consideração o envolvimento dos alunos durante a pesquisa, a qualidade das apresentações e a participação ativa no debate. Critérios específicos incluem o uso adequado das informações pesquisadas, a clareza e coerência durante as exposições orais, e a capacidade de ouvir e respeitar as contribuições dos colegas. Exemplos de avaliação incluem a atribuição de feedback construtivo logo após as apresentações e a utilização de um rubrica que pontue critérios como originalidade, compreensão do tema e habilidades de argumentação.
A utilização de uma variedade de recursos será crucial para a realização bem-sucedida da atividade. Recursos audiovisuais auxiliarão na exploração das tradições culturais e religiosas, enquanto o uso de plataformas colaborativas possibilitará a troca de informações entre os grupos. Materiais impressos e digitais, selecionados pelo professor ou sugeridos pelos alunos, servirão de base para a investigação e enriquecimento do debate.
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